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REVISTA DA ARMADA | 573
          PILOTO DA MARINHA



          PARTICIPA NA OPERAÇÃO EUNAVFOR MED IRINI

          A BORDO DE NAVIO ALEMÃO




          O 1TEN Patronilho Duarte, um piloto da Marinha Portuguesa, esteve embarcado durante 54 dias no EGV  BONN, um navio da República
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          Federal da Alemanha que se encontrava no Mar Mediterrâneo a participar na operação EUNAVFOR MED IRINI .
          QUALIFICAÇÃO NO LYNX MK88A

             quando  do  envio  dos  helicópteros  Lynx  portugueses  para
         Amodernização no Reino Unido, optou-se por colocar alguns
          pilotos da Marinha Portuguesa em esquadrilhas de helicópteros
          congéneres.  O  1TEN  Patronilho  Duarte  encontra-se  a  prestar
          serviço na Alemanha desde agosto de 2019.
           Após  ter  participado  numa  fase  de  conversão  ao  helicóptero
          Lynx  MK88A,  foi  transferido,    após  concluir  a  sua  qualificação,
          para  a  esquadra  operacional  de  voo  Lynx  (3.  Staffel  – MFG5).
          Nesta unidade realizou diversos voos operacionais em território
          alemão,  e  teve  a  oportunidade  de  participar  numa  missão
          operacional no Mediterrâneo – Operação EUNAVFOR MED IRINI.
          OPERACIONALIZAÇÃO DO EMBARGO À LÍBIA
                                                               Os meios empenhados nessa missão teriam a tarefa de efetuar
           No  âmbito  do  processo  de  pacificação  do  território  da  Líbia,
          e  com  o  objetivo  de  auxiliar  a  resolução  da  longa  guerra  civil   inspeções no mar alto a navios suspeitos de transportar armas
          daquele país, as Nações Unidas decidiram (Resolução 2292 do   ou outro material proibido de e para a Líbia. Outras tarefas que
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          Conselho de Segurança – UNSCR 2292 ) implementar um embargo   também atribuídos a esses meios, no âmbito da mesma operação,
          a armas e a material com elas relacionado no alto mar líbio; as   envolvem a prevenção da exportação ilícita de petróleo (crude
          armas  porventura  encontradas  nos  boardings  e  nas  inspeções   e  refinados),  a  capacitação  e  treino  da  Guarda  Costeira  e  da
          em alto mar ou em portos para onde os navios suspeitos forem   Marinha da Líbia, e ainda o apoio para a disrupção das redes de
          conduzidos  (os  contentores  suspeitos  são  abertos),  seriam   tráfico de pessoas.
          destruídas ou direcionadas para estados diferentes do da origem   A operação EUNAVFOR MED IRINI teve, portanto, início  a 31
          e do destino da carga.                              de  março  de  2020,  prolongando-se  até  31  de  março  de  2023.
           Em  2020  foi  reconhecido  que  havia  que  rever  (melhorar)   À  data  de  30  de  março  de  2022,  com  dois  anos  portanto,  os
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          os  termos  da  operação  em  curso  relativa  à  implementação   navios participantes  escalados tinham já executado mais de 250
          da Resolução 2292. A 17 de fevereiro o Conselho de Negócios   aproximações amigáveis, mais de seis mil contatos / interrogações
          Estrangeiros  da  União  Europeia  chegou  a  acordo  político  para   via rádio VHF-FM e 22 ações de boarding e inspeção.
          pôr fim à operação EUNAVFOR MED SOPHIA  e lançar uma nova
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          operação no Mediterrâneo. Em 31 de março o Conselho Europeu  EMBARQUE, NAVEGAÇÕES E FUNÇÕES A BORDO
          adotou  a  Decisão  (PESC )  2020/472  que  criou  e  lançou  uma
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          operação militar da União Europeia no Mediterrâneo (EUNAVFOR   A ida para bordo do EGV BONN, portanto desde a Alemanha até
          MED IRINI), nos termos da qual se pode recorrer à utilização de   Creta (onde o navio já se encontrava atracado e em missão), foi
          aeronaves, navios e satélites para implementar o embargo.   realizada através de transporte aéreo militar.

























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