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REVISTA DA ARMADA | 547

              navais foram elaborados cerca de uma dezena de produtos car-  implementação do Sistema de normalização ContabilísƟ ca para
              tográfi cos específi cos. No contexto das comemorações dos 500   as Administrações Públicas e operacionalizou-se o novo modelo
              anos da Viagem de circum-navegação de Magalhães-Elcano foi   de fi nanciamento do IH.
              produzida uma carta especial alusiva à efeméride.     Em 2019, o Centro Meteorológico e Oceanográfi co Naval (CME-
                A Escola de Hidrografi a e Oceanografi a fi nalizou um Curso de   TOC) apoiou várias missões e exercícios militares da Marinha,
              Especialização em Hidrografi a para Sargentos e iniciou um Curso   Conjuntos e da NATO, bem como missões e projetos cienơ fi cos
              de Especialização de Ofi ciais em Hidrografi a. Prosseguiu o apoio   desenvolvidos pelo IH. Deu resposta a mais de 150 pedidos de
              ao Curso de Hidrografi a da Escola Naval da Colômbia, enviando   apoio GEOMETOC, via METOCMIL, METOCMIL LIGHTVIEW, GEO-
              um formador para Cartagena das Índias e acolhendo os alunos   MIL e em “Close support”, solicitados pelo setor do Comando
              num estágio.                                        Naval, Órgãos da AMN e Estruturas de Comando NATO. Desen-
                Por ocasião do 59º aniversário do IH foi inaugurada a exposição   volveu ainda novas ferramentas de apoio GEOMETOC para exer-
              “Medir o Tempo, medir o Mundo, medir o mar”. Esta exposição   cícios navais, de emergência civil e de reforço à capacidade de
              resultou de uma colaboração especial com a Sociedade Portu-  Comando Operacional Conjunto.
              guesa de MatemáƟ ca.
               No contexto da gestão administraƟ va e fi nanceira concluiu-se a        Colaboração do INSTITUTO HIDROGRÁFICO


              ESCOLA NAVAL


                             A Escola Naval (EN) manteve a sua aƟ vidade   Da aƟ vidade do CINAV destaca-se, no período de 1 a 10 de
                            normal de formação de ofi ciais. No ano leƟ vo   julho, a realização do exercício REX 19 (RoboƟ cs Exercise), que
                            de 2018-2019 concluíram o curso 36 alunos – 3   teve como objeƟ vo proporcionar a demonstração dos resultados
                            de Administração Naval, 5 Engenheiros Navais   das ações de I&D alcançados por diversas enƟ dades e focadas no
                            de Armas e Eletrónica, 6 Engenheiros Navais   meio maríƟ mo e na área da robóƟ ca. Este evento combinou a
                            de Mecânica e 22 de Marinha. No ano leƟ vo   parƟ cipação empresarial e académica, aliando o conhecimento
                            2019-2020, foram admiƟ dos 47 novos cadetes   das diversas equipas presentes e a uƟ lização de meios da Mari-
              para frequentar o primeiro ano dos diferentes ciclos de estudo de   nha (navios e bases) para a realização de experiências e ensaios.
              mestrado integrado, incluindo o de Medicina. Além dos «cursos   Para a EN,  o REX 19 consƟ tuiu um esơ mulo ao envolvimento dos
              tradicionais», a EN ministrou diversos cursos de Doutoramento e   alunos em aƟ vidades relacionadas com a vela robóƟ ca autónoma
              Mestrado em associação com outros estabelecimentos de ensino   e vela RC. Finalmente, já em novembro, a EN organizou e acolheu
              universitário, abertos a alunos civis e militares, nacionais e estran-  o 2º Encontro Anual de I&D em Ciências Militares, realizado no
              geiros, bem como os diferentes cursos (não conferentes de grau   âmbito do IUM, contando com a parƟ cipação aƟ va de meia cen-
              académico) que permitem o acesso às diferentes categorias de   tena de militares e civis, ligados aos Centros de InvesƟ gação a ele
              ofi cial, tanto no quadro permanente como em regime de contrato,   associados.
              excetuando-se os ofi ciais Fuzileiros em regime de contrato.  A EN desenvolveu igualmente uma permanente e signifi caƟ va
               A EN parƟ cipou na Cooperação no Domínio da Defesa, com ofi -  aƟ vidade de divulgação em todo o país, parƟ cularmente  em
              ciais que lecionaram nas suas congéneres de Angola e Moçam-  eventos focados nos alunos do ensino secundário. Destacam-se
              bique, para além de ter conferido o grau de mestre a 5 alunos   as ações de divulgação associadas ao exercício Descida do Rio
              de diversos Países Africanos de Língua Ofi cial Portuguesa, que   2019 (em Vila Real), ao Dia da Marinha (em Coimbra) e ao Dia
              concluíram os respeƟ vos cursos em Portugal. Além destes, e a   de Portugal (em Portalegre). A EN recebeu também visitas de
              exemplo de anos anteriores, a EN recebeu os Guardas-marinhas   vários estabelecimentos de ensino de todo o país, em especial
              fi nalistas da Academia Naval de Angola, que frequentaram um   do ensino básico e secundário.
              estágio, com a duração de um semestre, que incluiu diversos   Paralelamente, e no âmbito das relações externas, a EN recebeu
              cursos de formação e o embarque em Unidades Navais. Simulta-  visitas de delegações de ofi ciais e alunos de navios-escola, desig-
              neamente, prosseguiu o programa de intercâmbio de alunos com   nadamente das Marinhas do Brasil, Argélia, Roménia, ArgenƟ na
              as Escolas Navais de França e dos Estados Unidos da América,   e Itália. No período de verão fi caram alojados e parƟ ciparam em
              durante um semestre.                                 aƟ vidades organizadas pela EN centenas de jovens parƟ cipan-
               No âmbito da invesƟ gação e desenvolvimento (I&D) realizada   tes nos programas “Marinheiro por 5 dias”, “Empresários pela
              por este estabelecimento de ensino superior universitário, no   Inclusão Social (EPIS) ”, “Universidade IƟ nerante do Mar (UIM)
              quadro do CINAV,  em 2019 a aƟ vidade assentou essencialmente   – Jovem”, “InternaƟ onal CLIMS Camp 2019” e “Bootcamp IST”.
              em dois vetores: a I&D associada ao contexto académico, prota-  Salienta-se ainda o acolhimento do 1º Seminário “Riscos Psicos-
              gonizada pelos professores e alunos no desenvolvimento e apro-  sociais”, evento de âmbito cienơ fi co-cultural, organizado pela Ins-
              fundamento de temas de trabalho, genericamente associados à   peção-Geral de Marinha.
              elaboração de dissertações de mestrado; e a aƟ vidade realizada   Finalmente, uma referência à não menos importante aƟ vi-
              pelos invesƟ gadores, associada a projetos de I&D com fi nancia-  dade na área desporƟ va, onde se salienta o sucesso da EN num
              mento nacional e internacional. Fruto desta aƟ vidade, registou-  importante número de compeƟ ções desporƟ vas, com especial
              -se uma parƟ cipação crescente de alunos, professores e invesƟ -  destaque para a conquista do Troféu “Astrolábio”, atribuído
              gadores em conferências cienơ fi cas internacionais, abrangendo   anualmente ao agrupamento melhor classifi cado no conjunto
              um largo espetro de domínios, da história naval à engenharia.   das compeƟ ções desporƟ vas da Marinha, bem como, no âmbito
              A produção cienơ fi ca daqui resultante contribuiu para afi rmar o   individual, aos resultados alcançados nos I Jogos Nacionais Mili-
              papel da I&D de caráter Naval, consolidando a credibilidade do   tares, nas modalidades de atleƟ smo, natação e BTT, e no torneio
              ensino superior universitário militar, traduzida designadamente   internacional de Golfe Militar.
              na acreditação do novo Doutoramento em Ciências Militares, a
              ministrar conjuntamente no InsƟ tuto Universitário Militar (IUM).                Colaboração da ESCOLA NAVAL


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