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REVISTA DA ARMADA | 481

OCEAN
REVIVAL
O SONHO TORNADO REALIDADE

Pelas 10 horas do dia 21 de setembro de 2013       Mas comecemos pelo princípio contando um          oceano Índico. Como foi construído para climas
    o Navio Oceanográfico Ex-A527 Almeida         pouco da história deste navio que foi lançado      frios foi adaptado pela Marinha Portuguesa
Carvalho, zarpou do Ponto de Apoio Naval da       à água em 30 de Julho de 1964 nos estaleiros       para o clima das costas de África pelo que era
Marinha (PAN) em Portimão para iniciar a sua      de Marietta na Virgínia Ocidental, EUA. Desde a    considerado um navio para todos os climas.
última viagem em direção ao Parque OCEAN          sua “nascença” não teve um percurso fácil de-
REVIVAL situado em frente à praia do Alvor.       vido a fatores diversos tais como cheias no rio     Tal como a fragata Hermenegildo Capelo, este
                                                  Ohio, greves prolongadas nos estaleiros, epide-    navio foi descontaminado e preparado nos esta-
  Estefoi o quarto navio quea Marinha Portugue-   mias de gripe e dificuldades financeiras da em-    leiros Batistas SA, em Alhos Vedros, cuja ativida-
sa doou à Câmara Municipal de Portimão, que       presa construtora.                                 de mais frequente é o desmantelamento.
se associou com a SUBNAUTA numa parceria na
Associação MUSUBMAR. Estas duas entidades          Pelas razões apontadas a Marinha dos Esta-         Refira-se que a primeira etapa desta desconta-
(Câmara de Portimão e a SUBNAUTA) juntaram-       dos Unidos, em 1965, tomou conta do navio,         minação é a avaliação dos pontos no navio que
-se num propósito comum e inovador, com o         que continuou com a senda de “azares”. Nes-        contêm amianto que de seguida é retirado por
objetivo de colocar este ativo à disposição de    se mesmo ano o ciclone tropical Betsy passou       empresa especializada neste tipo de trabalho.
todos os operadores turísticos, sobretudo os da   por Nova Orleães, onde o navio se encontrava,
Região Algarvia, propondo-se desenvolver uma      tendo sido abalroado por outro navio que se         São também removidos todos os hidrocarbo-
oferta ímpar de mergulho.                         encontrava à deriva; arrancado do cais sofreu      netos, cabos elétricos e equipamentos hidráuli-
                                                  rombos que o afundaram acabando por ficar          cos e elétricos, não significando isto que o navio
  A MUSUBMAR – Associação para a Promoção         assente a 9 metros de profundidade. No entan-      fica só com o casco, porque na realidade ficam
e Desenvolvimento do Turismo Subaquático,         to, dois meses depois estava de novo a flutuar.    vários objetos característicos que mesmo para
é uma associação sem fins lucrativos e desen-                                                        quem nunca tenha entrado num navio, não fica
volve a sua atividade com o nome de projeto        Só em Janeiro de 1969 é entregue à Marinha        com dúvidas sobre qual a finalidade e a funcio-
OCEAN REVIVAL, proporcionando um desen-           dos EUA, tendo sido destinado a operar em          nalidade do espaço.
volvimento sustentável, contrariando a sazona-    águas geladas, mercê da sua característica de
lidade das atividades subaquáticas.               casco reforçado, com o nome de USS “KELLAR”.        Durante os trabalhos de descontaminação
                                                  Durante dois anos foi utilizado no Oceano Pacífi-  foram retiradas algumas peças emblemáticas
  A Câmara de Portimão disponibilizou os na-      co efetuando levantamentos hidrográficos.          e representativas de cada um dos navios, que
vios doados pela Marinha e a SUBNAUTA lide-                                                          agora passam a estar expostas num espaço
rou o projeto de instalação, promoção e anga-      Em Janeiro de 1971 foi entregue à Marinha         próprio no Museu de Portimão. É assim possí-
riação de fundos para a sua concretização.        Portuguesa e em 1972 inicia o seu serviço em       vel reviver a história dos navios e aprofundar os
                                                  missões oceanográficas, as quais desempe-          conhecimentos sobre os mesmos.
  Para tal, os navios foram descontaminados e     nhou até Dezembro de 2002, tendo passado à
preparados para ser afundados criando dessa       situação de desarmado para abate ao serviço.        Quanto aos equipamentos que permanecem
forma um recife artificial único no Mundo, um                                                        no navio são sujeitos a uma limpeza, lavagem e
museu subaquático, constituído por quatro dife-    Nesses trinta anos navegou mais de 41000          nova limpeza para que dessa forma nada possa
rentes tipos de navios, e um destino de excelên-  horas e percorreu 244000 milhas náuticas,          contaminar o ambiente.
cia para mergulhadores nacionais e estrangeiros.  maioritariamente no oceano Atlântico e no
                                                                                                      Um naufrágio é efetivamente um local de
                                                                                                     mergulho que muitos dos mergulhadores pro-
                                                                                                     curam e têm o desejo de visitar, mas um navio
                                                                                                     devidamente preparado e afundado para rece-
                                                                                                     ber a visita de mergulhadores é outro comple-
                                                                                                     tamente diferente, pois neste caso é possível
                                                                                                     remover quase todos os perigos que um nau-
                                                                                                     frágio pode apresentar.

                                                                                                      Uma característica muito importante relacio-
                                                                                                     nada com a segurança dos mergulhadores é a de
                                                                                                     o navio passar a ter aberturas nos diversos com-
                                                                                                     partimentos para que quando se entre num de-
                                                                                                     terminado espaço tenha mais duas saídas. Tam-
                                                                                                     bém por questão de segurança é possível iniciar
                                                                                                     o mergulho num determinado nível do navio e
                                                                                                     manter sempre esse nível sem que seja necessá-
                                                                                                     rio subir ou descer para completar a visita.

                                                                                                      Durante este processo de preparação são vá-
                                                                                                     rias as entidades que têm de dar o seu parecer
                                                                                                     para que o navio possa ser afundado e todas

14 JANEIRO 2014
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