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REVISTA DA ARMADA | 547
lecimento conơ nuo dos laços com as associações de ex-militares da para o desenvolvimento de uma mentalidade maríƟ ma nos por-
Marinha, com vista à promoção de ações de divulgação do recruta- tugueses. Tal desiderato foi conseguido, de forma exemplar e,
mento junto das comunidades locais, e a realização de um ciclo de até, algo surpreendente, na caƟ vação da população, em geral, e
palestras, ministradas pelo Centro de Informação e Orientação para dos estudantes, em parƟ cular, por ocasião da celebração do Dia
a Formação e o Emprego (CIOFE), da Direção-Geral de Recursos da da Marinha em Coimbra. Também foram preparadas e executa-
Defesa Nacional, sobre o novo Regulamento de IncenƟ vos à Presta- das cerimónias e aƟ vidades, com grande adesão da população
ção do Serviço Militar. em geral, nos arquipélagos dos Açores e da Madeira e, no Norte
Conforme se constata pela tabela junta, os resultados obƟ dos até e no Sul de Portugal ConƟ nental, onde a colaboração dos órgãos
ao momento (há concursos ainda a decorrer), em matéria de recru- locais e das unidades navais em missão foi essencial, numa notável
tamento e no que respeita a concursos externos, evidenciam, tam- demonstração da capacidade de atuação, uƟ lidade e relevância da
bém pelo universo de candidatos a concurso, uma consolidação das Marinha na sociedade;
melhorias que têm vindo a ser conseguidas desde 2017. Cabe, toda- – Inovação nas formas de comunicação, aproximando a Mari-
via, referir que, apesar dos bons resultados, persistem difi culdades nha dos cidadãos, recorrendo às Tecnologias de Informação para
no recrutamento de praças para a classe de fuzileiros. incrementar a divulgação das principais realizações e feitos da
Estas medidas foram alinhadas com o Plano de Ação para a Pro- Marinha, a fi m de construir uma reputação sólida e reconhecida.
fi ssionalização do Serviço Militar, implementado pelo Ministério da Neste âmbito, destaca-se o grande ímpeto de promoção das aƟ vi-
Defesa Nacional, assumindo especial relevância para a valorização dades no setor cultural que, benefi ciando do esforço de melhoria
da carreira militar. dos portais de internet e das técnicas de divulgação, aƟ ngiu este
ano um número de cerca de 269.941 visitantes nos vários polos,
N.º de N.º de militares exposições e concertos promovidos. Não obstante, a abertura à
CONCURSO
vagas incorporados sociedade começa com “portas abertas” e, neste âmbito, importa
Ofi ciais Fuzileiros 9 9 destacar a iniciaƟ va promovida pelas escolas e centros do Sistema
de Formação Profi ssional da Marinha, pelo Comando Naval, pelos
Praças Fuzileiros (1ª edição) 86 1 86
Comandos de Zona MaríƟ ma e pelas unidades navais, que permiƟ -
Praças Músicos 5 5 ram que cerca de 360.000 portugueses Ɵ vessem contacto próximo
TOTAL PARCIAL 100 100 (100%) com os marinheiros e os meios operacionais e de formação.
Em termos de material mulƟ média, destaca-se o lançamento do
Ofi ciais Médicos Navais 8 Concurso a decorrer novo vídeo insƟ tucional da Marinha (Distrito 19), que sublinha a
Ofi ciais Técnicos Superiores 40 Concurso a decorrer importância do Mar para Portugal, no ano em que nos associamos à
Navais e Técnicos Navais 147 candidatos admiƟ dos
Concurso a decorrer celebração do V centenário do grande feito histórico que foi a viagem
Praças Outras Classes 70 de circum-navegação de Fernão de Magalhães.
210 candidatos admiƟ dos
Concurso a decorrer Outra área de interesse deste programa intersetorial são os
Praças Fuzileiros (2ª edição) 114
165 candidatos admiƟ dos estágios curriculares não remunerados, que têm sido divulgados
Concurso a decorrer no site da Marinha e com equipas de divulgação nas universida-
Praças Mergulhadores 8
52 candidatos admiƟ dos des. Esta promoção tem Ɵ do grande receƟ vidade por parte dos
1 Colocadas a concurso 100 vagas, mas, por apenas terem incorporado 86 elementos, foram jovens fi nalistas universitários ou do ensino profi ssional bem como
transferidas 14 vagas para a 2.ª edição do concurso para praças fuzileiros. recém-licenciados que procuram a Marinha para a realização dos
seus estágios.
PROGRAMA INTERSETORIAL DE ABERTURA
DA MARINHA À SOCIEDADE (PIAM) OUTROS PROJETOS RELEVANTES
O PIAM visa concertar esforços no senƟ do de contribuir para o PARADIGMA GENÉTICO
objeƟ vo estratégico “dinamizar a abertura da Marinha à sociedade O EMA esteve envolvido na elaboração do Plano de Dinamização da
e aos cidadãos”, consubstanciando-se através de iniciaƟ vas como as Capacidade de Ciberdefesa das Forças Armadas bem como do docu-
seguintes: mento “Linhas Orientadoras para a Estratégia Nacional de Ciberde-
– Promoção de ações para reforçar a cooperação da Marinha com fesa, Horizonte 2020-2023”.
universidades e empresas portuguesas, designadamente as que No âmbito da operação e desenvolvimento de veículos não tripula-
desenvolvem aƟ vidades ligadas à segurança, à defesa ou ao mar, a dos, manƟ veram-se laços de cooperação tendo em vista a edifi cação
fi m de reforçar o contributo da Marinha para o desenvolvimento de capacidades maríƟ mas exigidas pela NATO. Em 2019, o exercício
cienơ fi co e económico do país, tendo para tal a Marinha parƟ cipado Recognized Environmental Picture (REP), foi considerado pela NATO
com palestrantes em iniciaƟ vas Universitárias; MariƟ me Unmanned Systems IniƟ aƟ ve, o primeiro exercício para as
– Fomento da perceção da mariƟ midade nacional e da sua rele- necessidades de experimentação operacional de Veículos Não Tripu-
vância como elemento de idenƟ dade da população, contribuindo lados, passando a designar-se REP(MUS).
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