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REVISTA DA ARMADA | 576

          de sistemas essenciais a bordo e a reação a avarias e a situações   CONCLUSÃO
          de  emergência.  Envolvendo  os  sistemas  de  emergência  e
          salvamento e os sistemas de comando e controlo da plataforma,   O NRP  Arpão  dispõe  de  uma  guarnição   de  31  homens  e  2
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          permitiu a solidificação de procedimentos relativos às exigentes   mulheres, tendo sido apoiado durante a revisão intermédia, com
          rotinas na operação de um submarino em imersão.     especial enfoque durante o PTS e a preparação e realização das
           Durante o período de PTS, o navio esteve entregue:  Provas de Mar, pelos militares da ES e da guarnição «irmã» do
           – À guarnição, para treino, durante todo o arco diurno; e  NRP Tridente.
           – Às equipas de manutenção (funcionários do AA, SA e TkMS,    Todo  o  processo  da  RI01+D01  teve  a  coordenação  e  gestão
          e militares da DN-DS e da ES) durante o arco noturno, para levar   do  projeto  a  cargo  dos  militares  da  DN-DS,  que  para  além  do
          a cabo correções e provas a cais adicionais consoante necessário.   seu papel de supervisão sobre as intervenções do AA, SA e da
                                                              TkMS,  primaram  pelo  acompanhamento  constante  durante  as
          SAT  – PROVAS DE MAR                                diversas fases do processo, validando a qualidade dos trabalhos
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                                                              realizados  desde  as  desmontagens  ao  aprontamento  e  provas
           Com  a  guarnição  treinada  e  certificada,  o  navio  largou  para   de mar, passando pela manutenção e extensas provas oficinais,
          as tão aguardadas  provas de mar – SAT –, que consistiram na   culminando nas provas de mar, que permitiram a «entrega» do
          verificação do correto funcionamento e na operação de todos os   navio  do  setor  do  material  ao  setor  das  operações,  garantido
          sistemas, a navegar. Neste período, através de um planeamento   assim  que  o  navio  está  disponível  e  pronto  para  iniciar  um
          de provas robusto e intenso, todos os sistemas de bordo foram   novo ciclo operacional, contribuindo para a missão da Marinha
          operados  e  testados  desde  a  superfície  até  à  cota  máxima   Portuguesa, das Forças Armadas e de Portugal no Mar.
          de  operação,  com  particular  atenção  à  primeira  entrada  em
          imersão e a posterior ida à profundidade máxima operacional. A
          confirmação da estanquidade do navio e o correto funcionamento          Colaboração do COMANDO DO NRP ARPÃO
          dos principais sistemas de segurança, como as bombas de esgoto
          e o importantíssimo Motor Elétrico Principal, são essenciais para
          o garante da confiança na plataforma e na funcionalidade dos
          sistemas.                                             Notas
                                                                1
                                                                 Sucessor  do  estaleiro  original  de  construção  -  Howaldtswerke-Deutsche
           As  provas  de  mar,  realizadas  na  costa  portuguesa,  foram  o   Werft (HDW).
          culminar de todo um processo   – a primeira RI01+D01 do NRP   2   Acrónimo anglo-saxónico para Harbour Acceptance Trials.
          Arpão,  logo  em  Portugal  –  que  culminou  com  o  regresso  do   3   Acrónimo anglo-saxónico para Sea Acceptance Trials.
          submarino ao dispositivo dos navios operacionais e prontos para   4   A  8 oficiais, 11 sargentos e 14 praças.
          o serviço da Marinha e de Portugal.






































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           Entrada na doca seca da AA-SA para a Docagem, aquando do início da Revisão Intermédia.



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