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REVISTA DA ARMADA | 576
EMBARQUE NO USCG CUTTER
MOHAWK
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Ao abrigo da cooperação entre a Marinha Portuguesa e a Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG ), um oficial português embarcou
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no USCG cutter Mohawk (WMEC-913), para realizar a travessia do oceano Atlântico.
COOPERAÇÃO COM USCG O cutter Mohawk, que comboiou dois 2 cutters mais pequenos
na travessia do Atlântico, entrou em Lisboa a 29 de junho, i.e.,
o âmbito de contactos institucionais desenvolvidos após 18 dias de mar.
Nregularmente entre o Estado-Maior da Armada, através
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da Divisão de Relações Externas, e o Adido Naval junto da O MOHAWK E OS CUTTERS DA CLASSE FAMOUS
Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, identificou-se o
interesse em desenvolver um programa de cooperação com a O USCGC Mohawk é o décimo terceiro e último dos cutters
USCG, designadamente na área do Serviço de Busca e Salvamento da classe Famous (ver caixa). Foi batizado em 9 de setembro de
Marítimo assegurado pela Marinha, e no âmbito da qual existe 1989, aumentado ao efetivo em março de 1991 e, desde então,
uma cooperação duradoura, de âmbito operacional, entre o serviu a Guarda Costeira Americana numa ampla variedade de
MRCC Delgada e os MRCC Boston, MRCC Norfolk e MRCC San missões, incluindo Busca e Salvamento, “Law Enforcement” e
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Juan, todos eles guarnecidos pela USCG. Operações de Interdição de Migrantes Estrangeiros. O Mohawk
Neste enquadramento, foi recebido no passado mês de maio um resgatou milhares de migrantes haitianos, cubanos e da
convite, endereçado à Marinha Portuguesa, para que um oficial República Dominicana nas Caraíbas. O cutter também intercetou
embarcasse no USCG cutter Mohawk durante o trânsito entre Key mais de 80 navios carregados com drogas, detendo centenas de
West, Florida e Lisboa, ou seja, por um período de 18 dias. contrabandistas de narcóticos e negando centenas de milhões de
dólares em lucro com a venda de narcóticos ilícitos aos cartéis de
EMBARQUE drogas. A sua base principal é em Key West, na Flórida.
O principal objetivo deste embarque foi o estreitamento das
relações entre a Marinha e a USCG no âmbito da execução das
missões comuns, nomeadamente observar o modus operandi CUTTERS DA CLASSE FAMOUS
da Coast Guard e recolher informação sobre táticas, técnicas e
procedimentos que possam constituir uma mais-valia para a Deslocamento ……………….....……..………………….. 1.829 t
Marinha Portuguesa nas seguintes áreas: missões de segurança Comprimento / Boca ...…………………….……. 82 m / 12 m
marítima, em particular as que envolvem operações inter- Calado .……………………………………………………………..4,4 m
agências; vigilância marítima; proteção do ambiente marinho; Propulsão ………….…....…… 2 motores Diesel: ALCO V-18
assistência marítima; resposta a desastres; e atividade piscatória. Velocidade ..…………………………………………………… 20 nós
Raio de Ação ….……………………………………….. 11.400 Nm
O GMAR João Pedro Silva Piteira, atualmente colocado no NRP Guarnição .………………………………………………….……..... 97
Tejo, foi projetado para os Estados Unidos no dia 10 de junho. Sensores
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O oficial da Marinha Portuguesa embarcou no USCGC Mohawk, Radar de controlo de tiro .……………………………….. MK 92
que largou de Key West, na Florida, a 12 de junho, e rumou a Radar de superfície .………………………….......………. SPS-73
Lisboa. No decorrer do trânsito, o GMAR Piteira desempenhou Armamento
funções de Oficial de Quarto a bordo do navio, tendo o controlo do Peça de artilharia …………………...……………….. Mk 76 mm
mesmo durante alguns dos exercícios efetuados, nomeadamente Metralhadoras ……………………....……….…….. 2 x 12.7 mm
nos de Homem ao Mar e Avaria no Leme. Aeronaves orgânicas
O poder observar e aprender todo o tipo de procedimentos MH-65C Dolphin / HH-60 Jayhawk / MH-68 Stingray 1x
utilizados pela Guarda Costeira Americana no quotidiano de um Outros dados
navio da classe Famous a navegar, constituiu uma experiência Dispõe de hangar retrátil.
muito enriquecedora para o GMAR Piteira.
10 AGOSTO 2022