Page 264 - Revista da Armada
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Luís Guimarães Lobato
                Luís Guimarães Lobato


                   Uma Vida Consagrada à Vela
                   Uma Vida Consagrada à Vela



                  2. O REFAZER DO PASSADO



               eixamos o leitor, no último número
               desta Revista, com a APORVELA
        Dempenhada na construção de uma
         réplica de uma caravela do século XV.
         Depois dos estudos realizados, os projectos
         e os planos de construção são concebidos e
         desenvolvidos pelo Contra-Almirante Ro-
         gério d’ Oliveira. Procuram-se fundos. Con-
         segue-se a contribuição da comunidade
         portuguesa na Africa do Sul. O governador
         da Província do Cabo apoia o projecto e
         participa no financiamento. Em 1985, ini-
         cia-se a construção da Bartolomeu Dias no
         estaleiro Samuel e Filhos, de Vila do Conde,
         ficando concluída ao fim de dois anos.
         Fazem-se treinos no mar.
           Entretanto, cria-se a Comissão Nacional
         para as Comemorações dos Descobrimentos
         Portugueses (CNCDP), cuja abertura oficial
         teve lugar no dia 10 de Junho de 1987, nu-
         ma cerimónia realizada com grande pompa
         junto à Torre de Belém.            O Creoula, antigo lugre bacalhoeiro, transformado em navio escola.
           Foi seu primeiro presidente o Comandante  membro do governo estiveram presentes  -comemorações da viagem de Colombo.
         Serra Brandão. Todavia, a Comissão não te-  nas cerimónias, tanto à largada da caravela  Em 1992, participou na regata Colombo,
         ve um começo fácil pois, na tomada de pos-  de Belém, como à chegada à África do Sul,  comemorativa do 5º centenário do desco-
         se, o ministro das Finanças, ao dirigir-se ao  depois de dobrar o Cabo da Boa Esperança.   brimento da América. Esta foi, efectiva-
         presidente da CNCDP foi-lhe dizendo que  À última da hora, decidiu-se enviar uma  mente, uma viagem memorável que se ini-
         “precisava de ter muita imaginação porque  delegação de parlamentares às comemo-  ciou em Lisboa, escalou Cádis, Génova,
         dinheiro não havia”.               rações naquele porto.              Porto Rico, Boston e teve o seu término em
           A actividade da CNCDP iniciou-se com  Perante o sucesso do acontecimento, na  Liverpool. Um dos mais belos navios parti-
         as celebrações da viagem de Bartolomeu  República da África do Sul construiu-se,  cipantes foi a Sagres, mas o grande sucesso
         Dias, que tiveram um programa alargado,  naquele lugar histórico, um museu que tem  foi, sem dúvida a presença da  Boa
         incluindo um grande congresso na cidade  por tema Os Descobrimentos Portugueses e  Esperança, dadas as suas dimensões e ca-
         do Porto e várias exposições. Para o efeito,  como principal atracção a caravela Barto-  racterísticas e, especialmente, pelo facto das
         Serra Brandão constituiu uma comissão,  lomeu Dias. Por ali passam, anualmente, 50  réplicas dos navios de Colombo não terem
         dirigida pelo comandante Soeiro de Brito,  mil visitantes.            participado nesta grande regata.
         na qual LGL foi integrado, levando a cara-  Nas proximidades do museu existe um  A caravela não pára de navegar. Vai ao
         vela, como participação da APORVELA.  monumento que assinala a célebre bota do  norte da Europa participar no centenário do
           O ponto alto destas celebrações foi, sem  navegador João da Nova que, pendurada  Museu e Escola Naval de Bremerhaven  e
         dúvida, a repetição da viagem em que se  numa árvore, serviu de caixa de correio.  participa no centenário da abertura do porto
         dobrou o Cabo da Boa Esperança. Para o  Nela se deixavam as cartas que o navio  de Bruges. Em todas esta viagens é coman-
         efeito, a caravela Bartolomeu Dias, largou  seguinte, que passasse em sentido contrário,  dada pelos irmãos, João Lúcio e José Inácio
         de Lisboa em Novembro de 1987, sob o  levava para o destinatário em Lisboa ou  Costa Lopes, que se revezam voluntaria-
         comando do capitão Emílio de Sousa. Foi  num porto do Oriente. Vai comemorar-se  mente.
         um acontecimento notável, apesar de não  no ano 2001 o 5º centenário desta famosa  LGL está sempre presente nos locais em
         ter sido possível seguir o percurso inicial,  bota.                   que a caravela aporta mas, por vezes, par-
         devido às condições meteorológicas e à  Dado o êxito desta primeira caravela, a  ticipa nas viagens. E, também sua esposa,
         necessidade de aportar a Mossel Bay, no  APORVELA decidiu construir uma outra.  Maria Tereza, com a sua veia de marinheiro
         dia 3 de Fevereiro de 1988, cinco séculos  Servindo-se do financiamento de empresas  se torna num tripulante indispensável a
         precisos após a chegada do navegador  privadas , a Boa Esperança, construída no  bordo.
         aquele local.                      mesmo estaleiro de Vila de Conde, ficou  Recentemente, a Boa Esperança efectuou,
           O acontecimento teve um enorme im-  concluída em 1990, a tempo de participar,  sem dúvida, o mais importante proeza da
         pacte na África do Sul, ao qual assistiu o seu  em Bruges, nas comemorações do esta-  sua carreira. Queremos a referir a famosa
         Presidente. O Bispo do Funchal, convidado  belecimento da primeira feitoria portuguesa  viagem/regata integrada nas Comemorações
         por LGL, celebrou missa na praia de Mossel  na Flandres.              no Mar—BRASIL-500. Para a sua realização
         Bay. Por razões políticas, do nosso lado,  No ano seguinte, a caravela navegou para  constituiu-se, na CNCDP, uma comissão
         nem Presidente da República, nem qualquer  Génova, onde se desenrolaram as pré-  organizadora, presidida pelo comandante

         10 AGOSTO 2001 • REVISTA DA ARMADA
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