Page 18 - Revista da Armada
P. 18

REVISTA DA ARMADA | 512


                                                                               dos membros, existem sempre pequenas
                                                                               diferenças nas rotinas e métodos de tra-
                                                                               balho ou diferenças nos sistemas de com-
                                                                               bate e comunicações que necessitam de
                                                                               ser mitigadas.
                                                                                 Para esse efeito, com os navios no mar é
                                                                               executado um intenso programa de treino
                                                                               de força enquanto os navios cumpriam as
                                                                               suas tarefas principais atribuídas, realiza-
                                                                               do um seriado com especial enfoque na
                                                                               área das comunicações, incluindo a ope-
                                                                               ração e troca de informação entre os sis-
                                                                               temas de combate dos navios, na área da
                                                                               marinharia e manobra dos navios no mar
                                                                               em proximidade, nas operações de voo e
                                                                               na condução de exercícios simulados das
                                                                               diversas  áreas  de  combate  (superfície,
                                                                               sub-superficie e aérea), com nível de com-
                                                                               plexidade crescente.
                                                                                 Logo no primeiro dia de mar com os na-
                                                                               vios em força, foi conduzido um exercício
                                                                               de  oportunidade,  denominado  PASSEX,
                                                                               com  uma  força-tarefa  Japonesa  que  se
                                                                               encontrava  em  Brest,  permitindo  tam-
                                                                               bém aumentar a interoperabilidade entre
                                                                               marinhas aliadas para a paz, e cumprir as
                                                                               tarefas atribuídas à força pelo MARCOM.
                                                                               Estes  exercícios  de  oportunidade  conti-
                                                                               nuaram  com  alguma  frequência,  tendo
                                                                               sido  realizados  com  as  Marinhas  Sueca,
                                                                               Dinamarquesa, Polaca e Holandesa, com
                                                                               meios de superfície e aéreos.
                                                                                 Outra ação de grande importância que
          A INTEROPERABILIDADE              durante  os  próximos  meses,  bem  como   ocorre na força é o movimento temporá-
                                            esclarecer  procedimentos  e  métodos  de   rio  de  elementos  das  guarnições,  o  de-
           O navio largou da Base Naval de Lisboa   trabalho, preparando em terra o que iría-  nominado crosspool, onde durante umas
          no  dia  29  de  julho  para  um  trânsito  de   mos efetuar no mar. No final das reuniões   horas,  um  grupo  de  militares  troca  de
          dois dias com destino ao porto de Brest,   estava dado o primeiro passo para garantir   navio permitindo assim ver e vivenciar as
          França, que seria o ponto de encontro dos   a interoperabilidade entre os dois navios.  pequenas  diferenças  entre  as  marinhas
          navios da força após o período de inter-  Apesar  da  doutrina  e  procedimentos   aliadas,  enriquecendo  o  seu  currículo  e
          rupção de verão, o denominado summer   NATO serem comuns, através de acordos   trazendo  sempre  novo  conhecimento  e
          dispersal,  que  ocorreu  no  mês  de  julho.   de  uniformização  ratificados  pelos  esta-  experiência para bordo.
          Nesta  fase  inicial  a  força  era  constituída
          por  dois  navios,  o  navio-almirante  ESPS
          Mendez Nuñez, uma fragata do tipo F100
          da Armada Espanhola, e o nosso navio.
           O  comando  da  SNMG1  cabe  este  ano
          à  Armada  Espanhola,  através  do  contra-
          -almirante José Enrique Delgado , apoia-
                                   3
          do por um staff internacional oriundo de
          vários países aliados.
           Após uma reunião entre o Comandante
          do nosso navio e o Almirante COMSNMG1,
          foi dado um brífingue de capacidades dos
          navios que integram a força e de seguida
          foram  conduzidas  reuniões  setoriais  das
          mais diversas áreas, como operações, me-
          cânica, eletrónica, entre outras. Estas reu-
          niões permitiram conhecer melhor as pes-
          soas com quem iríamos trabalhar no mar



         18   NOVEMBRO 2016
   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23