Page 53 - Revista da Armada
P. 53
nel a um débito de manuseamento de
2000 toneladas por hora, em terminal
próprio para o carregamento de açúcar
a granel com espaço para a recepção
e carregamento de dois comboios diá-
rios de 1000 toneladas cada, e com-
plexo sistema de embarque dos navios
partindo dos armazéns em pontos
elevados, caindo nos porões por gra-
vidade através duma calha distri-
buidora telescópica conseguindo-se
um ritmo de embarque de 750 tone-
ladas por hora. O cais do Gorjão
cresceu, entretanto, para ter já hoje
2433 metros acostáveis a navios de
longo curso, e foi equipado com mate-
rial do mais eficiente para movimen-
tação e armazenamento de cargas.
Não nos dá o espaço limitado destas
t páginas para entrar em detalhes que
seriam, também, monótona, se bem
que significativa, sucessão de números.
Adiantemos, todavia que Lourenço
Marques possui armazéns com área
coberta de seis quilómetros quadrados,
cerca de 200 unidades mecânicas de Visita do cais de S. Vicente - Cabo Verde
transporte, três vias férreas para cir-
culação de comboios, alguns dos quais, como da sua densidade por extensão encher as «bancas» e as relações
de carvão, podem ser descarregados territorial; é que, sendo pràticamente secundárias que daí nasciam com a
elevando um vagão de cada vez e igual o número de instalações em terra deram ao Mindelo dias felizes
basculando -o directamente para o Angola e Moçambique, a relação entre de apreciável prosperidade, hoje recor-
porão do navio, ou por descarrega- a linha de costa e a área interior é dados saudosamente nalgumas
dora eléctrica debitando 800 toneladas quase duas vezes maior nesta segunda «mornas». Depois, havemos de convir,
por hora. província (em números exactos: 1 ,3 km não soubemos defender a posição de
Angola e Moçambique possuem, toda- em Angola, 2,8 km em Moçambique) relevo conquistada, os navios mudaram
via, outros portos importantes de longo pelo que se pode deduzir proliferação de combustível, passaram a ser mais
curso, servindo naturalmente cada um talvez exagerada de ·instalações na rápidos, o tempo de pennanência nos
sua linha própria de escoamento ou província atlântica; todavia, uma portos foi cifrado em prejuízo, e acor-
de penetração. Luanda movimenta ocupação maior por maior população dámos já manhã alta quando outros
actualmente mais de dois milhões de de consumo na co.sta angolana, uma se ergueram a tempo de aliciar com
toneladas de carga por ano e o Lobito, densidade populacional maior e mais ofertas mais atraentes e melhor assis-
à roda de um milhão e novecentas produtiva nos 6 distritos do litoral, tência os interesses dos carregadores.
mil toneladas. Na Beira, as cifras e também maiores riquezas pecuárias, Hoje, S, Vicente procura recuperar
oscilam, nos últimos anos, entre três mineiras e de pesca em exploração um pouco da estagnação de algumas
milhões e três milhões e meio, o porto nesta província ocidental, tudo se con- décadas, construíram-se instalações
de Nacala, aguardando ainda o grande jugando com melhores condições de acostáveis com quatro cais em aspa,
afluxo das produções ricas do interior, navegação, de águas tranquilas e de dois de 310 metros com fundos de
movimenta já 340 mil toneladas, pos- !numeros portos abrigados da-costa, - '1 1.5 metros, e dois de 160 a cotas
suindo grandes instalações de combus- explicam aquela diferença de densi- de 9 metros e meio, com intervalos
tíveis quer para descarga de petro- dade portuária. • ainda para receberem navios de cabo-
leiros, quer para fornecimentos à nave- Cabo Verde possui uma das melhores tagem, de guerra, rebocadores, barcos
gação. baías, ou portos naturais do Atlântico, de pesca e outros menores, servindo
Na linha de portos secundários, IS famoso e rico quando outras condições sobretudo para o fornecimento decom-
em Angola, e 14 em Moçambique, não eram necessárias, tempos em que bustíveis líquidos através de adequado
movimenta-se também apreciável corriam - segundo expressão local - equipamento de «pipelines» ligados
volume de mercadorias sendo interes- fibras de cavalinho pelas ruas. A pri- aos depósitos das empresas concessio-
sante frizar apenas a diferença essen- vilegiada posição atlântica, as suas nárias. Um porto de mar, todavia, ou
cial da natureza de cargas entre as enonnes instalações de carvão, o tempo movimenta muita carga e é origem
duas grandes províncias africanas, bem que os navios tinham de demorar para em si mesmo de riqueza, fixàção
15