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           Na estrutura da Autoridade Marítima Nacional (AMN) integram-  iniciado naquele ano e que prosseguiu para 2021. A DGAM teve
          se,  organicamente,  o  Conselho  Consultivo  da  AMN,  a  Comissão   uma participação muito notória em todo o processo de análise
          do  Domínio  Público  Marítimo,  a  Direção-geral  da  Autoridade   das disposições necessárias ao cumprimento da lei, bem como a
          Marítima (DGAM) e a Polícia Marítima (PM), articulando-se num   fiscalização das suas premissas nas áreas de jurisdição marítima,
          quadro multifuncional que inclui órgãos consultivos, executivos e   com especial pendor durante toda a Época Balnear, o que obrigou
          uma estrutura policial.                             a empenhamentos acrescidos de todas as Capitanias dos Portos,
           A DGAM é composta por uma estrutura central de direções e
          serviços técnicos, e por uma estrutura desconcentrada, sedeada   Estações  Salva-vidas  e  todo  o  pessoal  a  elas  agregado,  com
          –  a  nível  nacional  –  nos  portos  e  nas  áreas  costeiras,  e  que  é   especial atenção às atividades de recreio, marítimo-turísticas e
          corporizada  pelos  Departamentos  Marítimos,  pelas  Capitanias   náutico-desportivas em geral.
          dos  Portos  e  suas  Delegações  Marítimas.  O  núcleo  funcional   Enumeram-se,  seguidamente,  de  forma  sistematizada  mas
          do  exercício  da  autoridade  marítima  é,  no  modelo  nacional,   reduzida, as atividades desenvolvidas durante 2021 pelas direções
          assegurado pelas Capitanias como Autoridades Marítimas Locais.   e serviços técnicos.
           O Comando-geral da Polícia Marítima (CGPM) inclui, igualmente,
          na  base  da  mesma  configuração  funcional,  uma  estrutura
          desconcentrada,  constituída  pelos  Comandos  Regionais  e  pelos   DIREÇÃO DE FARÓIS
          Comandos Locais.
                                                                             A  DF  é  a  direção  técnica  nacional  para  o
                        DIREÇÃO-GERAL DA                                    assinalamento e posicionamento marítimo.
                        AUTORIDADE MARÍTIMA                                  Ao  longo  do  ano  a  DF  desenvolveu  uma
                                                                            quantidade   significativa   de   ações   de
                         Está legalmente cometida à DGAM a direção,         manutenção  e  reparação  das  infraestruturas
                        coordenação e controlo das atividades exercidas   que lhe estão afetas, assim como dos meios náuticos da Autoridade
                        pelos órgãos da sua estrutura desconcentrada,   Marítima,  no  sentido  de  proporcionar  melhores  condições  de
          bem  como,  em  termos  da  estrutura  centralizada  lhe  compete,   funcionamento  às  Ajudas  à  Navegação,  à  habitabilidade  do
          dirigir  a  atividade  das  suas  direções  técnicas,  nomeadamente  a   pessoal  faroleiro  e  de  garantir  a  operacionalidade  dos  meios
          Direção de Faróis (DF), o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN),   marítimos.
          a Direção de Combate à Poluição do Mar (DCPM) e a Escola da   Deu-se  continuidade  à  melhoria  e  recuperação  de  todos  os
          Autoridade Marítima (EAM), bem como das direções e serviços   faróis em geral, com o cerne na substituição de telhados. Quanto
          técnicos centrais.                                  a grandes reparações, destaque para o início da intervenção no
           A nível da estrutura central, a DGAM tem vindo a desenvolver um   Farol  do  Cabo  São  Vicente  (reparação  de  toda  a  estrutura  da
          profundo  esforço  de  transformação  organizacional  no  sentido  de   lanterna e instalação de alimentação trifásica e cabo UTP para o
          melhorar a eficiência dos processos e a eficácia do desempenho,   projeto de reforço na capacidade de vigilância por drones). Quanto
          sustentado  num  quadro  jurídico  estruturante  que  desenvolva  e   a manutenções, foram intervencionados: o Farol do Penedo da
          sistematize  os  pressupostos  da  reforma  de  2002,  bem  como  as   Saudade  (central  elétrica  e  casa  do  gerador);  o  Farol  do  Cabo
          premissas dos regimes legais aprovados, designadamente, em 2006,   Espichel (habitações e áreas de serviço); o Farol do Cabo Sardão
          2007, 2012 e 2018. No sentido de se promover a regulamentação   (central de motores e oficinas); e o edifício da DF (substituição
          dos diplomas de 2002, de atualizar o quadro de competências das   das  janelas  do  edifício  de  comando  e  impermeabilização  do
          Capitanias e se sedimentar a estrutura funcional e a articulação dos   terraço do edifício da ala oeste).
          órgãos e serviços, foram enviados à tutela os respetivos projetos de   Quanto à balizagem, foram realizadas diversas intervenções de
          diplomas, cuja análise a tutela iniciou em janeiro de 2020.   manutenção preventivas e corretivas em:
           No  plano  específico  do  combate  à  pandemia  pelo  COVID-19   –  Boias,  com  destaque  para  as  dos  canais  de  navegação  de
          houve que edificar, já desde 2020, todo um quadro jurídico (que   Lisboa, Faro, Olhão, Alvor e Arsenal do Alfeite; e
          envolve quase quatro dezenas de diplomas) relativo à intervenção   – Faróis e farolins, com destaque para a reparação da estrutura
          que os órgãos locais da AMN tiveram durante todo o processo   das lanternas dos  faróis de Alfanzina, do Cabo Espichel e do Bugio.


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