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NOTÍCIAS
Fiscalização da actividade da pesca no ano de 2000
Fiscalização da actividade da pesca no ano de 2000
o âmbito das atribuições e competências dos sumíveis infractores e 5753 situações legais.
Órgãos Locais do Sistema da Autoridade Marítima, Na sequência dessas acções, foram instaurados 591
Nas 28 Capitanias dos Portos do Continente e das processos de contra-ordenação, correspondentes a 733
Regiões Autónomas efectuaram 6344 acções de fiscalização infracções, sendo 335 de natureza técnica (infracções de
a embarcações e indivíduos em actividades de pesca nas pesca), 255 documentais, 114 de segurança e 29 de outra
suas águas de jurisdição, tendo sido verificadas 591 pre- natureza, conforme se representa nos diagramas seguintes:
TÉCNICAS 335 INFRACÇÕES 733 DOCUMENTAIS 255
ZONA PROIBIDA 185 TÉCNICAS 335 ACT. SEM LICENÇA 166
ARTES PROIBIDAS 102 DOCUMENTAIS 255 CERTIFICADOS 37
MARCAÇÃO IND. ARTES E EMB. 48 SEGURANÇA 114 FALTA INSC. MARÍTIMA 52
OUTRAS 29
O quadro seguinte mostra o resultado das acções de fiscalização da pesca pelas Autoridades Marítimas de 1993 a 2000:
TOTAL 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000
FISHREPS 3052 5368 3759 5654 6220 6348 6175 6344
SITUAÇÕES LEGAIS 2623 4690 3292 5033 5847 5869 5764 5753
PRESUMÍVEIS INFRACTORES 429 678 467 621 413 479 411 591
(Colaboração da Direcção-Geral de Marinha)
ENCALHE DE UM NAVIO JUNTO AO CABO CARVOEIRO (PENICHE)
Pelas 22.00 horas do dia 8 de Abril, a Polícia Marítima
de Peniche detectou um navio a navegar muito próximo
de terra, tendo envidado todos os esforços no sentido de
o alertar para os perigos existentes sem resultados práti-
cos. Cerca das 22.35 horas, o navio de bandeira dos
Barbados de nome “Cheryl C” proveniente de Itália
com destino ao Reino Unido, encalhou na lage da Nau
dos Corvos junto ao Cabo Carvoeiro.
De imediato foi ordenado a saída do salva-vidas
“Nossa Senhora da Boa Viagem” o qual através da
sagacidade da sua tripulação, em condições de risco
acrescido, conseguiu salvar todos os tripulantes do
navio sinistrado sem que se registasse qualquer acidente
pessoal.
O navio transportava aço e ferro (cerca de 2245
toneladas) e possuía a bordo 45.000 litros de gasóleo e
1.000 litros de óleo lubrificante. Logo após o encalhe ve-
rificou-se o derrame do combustível, não se prevendo,
no entanto, consequências graves para o meio marinho e
ambiental.
Posteriormente ao encalhe, o navio partiu-se em dois,
encontrando-se totalmente submerso.
(Colaboração da Capitania do Porto de Peniche)
26 JUNHO 2001 • REVISTA DA ARMADA