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Maqueta do Aquário Vasco da Gama
No auditório do Aquário Vasco da Recuperação antes da sua fixação. Toda a área de papel
Gama, no passado dia 18 de maio, foi limpa de poeiras, manchas e foi refor-
no âmbito das comemorações do Os estragos causados pela humidade, çada a sua resistência.
Dia Internacional dos Museus 2012, decor- manchas de líquidos, poeiras e manusea-
reu a apresentação pública da Maqueta do mento indevido foram destrutivos para a É bem visível através das fotografias do
Aquário Vasco da Gama. Maqueta, principalmente na fachada, com antes e após intervenção das técnicas do
visíveis danos e perdas estruturais signifi- IMC do trabalho pormenorizado e demo-
Evento único e relevante para a Institui- cativas. rado que implicou o restauro desta peça
ção, realçando a sua versatilidade cultural, museológica.
patrimonial e educacional, indo muito para O trabalho de restauro desenvolvido pela
além das suas fronteiras na constante sen- equipa do Instituto de Museus e Conserva- Pormenor merecedor de destaque, os
da de cumprir o seu ção, liderada pela Drª Joana Campelo, e no azulejos representados na Maqueta, alusi-
objetivo primordial: âmbito do Mestrado da Drª Isabel Ângelo,
o de servir a comu- vos aos atuais azu-
nidade. revelou ser um trabalho de mestria, paciên- lejos do edifício
cia, rigor e detalhe. Como ficou demons- da autoria de Jorge
A apresentação trado na palestra proferida pela Drª Isabel Colaço, datados de
da Maqueta repre- Ângelo, foram realizados passos meticu- 1931.
sentativa do edifício losos e determinantes para alcançarem o
do Aquário Vasco da objetivo final. Na realidade, este
Gama, anterior à in- “pequeno” porme-
tervenção amputa- Foram determinantes os trabalhos reali- nor será de extrema
dora das suas insta- zados para a consolidação da estrutura in- importância para a
lações, aquando da terior da maqueta através da colocação de determinação do ob-
construção da Ave- mais pontos de apoio, após uma minuciosa jetivo da construção
nida Marginal em limpeza das poeiras e lixos. da Maqueta.
1940, representa um
marco, não só pelo A nível do restauro do papel, que cobre a Seria para…
objeto em si, mas superfície da Maqueta, foi necessário pro- - Representação
pela cooperação es- ceder à consolidação dos pedaços que se arquitetónica para
treita e profícua es- encontravam degradados, e até soltos da es- a construção do se-
tabelecida com o Instituto dos Museus e trutura de madeira, através do uso de papel gundo piso do edifí-
Conservação, com o intento solidário de japonês, a fim de reforçar a sua resistência cio, em 1917?
preservação do património e seu restauro/ - Preservação da
/conservação. memória, recriando o edifício existente an-
tes de 1940?
A Maqueta do AVG esteve cerca de dois - Exposição num evento comemorativo
anos em processo de restauro, devido ao realizado nas instalações do Aquário Vas-
mau estado de conservação em que a mes- co da Gama?
ma se encontrava. A sua estrutura dividida Várias explicações são viáveis, requeren-
em dois corpos, com a fachada muito por- do um estudo aprofundado e comparativo
menorizada e com elementos arquitetónicos com Maquetas similares existentes.
em madeira, revestida a papel pintado, e um Não está identificado o objetivo pelo
segundo corpo representativo da fração tra- qual a Maqueta foi construída, nem o au-
seira do edifício, mais simples ao nível dos tor, nem a pedido de quem foi executada
pormenores estruturais, mas também em e na ausência de documentos discrimina-
madeira e papel, sendo que toda a estrutu- tivos disponíveis, só um trabalho de pes-
ra interior de suporte é de madeira, a qual quisa e investigação poderá esclarecer es-
estava, igualmente, muito suja e danificada. tas dúvidas.
Colaboração do AQUÁRIO VASCO DA GAMA
“Ensemble de percussão” da Banda da Armada
No seio de um agrupamento com as
características como as da Banda agrupamento sinfónico que é a Banda da A Percussão é uma das várias famílias
da Armada, nascem regularmente Armada. de instrumentos que integram a Banda da
vários agrupamentos de música de câma- Armada e nos últimos anos a sua evolução
ra para apresentações em público. Essas O “Ensemble de Percussão” da Banda da tem sido enorme. Os seus executantes es-
apresentações resultam das necessidades Armada é um grupo de oito percussionis- pecializam-se em todos os instrumentos da
próprias de programação da Banda, mas tas que integram os quadros da Banda da família (daí ser normal e usual num concer-
também das intelectuais e profissionais dos Armada. Uma das principais características to os elementos rodarem pelos vários instru-
próprios músicos, executando outros tipos deste agrupamento, é a interpretação de te- mentos) e os compositores cada vez mais
de repertório específico, explorando assim mas originais, e que por ser um agrupamen- procuram novas sonoridades através de ins-
um maior aperfeiçoamento técnico e mu- to com características muito próprias, pro- trumental alternativo, (caixas, vassouras e
sical que se reflete diariamente no grande cura através da sua multiplicidade, cativar outros utensílios do dia a dia). Explorando-
o público para a sua multifacetada família -os tecnicamente cada vez mais, não só na
de instrumentos e de repertório.
REVISTA DA ARMADA • JULHO 2012 29