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REVISTA DA ARMADA | 525
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SUMÁRIO
NRP SETÚBAL
02 700 Anos da Marinha – Cerimónia de Encerramento OS VALORES E MÉRITOS
DOS FUZILEIROS 04
07
APRONTAMENTO FINAL
NRP Viana do Castelo. Frontex – Missão Lampedusa
09 Lusitano 17
18 Cerimónia Militar
22 Direito do Mar e Direito Marítimo (13)
24 Academia de Marinha
25 Notícias
28 Novas Histórias da Botica (66) 11 BALANÇO DAS
29 Estórias (37) ATIVIDADES 2017 – MARINHA
30 Vigia da História (97)
31 Desporto
32 Saúde para Todos (51)
33 Quarto de Folga
34 Notícias Pessoais / Convívios
CC Símbolos Heráldicos
ATIVIDADES 2017 – AMN 20
BALANÇO DAS
mais jovem navio da Marinha Portuguesa – NRP Setúbal fixação de equipamentos vitais para o funcionamento do navio,
O (P363), quarto navio-patrulha oceânico (NPO) da classe nomeadamente a instalação propulsora, sistemas auxiliares e
Viana do Castelo – foi construído nos estaleiros navais de Viana elétricos e demais elementos construtivos constantes da sua
do Castelo, pelo consórcio formado pelas empresas WEST SEA e conceção, a condução desta construção foi alvo de permanen-
EDISOFT. tes inspeções de acompanhamento, assegurando uma adequada
A WEST SEA foi fundada no início de 2014 pelo grupo MARTI- execução de montagem.
FER, para a exploração dos terrenos e infraestruturas dos Esta- Após a prova de flutuação na doca de construção, o navio foi
leiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e também para preser- rebocado para o cais de aprestamento, junto das instalações da
var os mais de 70 anos de história e tradição da indústria naval Equipa de Acompanhamento e Fiscalização (EAF) da Construção
portuguesa naquela cidade. A EDISOFT é uma empresa líder de dos NPO.
mercado nos setores da defesa e vigilância marítima, aeronáutica Em antecipação às provas de mar, procedeu-se a uma fase de
e aeroespacial, com uma base tecnológica constituída por um testes, denominados HAT (Harbour Acceptance Trials), compor-
grupo de engenharia de excelência e dotada com capacidades de tando uma verificação exaustiva do adequado funcionamento
gestão de projetos de elevada complexidade. dos sistemas, permitindo ao navio passar à fase seguinte com a
O NRP Setúbal integra o projeto NPO 2000, o qual visa a cons- necessária segurança.
trução de navios versáteis, com grande autonomia e capacidade Para a fase seguinte – as provas de mar do navio, que decor-
Capa
para operar em condições extremas de mar, para uma utilização reram nos dias 5 e 6 de dezembro de 2018 –, a própria orga-
Pelotão de Fuzileiros desfilando com o uniforme
prioritariamente em missões de segurança e salvaguarda da vida nização da habitabilidade, hotelaria e segurança do pessoal de
da Brigada Real da Marinha.
humana no mar, exercício da Autoridade do Estado e outras mis- bordo teve que ser acautelada, para que as provas pudessem ser
Foto SMOR L Almeida de Carvalho
sões de interesse público. Não obstante a sua vocação eminente- maximizadas tendo em vista a operação do navio ao limite da
mente não combatente, o navio detém ainda a capacidade para sua capacidade, cumprindo com o plano de SAT (Sea Acceptance
Revista da
executar, no Espaço Estratégico de Interesse Nacional (EEIN), Trials).
ARMADA O navio largou do cais comercial com uma vasta equipa de
operações de cariz militar de baixa intensidade em tempo de
crise ou guerra, ações decorrentes da promulgação do estado técnicos que puseram à prova todos os sistemas de bordo. As
Publicação Oficial da Marinha
Diretor
de sítio ou emergência e de apoio humanitário na sequência de Desenho Gráfico E-mail da Revista da Armada
SAT decorreram num regime contínuo, com um incremento gra-
Periodicidade mensal
desastres naturais. CALM EMQ João Leonardo Valente dos Santos ASS TEC DES Aida Cristina M.P. Faria revista.armada@marinha.pt
dual do nível de exigência da plataforma, testando a estrutura,
ra.sec@marinha.pt
Nº 525 / Ano XLVII
Chefe de Redação
a instalação propulsora, o sistema de governo, a capacidade de
À semelhança do seu navio irmão, o NRP Sines, o planeamento Administração, Redação e Publicidade
Janeiro 2017
CMG Joaquim Manuel de S. Vaz Ferreira
de construção nas suas vertentes de execução material e finan- Revista da Armada – Edifício das Instalações Paginação eletrónica e produção
manobra, sistemas elétricos e hidráulicos, mecânicos e eletróni-
Centrais da Marinha – Rua do Arsenal
Página Ímpar, Lda.
Redatora
ceira foi alvo de acompanhamento rigoroso ao longo de todo o 1149-001 Lisboa – Portugal Estrada de Benfica, 317 - 1 Fte
cos, procurando conduzir o navio aos seus limites de operação,
1TEN TSN -COM Ana Alexandra G. de Brito
Revista anotada na ERC
projeto, permitindo Secretário de Redação Telef: 21 159 32 54 1500-074 Lisboa
de forma a aferir desconformidades a serem corrigidas antes da
Depósito Legal nº 55737/92 o cumprimento dos prazos contratualmente
estabelecidos. Desde a instalação do seu primeiro bloco até à entrega definitiva do navio à Marinha Portuguesa.
SMOR L Mário Jorge Almeida de Carvalho
Tiragem média mensal: 4000 exemplares
ISSN 0870-9343
MARÇO 2019
JANEIRO 2018 3 7