Page 9 - Revista da Armada
P. 9
REVISTA DA ARMADA | 577
ÁREA DE OPERAÇÕES DO MAR BÁLTICO
SNMG1 realizou a patrulha marítima nesta
O região durante cerca de três semanas,
período em que ocorreram ainda exercícios de
oportunidade com marinhas aliadas.
Entre os portos visitados pelo SNMG1 durante
este período de navegação no Mar Báltico
destacam-se os portos de Aarhus na Dinamarca, Tallin na Estónia
1
e Kiel na Alemanha.
O período que se seguiu à largada de Aarhus, foi caracterizado
pela realização de exercícios de oportunidade (PASSEX),
2
nomeadamente com meios navais e aéreos finlandeses ,
conduzindo-se exercícios que permitem estreitar laços com
países aliados, assegurando valiosas oportunidades de treino
para as unidades do SNMG1.
Com a força naval atracada no porto de Tallin, realizaram-se
diversas atividades entre elementos de forças NATO destacadas bordo, navegação incluída, antes da rendição de comando.
3
De regresso ao Mar Báltico, a força naval atracou no porto
neste país. A “vida” a bordo do NRP Corte-Real foi dada a conhecer de Kalundborg, na Dinamarca, para aquele que seria um dos
a cerca de 20 militares de diversas nações, nomeadamente
franceses, alemães e ingleses; o mesmo aconteceu nas outras momentos mais importantes desta missão – a rendição de
comando do NRP Corte-Real.
unidades navais. Em simultâneo, uma delegação composta por A cerimónia em que o CF Amaral Henriques recebeu o comando
cerca de 50 militares dos navios do SNMG1 visitou a Base Militar do navio do CF Carmo Falcato foi presidida pelo Comandante
de Tapa, na Estónia, onde foram realizadas diversas atividades de Naval, VALM Chaves Ferreira, e contou com a presença da
cariz miliar, como forma de “intercâmbio” entre países da NATO. Comandante da SNMG1, COM Jeanette Morang, e com os
Uma vez mais predominou a componente social e de partilha de comandantes dos outros navios do SNMG1 .
6
conhecimentos e contatos entre elementos de diversas nações
NATO, sem dúvida uma parte importante da missão conduzida PASSEX COM O TASK-GROUP 6
pela força naval.
Kiel, tão conhecido pelos marinheiros portugueses, foi o último
4
Já sob as ordens do novo Comandante, a fragata Corte-Real
porto do Báltico, antecedendo mais uma tirada no Mar do Norte, largou pela última vez dum porto enquanto navio integrante do
que levaria o SNMG1 a visitar terras britânicas – o porto de SNMG1, dado que o próximo porto da força seria Lisboa.
Newcastle Upon Tyne.
O período de permanência no Mar Báltico terminou com um Após a largada, foi conduzido um PASSEX importante com o
7
breve PASSEX com uma força anfíbia norte-americana que se grupo-tarefa anfíbio norte-americano AS6. O PASSEX durou
três dias, durante os quais foi cumprido um intenso seriado
encontrava de chegada e com quem o SNMG1 haveria de se operacional. Os navios que constituíam a Força Naval da
5
cruzar mais para a frente na missão, e realizar um importante NATO navegaram em conjunto com os navios americanos USS
exercício de três dias.
Kearsarge, USS Paul Igantius, USS Gunston Hall e USS Arlington
e realizaram diversos exercícios de luta de superfície e defesa
ÁREAS DE OPERAÇÕES DO MAR DO NORTE E DO aérea, luta antissubmarina, manobras e evoluções avançadas
MAR BÁLTICO entre as duas forças e ainda treino de reabastecimento no mar.
Uma vez mais, demonstrou-se a importância deste tipo de
RENDIÇÃO DE COMANDO
Após ter saído do Mar Báltico, o SNMG1
realizou um período de navegação
extenso, que englobou um desafiante
planeamento de treino preparado
para elevar os padrões de resposta das
unidades que integram esta Força Naval.
Após esses diversos exercícios de tiro, de
luta de superfície e defesa contra ameaças
assimétricas, de treino de procedimentos
de comunicações, e ainda de treino de
emergências internas tais como combate
a incêndio e alagamentos, a Força Naval
atracou no porto de Newcastle Upon
Tyne, no Reino Unido.
Neste porto embarcou o futuro
comandante do NRP Corte-Real, o CF
Amaral Henriques, que acabaria por
receber serviço, conhecer a guarnição
e familiarizar-se com a fragata durante
os cerca de dez dias que permaneceu a
SETEMBRO / OUTUBRO 2022 9