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REVISTA DA ARMADA | 575





























           Chegada de Sacadura Cabral e Gago Coutinho à Ilha das Enxadas, Rio de Janeiro, a 17 de junho de 1922.


          TRAVESSIA AÉREA DO ATLÂNTICO SUL

          COMEMORAÇÕES NO RIO DE JANEIRO





          A épica Travessia Aérea do Atlântico Sul  de Sacadura Cabral e Gago Coutinho terminou no dia 17 de junho de 1922, quando o Fairey
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          17 amarou na Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. A viagem concluiu-se após 11 etapas, 62 horas de voo ao longo de 79 dias, com
          inúmeras aventuras e contratempos que foram sendo superados devido à perseverança dos aeronautas e ao incondicional apoio que
          tiveram da Marinha e do povo português e brasileiro.
          Para assinalar o centenário deste feito glorioso, deslocou-se ao Rio de Janeiro uma comitiva da Comissão Aeronaval para a Comemoração
          do 100TAAS  composta por: VALM Coelho Cândido, Vice-CEMA; TGEN Rafael Martins, Presidente da Comissão Histórico-Cultural da
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          Força Aérea; TGEN Mimoso e Carvalho, Assessor da Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea; COR Mouta Raposo, Diretor do
          Museu do Ar; CMG Maurício Barbosa, Chefe da Divisão de Relações Externas do EMA; CMG Silveirinha Canané, Adido de Defesa Junto
          à Embaixada de Portugal no Brasil; e CFR Baptista Cabral, Comandante da Esquadrilha de Helicópteros.


          SEMINÁRIO INTERNACIONAL COMEMORATIVO                tarefas de controlo do mar e projeção de poder sobre terra, pelo mar
                                                              e ar. Tem igualmente capacidade para executar missões de caráter
             programa  das  comemorações  contou  com  um  forte  apoio   humanitário, auxílio a vítimas de desastres naturais, evacuação de
         O  e colaboração da Marinha do Brasil (MB) e da Força Aérea   não combatentes e operações de manutenção de paz.
          Brasileira (FAB). O primeiro evento - o Seminário Internacional   Do NAM Atlântico, a comitiva da Comissão Aeronaval deslocou-
          Comemorativo  do  Centenário  da  Primeira  Travessia  Aérea   se para a Ilha das Enxadas, um local simbólico onde, há 100 anos,
                                                              se situava a Escola de Aviação Naval e onde terminou, de facto,
          do Atlântico Sul – resultou duma parceria entre a Diretoria do   a  Travessia.  Foi  aqui  que  ficou  estacionado  o  Fairey 17  até  à
          Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) e o   chegada do seu navio de apoio, o NRP Carvalho Araújo.
          Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), e realizou-
          se a 21 de junho. Temas abordados:
           – “Asas Portuguesas no Rio de Janeiro: 1922-2022”, pelo TGEN
          Mimoso e Carvalho;
           – Dimensão Científica da Travessia aérea do Atlântico Sul”, pelo
          CFR Baptista Cabral;
           – “O papel da Marinha do Brasil”, pelo VALM José Carlos Mathias
          (MB), Diretor da DPHDM; e
           – “Primeira Travessia aérea do Atlântico Sul, Coragem e Precisão”,
          pelo  Brigadeiro  do  Ar  Roberto  Ferreira  Pitrez,  Subdiretor  de
          Divulgação do INCAER.
          ILHA DAS ENXADAS


           No dia 22 de junho, a comitiva da Comissão Aeronaval visitou o   Descerramento da placa comemorativa do 100TAAS no Museu do CIAW,
          NAM  Atlântico , atual capitânia da esquadra da MB, projetado para   Ilha das Enxadas.
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