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REVISTA DA ARMADA | 547

















              lecimento conơ nuo dos laços com as associações de ex-militares da   para o desenvolvimento de uma mentalidade maríƟ ma nos por-
              Marinha, com vista à promoção de ações de divulgação do recruta-  tugueses. Tal desiderato foi conseguido, de forma exemplar e,
              mento junto das comunidades locais, e a realização de um ciclo de   até, algo surpreendente, na caƟ vação da população, em geral, e
              palestras, ministradas pelo Centro de Informação e Orientação para   dos estudantes, em parƟ cular, por ocasião da celebração do Dia
              a Formação e o Emprego (CIOFE), da Direção-Geral de Recursos da   da Marinha em Coimbra. Também foram preparadas e executa-
              Defesa Nacional, sobre o novo Regulamento de IncenƟ vos à Presta-  das cerimónias e aƟ vidades, com grande adesão da população
              ção do Serviço Militar.                             em geral, nos arquipélagos dos Açores e da Madeira e, no Norte
               Conforme se constata pela tabela junta, os resultados obƟ dos até   e no Sul de Portugal ConƟ nental, onde a colaboração dos órgãos
              ao momento (há concursos ainda a decorrer), em matéria de recru-  locais e das unidades navais em missão foi essencial, numa notável
              tamento e no que respeita a concursos externos, evidenciam, tam-  demonstração da capacidade de atuação, uƟ lidade e relevância da
              bém pelo universo de candidatos a concurso, uma consolidação das   Marinha na sociedade;
              melhorias que têm vindo a ser conseguidas desde 2017. Cabe, toda-  – Inovação nas formas de comunicação, aproximando a Mari-
              via, referir que, apesar dos bons resultados, persistem difi culdades   nha dos cidadãos, recorrendo às Tecnologias de Informação para
              no recrutamento de praças para a classe de fuzileiros.  incrementar a divulgação das principais realizações e feitos da
               Estas medidas foram alinhadas com o Plano de Ação para a Pro-  Marinha, a fi m de construir uma reputação sólida e reconhecida.
              fi ssionalização do Serviço Militar, implementado pelo Ministério da   Neste âmbito, destaca-se o grande ímpeto de promoção das aƟ vi-
              Defesa Nacional, assumindo especial relevância para a valorização   dades no setor cultural que, benefi ciando do esforço de melhoria
              da carreira militar.                                dos portais de internet e das técnicas de divulgação, aƟ ngiu este
                                                                  ano um número de cerca de 269.941 visitantes nos vários polos,
                                     N.º de     N.º de militares  exposições e concertos promovidos. Não obstante, a abertura à
                     CONCURSO
                                     vagas       incorporados     sociedade começa com “portas abertas” e, neste âmbito, importa
                   Ofi ciais Fuzileiros  9           9             destacar a iniciaƟ va promovida pelas escolas e centros do Sistema
                                                                  de Formação Profi ssional da Marinha, pelo Comando Naval, pelos
                Praças Fuzileiros (1ª edição)  86 1  86
                                                                  Comandos de Zona MaríƟ ma e pelas unidades navais, que permiƟ -
                    Praças Músicos    5             5             ram que cerca de 360.000 portugueses Ɵ vessem contacto próximo
                    TOTAL PARCIAL     100        100 (100%)       com os marinheiros e os meios operacionais e de formação.
                                                                    Em termos de material mulƟ média, destaca-se o lançamento do
                 Ofi ciais Médicos Navais  8   Concurso a decorrer  novo vídeo insƟ tucional da Marinha (Distrito 19), que sublinha a
                Ofi ciais Técnicos Superiores  40  Concurso a decorrer  importância do Mar para Portugal, no ano em que nos associamos à
                 Navais e Técnicos Navais    147 candidatos admiƟ dos
                                              Concurso a decorrer  celebração do V centenário do grande feito histórico que foi a viagem
                  Praças Outras Classes  70                       de circum-navegação de Fernão de Magalhães.
                                             210 candidatos admiƟ dos
                                              Concurso a decorrer   Outra área de interesse deste programa intersetorial são os
                Praças Fuzileiros (2ª edição)  114
                                             165 candidatos admiƟ dos  estágios curriculares não remunerados, que têm sido divulgados
                                              Concurso a decorrer  no site da Marinha e com equipas de divulgação nas universida-
                  Praças Mergulhadores   8
                                             52 candidatos admiƟ dos  des. Esta promoção tem Ɵ do grande receƟ vidade por parte dos
              1  Colocadas a concurso 100 vagas, mas, por apenas terem incorporado 86 elementos, foram   jovens fi nalistas universitários ou do ensino profi ssional bem como
              transferidas 14 vagas para a 2.ª edição do concurso para praças fuzileiros.  recém-licenciados que procuram a Marinha para a realização dos
                                                                  seus estágios.
              PROGRAMA INTERSETORIAL DE ABERTURA
              DA MARINHA À SOCIEDADE (PIAM)                       OUTROS PROJETOS RELEVANTES
               O PIAM visa concertar esforços no senƟ do de contribuir para o   PARADIGMA GENÉTICO
              objeƟ vo estratégico “dinamizar a abertura da Marinha à sociedade   O EMA esteve envolvido na elaboração do Plano de Dinamização da
              e aos cidadãos”, consubstanciando-se através de iniciaƟ vas como as   Capacidade de Ciberdefesa das Forças Armadas bem como do docu-
              seguintes:                                          mento “Linhas Orientadoras para a Estratégia Nacional de Ciberde-
               – Promoção de ações para reforçar a cooperação da Marinha com   fesa, Horizonte 2020-2023”.
              universidades e empresas portuguesas, designadamente as que   No âmbito da operação e desenvolvimento de veículos não tripula-
              desenvolvem aƟ vidades ligadas à segurança, à defesa ou ao mar, a   dos, manƟ veram-se laços de cooperação tendo em vista a edifi cação
              fi m de reforçar o contributo da Marinha para o desenvolvimento   de capacidades maríƟ mas exigidas pela NATO. Em 2019, o exercício
              cienơ fi co e económico do país, tendo para tal a Marinha parƟ cipado   Recognized Environmental Picture (REP), foi considerado pela NATO
              com palestrantes em iniciaƟ vas Universitárias;     MariƟ me Unmanned Systems IniƟ aƟ ve, o primeiro exercício para as
               – Fomento da perceção da mariƟ midade nacional e da sua rele-  necessidades de experimentação operacional de Veículos Não Tripu-
              vância como elemento de idenƟ dade da população, contribuindo   lados, passando a designar-se REP(MUS).


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