Page 82 - Revista da Armada
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condições actuais e as previsões da sua
         evolução e outra informação pertinente que
         pode, inclusive, condicionar a actividade
         dos helicópteros ou até de toda a aviação,
         civil e militar, e que não suscitando dúvidas
         permite avançar para outro tema.
           Caberá ainda ao Oficial de Operações
         fazer a sua apresentação iniciando-a com
         os avisos à navegação em vigor e terminan-
         do com a programação para o dia, que com-
         preende períodos de treino diurno e noc-
         turno, de modo a cobrir o leque de activi-
         dades possíveis, conciliadas com necessi-
         dades específicas de instrução, manutenção
         e verificação de qualificações do pessoal,  Assistencia ao briefing.
         dos equipamentos e da própria aeronave
         embarcando, para além dos pilotos, e con-  aquisição dos «Super Lynx», havia que for-  bem como de cada aeronave, equipamento
         forme o caso, os instrutores, operadores,  mar na própria fábrica, em Yeovil, o pessoal  ou instrumento e daí tirar ilações úteis à
         verificadores ou técnicos envolvidos.  que, na fase inicial, sob a orientação de  instrução, à operação e à manutenção.
           É a vez da operacionalidade dos meios  representantes da «Westland» (7) e da RN,  Enquanto na placa um helicóptero é
         disponíveis ser apresentada por um  assegurasse a manutenção dos helicópteros  preparado para um voo de treino, no
         engenheiro (de armas ou de máquinas),  e que, entretanto, viesse a passar a sua expe-  hangar, a par de um completamente des-
         com a indicação dos trabalhos em curso,  riência a mais jovens camaradas que em  montado, outro está já na fase de mon-
         sendo indicados os helicópteros prontos a  breve contarão com o primeiro elemento  tagem final.
         operar e, respondidas algumas questões  feminino.                       Para este, o pórtico iça o bloco do rotor,
         relativas a testes solicitados aos opera-  Para tal a instrução apoia-se em sistemas  recém chegado da fábrica, onde foi sujeito
         dores, pilotos e não só, será altura de pas-  multimédia que permitem visualizar ao por-  a uma minuciosa revisão, e movimenta-o
         sar aos Assuntos de Carácter Geral.  menor as mais diversas componentes dos  cuidadosamente de modo a poder ser
           Nesta rubrica aberta serão abordados,  «Super Lynx», de forma estática e, sobretudo,  montado. Quatro parafusos suportarão
         conforme as circunstâncias o determi-  dinâmica, o que facilita a compreensão da  mais de cinco toneladas que as quatro pás,
         narem e por quem o entender dever fazer,  sua articulação e operação quer na perspecti-  rodando até às trezentas e tal rotações por
         aspectos não previstos no briefing.  va da manutenção quer dos próprios opera-  minuto, poderão levantar a uma apreciável
           Depois, a propósito de Segurança, inter-  dores que assim poderão assimilar melhor os  velocidade ou fazer atingir os 165 nós. As
         vem o Chefe do Gabinete de Prevenção  procedimentos e mais correcta e rapidamente  pás de apurado design e complexa cons-
         de Acidentes (GPA) a que se segue, na sua  interpretar, em voo, a leitura dos instrumen-  trução, graças ao Titânio e ao Carbono
         área específica, o Director da Instrução.  tos de controlo.           incorporados, possuem um rendimento
           A fechar, breves e objectivos aponta-  Para assegurar uma rigorosa aplicação da  muito superior ao obtido pelas pás de
         mentos do Comando da Esquadrilha.  doutrina operacional e melhor difundir e  desenho convencional.
           O perfeito encadeamento, a economia  disciplinar a actuação e a interacção dos  O apreço dos engenheiros que avaliaram
         de palavras e o rigor da informação tradu-  operadores recorre-se mesmo à filmagem de  os nossos Artífices permitiu que a Esqua-
         zem um profissionalismo que traz a  actividades onde tenham surgido dúvidas, por  drilha fosse certificada, caso ainda único,
         marca da Royal Navy (RN) onde a for-  menores que pareçam, de modo a definir  para, numa pequena oficina, efectuar,
         mação dos primeiros pilotos se completou  mais consistente e uniformemente os procedi-  segundo as especificações do fabricante, a
         e que a EH tem sabido preservar.   mentos com que se pretende sempre melhorar  revisão destas pás.
           Mas a experiência adquirida abrangeu  a eficiência das tripulações dos helicópteros.  Aliás a recepção dos «Super-Lynx»
         uma equipa mais vasta e ultrapassou a rece-  Assim, em torno de cada aeronave se con-  mereceu da «Westland» o comentário de
         bida no âmbito operacional pois, decidida a  grega uma equipa de chão e de ar que elege  que foi a mais bem planeada e de longe a
                                            um patrono que tanto pode ser o «Hagar»  melhor executada de entre todas as Forças
                                            como o «T-Rex» e um lema aglutinador que  Armadas que até então fornecera(8).
                                            tanto pode sair da «Mensagem» como da  A comprovar o rigor da remontagem
                                            Banda Desenhada e que permanece até ao  destes aparelhos estão, entre outros cuida-
                                            fim da comissão de embarque, com uma  dos, os alinhamentos opticamente aferidos
                                            duração de dois anos, nas fragatas da Classe  dos veios e respectivas caixas de engrena-
                                            «Vasco da Gama».                   gens que transmitem o movimento recebido
                                              Afinal, mais um pretexto para uma  das duas turbinas para o rotor de cauda.
                                            estimulante emulação que não quebra a  Toda esta azáfama é apoiada pela con-
                                            capacidade de cooperação e muito menos o  sulta, numa biblioteca adjacente ou no
                                            espírito de corpo herdado da velha Aviação  local dos trabalhos, de espessos e por-
                                            Naval cujos elementos mantiveram vivo, ao  menorizados manuais, quer na minuciosa
                                            longo dos quarenta anos em que a Armada  pesquisa do exacto sobressalente, quer
                                            esteve privada das suas asas, e que no reen-  nos exaustivos procedimentos de mon-
                                            contro das duas gerações tem sido jubilosa-  tagem e respectivos testes.
                                            mente celebrado.                     Pois, além do elevado preço do material
                                              A par de um aturado trabalho buro-  entre mãos, há que garantir aos tripulantes
                                            crático inerente à rotina administrativa de  uma operação segura, tão ou mais dispen-
                                            qualquer unidade da Armada ocorre a  diosa que a própria manutenção da profi-
                                            decorrente da actividade operacional e  ciência de toda a equipa.
                                            técnica que permite em qualquer momen-  Nas oficinas de electrónica reparam-se e
         Consultando os manuais.            to conhecer o historial de cada elemento  calibram-se diversos equipamentos. Dentre
         8 MARÇO 2001 • REVISTA DA ARMADA
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