Page 27 - Revista da Armada
P. 27
ESTÓRIAS REVISTA DA ARMADA | 489
6
PERGUNTA INCÓMODA
CASO QUE, NÃO PARECENDO, FOI REAL
Foi há mais de 45 anos que teve lugar o que passo a narrar. Houve então que proceder a trabalho de beneficiação das
Estava em Moçambique, embarcado na draga “Búzi”, da qual tranquetas da porta de visita do colector da casa das máquinas,
era o 2º maquinista. Abro aqui um parêntesis para dizer que, na e dos parafusos e porcas da válvula de entrada de água na proa,
Direcção dos Serviços de Marinha de Moçambique, do pessoal de forma a serem desmontadas com o mínimo esforço e o mais
embarcado nos reboques e dragas, só os maquinistas eram mi- rapidamente possível.
litares, e já nem todos, por haver também maquinistas civis do
quadro do pessoal da Direcção dos Serviços de Marinha. E foi assim que, durante um período de quinze dias, eu e o
1º de máquinas estivemos, alternadamente, 36 horas a bordo e
Como ia dizendo, e para ser mais concreto, estávamos no ano de 12 em casa. Dormíamos junto ao aparelho de fonia, na ponte da
1966, quando um dia os maquinistas das dragas “Búzi” e “Adolfo draga, aguardando o momento de dar cumprimento à ordem de
Loureiro” (havia mais dragas em Moçambique) foram chamados meter no fundo, caso ela viesse a acontecer, emanada do Direc-
à presença do Comandante, Director dos Serviços de Dragagens. tor dos Serviços de Dragagens e confirmada através de um proto-
Colocou-nos, então, uma pergunta bastante embaraçosa e para a colo de Santo e Senha.
qual nunca havíamos pensado que fosse pedida resposta. Trata-
va-se de saber quanto tempo é que seria necessário para meter Nesses dias, após os trabalhos de dragagem, fundeavam as
a “Búzi” no fundo. duas dragas, paralelas uma à outra, entre o canal, mas com um
cabo de aço já passado pela popa de uma à outra, e com gran-
Entreolhámo-nos, eu e o 1º de máquinas, e ficámos sem responder! de seio, de forma a que toda a navegação passasse sobre o dito
Pedimos algum tempo para podermos dar resposta a tal pergunta. cabo sem problemas.
Depois de estudarmos o problema, pensámos que a solução
para o mesmo passaria por ter de abrir uma porta de visita colo- No caso da dita ordem ter que ser cumprida, a “Búzi” meteria
cada no colector (encanamento) de aspiração da bomba de dra- o cabo dentro, de modo a aproximar as popas de ambas as dra-
gados, o que resultaria numa entrada de água com um caudal gas, a fim de obstruir o canal e então proceder ao afundamento
bastante elevado. Para tal acontecer, a lança de aspiração teria das mesmas.
que estar mergulhada na água e a válvula interruptora do tipo
cunha, situada na casa das máquinas, totalmente aberta. Isto na Na “Búzi” havia ainda o cuidado de ter uma baleeira a motor
parte de ré, pois o alagamento abrangeria toda a casa das máqui- arriada junto á água, para levar todo o pessoal para terra após o
nas e das caldeiras desde que a comunicação entre as duas casas trabalho executado. Escusado será dizer que o motor dessa em-
estivesse também aberta. Na parte de vante tiraríamos a tampa barcação tinha que estar devidamente operacional. Havia ainda
da válvula da refrigeração do condensador, que assim alagaria que rebocar uma baleeira da outra draga, ou levar o pessoal na
toda a região da proa. nossa embarcação.
Depois de acordarmos quanto aos processos a seguir e termos
tudo pronto para cumprir a tal ordem, concluímos que em vinte Felizmente que a dita ordem nunca foi transmitida e a opera-
minutos poríamos a draga no fundo. ção não se concretizou...
Batista Velez
1TEN OTT REF
CONVÍVIO
CURSO HERMENEGILDO CAPELO 50º ANIVERSÁRIO
11SET – Cumprimentos ao ALM CEMA por representantes do Cerimónia de descerramento de placa, em Palmela.
Curso (AM)
18SET – Homenagem a Hermenegildo Capelo. Descerramen-
to de placa em Palmela
“Moscatel de Honra” na Casa Mãe Rota dos Vinhos
Abertura oficial da exposição “HC.ARTCOLEX” e apre-
sentação da edição especial da Revista da Escola Na-
val “Tridente”
09OUT – Visita à Escola Naval
02OUT – Apresentação de cumprimentos ao VALM COMNAV
Visita à Sagres e almoço
23OUT – Visita ao CITAN, ES, submarino e fragata (AM)
Visita ao CCF (PM)
25OUT – Jantar e Baile de Encerramento na Messe da Guia
OUTUBRO 2014 27