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REVISTA DA ARMADA | 521
maior poder militar, bem como as principais organizações inter-
nacionais de segurança e defesa, investem bastante na identifi-
cação de tendências de evolução, de modo a antecipar eventuais
alterações do ambiente estratégico e a adaptar as organizações
às novas realidades. Para este efeito, têm vindo a ser desenvol-
vidas metodologias que visam melhorar a compreensão de uma
envolvente estratégica em permanente evolução.
Neste domínio, a construção de cenários tem-se destacado
enquanto metodologia de planeamento estratégico focada no
processo, sendo recomendada como instrumento de trabalho
para apoio à tomada de decisão nos diversos domínios de inter-
venção. Os cenários não se constituem como predições do futuro,
mas antes como sequências hipotéticas de eventos, construídas
com o propósito de focar a atenção em processos causais e pon-
tos de decisão. Enquanto as previsões comuns são baseadas em
observações regulares e em correlações entre variáveis, sendo
a incerteza resolvida através de estimativas da probabilidade de
uma determinada ocorrência, na análise por cenários a incerteza
é tratada através da apresentação de futuros fundamentalmente
DR
diferentes, que são genericamente aceites como igualmente pos-
síveis. A apresentação de futuros alternativos permite antecipar
MITIGAÇÃO DAS SUAS CONSEQUÊNCIAS incertezas e surpresas, potenciando os processos de tomada de
decisão das organizações no sentido de definir e alcançar os seus
NO PLANEAMENTO ESTRATÉGICO objetivos estratégicos.
Os cenários constituem-se, assim, como uma referência para
A transição para uma nova ordem internacional, associada a uma o planeamento estratégico de longo prazo, na medida em que,
taxa de mudança sem precedentes no ambiente estratégico em apresentando as informações mais relevantes para a definição
que os Estados interagem, aumentaram a complexidade do mundo de caminhos alternativos e de opções estratégicas, contribuem
atual. De facto, a passagem do atual sistema internacional para um para minimizar as pressões e dificuldades existentes no curto e
mundo policêntrico, dominado por vários atores que possuem e médio prazos.
exercem diferentes tipos de poder, contribui para o aumento da
incerteza e da surpresa na atualidade, tornando muito difícil a Planeamento por capacidades
antecipação do futuro, com o necessário grau de confiança.
Nestas circunstâncias, o atual contexto estratégico aconselha Finalmente, a solução para minimizar as consequências indese-
à identificação de soluções mitigadoras dos efeitos indesejados jáveis da incerteza e da surpresa, passa, também, por uma nova
da incerteza e da surpresa na política de defesa e na estratégia abordagem ao planeamento de forças.
militar, o que implica atuar, entre outras, nas seguintes três ver- No passado, as ameaças à segurança internacional estavam rela-
tentes: (i) obtenção de informações completas sobre os aspetos tivamente bem definidas, pelo que o planeamento de forças tinha
relevantes do ambiente estratégico; (ii) construção de cenários como ponto de partida o entendimento que cada Estado fazia da
prospetivos; e (iii) planeamento de forças por capacidades. forma como essas ameaças afetavam a sua própria segurança.
Deste modo, o planeamento de forças tinha por base a avaliação
Obtenção de informações das ameaças, procurando-se edificar o conjunto de meios mais
adequado para fazer face a essas mesmas ameaças.
Relativamente à obtenção de informações, considera-se que No mundo atual, caraterizado pela incerteza e pela surpresa e
o processo de planear tem subjacente a necessidade de efetuar em que as ameaças se tornaram mais difusas e imprevisíveis, tor-
uma busca direcionada de informações, porque para agir e para nou-se muito difícil definir, de uma forma inequívoca, as novas
ampliar as possibilidades próprias de ação, importa ter conhe- ameaças à segurança internacional, bem como prever a sua evo-
cimento sobre si mesmo, sobre os outros e sobre o ambiente lução futura. Nestas circunstâncias, torna-se necessário adotar
estratégico no qual se desenrola a ação do Estado. São estes os um novo paradigma de planeamento de forças, que permita res-
eixos essenciais das informações necessárias ao planeamento ponder aos novos desafios de índole securitária.
estratégico militar, que permitem reduzir a incerteza e a sur- É neste contexto que o planeamento por capacidades se cons-
presa, e caraterizar a situação dinâmica onde se deverá atuar. titui como uma alternativa adequada, na medida em que as
As informações estratégicas são, assim, essenciais para que a ameaças deixam de ser o foco, passando este a residir na capa-
política de defesa nacional e a estratégia militar resultem ade- cidade de resposta de largo espectro, proporcionada por um
quadas, exequíveis e aceitáveis, face aos contextos nacional e leque diversificado e equilibrado de capacidades. Procura-se,
internacional. A este nível as informações são orientadas para assim, edificar o conjunto de meios que garanta o cumprimento
a definição dos objetivos nacionais permanentes e atuais, e eficaz das missões necessárias para alcançar o estado de segu-
apoiam a formulação da política de defesa nacional e a definição rança desejável, ultrapassando os constrangimentos impostos
das suas prioridades. pela incerteza e pela surpresa que caraterizam o atual ambiente
estratégico.
Construção de cenários prospetivos Sardinha Monteiro
CMG
No respeitante à construção de cenários prospetivos, não obs- Ferreira da Silva
tante a grande dificuldade em antecipar o futuro, os países com CFR
AGOSTO 2017 5