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REVISTA DA ARMADA | 481
OCEAN
REVIVAL
O SONHO TORNADO REALIDADE
Pelas 10 horas do dia 21 de setembro de 2013 Mas comecemos pelo princípio contando um oceano Índico. Como foi construído para climas
o Navio Oceanográfico Ex-A527 Almeida pouco da história deste navio que foi lançado frios foi adaptado pela Marinha Portuguesa
Carvalho, zarpou do Ponto de Apoio Naval da à água em 30 de Julho de 1964 nos estaleiros para o clima das costas de África pelo que era
Marinha (PAN) em Portimão para iniciar a sua de Marietta na Virgínia Ocidental, EUA. Desde a considerado um navio para todos os climas.
última viagem em direção ao Parque OCEAN sua “nascença” não teve um percurso fácil de-
REVIVAL situado em frente à praia do Alvor. vido a fatores diversos tais como cheias no rio Tal como a fragata Hermenegildo Capelo, este
Ohio, greves prolongadas nos estaleiros, epide- navio foi descontaminado e preparado nos esta-
Estefoi o quarto navio quea Marinha Portugue- mias de gripe e dificuldades financeiras da em- leiros Batistas SA, em Alhos Vedros, cuja ativida-
sa doou à Câmara Municipal de Portimão, que presa construtora. de mais frequente é o desmantelamento.
se associou com a SUBNAUTA numa parceria na
Associação MUSUBMAR. Estas duas entidades Pelas razões apontadas a Marinha dos Esta- Refira-se que a primeira etapa desta desconta-
(Câmara de Portimão e a SUBNAUTA) juntaram- dos Unidos, em 1965, tomou conta do navio, minação é a avaliação dos pontos no navio que
-se num propósito comum e inovador, com o que continuou com a senda de “azares”. Nes- contêm amianto que de seguida é retirado por
objetivo de colocar este ativo à disposição de se mesmo ano o ciclone tropical Betsy passou empresa especializada neste tipo de trabalho.
todos os operadores turísticos, sobretudo os da por Nova Orleães, onde o navio se encontrava,
Região Algarvia, propondo-se desenvolver uma tendo sido abalroado por outro navio que se São também removidos todos os hidrocarbo-
oferta ímpar de mergulho. encontrava à deriva; arrancado do cais sofreu netos, cabos elétricos e equipamentos hidráuli-
rombos que o afundaram acabando por ficar cos e elétricos, não significando isto que o navio
A MUSUBMAR – Associação para a Promoção assente a 9 metros de profundidade. No entan- fica só com o casco, porque na realidade ficam
e Desenvolvimento do Turismo Subaquático, to, dois meses depois estava de novo a flutuar. vários objetos característicos que mesmo para
é uma associação sem fins lucrativos e desen- quem nunca tenha entrado num navio, não fica
volve a sua atividade com o nome de projeto Só em Janeiro de 1969 é entregue à Marinha com dúvidas sobre qual a finalidade e a funcio-
OCEAN REVIVAL, proporcionando um desen- dos EUA, tendo sido destinado a operar em nalidade do espaço.
volvimento sustentável, contrariando a sazona- águas geladas, mercê da sua característica de
lidade das atividades subaquáticas. casco reforçado, com o nome de USS “KELLAR”. Durante os trabalhos de descontaminação
Durante dois anos foi utilizado no Oceano Pacífi- foram retiradas algumas peças emblemáticas
A Câmara de Portimão disponibilizou os na- co efetuando levantamentos hidrográficos. e representativas de cada um dos navios, que
vios doados pela Marinha e a SUBNAUTA lide- agora passam a estar expostas num espaço
rou o projeto de instalação, promoção e anga- Em Janeiro de 1971 foi entregue à Marinha próprio no Museu de Portimão. É assim possí-
riação de fundos para a sua concretização. Portuguesa e em 1972 inicia o seu serviço em vel reviver a história dos navios e aprofundar os
missões oceanográficas, as quais desempe- conhecimentos sobre os mesmos.
Para tal, os navios foram descontaminados e nhou até Dezembro de 2002, tendo passado à
preparados para ser afundados criando dessa situação de desarmado para abate ao serviço. Quanto aos equipamentos que permanecem
forma um recife artificial único no Mundo, um no navio são sujeitos a uma limpeza, lavagem e
museu subaquático, constituído por quatro dife- Nesses trinta anos navegou mais de 41000 nova limpeza para que dessa forma nada possa
rentes tipos de navios, e um destino de excelên- horas e percorreu 244000 milhas náuticas, contaminar o ambiente.
cia para mergulhadores nacionais e estrangeiros. maioritariamente no oceano Atlântico e no
Um naufrágio é efetivamente um local de
mergulho que muitos dos mergulhadores pro-
curam e têm o desejo de visitar, mas um navio
devidamente preparado e afundado para rece-
ber a visita de mergulhadores é outro comple-
tamente diferente, pois neste caso é possível
remover quase todos os perigos que um nau-
frágio pode apresentar.
Uma característica muito importante relacio-
nada com a segurança dos mergulhadores é a de
o navio passar a ter aberturas nos diversos com-
partimentos para que quando se entre num de-
terminado espaço tenha mais duas saídas. Tam-
bém por questão de segurança é possível iniciar
o mergulho num determinado nível do navio e
manter sempre esse nível sem que seja necessá-
rio subir ou descer para completar a visita.
Durante este processo de preparação são vá-
rias as entidades que têm de dar o seu parecer
para que o navio possa ser afundado e todas
14 JANEIRO 2014