Page 341 - Revista da Armada
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condições de multi-ameaça, navegando ao longo de um triângu- das canalizações do próprio navio podem também ser de diversa
lo isósceles cujo vértice mais ponteagudo acabáramos de cruzar. proveniência; causados por simples rombos no costado, acima
Daí para diante tudo o que vier a ocorrer, isolada ou simul- ou até abaixo da linha de flutuação, pela ruptura de canalizações
taneamente, acontece em função dos desenvolvimentos retira- de água, de combustível ou de vapor sob pressão e podem ocor-
dos da experiência registada ao longo da Guerra das rer para o interior dos compartimentos, uns mais sensíveis que
Falklands/Malvinas e ao sabor dum guião prévia e secretamente outros, paióis (7) ou até tanques de combustível ou da aguada e
preparado pela Equipa de Avaliação, numa sequência e combi- tanto podem ser lentos como rápidos e de pequena ou grande
nação de eventos que irá apanhar de surpresa uma Força nave- dimensão, determinando intervenções adequadas a cada caso.
gando em Postos de Combate e de modo a permitir avaliar os O autocontrolo de cada membro da equipa e a autocoorde-
resultados do Plano de Treino Avançado a que a «Frareal» nação de todas elas são tão fundamentais como, identicamente
vinha sendo submetida. imperativa é uma rigorosa troca de informações (muitas vezes
E todas as ordens de comando, segundo uma terminologia por vias alternativas) entre os principais centros de decisão; a
aprovada, serão cronologicamente registadas numa prancheta (5) … Ponte, a Central de Máquinas e LA, e o nevrálgico Centro de
No que respeita à «F332» (6), neste troço, ao longo da costa, Operações que permitam ao Comando, num quadro geral,
fomos inesperadamente atacados por uma bateria costeira de decisões prontas, oportunas e inequívocas no campo da
mísseis que determinou uma resposta imediata da nossa arti- sobreposição das “Batalhas Interna e Externa” em que se joga o
lharia de 100 mm que a neutraliza sem, no entanto, conseguir êxito da missão e a sobrevivência do próprio navio.
evitar que ocorra um primeiro impacte simulado pelo rebentar Para que o realismo seja assegurado, o guião introduz con-
de uma granada, lançada da Ponte, tratempos e mesmo avarias nos meios
10 segundos depois do início do que as próprias equipas irão utilizar
ataque. Além de emprestar algum nas diversas situações em que terão
realismo à situação, permite à de intervir.
Equipa de Avaliação desencadear No caso das avarias eléctricas,
simulações de incêndios e alaga- electrónicas e hidráulicas compete às
mentos em vários compartimentos e Equipas do Departamento de Armas e
avarias em diversos equipamentos, Electrónica (DAE) detectá-las, desco-
causados por impacte directo ou por brir-lhes as causas e proceder tam-
estilhaços. bém de acordo com uma economia
Simultaneamente as diversas de tempo e de meios que traduzam a
equipas de Limitação de Avarias, eficiência e garantam a eficácia da
constituídas por dois homens, dão complexa máquina que é um navio
início à imediata inspecção das de guerra e, em particular, qualquer
respectivas zonas de responsabili- das três fragatas desta classe.
dade de modo a vasculhar todo o Claro que quando as avarias têm,
navio e a comunicarem todas as elas próprias, consequências em pon-
ocorrências, nomeadamente os feri- tos afastados do navio, elementos da
dos, à Central de Controlo de Equipa de Avaliação são previamente
Máquinas e de Limitação de Avarias deslocados para os pontos onde de-
(LA). Neste caso pontual foram as verão surgir as equipas de bordo, de
hostilidades na Batalha Interna modo a recolher todos os desvios aos
abertas com a Externa já encerrada. procedimentos previstos para cada
No Centro de Operações (CO), sob caso, quer para efeitos de avaliação
o atento olhar e de cronómetros em quer de posterior correcção, pois o
punho, vão sendo avaliados o rigor e objectivo é atingir e assegurar a
a rapidez com que as informações manutenção de um nível de eficiên-
chegam ao comandante, assim como Centro de Operações “CO”. cia para o qual cada membro da
a eficácia na aplicação das medidas Guarnição se começa a preparar
adequadas aos objectivos de comando por ele ordenadas. Ao muito antes (8) de destacar para bordo deste tipo de fragatas.
longo da Inspecção diversos tipos de incidentes «injectados» Uma avaria nas linhas de transmissão de energia eléctrica ou
movimentarão as equipas de LA que, devidamente equipadas, hidráulica pode originar alterações profundas na operação de
terão de penetrar nos compartimentos «atingidos» em zonas certos equipamentos ou mesmo armas com perda parcial da sua
diversificadas do navio por forma a poder identificar os procedi- capacidade combatente que em situação extrema poderá mesmo
mentos específicos de cada área, permitindo assim, que se determinar o, mais ou menos prolongado, afastamento do navio
avaliasse a sua «endurance» sob o efeito do cansaço que se irá até que seja restabelecido um mínimo de operacionalidade para
acumulando. voltar a participar na acção interrompida.
Em locais remotos destes, porém, impôr-se-á a imediata Assume-se claramente que em combate, a prestação do navio
adopção de medidas alternativas que face a limitações com não está apenas dependente dos operadores das suas armas. Nas
origem directa ou indirecta, muitas vezes decorrente da própria unidades navais cada membro da guarnição é um combatente,
acção correctiva, permitirão a continuação da Batalha Externa seja a sua função manter a melhor capacidade propulsora,
em que o navio estiver envolvido, seja uma acção Anti- fornecer os sobressalentes que recuperam os sistemas degrada-
-Submarina ou um ataque Aéreo ou um combate de Superfície dos, alimentar toda uma guarnição ou tão só recuperar um feri-
contra outros meios navais ou contra costa, como acabara de do porque em combate todos exercem cargos chave na estrutura
ocorrer. de bordo, na medida em que contribuem de forma determinante
Os incêndios, simulados por granadas de fumo que de todos para o desempenho do navio.
oculta a suposta causa, exigem, a partir de um perfeito conheci- O espírito de combate resultante de enfaticamente se juntar
mento prévio do navio, um diagnóstico preciso que determinará aos tradicionais ambientes aéreo, de superfície e submarino o
para cada tipo de fogo a correcta e atempada selecção de meios ambiente interno, melhora o desempenho da guarnição que,
de combate e uma rápida e bem coordenada intervenção local. ganhando em eficiência, mais eficazmente contribuirá para o
Os alagamentos simulados com realismo semelhante a partir sucesso do navio. ✎
REVISTA DA ARMADA • NOVEMBRO 98 15