Page 8 - Revista da Armada
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NRP ÁLVARES CABRAL NA OPERAÇÃO ATALANTA

A PRIMEIRA PATRULHA                               ses anteriores, ambas as semi-rígidas foram para                           2ª PARTE
NO GOLFO DE ÁDEN                                  a água, embarcaram o pessoal e colocaram a
                                                  equipa de boarding a bordo da embarcação,           pulação da “Dhow”, que de imediato mostra-
 No período de 4 a 6 de abril a Álvares Cabral    numa rápida sucessão de ações, às quais não         ram de modo entusiástico e com evidente boa
esteve atracada no porto do Djibuti para parti-   faltaram os rigorosos cuidados de segurança na      disposição a camisola número 7 da Seleção
cipar na cerimónia de entrega de comando da       aproximação final à “Dhow”, e a proteção pró-       Nacional de Futebol.
EUNAVFOR (Força Naval da União Europeia),         xima proporcionada pelo navio.
onde a Marinha Portuguesa assumiu o comando                                                            Apesar do navio estar a conduzir uma opera-
da força naval.                                    A tripulação da embarcação visitada adotou         ção é fundamental dar continuidade às ações de
                                                  desde o início uma atitude cooperante, o mes-       treino da guarnição, com o objetivo de manter
 Nos próximos 4 meses, o NRP Álvares Cabral       tre convidou a equipa de boarding a subir a         os padrões de prontidão e o adestramento do
será o navio-almirante da Força Multinacio-       bordo e durante a condução da ação apenas           pessoal. Nesse âmbito, no primeiro período de
nal e irá embarcar o comandante da força          foram identificados artefactos de pesca, não        patrulha foram realizadas sessões de tiro com
naval e o respetivo Estado-Maior multina-         tendo sido detetado qualquer tipo de material
cional composto por 24 militares de Portu-        associado à pirataria.                                  armamento portátil para os elementos do
gal, Bélgica, Alemanha, Espanha, Finlândia,                                                               pelotão de abordagem (PELBOARD) em-
França, Grécia, Letónia, Holanda e Suécia.         Esta foi a primeira ação de muitas que se segui-       barcado e para elementos da guarnição
                                                  ram e têm como objetivo a troca de informação           com funções específicas de segurança e, de
 No dia 6 de abril, após a cerimónia de           e o contacto com a comunidade marítima local.           forma inopinada, foram realizados exercí-
passagem do comando, o navio largou                                                                       cios de tiro de reação rápida para testar e
do Djibuti e iniciou a sua primeira patru-         Com a primeira abordagem, o navio iniciou              incrementar a eficácia da ação do navio em
lha dirigindo-se para o Corredor Interna-         a divulgação da atividade da EUNAVFOR e da              situações de ameaça imprevista. Por fim, foi
cional de Tráfego Recomendado (IRTC),             EUROMARFOR no âmbito da União Europeia                  também possível exercitar tiro com a peça
no Golfo de Áden.                                 (EU) para a proteção da liberdade de circulação         de 100mm, especialmente para treino de
                                                  no Golfo de Áden, mas não menos importante,             tiro desviado, situação muito plausível de
 O IRTC está localizado entre a costa do Ié-      este primeiro contacto com a comunidade local           ocorrer caso haja necessidade de efetuar
men e a costa norte da Somália e é um cor-        permitiu iniciar a divulgação da presença da            tiros de aviso com grande calibre.
redor para tráfego marítimo, com cerca de 500     nossa Marinha e o empenhamento de Portugal
milhas de comprimento por 11 milhas de largura.   nestas águas, como contributo para a estabili-            Antes da primeira paragem logística pre-
Tendo em conta que anualmente cerca 22.000        dade, segurança e desenvolvimento da região.        vista para o porto de Salalah, em Omã, o navio
navios cruzam o Golfo de Áden, tornando esta      Neste âmbito, podemos dizer que o nosso país        rumou para a zona leste do IRTC, assumindo a
área uma das mais apetecíveis para ataques pi-    foi reconhecido de imediato, pois à aproxima-       responsabilidade de patrulhar a área de apro-
ratas, este corredor foi implementado de forma    ção do navio e das duas embarcações semi-           ximação ao Golfo de Áden, caracterizada pela
a concentrar o trânsito dos navios anteriormente  -rígidas, todas com a bandeira das quinas bem       confluência de todo o tráfego marítimo oriundo
disperso por todo o Golfo de Áden, permitindo     à vista, foi rápida a reação dos elementos da tri-  da Índia, Ásia, Golfo de Omã e África na de-
assim maior facilidade de controlo e proteção                                                         manda do Mar Vermelho.
da navegação mercante. Estabelecido o IRTC, a
EUNAVFOR e outras forças internacionais                                                               O PORTO DE SALALAH
mantêm ali, em permanência, diversos na-
vios de guerra que asseguram a passagem                                                                     Ahlan wa salan! Welcome!
em segurança de toda a navegação.                                                                           Foi desta forma cordial que os habitan-
                                                                                                          tes de Salalah receberam a guarnição da
 Na missão de patrulha do IRTC é mui-                                                                     Álvares Cabral durante uma estadia de 3
to importante a utilização do helicóptero                                                                 dias no porto desta cidade, cujo principal
embarcado para garantir maior eficácia na                                                                 objetivo, a par do descanso da guarnição,
cobertura da área de responsabilidade do                                                                  foi o reabastecimento do navio com ali-
navio. Numa base diária, são realizados                                                                   mentos frescos, combustível, sobressalen-
voos que se iniciam aos primeiros alvores,                                                                tes e permitir as condições de estabilidade
para recolha de informação da navegação                                                                   necessárias a algumas reparações nos siste-
e para deteção de embarcações que pos-                                                                    mas de bordo.
sam revelar indícios relacionados com a                                                                     Salalah, capital da província de Dhofar, é
atividade da pirataria.                                                                                   uma cidade subtropical, caracterizada por
                                                                                                          um fenómeno climatérico designado por
 A existência de motores fora-de-borda                                                                    Khareef que ocorre no período de meados
de grande potência, o elevado número                                                                      de junho a meados de setembro. Este fe-
de bidons de combustível, escadas metá-                                                                   nómeno meteorológico, que envolve toda
licas compridas ou a inexistência de artefactos                                                       a província num mar de nuvens, traz à região
de pesca a bordo, são exemplos de indícios que                                                        milhares de visitantes que assim podem usufruir
podem associar determinadas embarcações a                                                             de um clima mais ameno, em contraste com o
atividades de pirataria e devem ser cuidadosa-                                                        calor extremo que, por essa altura, se faz sentir
mente analisados.                                                                                     no resto do país.
                                                                                                       Este movimentado porto, na localidade
 No dia 9 de abril, no decurso da patrulha,                                                           de Raysut, é um catalisador da vida social e
ocorreu a primeira oportunidade para efetuar                                                          económica da cidade, não só pela presença
uma “Friendly Approach” a uma embarcação                                                              constante dos navios mercantes e de guerra, mas
do tipo “Dhow”, com 19 pessoas a bordo. Esta                                                          também devido à visita amiúde de inúmeros na-
ocasião não poderia ser, nem foi desperdiçada,                                                        vios de cruzeiro que trazem à cidade cada vez
e com o à-vontade proporcionado pelo intenso                                                          mais visitantes.
treino a que as equipas foram sujeitas nos me-

8 JUNHO 2013 • REVISTA DA ARMADA
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