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REVISTA DA ARMADA | 572

          disparos das nossas pequenas peças de salva e os das poderosas
          peças de artilharia do navio brasileiro.
           Na parte da tarde desse dia 10 de Abril, no cais de Alcântara,
          embarcou o Almirante Américo Tomás acompanhado pela esposa
          e  a  filha,  bem  como  diversas  personalidades  onde  estavam
          incluídos os Almirantes Henrique Tenreiro e Ferreira de Almeida,
          após o que a Força Naval se fez ao mar.

          A VIAGEM – ESCALAS INESPERADAS

           Nas  comemorações  realizadas  em  terra  as  guarnições  dos
          nossos navios em quase nada participaram. As excepções foram
          a oferta de bilhetes para assistir a um jogo de futebol entre as
          equipas  do  Flamengo  e  do  Fluminense,  no  célebre  estádio  do
          Maracanã, bem como um passeio à cidade de Petrópolis, a cidade
          imperial brasileira. Os navios permaneceram cinco dias no Rio de   Navios brasileiros surtos no Tejo
          Janeiro e cada um dos membros das guarnições disfrutou a seu
          modo aquela estadia.                                  18 DE ABRIL
           Sobre a viagem em si, que demorou exactamente um mês, não
          há muito a relatar. Tanto à ida como no regresso os navios fizeram   A 18 de Abril, o paquete Funchal e os navios de guerra
          escala  na  ilha  de  S.  Vicente,  no  arquipélago  de  Cabo  Verde,   que o escoltavam atingiram as proximidades dos Penedos
          uma  paragem  sempre  agradável  especialmente  para  quem  já   de S. Pedro e S. Paulo, passando, portanto, a navegar em
          lá tinha feito, durante quase um ano, uma comissão de serviço   águas territoriais brasileiras. Nesse dia, dois aviões da Força
                                                                Aérea Brasileira sobrevoaram o local. Enquanto uma das
          embarcado.                                            aeronaves despejava uma “chuva” de flores sobre os navios,
           Na viagem de regresso tivemos a boa surpresa de escalar por   a  outra,  através  do  rádio,  transmitia  uma  mensagem  de
          umas horas a cidade de Salvador, a cidade fundada em 1549 por   boas-vindas do Presidente Médici ao Presidente Américo
          Tomé de Sousa e que é a capital do estado da Bahia, graças ao   Tomás, que, entre outras coisas, afirmava em tom cordial:
          que  na  altura  constou  ter  sido  o  desejo  da  filha  do  Almirante   “o  Brasil  o  aguarda  com  emoção  para  expressar-lhe,
          Américo Tomás, o que permitiu ficar com um vislumbre daquela   durante nosso encontro fraterno – que constituirá (…) um
          encantadora cidade.                                   dos mais significativos capítulos na história da comunidade
           Depois,  por  desejo  do  Presidente  da  República,  em  3  de   luso-brasileira – a admiração e o afeto que lhe desperta a
          maio  pelas  09h40m ,  também  demandamos  os  Penedos  de    figura do Presidente de Portugal”. Cabe destacar que, em
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          S. Pedro e S. Paulo, que conseguimos avistar graças ao rigor do   1922, ano em que o Brasil comemorava os 100 anos da
          ponto  astronómico  conseguido  em  difíceis  circunstâncias  pelo   sua emancipação política, os aviadores portugueses Gago
          navegador da fragata Almirante Gago Coutinho. Desde a largada   Coutinho e Sacadura Cabral concluíram a primeira travessia
          do porto de Salvador que o céu se manteve muito nublado, pelo   aérea do Atlântico Sul. No decurso dessa travessia ocorreu
          que as observações do Sol e as observações crepusculares das   o pouso épico do hidroavião Lusitânia em águas brasileiras;
          estrelas  ficaram  muito  comprometidas,  o  que  tornava  menos   a amaragem por escassez de combustível, a 18 de abril,
          rigorosos os cálculos para a determinação do ponto, num tempo   deu-se na mesma região em que estavam os sete navios
                                                                em companhia – os Penedos de S. Pedro e S. Paulo.


            D. PEDRO DE BRAGANÇA
                                                              em que ainda não existia o GPS. Felizmente que, quase à última
                                                              hora, se conseguiram observar três estrelas que eram o número
                            Pedro de Alcântara Francisco António   mínimo de observações necessárias para determinar a posição.
                             João Carlos Xavier de Paula Miguel Ra-
                              fael Joaquim José Gonzaga Pascoal   A VIAGEM – AVARIAS
                              Cipriano Serafim nasceu em 1798,
                               no Palácio Real de Queluz, sendo   Na  fragata  Almirante  Gago  Coutinho  ocorreu  um  episódio  que
                               filho  do  Príncipe  Regente  (mais   podia ter sido dramático. Passadas poucas horas após a saída de
                               tarde D. João VI) e de sua mulher    Lisboa, avariou-se uma das duas caldeiras do navio. A visão da saída
                               D. Carlota Joaquina.           do pessoal pela escotilha da casa das caldeiras foi terrível, de tronco
                               Em  1808  seguiu  para  o  Brasil
                             quando  a  Família  Real  lá  procu-  nu, envolto em nuvens de vapor e a gritar que se sentiam queimados,
                                                              nunca mais foi esquecida por quem assistiu a essa emergência.
                            rou refúgio para escapar às invasões
                          francesas.                           Felizmente  que,  passado  o  susto,  se  verificou  que  ninguém
             Em  1821  a  Família  Real  regressou  ao  Reino,  tendo    tinha  queimaduras  graves  e  rapidamente  se  passou  à  fase  de
            D. Pedro ficado no Brasil, onde veio a liderar o processo de   voltar  a  pôr  o  navio  operacional,  acendendo  a  outra  caldeira.
            independência e se tornou o seu primeiro Imperador.   Era  sempre  uma  operação  delicada  e  que  demorava  várias
             Em 1831 abdicou do trono imperial e regressou à Europa   horas,  com  o  desconforto  do  balanço  do  navio  atravessado  à
            para defender o direito ao trono de Portugal da sua filha    vaga e uma atenção muito apertada ao único gerador eléctrico
            D. Maria da Glória (mais tarde D. Maria II).      de  emergência,  muito  subdimensionado  para  as  necessidades,
                                                              mesmo as mais essenciais do navio e que, por vezes, queimava
                                                              uns componentes chamados rectificadores.


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