Page 45 - Revista da Armada
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- o equipamento de leitura e visualização ções homólogas para produzir cartas náuticas. didas entre Sines e Cabo da Roca e entre
das cartas electrónicas (ECDIS) seja certifica- A intenção era a de melhorar a segurança da Aveiro e Peniche, uma carta geral do Arquipé-
do de acordo com a Resolução CEI 61174 e navegação. Com o advento da era digital tal lago dos Açores e ainda a carta oceânica que
- as cartas electrónicas apresentadas te- procedimento deixou de se aplicar. Cada país inclui Portugal Continental e os Arquipélagos
nham sido produzidas no formato S-57 – 3ª passou a poder publicar CENO apenas das da Madeira e dos Açores.
edição e suas águas. Isso dificultaria a tarefa dos nave- Espera-se concluir a cobertura de toda a
- essas cartas tenham sido publicadas por, gantes que passariam a ter de adquirir CENO costa de Portugal Continental com cartas
ou sob autorização de, uma organização a cada país individualmente. Surgiu assim o costeiras, que vão até cerca de 60 milhas da
hidrográfica governamental. conceito dos Regional Electronic Navigational linha de costa, em meados deste ano.
Chart Centres (RENC), agrupando vários insti-
Só no caso de se verificarem essas três tutos hidrográficos duma mesma área geográ- CONCLUSÃO
condições é que as cartas electrónicas são fica. Esses RENC deverão reunir os dados de
consideradas equivalentes às cartas náuticas produção cartográfica dos vários países mem- Como conclusão pretendemos realçar que
oficiais de papel requeridas pela Convenção bros e centralizar a sua distribuição de uma estes projectos, em novas tecnologias de
SOLAS, na sua Regra V/20. forma uniforme e fácil. Cada RENC fornecerá navegação, poderão contribuir definitiva-
Apenas os equipamentos certificados de as CENO da respectiva área geográfica, mente para reduzir a probabilidade de ocor-
acordo com a Resolução CEI 61174 tomam a podendo, mediante acordos com os outros rência de acidentes marítimos em águas de
designação de ECDIS. Cabe aqui referir que RENC, distribuir cartas de todo o Mundo. soberania Portuguesa. Esses acidentes maríti-
no Outono de 1999 foi certificado, pela BSH, O primeiro RENC a ser formado foi o do mos são normalmente penalizadores, não só
o primeiro equipamento ECDIS em todo o Norte da Europa, que integra actualmente 10 para o meio ambiente, como também para o
Mundo: o Navi-Sailor 2400 ECDIS da firma países: Alemanha, Dinamarca, Finlândia, erário público. De acordo com informações
TRANSAS. Entretanto, já foram certificados França, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, veiculadas pela comunicação social, o aci-
outros equipamentos ECDIS, nomeadamente Reino Unido e Suécia. A sua sede localiza-se dente do navio mercante "Courage", ocorrido
os das firmas Kelvin Hughes, ASPO/NAVIN- em Stavanger (Noruega). A partir de 1 de no final de 1999 em Aveiro, terá custado, no
TRA, HDW, Atlas, Raytheon e Simrad. Da Julho de 1999 o RENC do Norte da Europa total, mais de 1 milhão de contos, sendo que
mesma forma, também apenas as cartas que adoptou a designação PRIMAR, que passou a acidentes deste tipo ocorrem com alguma
estejam conformes com a Norma S-57 – 3ª ser também a sua marca registada. frequência na nossa costa.
edição e que tenham sido publicadas por, ou Além de facilitar o acesso dos navegantes As CENO, quando lidas e apresentadas
sob autorização de, uma organização hidro- às CENO, o PRIMAR visa também regular, num ECDIS certificado, constituem uma
gráfica governamental, tomam a designação numa fase inicial, os custos de mercado das mais valia extraordinária para os nave-
de CENO. CENO, evitando que estes subam de forma gantes, contribuindo significativamente
Em virtude da sua complexidade, a pro- especulativa. Para isso, o PRIMAR concor- para o aumento da segurança marítima.
dução e distribuição de CENO, em todo o rerá, pelo menos inicialmente, com outros Com o previsível crescimento acelerado na
mundo, está a decorrer a um ritmo relativa- revendedores de produtos náuticos, que tam- sua utilização, aumentam as exigências de
mente lento. Por forma a responder às neces- bém poderão vender CENO. exactidão no posicionamento. A própria
sidades dos navegantes, disponibilizando- OMI estabelece, na Resolução A.817 (XIX),
-lhes cartas electrónicas oficiais que possam, que o ECDIS deve usar a posição do navio
temporariamente, suprir a falta de CENO, derivada de um sistema de posicionamento
alguns organismos hidrográficos governa- contínuo de elevada exactidão, capaz de
mentais desenvolveram e lançaram no mer- assegurar uma navegação segura. O sis-
cado cartas electrónicas oficiais alternativas, tema DGPS tem sido considerado o ade-
em formato raster, já que a sua produção é quado para integrar com o ECDIS / CENO.
muito mais rápida do que a das CENO. Estas Torna-se, assim, extremamente importante
cartas raster oficiais, embora não permitam a dotar o nosso país de um conjunto de
performance extremamente versátil e avança- Estações DGPS, à semelhança do que já
da das CENO, possuem todas as vantagens acontece em todos os países Europeus com
das cartas de papel, melhoradas pela costa Atlântica (ver Figura 3).
natureza digital do seu formato. Reco- Se as Estações DGPS Portuguesas con-
nhecendo o papel que elas podem desem- seguirem, durante o seu período de funciona-
penhar, enquanto não existir uma cobertura mento, que se poderá estender para além do
adequada de CENO, a OMI decidiu "permitir ano 2020, evitar um acidente marítimo que
a utilização dos ECDIS com cartas raster ofi- Fig. 3 - Mapa mostrando a verde as nações que já pos- seja – e espera-se que contribuam para evitar
ciais sempre que não houver CENO da área suem Estações DGPS. Portugal e Itália já efectuaram muitos mais – então já terá compensado o
em causa". Desta forma o ECDIS já pode ser testes visando a sua instalação. esforço feito na sua instalação.
utilizado em todo o mundo, funcionando
num modo conhecido na gíria por "dual O IH está empenhado desde há alguns 1TEN Sardinha Monteiro
fuel", i.e. quando houver CENO da área em anos na produção de CENO, como o teste- Divisão de Navegação - Instituto Hidrográfico
que o navio navegue, o ECDIS usá-la-á, prio- munha a sua adesão ao RENC Norte Notas:
ritariamente, quando o mesmo não suceder, Europeu, em Setembro de 1997. Já foram 1) Integridade é a qualidade que indica a confi-
o ECDIS utilizará cartas raster, uma vez que produzidas pelo IH, encontrando-se em fase ança que se pode ter na informação fornecida por
estas já cobrem todo o globo. de comercialização, 3 CENO correspon- um sistema de radionavegação. A integridade inclui
dentes ao porto de Lisboa, 1 relativa à costa a capacidade do sistema de providenciar avisos
atempados aos utilizadores quando o sistema não
PARTICIPAÇÃO DO IH NO RENC do Algarve, outra da área da costa oeste de dever ser usado para navegação.
NORTE EUROPEU Portugal Continental, compreendida entre o 2) O Departamento de Defesa dos EUA, reserva-
Cabo de Sines e Lagos e 2 CENO do Arqui- -se ao direito de, em caso de crise ou conflito,
A produção e a distribuição de CENO não pélago dos Açores (uma do grupo central e degradar a exactidão do GPS, ou mesmo desligar o
seguem as regras tradicionais, segundo as outra do grupo oriental). Serviço de Posicionamento Padrão, sem qualquer
aviso prévio. Em tempo de paz qualquer interrupção
quais cada organização hidrográfica governa- Em fase final de produção encontram-se 2 do Serviço será divulgada com uma antecedência
mental poderia usar dados de outras organiza- CENO relativas ás áreas costeiras compreen- de apenas 48 horas.
REVISTA DA ARMADA • FEVEREIRO 2001 7