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REVISTA DA ARMADA | 547
navais foram elaborados cerca de uma dezena de produtos car- implementação do Sistema de normalização ContabilísƟ ca para
tográfi cos específi cos. No contexto das comemorações dos 500 as Administrações Públicas e operacionalizou-se o novo modelo
anos da Viagem de circum-navegação de Magalhães-Elcano foi de fi nanciamento do IH.
produzida uma carta especial alusiva à efeméride. Em 2019, o Centro Meteorológico e Oceanográfi co Naval (CME-
A Escola de Hidrografi a e Oceanografi a fi nalizou um Curso de TOC) apoiou várias missões e exercícios militares da Marinha,
Especialização em Hidrografi a para Sargentos e iniciou um Curso Conjuntos e da NATO, bem como missões e projetos cienơ fi cos
de Especialização de Ofi ciais em Hidrografi a. Prosseguiu o apoio desenvolvidos pelo IH. Deu resposta a mais de 150 pedidos de
ao Curso de Hidrografi a da Escola Naval da Colômbia, enviando apoio GEOMETOC, via METOCMIL, METOCMIL LIGHTVIEW, GEO-
um formador para Cartagena das Índias e acolhendo os alunos MIL e em “Close support”, solicitados pelo setor do Comando
num estágio. Naval, Órgãos da AMN e Estruturas de Comando NATO. Desen-
Por ocasião do 59º aniversário do IH foi inaugurada a exposição volveu ainda novas ferramentas de apoio GEOMETOC para exer-
“Medir o Tempo, medir o Mundo, medir o mar”. Esta exposição cícios navais, de emergência civil e de reforço à capacidade de
resultou de uma colaboração especial com a Sociedade Portu- Comando Operacional Conjunto.
guesa de MatemáƟ ca.
No contexto da gestão administraƟ va e fi nanceira concluiu-se a Colaboração do INSTITUTO HIDROGRÁFICO
ESCOLA NAVAL
A Escola Naval (EN) manteve a sua aƟ vidade Da aƟ vidade do CINAV destaca-se, no período de 1 a 10 de
normal de formação de ofi ciais. No ano leƟ vo julho, a realização do exercício REX 19 (RoboƟ cs Exercise), que
de 2018-2019 concluíram o curso 36 alunos – 3 teve como objeƟ vo proporcionar a demonstração dos resultados
de Administração Naval, 5 Engenheiros Navais das ações de I&D alcançados por diversas enƟ dades e focadas no
de Armas e Eletrónica, 6 Engenheiros Navais meio maríƟ mo e na área da robóƟ ca. Este evento combinou a
de Mecânica e 22 de Marinha. No ano leƟ vo parƟ cipação empresarial e académica, aliando o conhecimento
2019-2020, foram admiƟ dos 47 novos cadetes das diversas equipas presentes e a uƟ lização de meios da Mari-
para frequentar o primeiro ano dos diferentes ciclos de estudo de nha (navios e bases) para a realização de experiências e ensaios.
mestrado integrado, incluindo o de Medicina. Além dos «cursos Para a EN, o REX 19 consƟ tuiu um esơ mulo ao envolvimento dos
tradicionais», a EN ministrou diversos cursos de Doutoramento e alunos em aƟ vidades relacionadas com a vela robóƟ ca autónoma
Mestrado em associação com outros estabelecimentos de ensino e vela RC. Finalmente, já em novembro, a EN organizou e acolheu
universitário, abertos a alunos civis e militares, nacionais e estran- o 2º Encontro Anual de I&D em Ciências Militares, realizado no
geiros, bem como os diferentes cursos (não conferentes de grau âmbito do IUM, contando com a parƟ cipação aƟ va de meia cen-
académico) que permitem o acesso às diferentes categorias de tena de militares e civis, ligados aos Centros de InvesƟ gação a ele
ofi cial, tanto no quadro permanente como em regime de contrato, associados.
excetuando-se os ofi ciais Fuzileiros em regime de contrato. A EN desenvolveu igualmente uma permanente e signifi caƟ va
A EN parƟ cipou na Cooperação no Domínio da Defesa, com ofi - aƟ vidade de divulgação em todo o país, parƟ cularmente em
ciais que lecionaram nas suas congéneres de Angola e Moçam- eventos focados nos alunos do ensino secundário. Destacam-se
bique, para além de ter conferido o grau de mestre a 5 alunos as ações de divulgação associadas ao exercício Descida do Rio
de diversos Países Africanos de Língua Ofi cial Portuguesa, que 2019 (em Vila Real), ao Dia da Marinha (em Coimbra) e ao Dia
concluíram os respeƟ vos cursos em Portugal. Além destes, e a de Portugal (em Portalegre). A EN recebeu também visitas de
exemplo de anos anteriores, a EN recebeu os Guardas-marinhas vários estabelecimentos de ensino de todo o país, em especial
fi nalistas da Academia Naval de Angola, que frequentaram um do ensino básico e secundário.
estágio, com a duração de um semestre, que incluiu diversos Paralelamente, e no âmbito das relações externas, a EN recebeu
cursos de formação e o embarque em Unidades Navais. Simulta- visitas de delegações de ofi ciais e alunos de navios-escola, desig-
neamente, prosseguiu o programa de intercâmbio de alunos com nadamente das Marinhas do Brasil, Argélia, Roménia, ArgenƟ na
as Escolas Navais de França e dos Estados Unidos da América, e Itália. No período de verão fi caram alojados e parƟ ciparam em
durante um semestre. aƟ vidades organizadas pela EN centenas de jovens parƟ cipan-
No âmbito da invesƟ gação e desenvolvimento (I&D) realizada tes nos programas “Marinheiro por 5 dias”, “Empresários pela
por este estabelecimento de ensino superior universitário, no Inclusão Social (EPIS) ”, “Universidade IƟ nerante do Mar (UIM)
quadro do CINAV, em 2019 a aƟ vidade assentou essencialmente – Jovem”, “InternaƟ onal CLIMS Camp 2019” e “Bootcamp IST”.
em dois vetores: a I&D associada ao contexto académico, prota- Salienta-se ainda o acolhimento do 1º Seminário “Riscos Psicos-
gonizada pelos professores e alunos no desenvolvimento e apro- sociais”, evento de âmbito cienơ fi co-cultural, organizado pela Ins-
fundamento de temas de trabalho, genericamente associados à peção-Geral de Marinha.
elaboração de dissertações de mestrado; e a aƟ vidade realizada Finalmente, uma referência à não menos importante aƟ vi-
pelos invesƟ gadores, associada a projetos de I&D com fi nancia- dade na área desporƟ va, onde se salienta o sucesso da EN num
mento nacional e internacional. Fruto desta aƟ vidade, registou- importante número de compeƟ ções desporƟ vas, com especial
-se uma parƟ cipação crescente de alunos, professores e invesƟ - destaque para a conquista do Troféu “Astrolábio”, atribuído
gadores em conferências cienơ fi cas internacionais, abrangendo anualmente ao agrupamento melhor classifi cado no conjunto
um largo espetro de domínios, da história naval à engenharia. das compeƟ ções desporƟ vas da Marinha, bem como, no âmbito
A produção cienơ fi ca daqui resultante contribuiu para afi rmar o individual, aos resultados alcançados nos I Jogos Nacionais Mili-
papel da I&D de caráter Naval, consolidando a credibilidade do tares, nas modalidades de atleƟ smo, natação e BTT, e no torneio
ensino superior universitário militar, traduzida designadamente internacional de Golfe Militar.
na acreditação do novo Doutoramento em Ciências Militares, a
ministrar conjuntamente no InsƟ tuto Universitário Militar (IUM). Colaboração da ESCOLA NAVAL
16 JANEIRO 2020