Page 52 - Revista da Armada
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Por muito que a vida do espírito seja nidades, nem de meios exploráveis. função de não deixar fugir de nós
ca~a vez maior, aquela fronteira hon- Assiste-se ainda a uma aceleração todo o justificado orgulho dos verdes
rosa entre o homem e os outros seres constante deste processo que passa a anos, e nos mostrar também as res-
vivos, fonte de agradáveis momentos exigir adopção indispensável de novos ponsabilidades de intervir como ele-
e sensações, como a leitura, a inves- dimensionamentos para eficiência de mentos participantes da actual gera-
tigação científica, a prática dialéctica, estruturas: ao sapateiro de vão-de- ção, para um futuro em que parar
ou simples bate-papo descontraído . e -escada sucede a grande indústria de - dissemos - é morrer.
irresponsável de fim de tarde ameno, sapataria, à mercearia de esquina Possuímos, de facto, nas terras e nas
em roda de amigos, a manutenção sucede o supermercado, ao transporte rotas oceânicas que definitivamente
do organismo vivo continua a ter ronceiro de carga geral sucede o navio desvendámos para todos os povos,
como prática não substituível - ou rápido ' especializado - frigorífico, óptimos portos de mar, singulares
quase - a ingestão de alimentos, para mineraleiro, de cereais, até de vinhos. pontos de convergência e de irradia-
a qual se encaminham, seja por que E ao tráfego de carroça ou burrinho de ção do grande tráfego de bens 'que
vias for, e como fim último, todas as azeiteiro tem de suceder a grande o homem permuta e consome. Não
diligências, todo o trabalho, muscular máquina ferroviária, rodoviária, de são portos de mar apenas por consti-
ou intelectual, que o indivíduo dis- apetrechamento portuário, etc. tuirem baías abrigadas, estuários
pende. Estuda-se mais, desenvolvem- Portugal, nação talhada na Europa amplos, ou enseadas profundas de
-se esforços maiores, aprofunda-se a dos séculos doze a catorze, voltada fáceis acessos; isso poderia satisfazer
investigação, revolucionam-se métodos logo a seguir para a única saída que o ritmo lento da vida de há um século, ,
de trabalho, constroem-se máquinas se lhe oferecia - o mar - onde o mas seria hoje pouco mais qúe nada.
a substituir memórias humanas e exer- destemor, a audácia e a ciência absor- São portos de mar, dignos desse nome,
cícios. de raciocínio preconcebido, vida de europeus e árabes lhe per- porque permitem o escoamento do
tudo para o que se chama em última mitiu a realização do descobrimento tráfego nos prazos que a dinâmica
análise a promoção social dos povos, de terras e rotas que encheram os social ao nível das nações requer e
que consiste infelizmente em soluções séculos quinze e dezasseis, povo colo- exige.
tão vanaveis como proporcionar, nizador, depois, com feitos reconhe- Em Moçâmedes podem carregar-se
a uns tantos, requintados pormenores cidos como notáveis para o progresso cinco mil toneladas de minério de ferro
de conforto enquanto para outros se dos povos, Portugal, dizíamos, acom- por hora, em navios até 200 mil tone-
resume a procurar garantir-lhes o panha ao ritmo que a tantos sur- ladas de deslocamento, e o volume
mínimo indispensável para manuten- preende pelo invulgar de o conseguir total de mercadorias movimentadas
ção de sobrevivência. mesmo atacado em três frentes ou ultrapassa os 6 milhões de toneladas
De qualquer modo, e sem que isto quatro fronteiras, essa revolução de anuais; o cais acostável do Porto
envolva adesão a materialismos puros, progresso. Salazar, com fundos de 19 a 35 metros,
a verdade é que em todo o mundo Aprendemos na escola, não raro sem é constituído por uma das lages de
se desenvolvem cada vez mais vastas aquele sentido prático dos conheci- betão mais extensas do mundo -
actividades para acudir à explosão mentos úteis, antes como bagagem obra notável da engenharia portu-
demográfica que se desenvolve nos que tem de ser penosamente trans- guesa - , com 325 metros de compri-
gráficos segundo curvas sucessiva- portada até nos livrarmos dela no mento por 18 de largura, a que se
mente de maior gradiante, e a preo- primeiro exame, que possui, nos no acrescentou no último ano um duque
cupação dos indivíduos mais res- Ultramar dos melhores portos do de alba a 60 metros do extremo do
ponsáveis de todos os sectores da mundo, e a pontinha de orgulho que molhe; também o sistema de defensas,
administração anda à roda da pro- nos compensa por alguns anos dos constituídas por blocos de betão sus-
·dução de bens de consumo, que vão tormentos de decorar matéria inútil, pensos, de 100 toneladas" actuando
dó automóvel de luxo ou mobiliário preenche as nossas exigências de cul- por inércia, é obra interessantíssima
anatómico, à tentativa de levar pro- tura geral. Depois, na vida, ouvem-se e eficiente.
teínas e sais minerais aos seres discutir, não raro também; com certo Lourenço Marques é o porto do Ultra-
humanos dos mais remotos recantos derrotismo a que somos permeáveis mar de maior tráfego global que atinge
do planeta, que vegetam quase nos e receptivos, as grandes limitações da actualmente treze milhões de tone-
níveis ínfimos da subalimentação. nossa capacidade, da capacidade da ladas anuais. Já em 1903 o cais acos-
Com isto o comércio na escala mun- nossa administração, de tal modo que tável do Gorjão tinha meio quiló-
dial sobe de ritmo sen.sivelmente para- os outros, os estrangeiros, é que são metro de comprimento, vindo a crescer
lelo às exigências do consumo, e cada bons, e nós nos vamos safando quase sempre desde então para se desdobrar
qual procura alertar-se para não ficar sempre atrás de todos, com a benevo- hoje no estuário do Espírito Santo
preterido na corrida que envolve tudo, lente ajuda da providência, e a divina em várias zonas de tráfego especiali-
porque envolve a sobrevivêcia. protecção da Senhora de Fátima. zado, de que se destacam as instala-
Mesmo os opulentos de hoje, se Ora, o conhecimento certo do que ções para combustíveis líquidos na
param, morrem. Nasce daí, uma con- realmente temos feito, face a tal desi- Matola com um cais de 164 metros de
corrência onde não há lugar a des- quilíbrio de informação, pode con- comprimento, outro cais de 208 metros
perdícios de tempo, nem de oportu- tribuir positivamente para a dupla para carregamento de minérios a gra-
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