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REVISTA DA ARMADA | 521


                                                              maior poder militar, bem como as principais organizações inter-
                                                              nacionais de segurança e defesa, investem bastante na identifi-
                                                              cação de tendências de evolução, de modo a antecipar eventuais
                                                              alterações do ambiente estratégico e a adaptar as organizações
                                                              às novas realidades. Para este efeito, têm vindo a ser desenvol-
                                                              vidas metodologias que visam melhorar a compreensão de uma
                                                              envolvente estratégica em permanente evolução.
                                                               Neste  domínio,  a  construção  de  cenários  tem-se  destacado
                                                              enquanto metodologia de planeamento estratégico focada no
                                                              processo, sendo recomendada como instrumento de trabalho
                                                              para apoio à tomada de decisão nos diversos domínios de inter-
                                                              venção. Os cenários não se constituem como predições do futuro,
                                                              mas antes como sequências hipotéticas de eventos, construídas
                                                              com o propósito de focar a atenção em processos causais e pon-
                                                              tos de decisão. Enquanto as previsões comuns são baseadas em
                                                              observações regulares  e em  correlações entre  variáveis,  sendo
                                                              a incerteza resolvida através de estimativas da probabilidade de
                                                              uma determinada ocorrência, na análise por cenários a incerteza
                                                              é tratada através da apresentação de futuros fundamentalmente
                 DR
                                                              diferentes, que são genericamente aceites como igualmente pos-
                                                              síveis. A apresentação de futuros alternativos permite antecipar
         MITIGAÇÃO DAS SUAS CONSEQUÊNCIAS                     incertezas e surpresas, potenciando os processos de tomada de
                                                              decisão das organizações no sentido de definir e alcançar os seus
         NO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO                           objetivos estratégicos.
                                                               Os cenários constituem-se, assim, como uma referência para
           A transição para uma nova ordem internacional, associada a uma   o planeamento estratégico de longo prazo, na medida em que,
         taxa de mudança sem precedentes no ambiente estratégico em   apresentando as informações mais relevantes para a definição
         que os Estados interagem, aumentaram a complexidade do mundo   de caminhos alternativos e de opções estratégicas, contribuem
         atual. De facto, a passagem do atual sistema internacional para um   para minimizar as pressões e dificuldades existentes no curto e
         mundo policêntrico, dominado por vários atores que possuem e   médio prazos.
         exercem diferentes tipos de poder, contribui para o aumento da
         incerteza  e  da  surpresa  na  atualidade,  tornando  muito  difícil  a   Planeamento por capacidades
         antecipação do futuro, com o necessário grau de confiança.
           Nestas circunstâncias, o atual contexto estratégico aconselha   Finalmente, a solução para minimizar as consequências indese-
         à identificação de soluções mitigadoras dos efeitos indesejados   jáveis da incerteza e da surpresa, passa, também, por uma nova
         da incerteza e da surpresa na política de defesa e na estratégia   abordagem ao planeamento de forças.
         militar, o que implica atuar, entre outras, nas seguintes três ver-  No passado, as ameaças à segurança internacional estavam rela-
         tentes: (i) obtenção de informações completas sobre os aspetos   tivamente bem definidas, pelo que o planeamento de forças tinha
         relevantes do ambiente estratégico; (ii) construção de cenários   como ponto de partida o entendimento que cada Estado fazia da
         prospetivos; e (iii) planeamento de forças por capacidades.  forma como essas ameaças afetavam a sua própria segurança.
                                                              Deste modo, o planeamento de forças tinha por base a avaliação
         Obtenção de informações                              das ameaças, procurando-se edificar o conjunto de meios mais
                                                              adequado para fazer face a essas mesmas ameaças.
           Relativamente  à  obtenção  de  informações,  considera-se  que   No mundo atual, caraterizado pela incerteza e pela surpresa e
         o processo de planear tem subjacente a necessidade de efetuar   em que as ameaças se tornaram mais difusas e imprevisíveis, tor-
         uma busca direcionada de informações, porque para agir e para   nou-se muito difícil definir, de uma forma inequívoca, as novas
         ampliar as possibilidades próprias de ação, importa ter conhe-  ameaças à segurança internacional, bem como prever a sua evo-
         cimento sobre si mesmo, sobre os outros e sobre o ambiente   lução futura. Nestas circunstâncias, torna-se necessário adotar
         estratégico no qual se desenrola a ação do Estado. São estes os   um novo paradigma de planeamento de forças, que permita res-
         eixos essenciais das informações necessárias ao planeamento   ponder aos novos desafios de índole securitária.
         estratégico militar, que permitem reduzir a incerteza e a sur-  É neste contexto que o planeamento por capacidades se cons-
         presa, e caraterizar a situação dinâmica onde se deverá atuar.  titui  como  uma  alternativa  adequada,  na  medida  em  que  as
           As informações estratégicas são, assim, essenciais para que a   ameaças deixam de ser o foco, passando este a residir na capa-
         política de defesa nacional e a estratégia militar resultem ade-  cidade de resposta de largo espectro, proporcionada por um
         quadas,  exequíveis  e  aceitáveis,  face  aos  contextos  nacional  e   leque diversificado e equilibrado de capacidades. Procura-se,
         internacional. A este nível as informações são orientadas para   assim, edificar o conjunto de meios que garanta o cumprimento
         a  definição  dos  objetivos  nacionais  permanentes  e  atuais,  e   eficaz das missões necessárias para alcançar o estado de segu-
         apoiam a formulação da política de defesa nacional e a definição   rança desejável, ultrapassando os constrangimentos impostos
         das suas prioridades.                                pela incerteza e pela surpresa que caraterizam o atual ambiente
                                                              estratégico.
         Construção de cenários prospetivos                                                        Sardinha Monteiro
                                                                                                              
                                                                                                            CMG
           No respeitante à construção de cenários prospetivos, não obs-                             Ferreira da Silva
         tante a grande dificuldade em antecipar o futuro, os países com                                     CFR


                                                                                                   AGOSTO 2017    5
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