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REVISTA DA ARMADA | 579
GUERRA NO PACÍFICO
A 2ª BATALHA NAVAL DE GUADALCANAL
PERSISTÊNCIA DO TOKYO EXPRESS
o pôr do sol do dia 13 de novembro de 1942,
Aum avião bombardeiro B-17, em patrulha
marítima, avistou 11 contratorpedeiros
japoneses escoltando 12 navios de transporte,
cada um capaz de transportar cerca de 1.000
homens. A partir das ilhas Shortlands, o
CALM Raizo Tanaka (1892-1969) tentava mais
uma vez levar a água ao seu moinho, ou seja,
desembarcar mais reforços em Guadalcanal.
Nessa noite, os couraçados Haruna e Kirishima,
acompanhados por navios de escolta, dirigiram-
-se para a baía de Iron Bottom com o propósito
de bombardear Henderson Field.
Ainda com operários do estaleiro a bordo,
o USS Enterprise largou de Noumeia para se
opor à nova tentativa japonesa de reforçar
Guadalcanal. Aos primeiros alvores do dia
14, os seus aviões em patrulha detetaram
os navios inimigos a oeste daquela ilha.
Sem perda de tempo, esquadras do porta-
-aviões e de Henderson Field iniciaram um trunfo importante.
ataques contínuos com bombas e Contudo, o novo radar
torpedos que provocaram o afundamento SG (Microwave Surface
dos cruzadores Kinugasa, Chokai e Isuzu and Low Air Search
e infligiram danos consideráveis no Radar) e a sua correta
contratorpedeiro Michishio. operação técnica e
Mantendo o Enterprise mais para sul, fora do alcance da aviação utilização tática deram a Lee uma vantagem, que se revelaria
inimiga, Halsey deu ordens à TF64 do CALM Willis A. Lee (1888- decisiva no desenrolar do combate.
1945) para se dirigir para as proximidades de Guadalcanal, A 2ª Batalha Naval de Guadalcanal, nome pelo qual ficou
levando o Washington (BB-56) e o South Dakota (BB-57), dois conhecida, foi uma das raras ações de superfície da guerra
dos novos couraçados que tinham entrado ao serviço em 1941 no Pacífico entre couraçados. Nesta batalha, o Kirishima foi
e 1942, respetivamente. Embora tivesse sido criticado por prontamente atacado e gravemente atingido pela artilharia
enviar dois couraçados para as águas perigosas de Guadalcanal, do Washington, após ter sido detetado pelo radar. Os danos
Halsey estava determinado a pôr um ponto final nas pretensões provocados foram tão extensos que Kondo optou pelo seu
japonesas. Mais, tinha total confiança em Lee de quem dizia afundamento para evitar uma agonia idêntica à do Hiei na
“ser um especialista em todo o armamento desde 0,45 a 16 véspera. Para além do Kirishima, mais dois contratorpedeiros
polegadas”. Lee era também considerado como um dos oficiais japoneses foram afundados
mais conhecedores e experientes na operação e exploração tática O South Dakota foi atingido pela artilharia inimiga sofrendo
dos novos radares. alguns danos. Uma avaria no sistema elétrico causou falhas no
radar e nas comunicações o que levou o seu comandante a rumar
COMBATES ENTRE COURAÇADOS para sul afastando-se da área de combate. Dos 4 contratorpedeiros
americanos, apenas o Gwin conseguiu sobreviver, embora com
Na manhã do dia 14, aviões em patrulha detetaram e localizaram alguns danos. O Benham, o Preston e o Walke foram afundados
o comboio de Tanaka que, apesar das contrariedades, continuava na refrega.
rumo a Guadalcanal. Após vários ataques por aeronaves de Considerando o poder de fogo dos dois modernos couraçados
Henderson Field e do Enterprise, 8 dos navios de transporte americanos, os danos infligidos ao inimigo nesta ação não foram
foram afundados. Os 4 restantes conseguiram chegar à praia de impressionantes. Contudo, esta foi a última vez que os japoneses
Tassafaronga, onde desembarcaram parte das tropas, sem contudo empregaram grandes unidades navais na tentativa de reforçar
conseguir desembarcar o material pesado e mantimentos. e recuperar Guadalcanal. Embora uma vitória americana em
Acompanhado com 4 contratorpedeiros, os couraçados de Lee Guadalcanal se tenha começado a vislumbrar no horizonte como
entraram em contacto com a força inimiga, constituída pelos o mais provável desfecho da campanha, uma derradeira batalha
couraçados Haruna e Kirishima, 4 cruzadores e 9 contratorpedeiros viria a ser travada no mar, com sabor amargo para a marinha
e comandada pelo experiente VALM Nabutake Kondo (1886- americana, no dia 30 de novembro de 1942.
1953). No combate que se seguiu, embora os japoneses tenham
sido apanhados de surpresa, a sua superioridade numérica e a sua Piedade Vaz
experiência em combate noturno revelaram-se novamente como CFR REF
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