Page 346 - Revista da Armada
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meia nova comissão composta pelos: maJor ae enge-      Em seguimento, d  comissão adquiriu uma relojoa-
             nharia Frederico Dom, astrónomo; capitão-de-fraga-  ria de precisão, com dispositivos para contactos eléc-
             ta Hugo de Lacerda Castelo Branco, hidrógrafa e ca-  tricos, à  firma J. &A. Ungerer, de Estrasburgo, nessa
             pitão-tenente Augusto Ramos da Costa, hidrógrafo,   época território alemão e célebre pela seu monumen-
             de elaborar um projecto de substituição e instalação   tal relógio. considerado durante alguns séculos como
             de novo sinal horàrio do porto de Lisboa, que satisfi-  a sétima maravilha do Mundo, que incluía um pêndu-
             zesse  as  necessidades  mais  exigentes  da  navega-  lo de metro, em lnvar, construido especialmente na
             ção(4),                                             Universidade Técnica de Munique,  pela quantia de
                Dessa  comissão  destacamos  o  major  Frederico   1842 marcos.
             Oom, filho do vice-almirante Frederico Augusto Oom,    Os  quadros  de  distribuição  e  outros  acessórios
             astrónomo de grande mérito e  primeiro director do   foram adquiridos à  firma  Siemens &  Halske, de Ber-
             Real  Observatório Astronómico de Lisboa,  pelo seu   lim, e foram instalados pelo ((electricista)) Werner von
             notável  curriculo  relacionado  com  os  problemas   Siemens, por 1987 marcos (').
             horários, especialmente no estrangeiro.                Os dispositivos de remontagem da corda e neces·
                Efectivamente, já em 1907 ele fora incumbido, em   sários acumuladores de reserva subiram esta verba
             missão de estudo, de verificar ~dn loco))  os principais   para 4259 marcos.
             serviços  de  transmissão da  hora  e  sinais europeus,   O custo total,  incluindo  o  do próprio edifício,  foi
             principalmente no porto de Hamburgo, reconhecido    suportado pelo  Porto de Lisboa,  com a  participação
             como o mais avançado da época.                      do Arsenal da Marinha e  Direcção das Obras Públi-
                Nos anos seguintes, de 1908 e  1909, fora encarre-  cas, por se tratar de um melhoramento considerado
             gado de nova missão de estudo junto do Observatório   de tanto alcance para o  bom nome do nosso porto e
             de Hamburgo. a fin1 de tratar da aquisição dos instru-  atê do nosso pais.
             mentos necessários ao apetrechamento do Observa-       O relógio embarcou em Hamburgo e chegou a Lis-
             tório de Lourenço Marques, que ele próprio projectou   boa em princípios de 1914, transportado em seis cai-
             e de que dirigiu a construção e  montagem de toda a   xas  com as marcas  J .A.U.  e  H.B.,  no  vapor  alemão
             aparelhagem.                                        ~(Bahia)., da carreira de Hamburgo, Lisboa, Rio de Ja-
                A este observatório foi dado o nome de Observa-  neiro,  representado  pela  agência  alemã  Marcus  &
             tório Astronómico ((Campos Rodrigues)), em homena-  Harting, mais tarde confiscada pela Governo  POrtu'
             gem  ao  sábio astrónomo,  seu professor e  director,   guês quando da nossa entrada na I Grande Guerra.
             vice-almirante César Augusto Campos Rodrigues (5).     O relógio seguiu directamente para o Observató-
                Procedeu a referida comissão a um inquérito junto   rio Astronómico de Lisboa, na Tapada da Ajuda, onde
             de diversas entidades interessadas na hora legal, que   foi submetido a novos ensaios. Finalmente, foi insta-
             foram unânimes na preferênCia do sistema de trans-  lado no seu local próprio, ainda em 1914, sendo a sua
             missões do sinal horário usado, com tão bons resulta-  marcha  sincronizada  electromagneticamente,  cada
             dos, nos Observatórios de Hamburgo e de Lourenço    dois segundos, através de uma linha telegráfica pri·
             Marques, (?), sistema no qual a hora era dada pela ex-  vativa, directamente ligada a um pêndulO astronómi-
             tinção da luz numa fiada de lâmpadas eléctricas de in-  co especialmente preparado para o  efeito. Os sinais
             candescência (sinais luminosos de 3 em 3 horas) (6).   eléctricos eram também enviados, simultaneamente,
                Estes sinais eram visíveis de dia a uma milha, e de   a  um cronógrafo existente no Serviço de Regulação
             noite  a  distância  considerável:  tais sinais eram co-  de Cronómetros, na Escola Naval.
             mandados à distância por um relógio de precisão sin-   O relógio comandava à distãncia dois postes de si-
             cronizado por um pêndulo astronómico existente nos   nalização (pilones), colocados em sítios apropriados
             respectivos observatórios.                          na margem direita do Tejo:  um na Junqueira,  onde
                Para  o  efeito  tornava-se  necessário  um  relógio   funcionou até à  Exposição do Mundo Português, em
             dando segundos rigorosamente certos e  permanen-    1940; outro na Alfândega (depois transferido para o
             tes servindo,  portanto, para a  regulação dos cronó-  Cais da Areia, actual Doca da Marinha), para a trans-
             metros de bordo em qualquer ocasião, podendo, ain-  missão  luminosa  dos  sinais  horários  à  navegação
             da. servir o publiCO em geral em qualquer período do   surta no rio e cais acostáveis do porto de Lisboa.
             dia ou da noite.                                       A sua manutenção ficou a  cargo da Direcção dos
                                                                 Serviços de Hora Legal, com sede na Escola Naval, es-
                                                                 tando o Observatório da Tapada incumbido de forne-
             o RELÓGIO DO CAIS DO SODRÉ                          ceras sinais horários (cada dois segundos) para regu·
                                                                 lação do relógio, cabendo ao Ministério da Marinha
                Fora escolhido para local  mais  adequada para a   coadjuvar as restantes operações técnicas,  e  sendo
             sua instalação o Cais do Sodré, e todos desejavam ver   atribuída à Administração dos Telégrafos a posse das
             realizado esse objectivo no mais curto prazo de tem-  linhas telegráficas e telefónicas, com a obrigação de
   1         po  possível,  compenetrados  do  melhoramento  em   zelar pela sua conservação. Aquela Direcção, depen-
             benefício da navegação e  do bom nome do porto de   dente administrativamente do Instituto Superior de
             Lisboa, e até do país.                              Belas-Artes,  M.E.N.,  nomeou  sucessivas comissões
                                                                 técnicas, constituidas sempre por oficiais da Armada,
                (.) lN/ CM ~DiáriodoGo vem o. n."208, de 1911.
                (~) Arqulvoda Revista Militar. d/ Stkulo. 2. " época 1980 •.   (7)  George Siemens . Historv of lhe HOllse of Siemens. , Frei-
                (s) AGPL . ProcessodoRe/6gio.                   burglMunique
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