Page 54 - Revista da Armada
P. 54
humana e prosperidade social, ou tem- cendo a condicionalismos específicos, tórios, em paralelo, pelo menos, com
de oferecer mais qualquer coisa à servem as necessidades locais, e da o do actual Portugal europeu, requer
navegação que o procura; servir de navegação que os demanda. um aumento de tráfego portuário que
bomba de gasolina é pouco; a posição Diz-se que as estradas e caminhos de se traduz, em números arredondados,
invejável de meio atlântico, a facili- ferro são os vasos sanguíneos que para 30 milhões de toneladas por
dade e largueza de acessos, as con- alimentam a vida dos territórios; os ano para Angola e 23 milhões, para
dições de abrigo natural, talvez jus- portos de mar terão de constituir, nessa Moçambique, nos valores de expor-
tifiquem que o Porto Grande dê novos analogia, as grandes entradas e saídas tação, e 2 e 3,5 milhões de toneladas,
passos em frente, quem sabe se, por do fluxo vital. Porém, se alguns ser- respectivamente, nos valores da impor-
exemplo, com um grande estaleiro vem e vivem de acordo com tal con- tação. As enormes potencialidades das
naval. Oxalá tal se consiga. ceito, as terras que lhes ficam pró- duas grandes províncias permitem
Para S. Tomé foi concluído em 1969 ximas, como é o caso das duas maiores todavia calcular não ser difícil atingir
o estudo do complexo Portuário do províncias africanas, outros depen- aqueles i1íveis de rendimento por-
Morro Carregado, que prevê em pri- derão do trânsito internacional, cuja tuário em prazo relativamente breve,
meira fase um cais de longo curso evolução se condiciona por contigên- deduzindo-se daí a necessidade impe-
de 220 metros de extensão com fundos cias políticas de previsão cada vez riosa de planeamento para o gradual
de 10,5 metros. Bissau continua a ser- r.nais complexa e aleatória. e adequado desenvolvimento de ins-
vir a drenagem da sua mancarra e Angola e Moçambique têm visto os talações, sem o que não viriam a servir,
coconote, tendo aumentado sobretudo seus portos modernizar-se, mas deve nem eles a se'r servidos, pelos grandes
a incidência administrativa centrali- atentar-se que o valor de tonelada interesses - a vida, afinal - dos povos
zada sobre os pequenos portos secun- exportada é bastante menor que o que deles dependem. É tarefa em
dários da Província com a evolução valor de tonelada importada, circuns- curso, legado e responsabilidade da
da anterior administração do porto tância que reduz fretes de retorno, na nossa geração, que há-de transmitir
para ·Junta Autónoma dos Portos da melhor das hipóteses, com insatisfa- à de amanhã o facho da corrida que
Guiné, que vem realizando melhor ção, portanto, das empresas explora- não pára e antes se acelera: a corrida
apetrechamento dos locais servidos doras de longo curso. A antevisão de do progresso e desenvolvimento.
pela cabotagem. Dili e Macau, obede- pleno desenvolvimento daqueles terri- S. Machado
, . .
noticias pessoais
CASAMENTOS 1609/1.° sarg. T - João Jacinto, 2887/c. T - José Pais de Sousa. passou
passou à Reserva Aa em 2-7-71. à Reserva em 7-7-71.
4908/1." sarg. ACM - Leonel dos
746171/2. ° gr. S - Ferrei ra, casou em 4476/I.°sarg. ACM - Ilídio Rosário,
Santos, passou à Reserva Aa em
4-7-71 com D. Maria de Fátima GaI- passou à Reserva Aa em 2-7-71.
7-7-71
vão Marques Ferreira.
3601 /c. E - Vidal Alves, passou à
734/1.° sarg. F - Luís Paiva. passou
353/68/mar. C - Morgado, casou em Reserva Aa em 5-7-71.
à Reserva Aa em 7-7-71.
12-7-71 com D. Lígia Maria Lopes
de Faria Morgado. 3697/c. E - Ernesto Rosa, passou à
1221 /c. F - Serafim Di as Gago. passou
Reserva Aa em 5-7-71.
à Reserva Aa em 15-7-71 .
PASSAGENS À RESERVA: 754/1.° sarg.A - José Moreno, passou 2277/c. A - Octávio Fernandes, pas- ~
à Reserva Aa em 7-7-71 . sou à Reserva Aa cm 15-7-71 .
4479/1.° sarg. ACM - José Cabrita, 2253/c. A - José Baptista, passou à 3290/c. TFH - Domingos Martins.
passou à Reserva Aa . em 1-7 -7 1 . Reserva Aa em 7-7-7 1. passou à RcscrvaAacm 15-7-71.
407/e. A - José Candeias, passou à 1935/c. T - José Ricardo, passou à 1097 /e. T - Aníbal Rosa. passou a
Reserva Aa em 1 7-71. Reserva Aa em 5-7-71. Reserva Aa cm 16-7-71.
16