Page 43 - Revista da Armada
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Navegação em segurança
                     Navegação em segurança

                                   no novo milénio
                                    no novo milénio


                                Contributos do Instituto Hidrográfico




         INTRODUÇÃO                         comparando essa posição com a posição  Em Portugal foram feitos testes a partir de
                                            obtida pelo sistema GPS podem-se gerar  duas estações experimentais, montadas pelo
              preocupação com a segurança marí-  correcções. Essas correcções são radiodi-  IH (com material cedido a título de emprés-
              tima e a segurança da navegação  fundidas para os utilizadores nas proximi-  timo por firmas do sector), no Cabo Espichel
         Atem aumentado muito nos últimos   dades por forma a que eles possam melho-  e no Cabo Carvoeiro (ver Figura 1) e que já
         anos. A opinião pública está cada vez mais  rar a exactidão das suas soluções de posi-  foram desmontadas. Nos testes e experiên-
         sensível e atenta aos acidentes marítimos e  cionamento.              cias realizados com essas duas estações,
         aos seus efeitos sobre o meio ambiente.   A tabela seguinte sumaria os vários erros  durante o ano de 1999 (e numa altura em
           Acidentes como o do Exxon Valdez, em  do GPS, com estimativas da sua magnitude  que ainda havia Selective Availability), a
         1989, provocam danos irreversíveis e prejuí-  média e da possível melhoria conseguida  média dos erros das posições diferenciais
         zos elevadíssimos que urge tentar evitar.  pelo DGPS, para utilizadores localizados  observadas foi de 3,2m (95%), o que é um
         Este acidente, que terá sido o mais grave da  perto da Estação de Referência. Nesta  bom resultado, sobretudo por se tratar de
         história, provocou um derrame de aproxi-  tabela, já não se considerou o erro devido à  estações experimentais.
         madamente 42 milhões de litros de crude,  Selective Availability, uma vez que as  Agora que a Selective Availability foi
         sendo responsável pela morte de cerca de  autoridades Americanas desligaram em 1  desligada poderá questionar-se a importân-
         250 mil aves, 5300 mamíferos e um número  de Maio de 2000 ano esse mecanismo de  cia do DGPS, uma vez que o GPS natural,
         desconhecido de peixes. Os prejuízos ron-  degradação intencional da exactidão do  por si só, já garante uma exactidão aceitá-
         daram os 480 milhões de contos, tendo o  GPS.                         vel para alguns utilizadores. No entanto,
         acidente resultado de um erro de nave-                                para os navegantes marítimos os benefícios
         gação, já que o navio após sair da sua rota  Origem do Erro  GPS (m)  DGPS (m)  do DGPS não se esgotam na melhoria de
         para evitar icebergues acabou por colidir  Atraso Ionosférico  10 - 15  0 - 0,5  exactidão. Outra das vantagens mais signi-
         nos rochedos de Bligh (estreito do Alaska).  Atraso Troposférico  3 - 4  0 - 0,5  ficativas do DGPS reside no facto de garan-
           Em águas Portuguesas nunca aconteceu  Efemérides dos Satélites  2  0 - 0,5  tir uma boa integridade (1) aos utilizadores.
         um acidente destas dimensões mas suce-  Relógios dos Satélites   5 - 10  0  O sistema GPS não possui qualquer forma
         dem-se, ano após ano, acidentes e inci-  Multi-trajecto  0 - 2  0 - 2  de avisar, em tempo real, os utilizadores de
         dentes de gravidade variável. A Direcção  Ruído do Receptor  1 - 2  1 - 2   avarias nos satélites ou outras falhas no sis-
         Geral de Marinha possui registos, desde                               tema, as quais poderão consistir na
         1971, dos acidentes e incidentes geradores                            degradação da performance do GPS, imple-
         de poluição ocorridos nos espaços maríti-  Analisando esta tabela pode-se concluir  mentada deliberada e inopinadamente
         mos sob jurisdição nacional. Os valores  que o DGPS permite melhorar a exac-  pelas autoridades Norte-americanas, em
         totais são de certa forma preocupantes,  tidão do GPS de um valor teórico de pou-  caso de escalada de tensão, conflito ou
         tendo-se atingido um máximo de 132 aci-  cas dezenas de metros, garantido pelo  outra situação em que tal seja julgado
         dentes/incidentes de poluição em 1990.  Serviço de Posicionamento Padrão, para  necessário (2). A utilização de Estações
         Alguns deles deveram-se, certamente, a  valores inferiores a 3 metros. Na prática,  DGPS - que monitorizam, 24 horas por dia,
         erros de navegação.                têm-se obtido resultados muito bons: o  a qualidade dos sinais GPS - permite noti-
           Com vista a melhorar a segurança da  Federal Radionavigation Plan – 1996 re-  ficar os utilizadores, na mesma área, de
         navegação nas águas Portuguesas, con-  fere que "operações no terreno [com  qualquer falha em menos de 5 segundos.
         tribuindo para a redução do número de aci-  DGPS] estão a atingir exactidões na  As Estações DGPS poderão, inclusive, corri-
         dentes marítimos, o Instituto Hidrográfico  ordem de 1m" e o Proposed Baseline  gir o erro de posicionamento decorrente
         (IH) tem-se empenhado em dois projectos  European Radionavigation Plan afirma  dessa avaria ou falha. Este aspecto é essen-
         bastante importantes:              que "testes [com DGPS] mostraram exac-  cial para qualquer navio que esteja a nave-
           - a instalação de estações DGPS (Dif-  tidões de 1m".               gar em águas críticas e que não pode estar
         ferential GPS) em Portugal, destinadas a                              sujeito a que a posição GPS dada pelo seu
         fornecer um serviço público de radio-                                 receptor esteja incorrecta, sem o saber.
         navegação extremamente preciso nas nos-                                 A integridade é, também, um requisito es-
         sas águas e;                                                          sencial em operações navais, em que além
           - a produção de Cartas Electrónicas de                              de uma elevada exactidão é necessário um
         Navegação Oficiais (CENO), que poderão                                grau de confiança muito elevado na posição
         substituir, com vantagens, as tradicionais                            obtida. Os benefícios do DGPS em guerra
         cartas de papel.                                                      anfíbia, rocega de minas ou navegação em
                                                                               canal rocegado, entre outras missões, são
         CONCEITO DO DGPS                                                      óbvios, tanto pela elevada exactidão do
                                                                               DGPS, como também pela sua boa inte-
           O conceito do DGPS é bastante simples                               gridade.
         e semelhante ao usado no LORAN-C dife-                                  Reconhecendo os benefícios do DGPS
         rencial e no OMEGA diferencial. Coloca-se  Fig. 1 - Estação DGPS experimental do Cabo Carvoeiro.  em operações navais, o Sub-grupo de
         uma Estação de Referência num local de  Em primeiro plano vê-se a antena transmissora e junto à  Navegação da NATO tem vindo a identi-
         coordenadas perfeitamente conhecidas e  cúpula do farol a antena GPS (grande plano à direita).  ficar as potenciais utilizações militares do
                                                                                      REVISTA DA ARMADA • FEVEREIRO 2001  5
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