Page 30 - Revista da Armada
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sonoridade mas também as mum na peça Escombrandrum os músicos nhecido internacionalmen-
características próprias dos interpretam interessantes movimentos rítmi- te e com muito sucesso os
mesmos, faz com que hoje cos com vassouras, à imagem do grupo co- “STOMP”.
se consiga sonoridades
absolutamente incríveis e Elementos do Ensemble de Percussão Compositores como E.
até há bem pouco tempo da Banda da Armada Séjourné, Pat Metheny e
impossíveis de se obter. Lyle Mays cada vez mais
SAJ B Domingos Borda D’Água exploram as sonoridades
Esta família divide-se em 1SAR B Joaquim Cunha Pereira deste tipo de agrupamen-
dois tipos de instrumentos, 1SAR B Joaquim Carrapato tos, sendo de destacar que
os de altura definida e os 1SAR B Valter Passarinho o “Ensemble de Percus-
de altura indefinida: 2SAR B Luís Salgado são” da Banda da Armada
2SAR B Marco Valente interpreta um tema escrito
Altura definida CAB B David Correia por um dos seus elementos
Idiofones: Marimba, Vi- 1MAR B Fábio Dias (Valter Passarinho) que se
brafone, Xilofone, Glo- CAB B Renato Andrade – Baixo Elétrico intitula PapPass.
ckenspiel e Jogo de Sinos,
Crotales. Assistir a um concerto do
Membranofones – Tím- “Ensemble de Percussão”
panos. da Banda da Armada é uma
Altura indefinida forma de conhecer todos os instrumentos
Idiofones: Tam-tam, Pratos, Castanholas, que fazem parte desta numerosa família e,
Triângulo, etc. ao mesmo tempo, apreciar o rigor e arte de
Membranofones: Bombo, Caixa, Pandeiro, grandes artistas como os percussionistas da
Congas, Bocos, etc. Banda da Armada.
A criatividade dos compositores aliada No passado dia 6 de maio, pelas 11.00h,
à imaginação e profissionalismo dos músi- o ENSEMBLE DE PERCUSSÃO DA BANDA
cos faz com que este Ensemble quase não DA ARMADA fez o seu primeiro concerto
tenha limites na forma como se apresenta, público! A estreia foi no pavilhão das Ga-
podendo criar momentos musicais fantás- leotas do Museu da Marinha, com um con-
ticos, desde interpretar peças só com bati- certo integrado na temporada de música de
mentos corporais (palmas, dedos, pernas e câmara da CCM 2012.
pés), a criar uma interessante parte cénica Um concerto arrebatador onde a assistên-
em que dois robots disputam entre si a me- cia viveu intensamente todos os momentos
lhor interpretação técnica de uma Tarola do espetáculo!
(caixa), criando no público uma boa dispo-
sição. Mostrando uma originalidade inco-
Colaboração da BANDA DA ARMADA