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Navegação em segurança
Navegação em segurança
no novo milénio
no novo milénio
Contributos do Instituto Hidrográfico
INTRODUÇÃO comparando essa posição com a posição Em Portugal foram feitos testes a partir de
obtida pelo sistema GPS podem-se gerar duas estações experimentais, montadas pelo
preocupação com a segurança marí- correcções. Essas correcções são radiodi- IH (com material cedido a título de emprés-
tima e a segurança da navegação fundidas para os utilizadores nas proximi- timo por firmas do sector), no Cabo Espichel
Atem aumentado muito nos últimos dades por forma a que eles possam melho- e no Cabo Carvoeiro (ver Figura 1) e que já
anos. A opinião pública está cada vez mais rar a exactidão das suas soluções de posi- foram desmontadas. Nos testes e experiên-
sensível e atenta aos acidentes marítimos e cionamento. cias realizados com essas duas estações,
aos seus efeitos sobre o meio ambiente. A tabela seguinte sumaria os vários erros durante o ano de 1999 (e numa altura em
Acidentes como o do Exxon Valdez, em do GPS, com estimativas da sua magnitude que ainda havia Selective Availability), a
1989, provocam danos irreversíveis e prejuí- média e da possível melhoria conseguida média dos erros das posições diferenciais
zos elevadíssimos que urge tentar evitar. pelo DGPS, para utilizadores localizados observadas foi de 3,2m (95%), o que é um
Este acidente, que terá sido o mais grave da perto da Estação de Referência. Nesta bom resultado, sobretudo por se tratar de
história, provocou um derrame de aproxi- tabela, já não se considerou o erro devido à estações experimentais.
madamente 42 milhões de litros de crude, Selective Availability, uma vez que as Agora que a Selective Availability foi
sendo responsável pela morte de cerca de autoridades Americanas desligaram em 1 desligada poderá questionar-se a importân-
250 mil aves, 5300 mamíferos e um número de Maio de 2000 ano esse mecanismo de cia do DGPS, uma vez que o GPS natural,
desconhecido de peixes. Os prejuízos ron- degradação intencional da exactidão do por si só, já garante uma exactidão aceitá-
daram os 480 milhões de contos, tendo o GPS. vel para alguns utilizadores. No entanto,
acidente resultado de um erro de nave- para os navegantes marítimos os benefícios
gação, já que o navio após sair da sua rota Origem do Erro GPS (m) DGPS (m) do DGPS não se esgotam na melhoria de
para evitar icebergues acabou por colidir Atraso Ionosférico 10 - 15 0 - 0,5 exactidão. Outra das vantagens mais signi-
nos rochedos de Bligh (estreito do Alaska). Atraso Troposférico 3 - 4 0 - 0,5 ficativas do DGPS reside no facto de garan-
Em águas Portuguesas nunca aconteceu Efemérides dos Satélites 2 0 - 0,5 tir uma boa integridade (1) aos utilizadores.
um acidente destas dimensões mas suce- Relógios dos Satélites 5 - 10 0 O sistema GPS não possui qualquer forma
dem-se, ano após ano, acidentes e inci- Multi-trajecto 0 - 2 0 - 2 de avisar, em tempo real, os utilizadores de
dentes de gravidade variável. A Direcção Ruído do Receptor 1 - 2 1 - 2 avarias nos satélites ou outras falhas no sis-
Geral de Marinha possui registos, desde tema, as quais poderão consistir na
1971, dos acidentes e incidentes geradores degradação da performance do GPS, imple-
de poluição ocorridos nos espaços maríti- Analisando esta tabela pode-se concluir mentada deliberada e inopinadamente
mos sob jurisdição nacional. Os valores que o DGPS permite melhorar a exac- pelas autoridades Norte-americanas, em
totais são de certa forma preocupantes, tidão do GPS de um valor teórico de pou- caso de escalada de tensão, conflito ou
tendo-se atingido um máximo de 132 aci- cas dezenas de metros, garantido pelo outra situação em que tal seja julgado
dentes/incidentes de poluição em 1990. Serviço de Posicionamento Padrão, para necessário (2). A utilização de Estações
Alguns deles deveram-se, certamente, a valores inferiores a 3 metros. Na prática, DGPS - que monitorizam, 24 horas por dia,
erros de navegação. têm-se obtido resultados muito bons: o a qualidade dos sinais GPS - permite noti-
Com vista a melhorar a segurança da Federal Radionavigation Plan – 1996 re- ficar os utilizadores, na mesma área, de
navegação nas águas Portuguesas, con- fere que "operações no terreno [com qualquer falha em menos de 5 segundos.
tribuindo para a redução do número de aci- DGPS] estão a atingir exactidões na As Estações DGPS poderão, inclusive, corri-
dentes marítimos, o Instituto Hidrográfico ordem de 1m" e o Proposed Baseline gir o erro de posicionamento decorrente
(IH) tem-se empenhado em dois projectos European Radionavigation Plan afirma dessa avaria ou falha. Este aspecto é essen-
bastante importantes: que "testes [com DGPS] mostraram exac- cial para qualquer navio que esteja a nave-
- a instalação de estações DGPS (Dif- tidões de 1m". gar em águas críticas e que não pode estar
ferential GPS) em Portugal, destinadas a sujeito a que a posição GPS dada pelo seu
fornecer um serviço público de radio- receptor esteja incorrecta, sem o saber.
navegação extremamente preciso nas nos- A integridade é, também, um requisito es-
sas águas e; sencial em operações navais, em que além
- a produção de Cartas Electrónicas de de uma elevada exactidão é necessário um
Navegação Oficiais (CENO), que poderão grau de confiança muito elevado na posição
substituir, com vantagens, as tradicionais obtida. Os benefícios do DGPS em guerra
cartas de papel. anfíbia, rocega de minas ou navegação em
canal rocegado, entre outras missões, são
CONCEITO DO DGPS óbvios, tanto pela elevada exactidão do
DGPS, como também pela sua boa inte-
O conceito do DGPS é bastante simples gridade.
e semelhante ao usado no LORAN-C dife- Reconhecendo os benefícios do DGPS
rencial e no OMEGA diferencial. Coloca-se Fig. 1 - Estação DGPS experimental do Cabo Carvoeiro. em operações navais, o Sub-grupo de
uma Estação de Referência num local de Em primeiro plano vê-se a antena transmissora e junto à Navegação da NATO tem vindo a identi-
coordenadas perfeitamente conhecidas e cúpula do farol a antena GPS (grande plano à direita). ficar as potenciais utilizações militares do
REVISTA DA ARMADA • FEVEREIRO 2001 5