Page 45 - Revista da Armada
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- o equipamento de leitura e visualização  ções homólogas para produzir cartas náuticas.  didas entre Sines e Cabo da Roca e entre
         das cartas electrónicas (ECDIS) seja certifica-  A intenção era a de melhorar a segurança da  Aveiro e Peniche, uma carta geral do Arquipé-
         do de acordo com a Resolução CEI 61174 e  navegação. Com o advento da era digital tal  lago dos Açores e ainda a carta oceânica que
           - as cartas electrónicas apresentadas te-  procedimento deixou de se aplicar. Cada país  inclui Portugal Continental e os Arquipélagos
         nham sido produzidas no formato S-57 – 3ª  passou a poder publicar CENO apenas das  da Madeira e dos Açores.
         edição e                           suas águas. Isso dificultaria a tarefa dos nave-  Espera-se concluir a cobertura de toda a
           - essas cartas tenham sido publicadas por,  gantes que passariam a ter de adquirir CENO  costa de Portugal Continental com cartas
         ou sob autorização de, uma organização  a cada país individualmente. Surgiu assim o  costeiras, que vão até cerca de 60 milhas da
         hidrográfica governamental.        conceito dos Regional Electronic Navigational  linha de costa, em meados deste ano.
                                            Chart Centres (RENC), agrupando vários insti-
           Só no caso de se verificarem essas três  tutos hidrográficos duma mesma área geográ-  CONCLUSÃO
         condições é que as cartas electrónicas são  fica. Esses RENC deverão reunir os dados de
         consideradas equivalentes às cartas náuticas  produção cartográfica dos vários países mem-  Como conclusão pretendemos realçar que
         oficiais de papel requeridas pela Convenção  bros e centralizar a sua distribuição de uma  estes projectos, em novas tecnologias de
         SOLAS, na sua Regra V/20.          forma uniforme e fácil. Cada RENC fornecerá  navegação, poderão contribuir definitiva-
           Apenas os equipamentos certificados de  as CENO da respectiva área geográfica,  mente para reduzir a probabilidade de ocor-
         acordo com a Resolução CEI 61174 tomam a  podendo, mediante acordos com os outros  rência de acidentes marítimos em águas de
         designação de ECDIS. Cabe aqui referir que  RENC, distribuir cartas de todo o Mundo.  soberania Portuguesa. Esses acidentes maríti-
         no Outono de 1999 foi certificado, pela BSH,  O primeiro RENC a ser formado foi o do  mos são normalmente penalizadores, não só
         o primeiro equipamento ECDIS em todo o  Norte da Europa, que integra actualmente 10  para o meio ambiente, como também para o
         Mundo: o Navi-Sailor 2400 ECDIS da firma  países: Alemanha, Dinamarca, Finlândia,  erário público. De acordo com informações
         TRANSAS. Entretanto, já foram certificados  França, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal,  veiculadas pela comunicação social, o aci-
         outros equipamentos ECDIS, nomeadamente  Reino Unido e Suécia. A sua sede localiza-se  dente do navio mercante "Courage", ocorrido
         os das firmas Kelvin Hughes, ASPO/NAVIN-  em Stavanger (Noruega). A partir de 1 de  no final de 1999 em Aveiro, terá custado, no
         TRA, HDW, Atlas, Raytheon e Simrad. Da  Julho de 1999 o RENC do Norte da Europa  total, mais de 1 milhão de contos, sendo que
         mesma forma, também apenas as cartas que  adoptou a designação PRIMAR, que passou a  acidentes deste tipo ocorrem com alguma
         estejam conformes com a Norma S-57 – 3ª  ser também a sua marca registada.  frequência na nossa costa.
         edição e que tenham sido publicadas por, ou  Além de facilitar o acesso dos navegantes  As CENO, quando lidas e apresentadas
         sob autorização de, uma organização hidro-  às CENO, o PRIMAR visa também regular,  num ECDIS certificado, constituem uma
         gráfica governamental, tomam a designação  numa fase inicial, os custos de mercado das  mais valia extraordinária para os nave-
         de CENO.                           CENO, evitando que estes subam de forma  gantes, contribuindo significativamente
           Em virtude da sua complexidade, a pro-  especulativa. Para isso, o PRIMAR concor-  para o aumento da segurança marítima.
         dução e distribuição de CENO, em todo o  rerá, pelo menos inicialmente, com outros  Com o previsível crescimento acelerado na
         mundo, está a decorrer a um ritmo relativa-  revendedores de produtos náuticos, que tam-  sua utilização, aumentam as exigências de
         mente lento. Por forma a responder às neces-  bém poderão vender CENO.   exactidão no posicionamento. A própria
         sidades dos navegantes, disponibilizando-                             OMI estabelece, na Resolução A.817 (XIX),
         -lhes cartas electrónicas oficiais que possam,                        que o ECDIS deve usar a posição do navio
         temporariamente, suprir a falta de CENO,                              derivada de um sistema de posicionamento
         alguns organismos hidrográficos governa-                              contínuo de elevada exactidão, capaz de
         mentais desenvolveram e lançaram no mer-                              assegurar uma navegação segura. O sis-
         cado cartas electrónicas oficiais alternativas,                       tema DGPS tem sido considerado o ade-
         em formato raster, já que a sua produção é                            quado para integrar com o ECDIS / CENO.
         muito mais rápida do que a das CENO. Estas                            Torna-se, assim, extremamente importante
         cartas raster oficiais, embora não permitam a                         dotar o nosso país de um conjunto de
         performance extremamente versátil e avança-                           Estações DGPS, à semelhança do que já
         da das CENO, possuem todas as vantagens                               acontece em todos os países Europeus com
         das cartas de papel, melhoradas pela                                  costa Atlântica (ver Figura 3).
         natureza digital do seu formato. Reco-                                  Se as Estações DGPS Portuguesas con-
         nhecendo o papel que elas podem desem-                                seguirem, durante o seu período de funciona-
         penhar, enquanto não existir uma cobertura                            mento, que se poderá estender para além do
         adequada de CENO, a OMI decidiu "permitir                             ano 2020, evitar um acidente marítimo que
         a utilização dos ECDIS com cartas raster ofi-  Fig. 3 - Mapa mostrando a verde as nações que já pos-  seja – e espera-se que contribuam para evitar
         ciais sempre que não houver CENO da área  suem Estações DGPS. Portugal e Itália já efectuaram  muitos mais – então já terá compensado o
         em causa". Desta forma o ECDIS já pode ser  testes visando a sua instalação.  esforço feito na sua instalação.
         utilizado em todo o mundo, funcionando
         num modo conhecido na gíria por "dual  O IH está empenhado desde há alguns           1TEN Sardinha Monteiro
         fuel", i.e. quando houver CENO da área em  anos na produção de CENO, como o teste-  Divisão de Navegação - Instituto Hidrográfico
         que o navio navegue, o ECDIS usá-la-á, prio-  munha a sua adesão ao RENC Norte  Notas:
         ritariamente, quando o mesmo não suceder,  Europeu, em Setembro de 1997. Já foram  1) Integridade é a qualidade que indica a confi-
         o ECDIS utilizará cartas raster, uma vez que  produzidas pelo IH, encontrando-se em fase  ança que se pode ter na informação fornecida por
         estas já cobrem todo o globo.      de comercialização, 3 CENO correspon-  um sistema de radionavegação. A integridade inclui
                                            dentes ao porto de Lisboa, 1 relativa à costa  a capacidade do sistema de providenciar avisos
                                                                               atempados aos utilizadores quando o sistema não
         PARTICIPAÇÃO DO IH NO RENC         do Algarve, outra da área da costa oeste de  dever ser usado para navegação.
         NORTE EUROPEU                      Portugal Continental, compreendida entre o  2) O Departamento de Defesa dos EUA, reserva-
                                            Cabo de Sines e Lagos e 2 CENO do Arqui-  -se ao direito de, em caso de crise ou conflito,
           A produção e a distribuição de CENO não  pélago dos Açores (uma do grupo central e  degradar a exactidão do GPS, ou mesmo desligar o
         seguem as regras tradicionais, segundo as  outra do grupo oriental).   Serviço de Posicionamento Padrão, sem qualquer
                                                                               aviso prévio. Em tempo de paz qualquer interrupção
         quais cada organização hidrográfica governa-  Em fase final de produção encontram-se 2  do Serviço será divulgada com uma antecedência
         mental poderia usar dados de outras organiza-  CENO relativas ás áreas costeiras compreen-  de apenas 48 horas.
                                                                                      REVISTA DA ARMADA • FEVEREIRO 2001  7
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