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REVISTA DA ARMADA | 573
NAVIOS DA CLASSE TEJO
NRP GUADIANA
REATIVAÇÃO, MODERNIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO
Os navios patrulha costeiros da Classe Tejo encontram-se ao serviço da Marinha Portuguesa (MP) desde 2015.
A aquisição destes meios teve como objetivo substituir os navios da classe Cacine e o NRP Schultz Xavier, por um período transitório
de, pelo menos, dez anos, permitindo o replaneamento do programa de construção das Lanchas de Fiscalização Costeira aquando
duma revisão da Lei de Programação Militar. A RA nº 491, de dezembro de 2014 e a RA nº 509, de julho de 2016, já abordaram a
história da sua compra e alguns detalhes característicos da classe.
O NRP Guadiana chegou a terras lusas a 15 de agosto de 2015, tendo sido rebocado desde a Dinamarca.
AÇÕES TÉCNICAS JÁ LEVADAS A CABO NOS levantamento dos componentes que compôem os sistemas
NAVIOS DA CLASSE e equipamentos de forma a edificar a Gestão da
Configuração. Em paralelo, compilar e reorganizar
projeto inicial de reativação, modernização e integração dos toda a documentação existente (na sua maioria, em
O navios da Classe Tejo na Marinha, traduziu-se nas seguintes Dinamarquês) e adicionar os manuais dos novos sistemas
ações para cada navio: e equipamentos a implementar. Posteriormente analizar toda
– Execução de uma Docagem, incluindo Prova de Estabilidade, a documentação e criar o sistema de gestão da manutenção
para avaliação do estado de cada navio e, caso necessário, para a classe e proceder à identificação e catalogação de
correção das anomalias encontradas na fibra do casco. todos os sobressalentes necessários de forma a que se possa
– Realização de ações de manutenção planeada, condicionada operar e manter o navio.
e corretiva, incluindo uma revisão geral aos geradores (motores
diesel e alternadores) no representante do fabricante em O QUE FALTA FAZER
Portugal e a reativação da turbina nos navios que a têm
incorporada. Embora o NRP Guadiana tenha chegado em agosto,
– Modernização / reconfiguração dos seguintes compartimentos foi aumentado ao efetivo dos navios de guerra, a partir de 28
e sistemas: de abril de 2015, sendo, neste momento, o único dos quatro
• Ponte e Centro de Comunicações; navios da Classe Tejo onde ainda não foi concluído o projeto de
• Enfermaria; reativação, modernização e integração inicialmente previsto.
• Sistema de Gestão da Plataforma; Logo em 2016 foi nomeada parte da guarnição, essencialmente
• Sistemas de navegação e vigilância (radar, giro, EO, pessoal das áreas técnicas, de forma a possibilitar
sensores, etc.); o acompanhamento dos trabalhos das acões de manutenção.
• Sistema Integrado de Navegação; Foi assim proporcionando a esses elementos, o conhecimento do
• Embarcações e respetivos meios de manobra; navio, a forma como funcionam os sistemas e equipamentos e os
• Compressor de ar respirável; metodos de manutenção a aplicar. Esses elementos mantiveram-
• Sistemas de comunicações e de dados (GMDSS, SICC, -se a bordo até meados de 2020.
satélite); e Muito já foi feito. O NRP Guadiana já realizou uma
• Metralhadora portátil Browning 12,7 mm. Docagem, que foi concluída no final de dezembro de 2017.
– Criação do Apoio Logístico Integrado (ALI), começando pelo Nessa intervenção foram definidos uma série de trabalhos
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