Page 193 - Revista da Armada
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Colecção Comandante Seixas Serra após a independência da União Indiana
em 1947, fizeram com que a presença da
Marinha em Timor fosse muito escassa,
chegando a ser inexistente durante um ele-
vado número de anos - vide Quadro 1.
Assim, entre 1955 e 1964 apenas o “Gon-
çalves Zarco” se manteve em permanência
no Extremo Oriente, com base em Macau,
cumprindo 7 missões em Timor (9). É
curioso constatar que este navio foi aquele
que esteve mais tempo fora do porto de
armamento, quase 9 anos, tendo largado de
Lisboa para comissão no Extremo-Oriente
em 29 de Setembro de 1955 só regressou em
O Aviso de 2ª Classe “Gonçalves Zarco” fundeado no porto de Dili visto de través e de proa. 16 de Março de 1964.
Nos princípios dos anos 60, data do iní-
Manufai, em Dezembro de 1911. O navio objectivo de substituir as forças aus- cio da guerra de África, obviamente o
permaneceu em Timor de Janeiro a tralianas e holandesas que tinham, em 17 esforço da Marinha fez-se sentir prioritaria-
Agosto de 1912 ,tendo apoiado acções ter- de Dezembro de 1941, desembarcado em mente naquele continente e Timor será
restres com a artilharia de bordo e intervi- Díli sem autorização do governo por- novamente secundarizado.
do nas mesmas com uma força de desem- tuguês e alegando que o território não esta-
barque comandada pelo 2ºTenente Jaime va suficientemente defendido, mas os
do Inso (4). De notar que a “Pátria”, de japoneses, como reacção à presença das
Abril a Junho, foi comandada pelo então tropas aliadas invadiram Timor em 20 de
Capitão-tenente Gago Coutinho (5). Fevereiro de 1942, pelo que o “Zarco” foi
Entretanto a Marinha caminhava assus- desviado para Goa.
tadoramente para o zero naval e só res-
surgiria com o Programa Magalhães DO FIM DA II GUERRA MUNDIAL
Corrêa, cujos primeiros navios foram AO 25 DE ABRIL
entregues em 1933, sendo dois avisos de
1ª classe e quatro de 2ª destinados ao Só em Setembro de 1945, após a rendição
serviço no Ultramar. do Japão e por consequência o fim da II
Após a citada revolta de Manufai, a Guerra Mundial no Pacífico, a Marinha
situação em Timor manteve-se relativa- regressa a Timor. Nesse mesmo mês chega
mente calma até ao início da II Guerra a Díli o “Gonçalves Zarco” (7) vindo de
Mundial no Pacífico em 1941, tendo sido Lourenço Marques a escoltar o transporte
durante esse período visitada, muito espo- de tropas “Angola” e mais tarde também,
radicamente, pelas canhoneiras da Estação integrados nas Forças Navais de
Naval de Macau. Recuperação da Soberania Portuguesa em
O primeiro navio do Programa Maga- Timor, o “Bartolomeu Dias” e o “Afonso Estação Radionaval de Dili (Comando e Central Receptora).
lhães Corrêa a escalar Díli foi o aviso de Albuquerque” (8). Foi a presença mais
“Gonçalves Zarco” (6), de 15 de Junho a 19 notória, desde sempre, da Marinha em Verifica-se que desde Janeiro de 1964,
de Julho de 1939 e de 24 de Março a 3 de Timor, tendo a mesma contribuído para o data da última estadia do “Zarco”, até
Maio de 1941 o “Gonçalo Velho” (6) nave- rápido restabelecimento da autoridade do Outubro de 1975 com a chegada da corveta
gou em águas timorenses, tendo sido o governo português no território. “Afonso Cerqueira” à ilha de Ataúro, ape-
último navio de guerra português a apor- As perturbações internas na China após nas dois navios escalaram Díli, foram as
tar ao território antes da invasão nipónica. a II Guerra Mundial com o desenvolvimen- fragatas “D. Francisco de Almeida” em
Em Janeiro de 1942 o “Gonçalves Zarco” to do comunismo e por consequência com 1966, a pedido do Ministro dos Negócios
largou de Lourenço Marques comboiando reflexos em Macau e também a instabili- Estrangeiros numa missão especificamente
o transporte de tropas “João Belo”, com o dade nos territórios portugueses da Índia, de soberania de curta duração e em 1970 a
“Comandante João Belo” (10) em
QUADRO 1: DO FIM DA II GUERRA MUNDIAL À INVASÃO INDONÉSIA trânsito para Sidney, onde re-
presentou Portugal nas come-
Navios/Anos 1945 1946 1947 1950 1951 1952 1957 1959 1960 1961 1962 1963 1964 1966 1970 1975 1976
morações do 2º centenário do
Afonso de 3 OUT 23 FEV 15 FEV 19 FEV
Albuquerque 5 NOV 16 ABR 9 ABR 21 FEV desembarque do Capitão Cook
25 JAN
Bartolomeu 27 SET 30 AGO na Austrália.
Dias 4 SET
Gonçalves 27 SET 26 MAI 26 JUL 30 JUL 12 MAR 16 MAR A ausência do exercício de so-
30 MAR
Zarco 7 OUT 6 JUN 6 AGO 19 SET 18 SET 15 JUL 23 AGO 27 JAN berania em águas de Timor era
5 DEZ
Gonçalo 27 MAI um problema premente e para
Velho 6 JUN
minorá-lo em 9 de Abril de 1973
João de
Lisboa 31 DEZ 28 FEV chegou a Díli, a bordo de um
D. Francisco 7 JAN navio mercante, a lancha de fisca-
de Almeida 1 FEV
lização “Tibar” (11), ex-Albufeira,
Comandante 1 ABR
João Belo 14 ABR que se manteve operacional até
Afonso 6 OUT Outubro de 1975, tendo ficado
Cerqueira 8 DEZ
atribuida ao Comando de Defesa
João Roby 24 NOV 18 MAR Marítima de Timor. Efectuou esta
Oliveira e 14 JAN lancha patrulhas na área visi-
Carmo 18 MAI
tando vários portos, inclusive o
REVISTA DA ARMADA • JUNHO 2002 11