Page 7 - Revista da Armada
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REVISTA DA ARMADA | 525
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          SUMÁRIO
                    NRP SETÚBAL


           02      700 Anos da Marinha – Cerimónia de Encerramento                OS VALORES E MÉRITOS
                                                                                         DOS FUZILEIROS 04
           07
          APRONTAMENTO FINAL
                   NRP Viana do Castelo. Frontex – Missão Lampedusa
           09      Lusitano 17

           18      Cerimónia Militar

           22      Direito do Mar e Direito Marítimo (13)

           24      Academia de Marinha

           25      Notícias
           28      Novas Histórias da Botica (66)                              11     BALANÇO DAS

           29      Estórias (37)                                                      ATIVIDADES 2017 – MARINHA

           30      Vigia da História (97)

           31      Desporto

           32      Saúde para Todos (51)

           33      Quarto de Folga

           34      Notícias Pessoais / Convívios
           CC      Símbolos Heráldicos
                                                                                  ATIVIDADES 2017 – AMN 20
                                                                                           BALANÇO DAS
             mais  jovem navio  da  Marinha  Portuguesa  – NRP  Setúbal   fixação de equipamentos vitais para o funcionamento do navio,
         O  (P363),  quarto  navio-patrulha  oceânico  (NPO)  da  classe   nomeadamente  a instalação propulsora,  sistemas  auxiliares  e
          Viana do Castelo – foi construído nos estaleiros navais de Viana   elétricos  e  demais  elementos  construtivos  constantes  da  sua
          do Castelo, pelo consórcio formado pelas empresas WEST SEA e   conceção, a condução desta construção foi alvo de permanen-
          EDISOFT.                                            tes inspeções de acompanhamento, assegurando uma adequada
           A WEST SEA foi fundada no início de 2014 pelo grupo MARTI-  execução de montagem.
          FER, para a exploração dos terrenos e infraestruturas dos Esta-  Após a prova de flutuação na doca de construção, o navio foi
          leiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e também para preser-  rebocado para o cais de aprestamento, junto das instalações da
          var os mais de 70 anos de história e tradição da indústria naval   Equipa de Acompanhamento e Fiscalização (EAF) da Construção
          portuguesa naquela cidade. A EDISOFT é uma empresa líder de   dos NPO.
          mercado nos setores da defesa e vigilância marítima, aeronáutica   Em antecipação às provas de mar, procedeu-se a uma fase de
          e aeroespacial, com uma base tecnológica constituída por um   testes, denominados HAT (Harbour Acceptance Trials), compor-
          grupo de engenharia de excelência e dotada com capacidades de   tando  uma  verificação  exaustiva  do  adequado  funcionamento
          gestão de projetos de elevada complexidade.         dos sistemas, permitindo ao navio passar à fase seguinte com a
           O NRP Setúbal integra o projeto NPO 2000, o qual visa a cons-  necessária segurança.
          trução de navios versáteis, com grande autonomia e capacidade   Para a fase seguinte – as provas de mar do navio, que decor-
                                                                                 Capa
          para operar em condições extremas de mar, para uma utilização   reram nos dias 5 e 6 de dezembro de 2018 –, a própria orga-
                                                                                 Pelotão de Fuzileiros desfilando com o uniforme
          prioritariamente em missões de segurança e salvaguarda da vida   nização da habitabilidade, hotelaria e segurança do pessoal de
                                                                                 da Brigada Real da Marinha.
          humana no mar, exercício da Autoridade do Estado e outras mis-  bordo teve que ser acautelada, para que as provas pudessem ser
                                                                                 Foto SMOR L Almeida de Carvalho
          sões de interesse público. Não obstante a sua vocação eminente-  maximizadas tendo em vista a operação do navio ao limite da
          mente não combatente, o navio detém ainda a capacidade para   sua capacidade, cumprindo com o plano de SAT (Sea Acceptance
               Revista da
          executar,  no  Espaço  Estratégico  de  Interesse  Nacional  (EEIN),   Trials).
          ARMADA                                               O navio largou do cais comercial com uma vasta equipa  de
          operações de cariz militar de baixa intensidade  em  tempo de
          crise ou guerra, ações decorrentes da promulgação do  estado   técnicos que puseram à prova todos os sistemas de bordo. As
           Publicação Oficial da Marinha
                               Diretor
          de sítio ou emergência e de apoio humanitário na sequência de  Desenho Gráfico   E-mail da Revista da Armada
                                                              SAT decorreram num regime contínuo, com um incremento gra-
           Periodicidade mensal
          desastres naturais.   CALM EMQ João Leonardo Valente dos Santos   ASS TEC DES Aida Cristina M.P. Faria  revista.armada@marinha.pt
                                                              dual do nível de exigência da plataforma, testando a estrutura,
                                                                                       ra.sec@marinha.pt
           Nº 525 / Ano XLVII
                               Chefe de Redação
                                                              a instalação propulsora, o sistema de governo, a capacidade de
           À semelhança do seu navio irmão, o NRP Sines, o planeamento  Administração, Redação e Publicidade
           Janeiro 2017
                               CMG Joaquim Manuel de S. Vaz Ferreira
          de construção nas suas vertentes de execução material e finan- Revista da Armada – Edifício das Instalações   Paginação eletrónica e produção
                                                              manobra, sistemas elétricos e hidráulicos, mecânicos e eletróni-
                                                           Centrais da Marinha – Rua do Arsenal
                                                                                       Página Ímpar, Lda.
                               Redatora
          ceira foi alvo de acompanhamento rigoroso ao longo de todo o  1149-001 Lisboa – Portugal    Estrada de Benfica, 317 - 1 Fte
                                                              cos, procurando conduzir o navio aos seus limites de operação,
                               1TEN TSN -COM Ana Alexandra G. de Brito
           Revista anotada na ERC
          projeto, permitindo   Secretário de Redação      Telef: 21 159 32 54         1500-074 Lisboa
                                                              de forma a aferir desconformidades a serem corrigidas antes da
           Depósito Legal nº 55737/92 o cumprimento dos prazos contratualmente
          estabelecidos. Desde a instalação do seu primeiro bloco até à   entrega definitiva do navio à Marinha Portuguesa.
                               SMOR L Mário Jorge Almeida de Carvalho
                                                                                       Tiragem média mensal: 4000 exemplares
           ISSN 0870-9343
                                                                                                   MARÇO 2019
                                                                                                   JANEIRO 2018  3 7
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