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REVISTA DA ARMADA | 573
PILOTO DA MARINHA
PARTICIPA NA OPERAÇÃO EUNAVFOR MED IRINI
A BORDO DE NAVIO ALEMÃO
O 1TEN Patronilho Duarte, um piloto da Marinha Portuguesa, esteve embarcado durante 54 dias no EGV BONN, um navio da República
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Federal da Alemanha que se encontrava no Mar Mediterrâneo a participar na operação EUNAVFOR MED IRINI .
QUALIFICAÇÃO NO LYNX MK88A
quando do envio dos helicópteros Lynx portugueses para
Amodernização no Reino Unido, optou-se por colocar alguns
pilotos da Marinha Portuguesa em esquadrilhas de helicópteros
congéneres. O 1TEN Patronilho Duarte encontra-se a prestar
serviço na Alemanha desde agosto de 2019.
Após ter participado numa fase de conversão ao helicóptero
Lynx MK88A, foi transferido, após concluir a sua qualificação,
para a esquadra operacional de voo Lynx (3. Staffel – MFG5).
Nesta unidade realizou diversos voos operacionais em território
alemão, e teve a oportunidade de participar numa missão
operacional no Mediterrâneo – Operação EUNAVFOR MED IRINI.
OPERACIONALIZAÇÃO DO EMBARGO À LÍBIA
Os meios empenhados nessa missão teriam a tarefa de efetuar
No âmbito do processo de pacificação do território da Líbia,
e com o objetivo de auxiliar a resolução da longa guerra civil inspeções no mar alto a navios suspeitos de transportar armas
daquele país, as Nações Unidas decidiram (Resolução 2292 do ou outro material proibido de e para a Líbia. Outras tarefas que
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Conselho de Segurança – UNSCR 2292 ) implementar um embargo também atribuídos a esses meios, no âmbito da mesma operação,
a armas e a material com elas relacionado no alto mar líbio; as envolvem a prevenção da exportação ilícita de petróleo (crude
armas porventura encontradas nos boardings e nas inspeções e refinados), a capacitação e treino da Guarda Costeira e da
em alto mar ou em portos para onde os navios suspeitos forem Marinha da Líbia, e ainda o apoio para a disrupção das redes de
conduzidos (os contentores suspeitos são abertos), seriam tráfico de pessoas.
destruídas ou direcionadas para estados diferentes do da origem A operação EUNAVFOR MED IRINI teve, portanto, início a 31
e do destino da carga. de março de 2020, prolongando-se até 31 de março de 2023.
Em 2020 foi reconhecido que havia que rever (melhorar) À data de 30 de março de 2022, com dois anos portanto, os
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os termos da operação em curso relativa à implementação navios participantes escalados tinham já executado mais de 250
da Resolução 2292. A 17 de fevereiro o Conselho de Negócios aproximações amigáveis, mais de seis mil contatos / interrogações
Estrangeiros da União Europeia chegou a acordo político para via rádio VHF-FM e 22 ações de boarding e inspeção.
pôr fim à operação EUNAVFOR MED SOPHIA e lançar uma nova
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operação no Mediterrâneo. Em 31 de março o Conselho Europeu EMBARQUE, NAVEGAÇÕES E FUNÇÕES A BORDO
adotou a Decisão (PESC ) 2020/472 que criou e lançou uma
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operação militar da União Europeia no Mediterrâneo (EUNAVFOR A ida para bordo do EGV BONN, portanto desde a Alemanha até
MED IRINI), nos termos da qual se pode recorrer à utilização de Creta (onde o navio já se encontrava atracado e em missão), foi
aeronaves, navios e satélites para implementar o embargo. realizada através de transporte aéreo militar.
MAIO 2022 13