Page 49 - Revista da Armada
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Sobre um  rochedo de Capri vai  assen-
       tar essa inigualável figura de mármore
      que ficaria como  obra-prima da esta-
      tuária  mundial,  nada ficando  a dever
       às maiores. Com afã e carinho, o cinzel
      desbasta  a  pedra  informe  para  tirar
      dela  a  expressão  total  do  abandono
       e  do  desalento.  Da-,.cabeça  aos  pés,
      cada linha tem essa marca. Os cabelos
       revoltos emolduram uma face fina,  de
      traços  marcados  pelo  desgosto,  aba-
      tida,  não  ousando  levantar  o  olhar
      que,  apesar  de  fixar  qualquer  coisa
       ali perto, não a vê ... Sabemos que está
      focado  para o  infinito,  num completo
       alheamento das coisas ...
      A curvatura dos ombros e do dorso, o
      relaxamento  dos  braços  e  da  perna
       esquerda,  a magnífica linha que desce
      do ombro esquerdo aos dedos da mão,
      com  apoio  na  perna  direita,  reco-
       lhida, conferem  à estátua essa expres-
      são  de desalento que Soares dos  Reis
      tinha  em  mente.  O  DESTERRADO,
      a despeito dessa pose quieta e serena,
      tem  a animá-lo o fogo da vida interior
      e  a  sublimidade  da  renúncia  consen-
      tida.  Da mesma forma que em  alguns
      andamentos  lentos  de certas obras de
      Beethoven,  poderíamos caracterizar a
      sua  aparente  serenidade  como  uma
      sublime  inacção  - a  quietude  que
      nasce  da dolorosa  renúncia  ao  que  é   " Soares dos Reis » por Marques d' Oliveira  (no  Museu Soares dos Reis- Porto)
      vão  e  transitório.
       Soares dos  Reis  foi  na  vida,  efectivw-
                                          parte  dos  artistas  contemporâneos  Almedina»  (hoje  no  Museu  de  Arte
       mente,  um  desterrado.  A  tortura  do
                                          como obra de primeiro plano, foi  apo-  Contemporânea), os bustos de «A Con-
      afastamento,  o  abismo  de  sofrimento   dado  de  plagiato  por  outros  e  dene-  dessa  de  Mosef»  (no  mesmo  museu),
      que lhe impôs a distância da Pátria, o   grido  no  seu  valor.  É  sempre  assim!  «Hintze  Ribeiro»,  «Domingos de Al-
      abatimento e prostração causados por   N a  esteira  das  grandes  realizações   meida Ribeiro»  e  «Fontes  Pereira de
      essa luta interior, sugeriram-lhe aquele   há  sempre  desenganos  e  dor.  Sen-  Melo»,  sua  última  obra,  segundo  se
      espantoso drama de melancolia. Nunca   tiu-a  Soares  dos  Reis  na  sua  carne   crê.  Precursor  do  Realismo  na  Arte
      uma  derrocada  moral  foi  traduzida   pelas  injúrias  e  calúnias  dos  cama-  Portuguesa,  foi  professor  de  Escul-
      em pedra com tão impressionante rea-  radas de ofício.  Ultrapassou  esse des-  tura  na Academia de  Belas  Artes  do
      lismo. Contagia-nos ao primeiro olhar.   gosto  e  afirmou-se  como  artista  de   Porto,  mas  nunca  se  conciliou  com
      A  obra  foi  apresentada  como  prova   eleição  em  muitas  outras  obras  das   a vida e com os  homens.  As  reformas
      final  dos  seus  estudos  de  bolseiro.   quais  se  destacam  a  estátua  de   do  ensino que propunha esbarravam
      Está  no  Museu  Soares  dos  Reis,  no   «D.  Afonso  Henriques»  em  Gui- :
                                                                             com  o  conservantismo  dos  rotineiros
      Porto.  Existe  uma cópia,  em  bronze,   marães,  a  de  «Brotero»  em  Coimbra
                                                                             medíocres  que o  não  compreendiam.
      no  Museu  de  Arte  Contemporânea,   (no  jardim  botânico),  «Artista  na
                                                                            Desesperado e eheio de amargura pôs
      em Lisboa, que possui também o gesso   Infância»  e  «Busto  de  uma  Senhora   tràgicamente  fim  aos  seus  dias,  num
      que  serviu  para  a  sua  modelação.   Inglesa»  (Mrs.  Elisa  Leech).  Este   gesto de desespero,  em  16 de Novem-
      «O  DESTERRADO»  bem  merece       busto  está exposto  no  Museu de Arte   bro  de  1889.  Os  seus  conterrâneos
      que o visitem quando faz precisamente   Contemporânea  em  Lisboa  e  é  uma   perpetuaram a sua memória com uma
      100  anos.  Quem  o  fizer  não  perderá   obra-prima  de  psicologia.  Nele  se   estátua da autoria de Teixeira Lopes,
      o seu  tempo,  pois admirará uma obra   sente  toda  a  segurança  e  mestria  de   a  qual  se  ergue  numa  praça  em  Vila
      sublime.                            Soares dos Reis.                   Nova  de  Gaia.             .
      Quando foi apresentado publicamente,   São  dele  também  «A  Saudade  e  o
      produziu  enonne  espanto  e  também   Abandonado »,  «Flor  Agreste» ,
      alguma inveja! Considerado pela maior   «A  Filha  dos  Condes  de  Vinhó  e                  O.  Lemos

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