Page 81 - Revista da Armada
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Um dia na ...
           Um dia na ...


                 Esquadrilha de Helicópteros
                 Esquadrilha de Helicópteros




         A baixa altitude, vindos do
         Alfeite, já sob o controlo da
         Tower(1), o sopro do rotor
         alisando a mareta numa efé-
         mera esteira de azeite, surge
         na margem da vasta península
         do Montijo, por trás do mas-
         tro onde, no topo drapeja a
         bandeira nacional, o edifício
         que uma roda de leme deixa
         adivinhar o Comando da
         Esquadrilha de Helicópteros
         (EH).

              esquerda, a cerca de 6 km da                      Empenhados       É que, entre outras inovações, uma simples
              entrada da Base Aérea n.º 6, o cais             afectiva e efectiva-  inversão do sentido de rotação do rotor de
         À onde atracam as vedetas e já no                    mente numa guerra  cauda, acabava de trazer tais melhorias à per-
         interior da cerca, o parque de estaciona-  mais quente que a fria, foi integrados na  formance do já consagrado «Lynx» que
         mento e, à direita, o vasto conjunto han-  STANAVFORLANT que sentimos na carne a  podemos dizer que a Esquadrilha foi dotada
         gar e placa a que se seguem outros edifí-  ausência, já só entre nós, deste impres-  dos mais experimentados e, simultaneamente,
         cios menores, onde funcionam diversas  cindível sensor e arma.        dos mais evoluídos helicópteros disponíveis no
         oficinas e depósitos.                Convencido o governo desta premente  competitivo mercado de tão sofisticadas armas.
           Ultrapassado o canal que os catamarans(2)  necessidade graças a um mais incisivo  Pensado para operações ASW é con-
         da Transtejo cruzam, faz-se ao heliporto  briefing acompanhado de um vídeo mos-  vertível para acções de Busca e Salvamen-
         onde, na vertical dum enorme H e aproado  trando o reparo de ré da “João Belo”(4)  to (Search And Rescue - SAR) que hoje, no
         ao vento, desce sem contactar o solo para, a  hilariantemente mascarado, pela marujada,  pós Guerra Fria, assumem contornos mais
         cerca de 3 m, e paralelamente à margem, ini-  de helicóptero, o rumo das coisas mudou.  dilatados no contexto de intervenções de
         ciar o Hover Taxi ao longo do Taxi Way de  Iniciado o processo de ressurgimento da  Manutenção ou mesmo de Imposição de
         acesso ao Apron, a placa da Marinha.  Componente Aérea da Armada obteve-se da  Paz que vêm ocupando as Forças Arma-
           Aí, entre o hangar e o talude onde ainda  parte da FAP a compreensão, decorrente  das, como ainda ocorre em Timor e já
         se vêem as rampas previstas para os hidroa-  ainda de velhos laços, que permitiu que,  tinha ocorrido no Adriático.
         viões da antiga Aviação Naval a Tower, por  logo em 1990, se iniciasse, em Sintra, a for-  Aliás, quando aí nos foi atribuído o
         fonia, e o Marshall, por sinais, posicionam-  mação dos novos Pilotos Navais, ainda antes  comando da Força Naval Internacional, a
         -no no Spot onde finalmente aterrou.  de se saber quais os helicópteros a adquirir.  coordenação de Operações de Helicópteros
           Extinta, no ano de 1952, em favor da  Quase a par iniciaram-se as obras dos  constituiu uma nova e enriquecedora expe-
         novel Força Aérea Portuguesa (FAP), só  edifícios no local onde melhor se pudesse  riência cujo sucesso contribuiu, na altura,
         em 1957 se rompe o vínculo humano que  conciliar vantagens logísticas e operacio-  para o prestígio do Comando português(6).
         veiculou a transferência duma cultura  nais, naturalmente na Base Aérea do Montijo,  Para que a prontidão seja uma realidade
         aeronaval que permitiu o entrosamento  onde uma estreita convivência vem dando  insofismável e susceptível de ser, a qualquer
         necessário às manobras conjuntas,  lugar a uma mais frutuosa cooperação.  momento, posta à prova, são diariamente,
         nacionais e internacionais, em que homens  Quando no dia 24-09-93, graças ao rigo-  em pleno, testados homens e máquinas.
         da Armada e da FAP, uns olhando o ar e  roso acompanhamento e apertado controlo  Foi no confortável Auditório, onde já se
         outros o mar, cooperavam em nome dum  do Director da então Divisão de Infra-  encontravam todos os intervenientes,
         passado compartilhado mas assumindo  estruturas Navais(5), se inauguraram, na  incluindo os pilotos, oficiais da classe de
         galhardamente as suas opções.      data previamente estabelecida, as insta-  marinha, envergando o seu quotidiano
           Curiosamente, ninguém poderia, então,  lações da Esquadrilha, estava alcançada  fato de voo, que, com uma rápida con-
         suspeitar que o embarque de helicópteros a  com um perfeito sincronismo o objectivo  tagem decrescente o Oficial de Serviço às
         bordo de fragatas iria revolucionar a luta A/S  traçado de dotar a Armada com modernos  Operações anunciou «09h20 - Início do
         (Anti-Submarine Warfare - ASW) a ponto de,  meios aéreos e de lhes assegurar uma base  briefing!» com que de imediato arrancaram
         em todo o mundo, muitos escoltadores oceâ-  funcional onde, primeiro, se integrasse,  os trabalhos e em que todos são de tudo
         nicos (contratorpedeiros, fragatas e, por vezes,  depois, se consolidasse e permanentemente  inteirados antes de se distribuírem tarefas.
         também corvetas(3) irem recebendo o convés  se aperfeiçoasse o know-how técnico e aero-  Uma jovem alferes da FAP projecta na
         de voo e o hangar de que careciam e onde já  naval adquiridos no Reino Unido.  tela as cartas meteorológicas do dia e os
         nos habituámos a vê-los com as longas pás  Aí, em resultado da opção, particular-  Metar’s (Meteorological Airfields Situation),
         articuladas, alinhadas com a sua fuselagem.  mente feliz, pelo «Super Lynx».  TAF’s (Terminal Area Forecast) e expõe as
                                                                                        REVISTA DA ARMADA • MARÇO 2001  7
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