Page 44 - Revista da Armada
P. 44
DGPS, destacando-se a colocação / recu- mais susceptível a falhas é o transmissor,
peração de objectos enterrados e/ou afun- instalar-se-ão dois transmissores em cada
dados (minas e sensores), contra-medidas Estação DGPS. Em caso de haver uma falha
de minas no mar, determinação e controlo que origine uma queda significativa na
da trajectória de drones, calibração de sis- potência transmitida, ou mesmo a perda do
temas inerciais de navegação, aproxi- sinal, o sistema comuta automática e ime-
mações portuárias, etc. diatamente para o outro transmissor. Adicio-
nalmente, existirão também duas Estações de
FUNCIONAMENTO DAS ESTAÇÕES Referência em cada Estação DGPS, o que
DGPS MARÍTIMAS permite ao PC de controlo local comutar
para a Estação de Referência passiva, caso os
As Estações DGPS estão, normalmente, li- parâmetros de funcionamento da activa
gadas a uma (ou mais) Estações de Controlo, saiam fora dos limites pré-estabelecidos.
por intermédio de linhas de comunicações Assim, o sistema poderá, também, aguentar
telefónicas. A finalidade das Estações de uma falha numa Estação de Referência,
Controlo é efectuar a monitorização e contro- comutando automaticamente para a outra.
lo, em tempo real, dos vários componentes Relativamente aos Açores e à Madeira,
das Estações DGPS, através da troca de infor- optou-se por instalar apenas uma Estação
mação num protocolo adequado. DGPS em cada um dos Arquipélagos. Os Fig. 2 - Previsão de cobertura correspondente às duas
As Estações DGPS são instaladas em locais valores de alcance obtidos com as estações Estações DGPS proposta pelo IH para Portugal
estratégicos ao longo das costas dos países experimentais (superiores a 200 milhas) Continental
fornecedores deste serviço, de maneira a levaram a concluir que a instalação de uma
melhor poderem satisfazer as necessidades única estação permitirá cobrir toda a faixa DESENVOLVIMENTO DAS CARTAS
de posicionamento rigoroso em determi- costeira em torno desses Arquipélagos. Essas ELECTRÓNICAS
nadas áreas. Cada uma possui, geralmente: Estações DGPS deverão estar equipadas com
- duas Estações de Referência; transmissores de LF/MF mais potentes do que Além do empenhamento neste projecto de
- um, ou dois, Monitores de Integridade. os que equiparão as estações do Continente, instalação de Estações DGPS em Portugal, o
- dois transmissores e; até porque aí será mais fácil obter auto- IH está também a acompanhar a revolução
- um, ou dois, PC’s para controlo local. rização para transmitir sinais de maior potên- em curso com a introdução na navegação
Cada uma das Estações de Referência, cia, pois não se coloca o problema de inter- marítima de cartas electrónicas. Antes de mais
cujas coordenadas são determinadas com a ferir com Estações DGPS de outros países. importa referir que proliferam no mercado
máxima exactidão, tem como função com- Além disso, essas estações deverão possuir diversos tipos de cartas electrónicas, mas que
parar a sua posição com a posição obtida redundância em todos os equipamentos, de apenas as Cartas Electrónicas de Navegação
pelo sistema GPS a fim de gerar correcções forma a que nenhuma avaria individual Oficiais (CENO), quando lidas num Electronic
aos sinais dos satélites. possa comprometer o seu funcionamento. Chart Display and Information System (ECDIS)
O Monitor de Integridade monitoriza o Assim, as estações dos Arquipélagos, além oficialmente aprovado, são reconhecidas pela
sinal radiodifundido pelo transmissor, por da duplicação dos transmissores e das Organização Marítima Internacional (OMI)
forma a verificar a exactidão das correcções Estações de Referência, possuirão também como sendo equivalentes às cartas náuticas
geradas pela Estação de Referência. Os dois Monitores de Integridade e dois PC´s de oficiais de papel.
Monitores de Integridade garantem os eleva- controlo local, o que não acontecerá nas Existem várias Resoluções e Normas que
dos padrões de disponibilidade e integridade estações Continentais que apenas possuirão enquadram e regulamentam a equivalência
dos sistemas DGPS, verificando a exactidão um Monitor de Integridade e um PC para das cartas electrónicas com as cartas de
das correcções radiodifundidas e determinan- controlo. Obter-se-á, assim, a redundância papel, nomeadamente:
do a comutação de uma Estação de total desejada para as ilhas.
Referência para a outra, caso algum dos Relativamente à exactidão que uma cadeia - A Resolução A.817 (XIX) da OMI
parâmetros monitorizados exceda os limites constituída nestes moldes pode garantir, pen- (Novembro de 1995) intitulada "Performance
pré-estabelecidos. samos que os testes efectuados com as Standards for Electronic Chart Display and
O projecto de instalação de Estações estações experimentais dão uma boa indi- Information Systems", que estabelece que o
DGPS em Portugal, elaborado pelo IH, cação daquilo que se pode esperar. As "ECDIS, com os necessários back-ups, pode
prevê: estações experimentais do Espichel e do ser aceite como sendo equivalente às cartas
- a instalação da Estação de Controlo na Carvoeiro apresentaram um erro médio no náuticas actualizadas requeridas pela Regra
Direcção de Faróis, que ficará, no futuro posicionamento horizontal de 3,2m (95%), V/20 da Convenção SOLAS de 1974";
encarregada da operação e manutenção de mesmo a grandes distâncias. É de esperar que - A Norma da Organização Hidrográfica
todas as Estações DGPS Portuguesas; as Estações DGPS definitivas permitam a Internacional (1997) "Transfer Standards for
- a instalação de duas Estações DGPS em obtenção de melhor exactidão, pois disporão Digital Hydrographic Data", conhecida por
Portugal Continental, uma no Cabo de Sagres de um Monitor de Integridade, que verificará S-57 – 3ª edição, em que se inclui a especifi-
(Estação Rádio Naval de Sagres) e outra no em permanência o correcto funcionamento cação da produção das CENO;
Cabo Carvoeiro (Farol do Carvoeiro); das Estações de Referência, o que não acon- - A Resolução da Comissão Electrotécnica
- a instalação de uma Estação DGPS no tecia nas estações experimentais. Internacional "ECDIS – Operational and per-
Arquipélago dos Açores (Estação Rádio formance standards, methods of testing and
Naval da Horta); A Figura 2 apresenta uma previsão de required test results", concluída em finais de
- a instalação de uma Estação DGPS no cobertura, para o Continente, considerando 1998 e publicada como Resolução CEI
Arquipélago da Madeira (Estação Rádio as duas Estações DGPS instaladas nos locais 61174, que é um documento técnico que
Naval do Porto Santo). já mencionados. O modelo matemático serve de referência aos fabricantes e autori-
As duas estações Continentais possuirão usado na elaboração dessa previsão entra em dades certificadoras de ECDIS.
duplicação dos principais componentes, para consideração com a potência radiada, a dis-
assegurar que a operação do sistema não seja persão esférica, a condutividade do solo e o Assim, para que o conjunto ECDIS/CENO
afectada por nenhuma falha individual de ruído atmosférico que não é excedido em seja considerado equivalente às cartas náuti-
hardware. Como o componente individual 97% do tempo. cas oficiais de papel, é necessário que:
6 FEVEREIRO 2001 • REVISTA DA ARMADA