Page 53 - Revista da Armada
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nel  a um débito de manuseamento de
        2000 toneladas por hora, em terminal
        próprio para o carregamento de açúcar
        a  granel  com  espaço  para a  recepção
        e carregamento de dois comboios diá-
        rios  de  1000  toneladas  cada,  e com-
        plexo sistema de embarque dos navios
        partindo  dos  armazéns  em  pontos
        elevados,  caindo  nos  porões  por gra-
        vidade  através  duma  calha  distri-
        buidora  telescópica  conseguindo-se
        um  ritmo  de  embarque  de  750  tone-
        ladas  por  hora.  O  cais  do  Gorjão
        cresceu,  entretanto,  para  ter  já  hoje
        2433  metros  acostáveis  a  navios  de
        longo curso, e foi  equipado com mate-
        rial  do  mais  eficiente para movimen-
        tação e armazenamento de cargas.
        Não  nos  dá  o  espaço  limitado  destas
  t     páginas  para  entrar  em  detalhes  que
        seriam,  também,  monótona,  se  bem
        que significativa, sucessão de números.
        Adiantemos,  todavia  que  Lourenço
        Marques  possui  armazéns  com  área
        coberta de seis quilómetros quadrados,
        cerca  de  200  unidades  mecânicas  de   Visita do cais de S.  Vicente - Cabo  Verde
        transporte,  três  vias  férreas  para cir-
        culação de comboios, alguns dos quais,   como  da  sua densidade  por  extensão  encher  as  «bancas»  e  as  relações
        de  carvão,  podem  ser  descarregados   territorial;  é que,  sendo  pràticamente  secundárias  que  daí  nasciam  com  a
        elevando  um  vagão  de  cada  vez  e  igual  o  número  de  instalações  em  terra  deram  ao  Mindelo  dias  felizes
        basculando -o  directamente  para  o  Angola e Moçambique, a relação entre  de apreciável prosperidade, hoje recor-
        porão  do  navio,  ou  por  descarrega-  a  linha  de  costa  e  a  área  interior  é  dados  saudosamente  nalgumas
        dora eléctrica debitando 800 toneladas  quase duas vezes  maior nesta segunda  «mornas». Depois, havemos de convir,
        por hora.                          província (em números exactos: 1 ,3 km  não  soubemos  defender  a  posição  de
        Angola e Moçambique possuem, toda-  em  Angola,  2,8 km  em  Moçambique)  relevo conquistada, os navios mudaram
        via, outros portos importantes de longo   pelo que se pode deduzir proliferação  de  combustível,  passaram  a  ser  mais
        curso, servindo naturalmente cada um   talvez  exagerada  de  ·instalações  na  rápidos, o  tempo de pennanência nos
        sua  linha  própria  de  escoamento  ou   província  atlântica;  todavia,  uma  portos foi  cifrado em  prejuízo, e acor-
        de  penetração.  Luanda  movimenta  ocupação  maior por maior população  dámos  já  manhã  alta  quando  outros
        actualmente  mais  de  dois  milhões  de  de  consumo  na  co.sta  angolana,  uma  se  ergueram  a  tempo  de  aliciar  com
        toneladas de carga por ano e o Lobito,  densidade  populacional  maior e  mais  ofertas  mais atraentes  e melhor assis-
        à  roda  de  um  milhão  e  novecentas  produtiva  nos  6  distritos  do  litoral,  tência os  interesses  dos  carregadores.
        mil  toneladas.  Na  Beira,  as  cifras  e também maiores riquezas pecuárias,  Hoje,  S,  Vicente  procura  recuperar
        oscilam,  nos  últimos  anos,  entre  três  mineiras  e  de  pesca  em  exploração  um  pouco  da  estagnação  de  algumas
        milhões e três milhões e meio, o porto  nesta província ocidental, tudo se con-  décadas,  construíram-se  instalações
        de Nacala, aguardando ainda o grande  jugando  com  melhores  condições  de  acostáveis  com  quatro  cais  em  aspa,
        afluxo das produções ricas do interior,   navegação,  de  águas  tranquilas  e  de  dois  de  310  metros  com  fundos  de
        movimenta já 340 mil toneladas, pos-  !numeros  portos  abrigados  da-costa,  - '1 1.5  metros, e dois de  160  a cotas
        suindo grandes instalações de combus-  explicam  aquela  diferença  de  densi-  de  9  metros  e  meio,  com  intervalos
        tíveis  quer  para  descarga  de  petro-  dade portuária.           •  ainda para receberem navios de cabo-
        leiros, quer para fornecimentos à nave-  Cabo Verde possui uma das melhores  tagem, de guerra, rebocadores, barcos
        gação.                             baías, ou portos naturais do Atlântico,  de  pesca  e  outros  menores,  servindo
        Na  linha  de  portos  secundários,  IS   famoso e rico quando outras condições  sobretudo para o fornecimento decom-
        em  Angola,  e  14  em  Moçambique,   não  eram necessárias,  tempos em  que  bustíveis líquidos através de adequado
        movimenta-se  também  apreciável  corriam  - segundo expressão local  -  equipamento  de  «pipelines»  ligados
        volume de mercadorias sendo interes-  fibras  de cavalinho  pelas  ruas.  A  pri-  aos depósitos das empresas concessio-
        sante frizar  apenas  a diferença essen-  vilegiada  posição  atlântica,  as  suas  nárias. Um porto de mar,  todavia, ou
        cial  da  natureza  de  cargas  entre  as   enonnes instalações de carvão, o tempo  movimenta  muita  carga  e  é  origem
        duas grandes províncias africanas, bem   que os navios tinham de demorar para  em  si  mesmo  de  riqueza,  fixàção
                                                                                                             15
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