Page 83 - Revista da Armada
P. 83

os momentos resul-  munido de uma lanterna de mão, da intei-
                                                              tantes dos dois  ra conformidade para um voo seguro, des-
                                                              rotores rodando a  de os básicos níveis de óleo e pressão de
                                                              alta velocidade, com  acumuladores a múltiplos outros aspectos
                                                              dimensões e veloci-  em torno do aparelho que vai pilotar.
                                                              dades diferentes e  Instalado no seu lugar, à direita, com todo o
                                                              em planos ... ortogo-  pessoal desnecessário devidamente afastado, é
                                                              nais.            o momento, assinalado pelas luzes de bordo,
                                                                Assim o  SHOL  de, devidamente autorizado pelo Ground
                                                              (Ship-Helicopter  Control/Tower, lançar os motores. Primeiro a
                                                              Operating Limit) de  turbina de BB, depois a de EB e a seguir o seu
                                                              cada tipo de heli-  acoplamento, segundo um procedimento há
                                                              cóptero deve ser cal-  muito escalpelizado na sala de multimédia.
                                                              culado também em   Executados os pertinentes testes, já com os
                                                              função de cada con-  rotores a rodar, está pronto para embarcar o
         Os helicópteros em operações de manutenção.
                                                              vés onde esteja pre-  instrutor, também equipado a preceito.
         eles, na de Sonares, o transdutor, um cilin-  vista a sua aterragem, entre nós as fragatas da  Na Sala de Operações seguimos pela rádio
         dro a lembrar o PoSat, que arriado a trezen-  classe «Vasco da Gama» e o «Bérrio», e con-  os contactos com o Ground Control, o pedi-
         tos metros de profundidade será, em função  siderando que em certas situações opera-  do, à Tower, de autorização para descolar e
         das variações do gradiente da temperatura  cionais o navio poderá estar impossibilitado  vêmo-lo, acesas as luzes de aterragem e ace-
         da água que instantaneamente mede, reco-  de melhor se posicionar.    lerados os motores, erguer-se no ar, inclinar-
         lhido até à profundidade mais adequada.  Esta particularidade exigirá por si um treino  -se um pouco para vante e iniciar o Hover
           Devidamente posicionado numa posição  adequado embora a técnica mais corrente de  Taxi em direcção ao heliporto.
         avançada, o helicóptero, antes de prosseguir  aterragem seja a de colocar o héli por BB,  Só o farol rotativo e as luzes de nave-
         para a seguinte Station, de acordo com a Pat-  paralelo e à velocidade do navio, este ofere-  gação, no negro da noite, iluminam, na
         tern adoptada, deverá, em seis breves impul-  cendo a amura a barlavento, e o piloto, assim  passagem, as pás e apenas podemos
         sos omnidireccionais, obter uma busca pano-  que se sentir «sentado» sobre a linha trans-  descortinar os contornos que nos recordam
         râmica Sonar, em exactos termos de direcção  versal pintada no convés, «deslizará», de  todos os desesperados que, num ou noutro
         e distância, de qualquer eco suspeito.  lado, sobre ela até à vertical do cruzamento  momento mais crítico, não puderam ser
           Para tal terá de permanecer estacionário  com a meia-nau, descendo bruscamente até  salvos pela arma de guerra mais temida na
         no ar, mantendo rigorosamente vertical o  contactar o convés, sujeito ao balanço e ao  luta de contra-guerrilha.
         transdutor mergulhado na água, aquele e  arfar do navio, e de imediato proceder ao seu  Verificado o correcto funcionamento dos
         este sujeitos a movimentos próprios que  peamento. Claro que numa pista em terra  instrumentos de navegação e já confundido
         interferem entre si através do cabo de sus-  firme esta operação se torna elementar e em  com as luzes da capital, em pano de fundo,
         tentação. Será o Sistema Automático de  campo aberto ainda mais simples.  recebida a necessária Clearance, rapida-
         Controlo de Voo (Automatic Fligt Control  Uma característica específica dos heli-  mente ganha altura.
         System - AFCS) que, além de possibilitar  cópteros navais é pois o sistema de engate  Apagados os faróis, perder-se-á num fundo
         uma momentânea pilotagem automática  que permite, após a aterragem, fixá-lo nu-  de estrelas, no cumprimento de uma missão
         sem mãos (Hands Off), resolve os diversos  ma plataforma flutuante dotada de uma  que assegurará a proficiência de muitas outras.
         problemas de cinemática decorrentes do  adequada grade de fixação.      Na noite fica a pairar a desejada aqui-
         vento, das correntes e dos seus efeitos no  Antes do jantar que, como o almoço, é  sição dos três helicópteros em falta para
         próprio cabo, de modo a assegurar a referi-  servido nas Messes da Base Aérea de aco-  completar a dotação prevista de modo a ga-
         da verticalidade, durante a emissão e a  lhimento, acompanhámos o briefing do voo  rantir um cabal desempenho operacional e
         sequente recepção dos ecos, permitindo  da noite. O objectivo era o treino nocturno  uma melhor rentabilização dos meios com
         determinar com rigor a posição e o movi-  de dois pilotos, um de cada vez, acompa-  que a Esquadrilha foi dotada.
         mento do ... submarino.            nhados pelo instrutor de voo que esta-
           Também este equipamento, essencial às  belece o plano de actividades e manobras a  Dr. Rui Manuel Ramalho Ortigão Neves
         operações ASW, é aqui calibrado, na Oficina  treinar e com aqueles revê procedimentos            1TEN REF
         de Avionicos. Noutro material, porém, re-  de emergência e pormenores de operação  Notas:
         corre-se ao sistema de substituição de «cartas»  sobre os quais incidirá o treino.  1) No presente artigo manteve-se os termos em Inglês
         de circuitos impressos que obrigam ao envio  No vestiário do hangar, recolhido o equi-  correntemente utilizados na EH.
                                                                               2) Recentemente o Governo suspendeu a transferência
         destas para os países de origem, constituindo  pamento que completa a indumentária de  duma encomenda de catamarans, de estaleiros
         isso uma crónica dependência tecnológica e,  voo (9), de que se destaca o capacete bran-  nacionais para a Austrália, o que representaria, pelo
         inerentemente, militar-naval do estrangeiro.  co com auscultadores integrados, segue-se  menos, a possibilidade de consolidar um «know-how».
           O helicóptero, sendo uma aeronave de asa  para o Gabinete da Linha de Manutenção  3) Por ordem decrescente de tonelagem conforme clas-
                                                                               sificação mais corrente. Os futuros patrulhões, embora
         móvel, possui em relação aos clássicos  onde, depois de consultado o Livro da  maiores mas menos dotados de sensores e armas que
         aviões, os de asa fixa, ainda outras parti-  Aeronave aprontada, nomeadamente infor-  os patrulhas oceânicos dos anos cinquenta, ditos
         cularidades. Uma delas é dispor de rodas  mações como o número de horas para a  «franceses», poderão receber helicópteros.
         normalmente posicionadas de modo a, no  próxima inspecção, limitações menores,  4) Do comando do então CMG Vieira Matias, por
         chão, girar sobre si e daí a necessidade do  testes a efectuar, etc., é formalmente assina-  ocasião do desfile naval, ocorrido no alto mar, quando
                                                                               o navio em 1983, terminada a sua comissão, destacou
         Hover Taxi.                        da a sua aceitação.                daquela Força NATO.
           Se o avião necessita de pista para adqui-  Daí se segue para a placa onde dois ou  5) O então CMG Nobre de Carvalho.
         rir/perder velocidade de sustentação, condi-  três elementos da equipa de manutenção  6) O então CALM Reis Rodrigues.
         cionada a diversos parâmetros, dentre eles os  ultimam trabalhos, iniciando o piloto, de  7) Actualmente a “GKN Westland”.
                                                                               8) Comentário recolhido pelo CALM Isaías Gomes
         ventos (mormente os dos sectores de cauda),  imediato, a verificação do helicóptero no  Teixeira e transmitido, por carta, ao CEMA. Ver RA nº
         os hélis, prontos a descolar/aterrar em  interior e no exterior segundo uma lista de  313 de SET/OUT 98.
         espaços exíguos, exigem um mais exacto  items que, inclusive, o levam a trepar pela  9) Em que o azul escuro tomou o lugar do ... laranja.
         conhecimento do vento e dos efeitos das su-  carlinga, por degraus que depois são  Agradecimentos: Comandante Gomes de Sousa,
         perestruturas próximas, considerando ainda  recolhidos na fuselagem, a certificar-se,  Comandante Santos Madeira e Engº Rodrigues Correia

                                                                                       REVISTA DA ARMADA • MARÇO 2001  9
   78   79   80   81   82   83   84   85   86   87   88