Page 82 - Revista da Armada
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condições actuais e as previsões da sua
evolução e outra informação pertinente que
pode, inclusive, condicionar a actividade
dos helicópteros ou até de toda a aviação,
civil e militar, e que não suscitando dúvidas
permite avançar para outro tema.
Caberá ainda ao Oficial de Operações
fazer a sua apresentação iniciando-a com
os avisos à navegação em vigor e terminan-
do com a programação para o dia, que com-
preende períodos de treino diurno e noc-
turno, de modo a cobrir o leque de activi-
dades possíveis, conciliadas com necessi-
dades específicas de instrução, manutenção
e verificação de qualificações do pessoal, Assistencia ao briefing.
dos equipamentos e da própria aeronave
embarcando, para além dos pilotos, e con- aquisição dos «Super Lynx», havia que for- bem como de cada aeronave, equipamento
forme o caso, os instrutores, operadores, mar na própria fábrica, em Yeovil, o pessoal ou instrumento e daí tirar ilações úteis à
verificadores ou técnicos envolvidos. que, na fase inicial, sob a orientação de instrução, à operação e à manutenção.
É a vez da operacionalidade dos meios representantes da «Westland» (7) e da RN, Enquanto na placa um helicóptero é
disponíveis ser apresentada por um assegurasse a manutenção dos helicópteros preparado para um voo de treino, no
engenheiro (de armas ou de máquinas), e que, entretanto, viesse a passar a sua expe- hangar, a par de um completamente des-
com a indicação dos trabalhos em curso, riência a mais jovens camaradas que em montado, outro está já na fase de mon-
sendo indicados os helicópteros prontos a breve contarão com o primeiro elemento tagem final.
operar e, respondidas algumas questões feminino. Para este, o pórtico iça o bloco do rotor,
relativas a testes solicitados aos opera- Para tal a instrução apoia-se em sistemas recém chegado da fábrica, onde foi sujeito
dores, pilotos e não só, será altura de pas- multimédia que permitem visualizar ao por- a uma minuciosa revisão, e movimenta-o
sar aos Assuntos de Carácter Geral. menor as mais diversas componentes dos cuidadosamente de modo a poder ser
Nesta rubrica aberta serão abordados, «Super Lynx», de forma estática e, sobretudo, montado. Quatro parafusos suportarão
conforme as circunstâncias o determi- dinâmica, o que facilita a compreensão da mais de cinco toneladas que as quatro pás,
narem e por quem o entender dever fazer, sua articulação e operação quer na perspecti- rodando até às trezentas e tal rotações por
aspectos não previstos no briefing. va da manutenção quer dos próprios opera- minuto, poderão levantar a uma apreciável
Depois, a propósito de Segurança, inter- dores que assim poderão assimilar melhor os velocidade ou fazer atingir os 165 nós. As
vem o Chefe do Gabinete de Prevenção procedimentos e mais correcta e rapidamente pás de apurado design e complexa cons-
de Acidentes (GPA) a que se segue, na sua interpretar, em voo, a leitura dos instrumen- trução, graças ao Titânio e ao Carbono
área específica, o Director da Instrução. tos de controlo. incorporados, possuem um rendimento
A fechar, breves e objectivos aponta- Para assegurar uma rigorosa aplicação da muito superior ao obtido pelas pás de
mentos do Comando da Esquadrilha. doutrina operacional e melhor difundir e desenho convencional.
O perfeito encadeamento, a economia disciplinar a actuação e a interacção dos O apreço dos engenheiros que avaliaram
de palavras e o rigor da informação tradu- operadores recorre-se mesmo à filmagem de os nossos Artífices permitiu que a Esqua-
zem um profissionalismo que traz a actividades onde tenham surgido dúvidas, por drilha fosse certificada, caso ainda único,
marca da Royal Navy (RN) onde a for- menores que pareçam, de modo a definir para, numa pequena oficina, efectuar,
mação dos primeiros pilotos se completou mais consistente e uniformemente os procedi- segundo as especificações do fabricante, a
e que a EH tem sabido preservar. mentos com que se pretende sempre melhorar revisão destas pás.
Mas a experiência adquirida abrangeu a eficiência das tripulações dos helicópteros. Aliás a recepção dos «Super-Lynx»
uma equipa mais vasta e ultrapassou a rece- Assim, em torno de cada aeronave se con- mereceu da «Westland» o comentário de
bida no âmbito operacional pois, decidida a grega uma equipa de chão e de ar que elege que foi a mais bem planeada e de longe a
um patrono que tanto pode ser o «Hagar» melhor executada de entre todas as Forças
como o «T-Rex» e um lema aglutinador que Armadas que até então fornecera(8).
tanto pode sair da «Mensagem» como da A comprovar o rigor da remontagem
Banda Desenhada e que permanece até ao destes aparelhos estão, entre outros cuida-
fim da comissão de embarque, com uma dos, os alinhamentos opticamente aferidos
duração de dois anos, nas fragatas da Classe dos veios e respectivas caixas de engrena-
«Vasco da Gama». gens que transmitem o movimento recebido
Afinal, mais um pretexto para uma das duas turbinas para o rotor de cauda.
estimulante emulação que não quebra a Toda esta azáfama é apoiada pela con-
capacidade de cooperação e muito menos o sulta, numa biblioteca adjacente ou no
espírito de corpo herdado da velha Aviação local dos trabalhos, de espessos e por-
Naval cujos elementos mantiveram vivo, ao menorizados manuais, quer na minuciosa
longo dos quarenta anos em que a Armada pesquisa do exacto sobressalente, quer
esteve privada das suas asas, e que no reen- nos exaustivos procedimentos de mon-
contro das duas gerações tem sido jubilosa- tagem e respectivos testes.
mente celebrado. Pois, além do elevado preço do material
A par de um aturado trabalho buro- entre mãos, há que garantir aos tripulantes
crático inerente à rotina administrativa de uma operação segura, tão ou mais dispen-
qualquer unidade da Armada ocorre a diosa que a própria manutenção da profi-
decorrente da actividade operacional e ciência de toda a equipa.
técnica que permite em qualquer momen- Nas oficinas de electrónica reparam-se e
Consultando os manuais. to conhecer o historial de cada elemento calibram-se diversos equipamentos. Dentre
8 MARÇO 2001 • REVISTA DA ARMADA