Page 259 - Revista da Armada
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Pelo Douro Acima
Pelo Douro Acima
proveitando a missão de fiscaliza- e solares de so-
ção do navio nas águas da Zona nho a “Andori-
AMarítima do Norte, foi solicitada a nha” foi “voan-
devida autorização para efectuar uma do” pelas pacatas
navegação que há mais de 12 anos não se águas do Douro
realizava por um navio da Marinha de não passando
Guerra e pela segunda vez na história. despercebida às
Navegar no Rio Douro até à cidade do pessoas que da
Peso da Régua. margem acena-
Assim, após o aval do Comando Naval o vam. Passada a
navio iniciou os preparativos de uma malograda ponte
viagem que jamais o tempo fará esquecer. Hintze Ribeiro, o
Como não existem cartas naúticas oficiais Rio começou a
do Rio Douro, a Capitania do Douro estreitar e a sua
disponibilizou pranchetas de sondagens, sinalização acen-
bem como um Patrão do Troço do Mar tuou-se pois exis-
bastante conhecedor do sinuouso trajecto tem aqui inu-
do Rio. meras pedras Navio atracado no Cais da Ribeira.
Tratadas as formalidades das passagens nas submersas. É no
eclusas de Crestuma e Carrapatelo, o navio entanto nesta zona que a navegação e a pai- da ponte, assinaturas feitas por mastros
soltou as amarras do Cais da Ribeira e fez-se sagem se revelam espetaculares, com o navio que assinalavam alguns incautos que por
ao Rio numa fria manhã do dia de 30 de a sulcar as águas por entre escarpas acentua- ali passaram. (de referir que as embar-
das e estreitas, e pedras que cações maritimo-turisticas rebatem os
surgem no meio do Rio. Após mastros e em algumas a ponte baixa).
uma acentuada guinada para Continuando viagem por entre solares e
bombordo surge a imponente vinhas, o navio chegou às 14:00 à cidade
barragem do Carrapatelo com do Peso da Régua.
a sua magestral eclusa com Para comemorar a viagem, o navio
mais de 35 metros de altura embandeirou em arco e ofereceu um Pôr-
(uma das maiores do mundo). -do-Sol às entidades locais tendo contado
Assim que entramos na com a presença do Comandante da Zona
eclusa, a colossal porta de 70 Marítima do Norte, CMG Centeno da
ton fechou-se e a caldeira Costa. Durante a estadia, o navio foi visi-
começou a inundar-se. À tado por varias pessoas que pelo cais pas-
medida que subiamos, o ar seavam, muitas vislumbravam pela
fresco e húmido transformava- primeira vez um Navio da Marinha. No
-se em quente e abafado. dia 1 de Julho, pelas 15:00 o navio largou
Eclusa da Barragem de Crestuma-Lever. Após 20 minutos estávamos da cidade do Peso da Régua e iniciou o
cerca de 50 metros acima do regresso ao Porto e à sua actividade de
Junho. O nevoeiro matinal que se fazia sentir, nível médio da água do mar, a comporta fiscalização de artes de pesca.
transformava as belas encostas das cidades abriu-se e a “Andorinha”
do Porto e Gaia numas misteriosas paisagens saiu.
cinzentas e sombrias que se precipitavam so-
bre o rio. A aproximação à foz do rio Sousa POR UM PALMO
anunciava cuidados redobrados na navegação,
uma vez que esta área se encontra bastante Mais adiante surge a
assoreada, mas não o suficiente para o pe- dúvida que me percorria
queno calado do NRP “Andorinha” (1,80 m). desde o início da nave-
Após dobrar a curva da foz do rio Sousa, co- gação – A Ponte da Pala
mo num passe de magia, o nevoeiro desa- com os seus escassos
parece e surge espantosamente a barragem 7,50 metros de altura.
de Crestuma-Lever. Entrada a eclusa em con- Tendo a “Andorinha”
junto com a embarcação maritimo-turística 7,45 m desde a linha de
Douro Azul, que iria acompanhar a “Ando- água ao topo do mastro
rinha” nesta odisseia e fechada a comporta foi com alguma especta-
de jusante, o navio iniciou uma subida de tiva que passamos por Navio a navegar nos estreitos.
cerca de treze metros (a maior ficaria re- debaixo desta ponte.
servada para mais tarde). Aberta a comporta Para certificar que o navio passava sem A subida do Rio Douro revela que por
de montante a “Andorinha” passou pela problemas, subiu então um marinheiro ao vezes pequenos navios fazem grandes
primeira vez a navegar em água doce. O rio mastro para verificar a distância à ponte. viagens.
encontrava-se de tal forma espelhado que Uma vez que a barragem não se encon-
chegava por vezes a dificultar a distinção das trava à cota máxima o navio passou sem João Lourenço
margens. Por entre paisagens deslumbrantes problemas. Estavam no entanto debaixo 2TEN
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