Page 9 - Revista da Armada
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NRP CORTE-REAL NA OPERAÇÃO ATALANTA

Uma semana após o último                         dirigido para o Golfo de Áden. À medida que                               2ª PARTE
        reabastecimento, tornou-se               percorria a costa leste do continente africano, o
        novamente necessário atestar             navio contribuiu para assegurar o patrulhamento                 No dia 21 de abril, tirando provei-
os tanques de combustível da Corte-              da bacia da Somália e garantir a sua segurança.              to da proximidade do navio da mari-
-Real. Desta vez, foi o recém-chega-             Voltaram então a efetuar-se ações de vistoria a              nha alemã FGS Berlin, reabasteceu-se
do reabastecedor francês FS Marne,               embarcações suspeitas de pirataria.                          de água e combustível, garantindo-
navio que rendeu o SPS Patiño como                                                                            -se a sustentabilidade para os pró-
navio-almirante da EUNAVFOR,                                                                                  ximos dias.
que forneceu o combustível. Assim,
no dia 10 de abril, aproveitando‑se                                                                              Entre os dias 25 e 26 de abril, a
a proximidade entre navios ineren-                                                                            Corte-Real realizou uma das tarefas
te às operações de reabastecimen-                                                                             mais importantes que a Operação
to no mar, o comandante da Corte-                                                                             ATALANTA comporta – proteger
-Real realizou uma visita a bordo do                                                                          os navios que transportam e fazem
novo navio-almirante da força, tendo                                                                          chegar ajuda humanitária ao povo
prestado cumprimentos ao atual co-                                                                            da Somália. Assim, foram escolta-
mandante da EUNAVFOR, o contra-                                                                               dos os navios mercantes Roba Star
-almirante da Marine Nationale Jean-                                                                          e Mary Ann Hudson entre Berbera e
-Baptiste Dupuis.                                                                                             Bossaso­ , na costa norte da Somália,
                                                                                                              tendo sido garantida a sua segurança
  Nos dias que se seguiram, o navio                                                                           durante o trânsito nas perigosas águas
continuou a rumar para sul, assegu-                                                                           do Golfo de Áden.Até ao dia de hoje,
rando o patrulhamento e a segurança                                                                           todas as escoltas providenciadas pela
da bacia da Somália. Efetuou ações                                                                            EU­ NAVFOR foram um êxito; ne-
de vistoria em algumas embarcações,                                                                           nhum navio escoltado foi pirateado!
aproveitando simultaneamente para
procurar eventuais indicadores de pi-                                                                            No dia 28 de abril, houve nova-
rataria e para divulgar o trabalho dos                                                                        mente necessidade de reabastecer.
navios da EUNAVFOR junto da co-                                                                               Este reabastecimento foi diferente dos
munidade marítima local.                                                                                      anteriores uma vez que, para além de
                                                                                                              combustível, foram também forne-
  Na noite de 14 de abril, a Corte-                                                                           cidos sobressalentes recorrendo ao
-Real transitou do hemisfério norte                                                                           método Light Jackstay.
para o hemisfério sul. Como manda
a tradição, o militar mais moderno                                                                               Nos dias seguintes, devido a uma
de bordo foi para a proa do navio,                                                                            avaria num dos motores do helicópte-
assumindo o importantíssimo papel                                                                             ro orgânico “Fénix”, rumou-se para o
de cortar a linha do Equador. Para                                                                            Djibouti, porto onde se iriam receber
os marinheiros, esta linha tem uma                                                                            as peças indispensáveis para a sua re-
importância acrescida, distinguin-                                                                            paração e embarcar um engenheiro
do quem a cruzou de quem ainda                                                                                da Esquadrilha de Helicópteros para
a vai cruzar.                                                                                                 a supervisionar.

  Após quase três semanas a patru-                                                                               Em 30 de abril, a Corte-Real largou
lhar o Oceano Índico, o navio atra-                                                                           ferro no fundeadouro do Djibouti e
cou em Mombaça, no Quénia, no                                                                                 iniciou a receção, por semi-rígida, dos
dia 16 de abril. Proporcionar des-                                                                            sobressalentes e do apoio técnico ne-
canso à guarnição e preparar o navio                                                                          cessários para dar início à reparação
para a tirada seguinte foi o objetivo                                                                         do “Fénix”, tendo atracado no dia se-
desta escala logística. No Quénia,                                                                            guinte para prosseguir as reparações.
há que aproveitar a beleza natural                                                                            Na noite do dia seguinte, já com os
do país, os seus vestígios de cultura                                                                         trabalhos concluídos, o navio largou
portuguesa e a diversidade de fauna                                                                           para o mar para iniciar uma bateria
e flora existentes. Alguns elemen-                                                                            de testes previstos nestas situações a
tos da guarnição aproveitaram para                                                                            fim de garantir a operacionalidade do
conhecer as paisagens e os animais                                                                            helicóptero.Após vários voos de teste,
que caracterizam os parques natu-                                                                             o “Fénix” ficou novamente disponível
rais do país, recorrendo aos diversos                                                                         para voar e contribuir para o sucesso
programas disponíveis. Outros apro-                                                                           da missão. Esta reparação tornou-se
veitaram para se reencontrar com                                                                              um marco histórico na Marinha Portu-
Portugal em alguns dos monumen-                                                                               guesa, tratando-se dum procedimento
tos existentes em Mombaça. Aliás, esta cidade                                                                 inédito a nível internacional uma vez
esteve sob ocupação portuguesa durante cerca                                                                  que, até à data, só tinha sido executa-
de 105 anos, tendo sido Vasco da Gama o pri-                                                                  do em oficinas da Rolls‑Royce.
meiro europeu a visitá-la.                                                                            A fragata Corte-Real encontra-se neste mo-
                                                                                                    mento em patrulha no Oceano Índico, empe-
  No dia 19 de abril, pela manhã, a Corte-­Real                                                     nhada em garantir a segurança da navegação
largou de Mombaça, rumo a norte, tendo-se                                                           mercante e no combate à pirataria.

                                                                                                                                                       

                                                                                                        Colaboração do COMANDO DO NRP CORTE-REAL

                                                                                                    REVISTA DA ARMADA • JUNHO 2012 9
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