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REVISTA DA ARMADA | 576
Vigilância ativa por parte de todos os elementos da guarnição. Bote recolhido para bordo por constituir um perigo para a navegação.
– Foram detetados dois botes com motor fora de borda e COMPUTO FINAL
diversos jerricans de gasolina. Em ambas as situações, por serem
considerados perigos à navegação foram recebidas instruções Durante o período da missão, foram realizadas as seguintes
para os recolher. O primeiro bote recolhido pelo NRP Mondego 51 ações de treino interno, para a manutenção dos padrões
foi, posteriormente, entregue às autoridades espanholas já no de prontidão naval e integração de novos elementos a bordo:
porto de Almería. 2 exercícios BIR I de combate a incêndios; 6 MISCEX 801 (exercícios
– Uma ação SAR, a pedido do ICC Madrid, relativa ao afundamento de homem ao mar); 6 exercícios de manobra da embarcação;
de uma embarcação de fibra com 17 pessoas a bordo. Para além 1 MISCEX 802 (exercício de avaria no leme); 1 operação de
do NRP Mondego, tiveram igualmente uma participação ativa nas mergulho; 1 MAQUINEX (exercício de máquinas); 1 palestra de
buscas por pessoas que ainda se encontravam desaparecidas, saúde; e 33 PILOTEX VISUAL.
diversos meios aéreos e marítimos que também se encontravam Ao chegar à BNL no dia 2 de julho, o NRP Mondego tinha
nas proximidades do local de afundamento. acrescentado aos seus róis 388 horas de navegação (ver quadro)
e 3955 milhas náuticas percorridas.
A participação do NRP Mondego assegurou os compromissos
Horas de missão 783h 05m assumidos por Portugal no âmbito do controlo dos fluxos de migração
Horas de navegação 388h 28m irregular, da gestão de fronteiras e do combate à criminalidade
Horas de patrulha na AO 295h 05m transfronteiriça, objetivos principais da operação INDALO 22.
Horas atracado/ fundeado 404h 02m
Tempos de referência Colaboração do COMANDO DO NRP MONDEGO
AGOSTO 2022 15

