Page 13 - Revista da Armada
P. 13
REVISTA DA ARMADA | 576
de sistemas essenciais a bordo e a reação a avarias e a situações CONCLUSÃO
de emergência. Envolvendo os sistemas de emergência e
salvamento e os sistemas de comando e controlo da plataforma, O NRP Arpão dispõe de uma guarnição de 31 homens e 2
4
permitiu a solidificação de procedimentos relativos às exigentes mulheres, tendo sido apoiado durante a revisão intermédia, com
rotinas na operação de um submarino em imersão. especial enfoque durante o PTS e a preparação e realização das
Durante o período de PTS, o navio esteve entregue: Provas de Mar, pelos militares da ES e da guarnição «irmã» do
– À guarnição, para treino, durante todo o arco diurno; e NRP Tridente.
– Às equipas de manutenção (funcionários do AA, SA e TkMS, Todo o processo da RI01+D01 teve a coordenação e gestão
e militares da DN-DS e da ES) durante o arco noturno, para levar do projeto a cargo dos militares da DN-DS, que para além do
a cabo correções e provas a cais adicionais consoante necessário. seu papel de supervisão sobre as intervenções do AA, SA e da
TkMS, primaram pelo acompanhamento constante durante as
SAT – PROVAS DE MAR diversas fases do processo, validando a qualidade dos trabalhos
3
realizados desde as desmontagens ao aprontamento e provas
Com a guarnição treinada e certificada, o navio largou para de mar, passando pela manutenção e extensas provas oficinais,
as tão aguardadas provas de mar – SAT –, que consistiram na culminando nas provas de mar, que permitiram a «entrega» do
verificação do correto funcionamento e na operação de todos os navio do setor do material ao setor das operações, garantido
sistemas, a navegar. Neste período, através de um planeamento assim que o navio está disponível e pronto para iniciar um
de provas robusto e intenso, todos os sistemas de bordo foram novo ciclo operacional, contribuindo para a missão da Marinha
operados e testados desde a superfície até à cota máxima Portuguesa, das Forças Armadas e de Portugal no Mar.
de operação, com particular atenção à primeira entrada em
imersão e a posterior ida à profundidade máxima operacional. A
confirmação da estanquidade do navio e o correto funcionamento Colaboração do COMANDO DO NRP ARPÃO
dos principais sistemas de segurança, como as bombas de esgoto
e o importantíssimo Motor Elétrico Principal, são essenciais para
o garante da confiança na plataforma e na funcionalidade dos
sistemas. Notas
1
Sucessor do estaleiro original de construção - Howaldtswerke-Deutsche
As provas de mar, realizadas na costa portuguesa, foram o Werft (HDW).
culminar de todo um processo – a primeira RI01+D01 do NRP 2 Acrónimo anglo-saxónico para Harbour Acceptance Trials.
Arpão, logo em Portugal – que culminou com o regresso do 3 Acrónimo anglo-saxónico para Sea Acceptance Trials.
submarino ao dispositivo dos navios operacionais e prontos para 4 A 8 oficiais, 11 sargentos e 14 praças.
o serviço da Marinha e de Portugal.
Foto SAJ ETC Silva Parracho
Entrada na doca seca da AA-SA para a Docagem, aquando do início da Revisão Intermédia.
AGOSTO 2022 13

