Page 47 - Revista da Armada
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tempo em que Hollywood runda n.§o quarto - o Fradique - fazia ouvir as gelo. e mesmo as prendas das passagei-
dava oportunidade ~s americanas). vozes habituais; ras, enfim, a vida banal sem história
Mesmo o mrus recente violento inci- - Leme todo de ló! Arriando velas nem poesia dos modernos transatlán·
dente da IIQuanzaM estava m8io esqUB- de proa e cutelos! Grande 8 gávea a ticos.
cido. Fora o caso de, d8baixo d8 t8mpo, barlaventol Caça a veIa rél Ala braços! Os seus passageiros tinham falhado
no canal de Moçambique, ter cafdo um Volta! um excitante episódio da pura vida do
homem ao mar. A gente do escaler d8 O navio estacou não longe da bóia mar que agora, com o advento do
salvação tinha logo acorrido 8 formara que, da popa, os oficiais tinham largado vapor, deixou de ser interessante e
na tolda em sil"ncio solene. Contudo, a marcar o pombo. A manobra correra din4mico como, poucas dezenas de
o comandante Reis tivera a coragem de rápida, como se tratasse de salvar a anos antes, fora vivida por seus avÓS
não mandar SIriar o escaler. convencido vida de uma criatura humana. quando, simples emigrantes. iam atra-
de que com aquele mar tAo cavado S8 Foi pois com intima sensaç.§o de vessando o mesmo Atlântico, mas â
perderia mais gente. prazer que todos vimos largar de sota· vela nos clippers de 1850.
-Eu cá -comentava alguém -se vento o escaler que, vigorosamente Enfim. em Agosto de 1927, trinta
tivesse mandado guarnecer o salva- puxado pelos remadores, aproou para anos depois, ainda a bordo do grande
-vidas, n.§o poderia deixar d8 ir lá onde fumegava a bóia e a apanhou transatl~ntico IIAquitaniaJ/, em viagem
dentro ... como também o pombo, voltando logo de Nova Iorque para a Europa, me foi
Depois do café, todos subiram à para bordo da canhoneira que, auaves· dado assistir a um desses trágicos aci-
tolda. E no pequeno xadraz da popa da sada à ondulação, balouçava pesa· dentes.
IfDouroJ/, 8 palestra das tardes conti· damente. O paquete corria a 23 milhas quan·
nuava, enquanto não era interrompida Em poucos minutos o escaler tinha do, à tarde, caiu um passageiro ao mar.
peJas formaturas a postos, como com- sido içado de leva-arriba, e o navio Deram uma volta, arriaram um dos
bate, inc{mdio, ou abandono do navio, mareava e seguia, tendo carregado a salva·vidas, mas o homem já nilo foi
de que o Comandante muito gostava e mezena e içado velas de proa e cutelos, encontrado. Desta vez, eu era apenas
que, por vezes, até complicava com enquanto se alava por sotavento os bra- turista, n,§o tinha responsabilidade
algum imprevisto, para treinar a guar- ços de ré e se amurava de novo 8 vela
nição, como fizera na «RainhaJt. grande. ,'.
Este oficial, autoritário mas cor- Tornámos a olhar para o Coman·
recto, era um tipo queimado de homem dante, esperando ordens para a forma- Certo, nunca me surgiu a oportuni·
do mar, pouco comunicativo, amigo de tura da tarde, mas limitou·se a dade de concorrer para salvar alguém
navegar. Admirava e falava num seu dizer-nos: ca1do ao mar ... a não ser a mim mesmo,
antigo comandante, o Pinha. Exercidos - Da mesma maneira como apa- nadando, quando se virou a lancha da
nll'o faltavam, e havia até os da artilha- nhámos o pombo, teriamos salvado um Fragata. Ahl foi melhor assim. Ainda
ria mesmo com balanço, 8.mbora as nos- homem que cafsse ao mar.. N.§o foi bem que nll'o aconteceu a bordo da
sas peças, de carregar pela boca, runda tempo perdido este exerci cio de hoje. «Rainha)!, quando estávamos de capa,
tivessem os antigos r8paros navais de Por aquela tarde jIJ estava satisfeito, depois da safda de Lourenço Marques.
quatro rodas. Passeava a barlavento, à e não pensava mrus em outros postos. Mas eu fizera quanto estava ao meu
antiga. Aquilo fora um exercicio como o da alcance para n.§o faltar à promessa cris·
IfRainha», que era afinal o que animava tA, feita durante o toque das Trindades
Já se ia desfazendo ao sul o fumo
os navios de guerra da época. no sino da corveta KDuque da Terceira»,
do vapor do Cabo, quando se notou à quando era oficial de quarto na tarde
proa grande agitação entre a marinha- E enquanto a proa, na sua casota
por cima da cozinha, o casal de pombos, do dia 26 de Fevereiro de 1896.
gem, que correu à borda de barlavento
arrulhando, trocava talvez impresslJes
enquanto alguns olhavam para ré com
ares angustiados. sobre uma futura prudêncie nos voos
em volta do navio, a guamiç,§o bem
Também nÓS, os oficiais, fomos a
disposta notava que quem mandava ali,
borda e logo reparámos qU8 um dos
como árbitro no alto mar, o fazia como
pombos do navio estava poisado no gente humana, e nll'o como brutos da
mar e se debatia sem poder voar para
Ane da Vela.
bordo, como geralmente fazia aquele
Nós a rá, enquanto um lamentava
casal que constituia a mascote da trio
não ter navegado em naus, e outro
pulaç.§o e sala em 8xcurslJes em volta protestava que, se se apanhasse na
do navio.
estação de Macau só regressaria pela
Que estaria sentindo aquele pobre
América, o Doutor, contemplando dis·
pc1ssaro, por as suas pautas abertas lh8 traidamente a pacffica esteira do navio
não permitirem levantar voo da água? - diferente da de vapor revolvida por
Via afastar-se o companheiro, o seu
hálice - o Doutor, dizfamos, parecia
ninho, o seu viver ... calcular mentalmente quantos dias, por
Certo, era af1itivo abandonar 8 ver aquele andar, ainda levariamos atá
assim acabar aquele animal de estima- Lisboa, e cantarolava sugestivamente
ção. Mas ninguém se atrevia a fa/ar a o conhecido fado:
seu favor, propondo que se parasse o - ... É o carro do Jacinto ...
navio, quando, no meio da tristeza Agora o paquete ingl~s já se sumira
geral, se ouviu o Comandante gritar para lá do horizonte. Mas, após uma
para a ponte estas poucas palavras: tarde maritima tão romantizada, nós
- Oh! senhor guarda-marinha, atra· insistfamos em não invejar a sorte dos (ln .Anais do Clube Militar Naval_.
vesse, arrie o escaler. habitantes daquele palácio, apesar de por Gago Coutinho)
A tolda encheu·se logo de gente na modesta aDouro» nos faltar a luxuosa
pronta à manobra, enquan to o oficial de mesa, os desafogados alojamentos, o ••••••••••••••••••
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