Page 307 - Revista da Armada
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a ilação de que o respeito pelos superiores, de uma quando (oram libertados. Se alguém puder fornecer asses elementos
maneira geral, e pelo comandante em especial, está a RA agradece.
no subconsciente de todos os marinheiros e manüesta- Pennita.tn8 chillnlU' li atençllo do Jei!OT pam a carta do marinheiro
CM Santos Neto que plJblicamOll na .Voz da Abitalt e que recebemos
-se nas mais difíceis situações. depois deste artigo já escrito. Se fossem necessárias mais provas
do que as que aqui revelámos, esta carta veio mesmo a propósito ...
M. do Vale,
N.R. - NlJo consegui saber o número de marinheiros deportados nem C/_,
BICENTENARIO DA ILHA DE PITCAIRN foram constituindo famílias que, para eléctrico, por dois elevadores da
fugirem às severas sanções que a cidade (de Santa Justa e da Bica), e
o capitão inglês William Bligh foi, rigorosa disciplina britânica costu- ainda por um autocarro. Quanto à
pelOS governantes do Reino Unido, mava aplicar em tais situações, folhinha, representa um dos barcos
a pessoa escolhida para a realização procuraram uma pequena ilha - Pit- de travessia do Tejo, o tão conhecido
de um grande empreendimento cairn - onde, longe do resto do cacilheiro.
marftimo, com fortes implicações de Mundo, viveram tempos muito di- Todos estes meios de transporte
ordem económica: levar, do Thaiti flceis. têm uma elevada taxa de utilização
para as indias Ocidentais, a árvore No bicentenário da ilha que ficou que os torna muito populares, prin-
do pão. A bordo do seu navio tão ligada à história do célebre cipalmente entre os lisboetas.
veleiro inglês, foram emitidos seis
"Bounty", iniciou em 1787 a grande
viagem que tão mal havia de termi- selos que assinalam as mais rele- MOINHOS DE VENTO
nar para ele e para alguns dos seus vantes passagens do oeBounty .. atra-
homens, pelo tratamento desumano vés daquela atribulada viagem do Estes moinhos, feitos para trans-
que impOs à guarnição, do que final do século XVIII. formar os cereais em farinha, foram
acabou por surgir a inevitável insur- Porque não nos foi possível muito usados em Portugal, pratica-
reição, chefiada por Fletcher, o ime- obter, em tempo próprio, os selos da mente desde o início da nacionali-
diato, que assumiu o comando do recente emissão, juntamos um de dade. Vêem-se muito no interior do
navio. uma outra, também essa da ilha de país, principalmente nas regiões
Pitcairn. montanhosas, mas encontràm-se
mais no litoral onde abunda o vento,
As Novas Emissóes de Selos Portu- capaz de fazer' rodar sistemas que
gueses esmagam, ou apenas descascam,
os cereais.
Os quatro selos que os CTT's
TRANSPORTES TíPICOS DE LISBOA emitiram a 14-06-89, mostram outras
tantas versões dos moinhos existen-
A 22-05-89, os correios portugue- tes em Portugal, tendo alguns, hoje,
ses emitiram quatro selos e uma utilização bem diferente daquela
o veleiro foi, como estava previs- folhinha, sendo toda a emissão para que foram desenhados.
to, a Thaiti, levando algumas mulhe· dedicada aos transportes públicos
res que, com os seus conterrâneos de Lisboa. Para ilustrar os quatro Marques Curado,
0
ou com os marinheiros amotinados, selos optaram pelo centenário carro 1. ·fen. 5G
Livro das Armadas (32)
Tex.to actualizado do códice reproduzido na contracapa: .. Cen'eiraJO, Aires Nunes Barreto;
«Espadarte», D. Diogo de Almeida;
Ano de 55/ «G laleao} Biscainho», Lopo de Sousa;
.. Soma CnIZ», Misse BemaMo;
Partiu Diogo Lopes de Sousa por Capildo-mor, para a ..Algaravia», Francisco Lopes de Sousa;
!"dia, com sete naus, digo oito, das quais estes eram os .. Barrileira», D. Jorge de Menezes; arribou a Lisboa:
capiflJes: .. Espera», Diogo Lopes de Sousa .
.. Rosário», Jácome de Melo; •••••••••••••••••••••••••••
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