Page 264 - Revista da Armada
P. 264
Luís Guimarães Lobato
Luís Guimarães Lobato
Uma Vida Consagrada à Vela
Uma Vida Consagrada à Vela
2. O REFAZER DO PASSADO
eixamos o leitor, no último número
desta Revista, com a APORVELA
Dempenhada na construção de uma
réplica de uma caravela do século XV.
Depois dos estudos realizados, os projectos
e os planos de construção são concebidos e
desenvolvidos pelo Contra-Almirante Ro-
gério d’ Oliveira. Procuram-se fundos. Con-
segue-se a contribuição da comunidade
portuguesa na Africa do Sul. O governador
da Província do Cabo apoia o projecto e
participa no financiamento. Em 1985, ini-
cia-se a construção da Bartolomeu Dias no
estaleiro Samuel e Filhos, de Vila do Conde,
ficando concluída ao fim de dois anos.
Fazem-se treinos no mar.
Entretanto, cria-se a Comissão Nacional
para as Comemorações dos Descobrimentos
Portugueses (CNCDP), cuja abertura oficial
teve lugar no dia 10 de Junho de 1987, nu-
ma cerimónia realizada com grande pompa
junto à Torre de Belém. O Creoula, antigo lugre bacalhoeiro, transformado em navio escola.
Foi seu primeiro presidente o Comandante membro do governo estiveram presentes -comemorações da viagem de Colombo.
Serra Brandão. Todavia, a Comissão não te- nas cerimónias, tanto à largada da caravela Em 1992, participou na regata Colombo,
ve um começo fácil pois, na tomada de pos- de Belém, como à chegada à África do Sul, comemorativa do 5º centenário do desco-
se, o ministro das Finanças, ao dirigir-se ao depois de dobrar o Cabo da Boa Esperança. brimento da América. Esta foi, efectiva-
presidente da CNCDP foi-lhe dizendo que À última da hora, decidiu-se enviar uma mente, uma viagem memorável que se ini-
“precisava de ter muita imaginação porque delegação de parlamentares às comemo- ciou em Lisboa, escalou Cádis, Génova,
dinheiro não havia”. rações naquele porto. Porto Rico, Boston e teve o seu término em
A actividade da CNCDP iniciou-se com Perante o sucesso do acontecimento, na Liverpool. Um dos mais belos navios parti-
as celebrações da viagem de Bartolomeu República da África do Sul construiu-se, cipantes foi a Sagres, mas o grande sucesso
Dias, que tiveram um programa alargado, naquele lugar histórico, um museu que tem foi, sem dúvida a presença da Boa
incluindo um grande congresso na cidade por tema Os Descobrimentos Portugueses e Esperança, dadas as suas dimensões e ca-
do Porto e várias exposições. Para o efeito, como principal atracção a caravela Barto- racterísticas e, especialmente, pelo facto das
Serra Brandão constituiu uma comissão, lomeu Dias. Por ali passam, anualmente, 50 réplicas dos navios de Colombo não terem
dirigida pelo comandante Soeiro de Brito, mil visitantes. participado nesta grande regata.
na qual LGL foi integrado, levando a cara- Nas proximidades do museu existe um A caravela não pára de navegar. Vai ao
vela, como participação da APORVELA. monumento que assinala a célebre bota do norte da Europa participar no centenário do
O ponto alto destas celebrações foi, sem navegador João da Nova que, pendurada Museu e Escola Naval de Bremerhaven e
dúvida, a repetição da viagem em que se numa árvore, serviu de caixa de correio. participa no centenário da abertura do porto
dobrou o Cabo da Boa Esperança. Para o Nela se deixavam as cartas que o navio de Bruges. Em todas esta viagens é coman-
efeito, a caravela Bartolomeu Dias, largou seguinte, que passasse em sentido contrário, dada pelos irmãos, João Lúcio e José Inácio
de Lisboa em Novembro de 1987, sob o levava para o destinatário em Lisboa ou Costa Lopes, que se revezam voluntaria-
comando do capitão Emílio de Sousa. Foi num porto do Oriente. Vai comemorar-se mente.
um acontecimento notável, apesar de não no ano 2001 o 5º centenário desta famosa LGL está sempre presente nos locais em
ter sido possível seguir o percurso inicial, bota. que a caravela aporta mas, por vezes, par-
devido às condições meteorológicas e à Dado o êxito desta primeira caravela, a ticipa nas viagens. E, também sua esposa,
necessidade de aportar a Mossel Bay, no APORVELA decidiu construir uma outra. Maria Tereza, com a sua veia de marinheiro
dia 3 de Fevereiro de 1988, cinco séculos Servindo-se do financiamento de empresas se torna num tripulante indispensável a
precisos após a chegada do navegador privadas , a Boa Esperança, construída no bordo.
aquele local. mesmo estaleiro de Vila de Conde, ficou Recentemente, a Boa Esperança efectuou,
O acontecimento teve um enorme im- concluída em 1990, a tempo de participar, sem dúvida, o mais importante proeza da
pacte na África do Sul, ao qual assistiu o seu em Bruges, nas comemorações do esta- sua carreira. Queremos a referir a famosa
Presidente. O Bispo do Funchal, convidado belecimento da primeira feitoria portuguesa viagem/regata integrada nas Comemorações
por LGL, celebrou missa na praia de Mossel na Flandres. no Mar—BRASIL-500. Para a sua realização
Bay. Por razões políticas, do nosso lado, No ano seguinte, a caravela navegou para constituiu-se, na CNCDP, uma comissão
nem Presidente da República, nem qualquer Génova, onde se desenrolaram as pré- organizadora, presidida pelo comandante
10 AGOSTO 2001 • REVISTA DA ARMADA