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COMO NASCEU A ESCOLA DE I'I:CNOLOGIA DE INSTRUÇÃO E TREINO

          Os Antecedentes

              Na década de 80, foi  dedicada especial atenção
          aos  problemas  da  instrução,  tendo  a  Marinha,  em
           1980, recebido o apoio consultivo duma equipa de es·
           pecialistas da Armada dos EUA nas áreas da gestão
          de  efectivos,  pessoal  e  instrução.  Foram  também
           enviados alguns oficiais a visitar as escolas das Mari-
  •        nhas francesa e britânica, para além de oficiais do Es-  Uma aula na ETlT a  alunos do Curso de Formação de Sargentos
           tado-Maior da Armada, da Direcção do Serviço de Ins-
                                                               (fOlO . RA.  -Rui Salta).
           trução e Treino (DSIT), do G 1 EA e do G2EA terem fre-
           quentado, em 1981  e  1982, cursas sobre tecnologias   o Nascimento da Escola de Tecnologia
           de educação e treino na Escola de Apoio ao Treino, do   de Educação e Treino (ETET)
           Exército britânico.
                                                                  O já referido despacho de 7 de Abril de 1983 tam-
                                                               bém confinnava a necessidade de evolução do curso
           o  Novo Sistema de Instrução e o Modelo
           Abordagem Sistemâtica ao Treino (AST)               de  preparação  de  instrutores para  uma  Escola  de
                                                               Tecnologia  de Educação e  Treino e  um aumento de
                                                               efectivos do Grupo n. o 2 de Escolas da Armada de cer-
              Em Agosto de 1981, a  DSIT produziu um impor-
                                                               ca de três oficiais superiores.
           tante documento designado por KBases Gerais de um
                                                                  De facto, o Despacha n. O  7/84, de 30 de Março, do
           Novo Sistema de Instrução», onde se anunciava uma
                                                               almirante CEMA, estabeleceu a  relação de efectivos
           nova filosofia de instrução e treino e se preconizavam
           propostas de soluções para aumentar a  eficácia e  a   (oficiais)  nos seguintes quantitativos: três capitães·
                                                               -tenentes (dois da classe de marinha e um de enge-
           eficiência  do  Sistema de Instrução e  Treino  Naval.
                                                               nheiros maquinistas navais) e um primeiro ou segun-
              Pelo despacho de 7 de Abril de 1983, o almirante
                                                               do-tenente SG ou OT e, em 1986, a relação de efecti·
           CEMA determinou a  implantação faseada do ttNovo
                                                               vos (sargentos e praças) confirmou o quantitativo de
           Sistema de Instrução» baseado no modelo AST, que
                                                               dois  sargentos-chefes  de  qualquer  classe  e  duas
           já vinha  sendo experimentado por outras Marinhas
                                                               praças.
           há largos anos e com assinalável êxito.
              A  implantação do  !INovo  Sistema de Instrução»    O CPI passou a  adoptar a  designação de ETET,
                                                               continuando  a  sua  actividade  a  desenvolver-se  na
           efectuou-se através do lançamento experimental do
                                                               EAS.
           modelo AST aos cursos de Instrução Técnica Básica
           (ITB) do pessoal do Serviço Militar Obrigatório (SMO).
              Assim,  numa  primeira  fase,  que  decorreu  de
           Setembro de 1983 a Março de 1984, procedeu-se à for-  A Criação da ETIT
           mação de oficiais e  sargentos para virem a  conduzir
           esta experiência piloto, através da frequência, no ain-  Finalmente, em 1985, a  ETET passou a  designar-
           da CPI, dos cursos que a seguir se indicam e que fo-  se por ETIT.  Esta escola foi  formalizada através da
           ram orientados pelas comandantes Aires da Silva e   Portaria n. 236/85, de 26 de Abril, de que se transcre-
                                                                        O
           Mota Ribeiro e  pelo então segundo-tenente OT Do-   ve o seu artigo 2. 0 ,  que estabelece a missão da ETIT:
           mingos da Fonseca : Curso de Gestão do Sistema de      É  criada  a  Escola  de  Tecnologia  de Instrução e
           Treino,  Curso de Análise de Trabalho e  Construção   Treino, integrada no Grupo n . o 2 de Escolas da Arma-
           de  Objectivos,  Curso  de  Concepção e  Desenho de   da, destinada a preparar o pessoal da Marinha em or-
           Cursos e  Curso de Técnicos de Teste e Validação do   dem ao funcionamento eficiente e tecnicamente cor-
           Treino.                                             recto dos seus estabelecimentos de ensino, mediante
              Numa segunda fase, que decorreu de Outubro de    uma ajustada aplicaçlio dos principias e metodologia
           1984 a Abril de 1985, desenvolveu-se um processo de   de abordagem sistemática do treino.
           análise  de trabalho às  praças do SMO  das classes
           de electricidade (E), radaristas (R), condutores de má-
           quinas (CM), condutores de automóveis (V), abaste-  A ETIT Hoje
           cimento (L), cozinheiros (TFH), torpedeiros e detecto·
           res (TT/TD) e fuzileiros (FZ).                         Actualmente, a ETIT tem ao seu serviço três ofi-
              Numa terceira fase, de Abril de 1985 a Junho de   ciais, dois sargentos e duas praças e compreende as
           1987, procedeu-se ao desenho dos cursos destas ITB,   seguintes instalações:  um gabinete da direcção de
           à  condução de alguns deles,  à  realização  do  treino   instrução e instrutores, uma secretaria escolar e paiol
           on-job, à aplicação do processo de validação externa   de material e quatro salas de aula.
           e  ainda à  aplicação do modelo AST às ITB -classes    Os cursos que no presente se ministram na ETIT
           de artilheiros  (Al  e  manobra (Ml-, assim como ao   derivam da reformulação e actualização do antigo CPI
           lançamento do  processo  de análise  de  trabalho às   e dos cursos de AST referidos atrás, e são os seguin-
           praças do SMO -classe de comunicações (C).          tes: Curso de Técnicas de Ins trução -com a duração

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