Page 54 - Revista da Armada
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humana e prosperidade social, ou tem-  cendo  a condicionalismos  específicos,  tórios,  em  paralelo,  pelo  menos,  com
           de  oferecer  mais  qualquer  coisa  à   servem  as  necessidades  locais,  e  da  o  do  actual  Portugal  europeu,  requer
           navegação  que  o  procura;  servir  de   navegação que os demanda.   um  aumento de tráfego portuário que
           bomba de gasolina é pouco; a posição   Diz-se que  as  estradas  e caminhos  de  se traduz,  em  números  arredondados,
           invejável  de  meio  atlântico,  a  facili-  ferro  são  os  vasos  sanguíneos  que  para  30  milhões  de  toneladas  por
           dade  e  largueza  de  acessos,  as  con-  alimentam  a  vida  dos  territórios;  os  ano  para  Angola  e  23  milhões,  para
           dições  de  abrigo  natural,  talvez  jus-  portos de mar terão de constituir, nessa  Moçambique,  nos  valores  de  expor-
           tifiquem que o  Porto Grande dê novos   analogia, as grandes entradas e saídas  tação,  e 2  e 3,5  milhões de toneladas,
           passos  em  frente,  quem  sabe  se,  por   do  fluxo  vital.  Porém,  se  alguns  ser-  respectivamente, nos valores da impor-
           exemplo,  com  um  grande  estaleiro   vem  e  vivem  de  acordo  com  tal  con-  tação. As enormes potencialidades das
           naval. Oxalá tal se consiga.       ceito,  as  terras  que  lhes  ficam  pró-  duas  grandes  províncias  permitem
           Para S.  Tomé foi  concluído  em  1969   ximas, como é o caso das duas maiores  todavia calcular não  ser difícil  atingir
           o  estudo  do  complexo  Portuário  do   províncias  africanas,  outros  depen-  aqueles  i1íveis  de  rendimento  por-
           Morro  Carregado,  que  prevê  em  pri-  derão  do  trânsito  internacional,  cuja  tuário em  prazo  relativamente  breve,
           meira  fase  um  cais  de  longo  curso   evolução  se  condiciona  por contigên-  deduzindo-se daí a  necessidade impe-
           de 220 metros de extensão com fundos   cias  políticas  de  previsão  cada  vez  riosa  de  planeamento  para o  gradual
           de 10,5 metros. Bissau continua a ser-  r.nais complexa e aleatória.   e  adequado  desenvolvimento  de  ins-
           vir  a  drenagem  da  sua  mancarra  e  Angola  e  Moçambique  têm  visto  os  talações, sem o que não viriam a servir,
           coconote, tendo  aumentado sobretudo  seus  portos  modernizar-se,  mas  deve   nem  eles a se'r servidos, pelos grandes
           a  incidência  administrativa  centrali-  atentar-se  que  o  valor  de  tonelada   interesses - a vida, afinal - dos povos
           zada sobre os  pequenos  portos secun-  exportada  é  bastante  menor  que  o   que  deles  dependem.  É  tarefa  em
           dários  da  Província  com  a  evolução   valor de tonelada importada, circuns-  curso,  legado  e  responsabilidade  da
           da  anterior  administração  do  porto  tância que reduz  fretes  de retorno,  na   nossa  geração,  que  há-de  transmitir
           para ·Junta  Autónoma  dos  Portos  da  melhor  das  hipóteses,  com  insatisfa-  à  de  amanhã  o  facho  da corrida que
           Guiné,  que  vem  realizando  melhor  ção,  portanto,  das  empresas  explora-  não pára e  antes se  acelera: a corrida
           apetrechamento  dos  locais  servidos  doras  de  longo  curso.  A  antevisão de  do progresso e desenvolvimento.
           pela cabotagem. Dili e Macau, obede-  pleno desenvolvimento daqueles terri-                 S.  Machado




                                                                    ,  .                                  .

                                                         noticias pessoais







           CASAMENTOS                         1609/1.°  sarg.  T  -  João  Jacinto,  2887/c. T  - José Pais de Sousa. passou
                                              passou à  Reserva Aa em  2-7-71.   à Reserva em 7-7-71.
                                                                                 4908/1."  sarg.  ACM  -  Leonel  dos
           746171/2. ° gr. S  - Ferrei ra, casou em   4476/I.°sarg. ACM - Ilídio Rosário,
                                                                                  Santos,  passou  à  Reserva  Aa  em
           4-7-71  com  D.  Maria de Fátima GaI-  passou à Reserva Aa em  2-7-71.
                                                                                 7-7-71
           vão Marques Ferreira.
                                              3601 /c.  E  -  Vidal  Alves,  passou  à
                                                                                 734/1.° sarg.  F  -  Luís  Paiva.  passou
           353/68/mar. C  - Morgado, casou em   Reserva Aa em 5-7-71.
                                                                                 à  Reserva Aa em 7-7-71.
           12-7-71  com  D.  Lígia  Maria  Lopes
           de Faria Morgado.                   3697/c.  E  -  Ernesto  Rosa,  passou  à
                                                                                 1221 /c. F - Serafim Di as Gago. passou
                                               Reserva Aa em 5-7-71.
                                                                                 à Reserva Aa em  15-7-71 .
           PASSAGENS À  RESERVA:               754/1.° sarg.A - José Moreno, passou   2277/c. A  - Octávio Fernandes, pas-  ~
                                               à  Reserva Aa em  7-7-71 .         sou  à  Reserva Aa cm  15-7-71 .

           4479/1.° sarg.  ACM  - José Cabrita,   2253/c.  A  - José  Baptista,  passou  à  3290/c.  TFH  -  Domingos  Martins.
           passou  à  Reserva  Aa . em  1-7 -7 1 .   Reserva  Aa  em  7-7-7 1.   passou à  RcscrvaAacm  15-7-71.

           407/e.  A  - José  Candeias,  passou  à   1935/c.  T  - José  Ricardo,  passou  à   1097 /e.  T  -  Aníbal  Rosa.  passou  a
           Reserva Aa em  1 7-71.              Reserva  Aa  em  5-7-71.           Reserva Aa cm  16-7-71.


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