Page 351 - Revista da Armada
P. 351
COMO NASCEU A ESCOLA DE I'I:CNOLOGIA DE INSTRUÇÃO E TREINO
Os Antecedentes
Na década de 80, foi dedicada especial atenção
aos problemas da instrução, tendo a Marinha, em
1980, recebido o apoio consultivo duma equipa de es·
pecialistas da Armada dos EUA nas áreas da gestão
de efectivos, pessoal e instrução. Foram também
enviados alguns oficiais a visitar as escolas das Mari-
• nhas francesa e britânica, para além de oficiais do Es- Uma aula na ETlT a alunos do Curso de Formação de Sargentos
tado-Maior da Armada, da Direcção do Serviço de Ins-
(fOlO . RA. -Rui Salta).
trução e Treino (DSIT), do G 1 EA e do G2EA terem fre-
quentado, em 1981 e 1982, cursas sobre tecnologias o Nascimento da Escola de Tecnologia
de educação e treino na Escola de Apoio ao Treino, do de Educação e Treino (ETET)
Exército britânico.
O já referido despacho de 7 de Abril de 1983 tam-
bém confinnava a necessidade de evolução do curso
o Novo Sistema de Instrução e o Modelo
Abordagem Sistemâtica ao Treino (AST) de preparação de instrutores para uma Escola de
Tecnologia de Educação e Treino e um aumento de
efectivos do Grupo n. o 2 de Escolas da Armada de cer-
Em Agosto de 1981, a DSIT produziu um impor-
ca de três oficiais superiores.
tante documento designado por KBases Gerais de um
De facto, o Despacha n. O 7/84, de 30 de Março, do
Novo Sistema de Instrução», onde se anunciava uma
almirante CEMA, estabeleceu a relação de efectivos
nova filosofia de instrução e treino e se preconizavam
propostas de soluções para aumentar a eficácia e a (oficiais) nos seguintes quantitativos: três capitães·
-tenentes (dois da classe de marinha e um de enge-
eficiência do Sistema de Instrução e Treino Naval.
nheiros maquinistas navais) e um primeiro ou segun-
Pelo despacho de 7 de Abril de 1983, o almirante
do-tenente SG ou OT e, em 1986, a relação de efecti·
CEMA determinou a implantação faseada do ttNovo
vos (sargentos e praças) confirmou o quantitativo de
Sistema de Instrução» baseado no modelo AST, que
dois sargentos-chefes de qualquer classe e duas
já vinha sendo experimentado por outras Marinhas
praças.
há largos anos e com assinalável êxito.
A implantação do !INovo Sistema de Instrução» O CPI passou a adoptar a designação de ETET,
continuando a sua actividade a desenvolver-se na
efectuou-se através do lançamento experimental do
EAS.
modelo AST aos cursos de Instrução Técnica Básica
(ITB) do pessoal do Serviço Militar Obrigatório (SMO).
Assim, numa primeira fase, que decorreu de
Setembro de 1983 a Março de 1984, procedeu-se à for- A Criação da ETIT
mação de oficiais e sargentos para virem a conduzir
esta experiência piloto, através da frequência, no ain- Finalmente, em 1985, a ETET passou a designar-
da CPI, dos cursos que a seguir se indicam e que fo- se por ETIT. Esta escola foi formalizada através da
ram orientados pelas comandantes Aires da Silva e Portaria n. 236/85, de 26 de Abril, de que se transcre-
O
Mota Ribeiro e pelo então segundo-tenente OT Do- ve o seu artigo 2. 0 , que estabelece a missão da ETIT:
mingos da Fonseca : Curso de Gestão do Sistema de É criada a Escola de Tecnologia de Instrução e
Treino, Curso de Análise de Trabalho e Construção Treino, integrada no Grupo n . o 2 de Escolas da Arma-
de Objectivos, Curso de Concepção e Desenho de da, destinada a preparar o pessoal da Marinha em or-
Cursos e Curso de Técnicos de Teste e Validação do dem ao funcionamento eficiente e tecnicamente cor-
Treino. recto dos seus estabelecimentos de ensino, mediante
Numa segunda fase, que decorreu de Outubro de uma ajustada aplicaçlio dos principias e metodologia
1984 a Abril de 1985, desenvolveu-se um processo de de abordagem sistemática do treino.
análise de trabalho às praças do SMO das classes
de electricidade (E), radaristas (R), condutores de má-
quinas (CM), condutores de automóveis (V), abaste- A ETIT Hoje
cimento (L), cozinheiros (TFH), torpedeiros e detecto·
res (TT/TD) e fuzileiros (FZ). Actualmente, a ETIT tem ao seu serviço três ofi-
Numa terceira fase, de Abril de 1985 a Junho de ciais, dois sargentos e duas praças e compreende as
1987, procedeu-se ao desenho dos cursos destas ITB, seguintes instalações: um gabinete da direcção de
à condução de alguns deles, à realização do treino instrução e instrutores, uma secretaria escolar e paiol
on-job, à aplicação do processo de validação externa de material e quatro salas de aula.
e ainda à aplicação do modelo AST às ITB -classes Os cursos que no presente se ministram na ETIT
de artilheiros (Al e manobra (Ml-, assim como ao derivam da reformulação e actualização do antigo CPI
lançamento do processo de análise de trabalho às e dos cursos de AST referidos atrás, e são os seguin-
praças do SMO -classe de comunicações (C). tes: Curso de Técnicas de Ins trução -com a duração
25