Page 52 - Revista da Armada
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Por muito que a vida do  espírito  seja  nidades,  nem  de  meios  exploráveis.   função  de  não  deixar  fugir  de  nós
           ca~a vez  maior,  aquela fronteira hon-  Assiste-se  ainda  a  uma  aceleração   todo  o justificado orgulho  dos  verdes
           rosa  entre o  homem  e os  outros seres  constante  deste  processo  que  passa  a   anos,  e  nos  mostrar  também  as  res-
          vivos,  fonte  de  agradáveis  momentos   exigir adopção indispensável de novos   ponsabilidades  de  intervir  como  ele-
          e  sensações,  como  a  leitura,  a  inves-  dimensionamentos  para  eficiência  de  mentos  participantes  da  actual  gera-
          tigação científica,  a prática dialéctica,   estruturas:  ao  sapateiro  de  vão-de-  ção,  para  um  futuro  em  que  parar
          ou  simples  bate-papo  descontraído . e   -escada  sucede  a  grande  indústria de   - dissemos  - é morrer.
           irresponsável  de  fim  de  tarde  ameno,   sapataria,  à  mercearia  de  esquina  Possuímos,  de  facto,  nas  terras  e  nas
          em  roda  de  amigos,  a  manutenção   sucede o supermercado,  ao  transporte  rotas  oceânicas  que  definitivamente
          do  organismo  vivo  continua  a  ter  ronceiro de carga geral sucede o navio  desvendámos  para  todos  os  povos,
          como  prática  não  substituível  - ou   rápido  ' especializado  - frigorífico,   óptimos  portos  de  mar,  singulares
          quase  - a ingestão de alimentos, para  mineraleiro, de cereais, até de vinhos.   pontos  de  convergência  e  de  irradia-
           a  qual  se  encaminham,  seja  por  que  E ao tráfego de carroça ou burrinho de  ção  do  grande  tráfego  de  bens 'que
           vias  for,  e como  fim  último,  todas  as   azeiteiro  tem  de  suceder  a  grande  o  homem  permuta  e  consome.  Não
          diligências, todo o  trabalho, muscular   máquina  ferroviária,  rodoviária,  de  são  portos  de  mar apenas  por consti-
          ou  intelectual,  que  o  indivíduo  dis-  apetrechamento portuário, etc.   tuirem  baías  abrigadas,  estuários
           pende.  Estuda-se  mais,  desenvolvem-  Portugal,  nação  talhada  na  Europa  amplos,  ou  enseadas  profundas  de
           -se  esforços  maiores,  aprofunda-se  a  dos  séculos  doze  a  catorze,  voltada  fáceis  acessos;  isso  poderia  satisfazer
           investigação, revolucionam-se métodos   logo  a  seguir  para  a única  saída que  o ritmo lento da vida de há um século,   ,
           de  trabalho,  constroem-se  máquinas  se  lhe  oferecia  - o  mar  - onde  o  mas  seria  hoje  pouco  mais  qúe  nada.
           a substituir memórias humanas e exer-  destemor,  a audácia e a ciência absor-  São portos de mar, dignos desse nome,
          cícios.  de  raciocínio  preconcebido,   vida  de  europeus  e  árabes  lhe  per-  porque  permitem  o  escoamento  do
           tudo  para o  que  se chama em  última  mitiu  a  realização  do  descobrimento  tráfego  nos  prazos  que  a  dinâmica
           análise  a  promoção  social  dos  povos,   de  terras  e  rotas  que  encheram  os  social  ao  nível  das  nações  requer  e
           que consiste  infelizmente em soluções  séculos  quinze e dezasseis, povo colo-  exige.
           tão  vanaveis  como  proporcionar,   nizador,  depois,  com  feitos  reconhe-  Em  Moçâmedes  podem  carregar-se
           a uns  tantos,  requintados  pormenores  cidos como  notáveis  para o  progresso   cinco mil toneladas de minério de ferro
           de  conforto  enquanto  para outros  se  dos  povos,  Portugal,  dizíamos,  acom-  por hora, em navios até 200 mil  tone-
           resume  a  procurar  garantir-lhes  o  panha  ao  ritmo  que  a  tantos  sur-  ladas  de  deslocamento,  e  o  volume
           mínimo  indispensável  para  manuten-  preende  pelo  invulgar de o  conseguir   total  de  mercadorias  movimentadas
           ção  de  sobrevivência.            mesmo  atacado  em  três  frentes  ou   ultrapassa  os  6  milhões  de  toneladas
           De  qualquer  modo,  e  sem  que  isto   quatro  fronteiras,  essa  revolução  de   anuais;  o  cais  acostável  do  Porto
           envolva adesão a materialismos puros,  progresso.                     Salazar, com fundos de 19 a 35 metros,
           a  verdade  é  que  em  todo  o  mundo  Aprendemos  na  escola,  não raro sem   é  constituído  por  uma  das  lages  de
           se  desenvolvem  cada  vez  mais  vastas  aquele  sentido  prático  dos  conheci-  betão  mais  extensas  do  mundo -
           actividades  para  acudir  à  explosão   mentos  úteis,  antes  como  bagagem  obra  notável  da  engenharia  portu-
           demográfica  que  se  desenvolve  nos  que  tem  de  ser  penosamente  trans-  guesa  - , com  325  metros de compri-
           gráficos  segundo  curvas  sucessiva-  portada  até  nos  livrarmos  dela  no   mento  por  18  de  largura,  a  que  se
           mente  de  maior  gradiante,  e  a  preo-  primeiro  exame,  que  possui, nos  no   acrescentou  no  último  ano  um  duque
           cupação  dos  indivíduos  mais  res-  Ultramar  dos  melhores  portos  do  de  alba  a  60  metros  do  extremo  do
           ponsáveis  de  todos  os  sectores  da  mundo,  e  a  pontinha de  orgulho  que  molhe; também o sistema de defensas,
           administração  anda  à  roda  da  pro-  nos  compensa  por  alguns  anos  dos  constituídas  por blocos  de  betão  sus-
          ·dução  de  bens  de  consumo,  que  vão   tormentos  de  decorar  matéria  inútil,   pensos,  de  100  toneladas"  actuando
           dó  automóvel  de  luxo  ou  mobiliário   preenche  as  nossas  exigências de cul-  por  inércia,  é  obra  interessantíssima
           anatómico,  à  tentativa  de  levar  pro-  tura geral.  Depois,  na vida,  ouvem-se  e eficiente.
           teínas  e  sais  minerais  aos  seres  discutir,  não  raro também; com certo  Lourenço Marques é o porto do Ultra-
           humanos  dos  mais  remotos  recantos  derrotismo  a  que  somos  permeáveis  mar de maior tráfego global que atinge
           do  planeta,  que  vegetam  quase  nos   e receptivos, as  grandes limitações da  actualmente  treze  milhões  de  tone-
           níveis ínfimos da subalimentação.   nossa  capacidade,  da  capacidade  da  ladas anuais.  Já em  1903 o cais acos-
           Com  isto  o  comércio  na  escala  mun-  nossa administração, de tal modo que  tável  do  Gorjão  tinha  meio  quiló-
           dial sobe de ritmo sen.sivelmente para-  os  outros,  os  estrangeiros,  é  que  são  metro de comprimento, vindo a crescer
           lelo  às  exigências do consumo,  e cada  bons,  e nós  nos  vamos  safando quase  sempre desde então para se desdobrar
           qual  procura alertar-se para não ficar  sempre atrás de todos, com a benevo-  hoje  no  estuário  do  Espírito  Santo
           preterido na corrida que envolve tudo,  lente ajuda da providência, e a divina  em  várias zonas  de  tráfego  especiali-
           porque  envolve  a  sobrevivêcia.  protecção  da  Senhora  de  Fátima.   zado,  de  que  se  destacam  as  instala-
           Mesmo  os  opulentos  de  hoje,  se   Ora,  o  conhecimento  certo  do  que  ções  para  combustíveis  líquidos  na
           param,  morrem.  Nasce daí,  uma con-  realmente temos feito,  face  a tal desi-  Matola com um cais de 164 metros de
           corrência  onde  não  há  lugar  a  des-  quilíbrio  de  informação,  pode  con-  comprimento, outro cais de 208 metros
           perdícios  de  tempo,  nem  de  oportu-  tribuir  positivamente  para  a  dupla  para carregamento de minérios a gra-
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