Page 271 - Revista da Armada
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O primeiro navio-escola Sagres
             O primeiro navio-escola Sagres



                                                       do outras vergas. Arribou então
                                                       à cidade do Cabo, na África do     Ficha do navio
                                                       Sul, e aí foi sujeito às necessárias   - Comprimento fora-a-fora   97,85 m
                                                       reparações para poder voltar a   - Comprimento entre perpendiculares   79,25 m
                                                       navegar. A partir de então pas-  - Boca             12,2 m
                                                       sou a armar em barca.    - Pontal                   7,9 m
                                                         Em 1912 foi vendido à   - Gurupés                 14,0 m
                                                                                - Altura do traquete
                                                                                                           48,0 m
                                                       casa Krabbenhöft, com sede   - Altura do grande     49,2 m
                                                       em Hamburgo, e o seu novo   - Altura da mezena      41,2 m
                                                       proprietário registou-o com o   - Calado            5,70 m
                                                       nome Max.                - Deslocamento             3.116 t
                                                         Foi basicamente utilizado,   - Dois motores (potência nominal)   350 Hp
                                                       desde a sua construção, como
                                                       navio de transporte de carga  de proa, o infante D. Henrique, encontra-se
                                                       entre a Europa e os portos da  hoje no Museu de Marinha.
                                                       Ásia e Américas. As principais   Em Setembro de 1961, poucos dias antes
                                                       matérias-primas transportadas  de o governo português adquirir ao Brasil o
                                                       foram os cereais, o carvão, o  Navio-Escola Guanabara, navegou pela últi-
                                                       arroz e os nitratos.    ma vez com a bandeira portuguesa.
                                                         No dia 1 de Março de 1916,   Na Portaria nº18997 de 30 de Janeiro de
                                                       aquando da declaração de  1962, em que a nova Sagres é aumentada ao
                                                       guerra da Alemanha a Portugal,
                                                       o navio encontrava -se atracado
                                                       no porto da Horta, nos Açores,
                                                       com um carregamento de ni-
         A antiga Sagres a navegar à vela no Tejo.
                                                       tratos. Foi então apresado por
               segundo navio da Marinha Portu-  ordem do governo português. Recebeu o nome
               guesa a receber o nome Sagres foi  Flores quando foi registado com a bandeira de
         O  construído nos estaleiros da Rick-  Portugal. No entanto, até 1920 foi utilizado pelo
         mer C. Rickmers, em Geestmüende, na Ale-  governo inglês, mantendo no entanto bandeira
         manha, em 1896.                    e tripulação portuguesas.
           Rickmer Rickmers foi o seu primeiro nome e   A partir de 1920, integrado na frota dos Trans-
         pertencia ao armador Rickmer Reismüehlen.  portes Marítimos do Estado, serviu como navio
           Com casco e aparelho em aço, possuía três  mercante de transporte de mercadorias entre
         mastros e armava em galera. O mastro grande  Lisboa, Açores, África do Sul, Antilhas e portos
         e o traquete eram prolongados com dois masta-  europeus em França e Espanha.
         réus, e a gata com apenas um. Nos dois primei-  No dia 14 de Maio de 1924, depois de ter
         ros cruzavam seis vergas. O navio possuía caste-  sido entregue ao Ministério da Marinha, foi
         lo e tombadilho e ainda duas superestruturas, a  classificado como navio-escola e recebeu o
         ré dos mastros grande e traquete. O seu interior  nome Sagres. O Capitão-tenente Cisneiros e
         encontrava-se dividido em três pavimentos.  Faria, que viria a ser o seu primeiro Coman-
           Em Agosto de 1896 iniciou a sua actividade  dante, coordenou todas as operações relativas
         na marinha mercante alemã com uma tripu-  à sua adaptação para navio-escola.  O Rickmer Rickmers actualmente em Hamburgo.
         lação de apenas 22 homens.           Efectuou, entre 1927 e 1931, três viagens de
           Em 1904, quando se encontrava a navegar no  instrução. Em 1931 foram instalados a bordo dois  efectivo dos navios da Armada, este foi clas-
         Atlântico Sul, foi apanhado por um violento tem-  motores diesel e dois hélices de passo variável.  sificado como navio-depósito, com o nome
         poral tendo desarvorado o mastro da gata e perdi-  Em 1958 venceu a regata organizada pela  Santo André. Em 1975 foi abatido ao efectivo
                                                            Sail Training Association,  dos navios da Armada.
                                                            entre Brest e Las Palmas.   Através de um protocolo, assinado no dia
               Comandantes do navio-escola Sagres
                                                            O troféu pode ser visto  28 de Abril de 1983, o navio foi entregue à
                                                            hoje a bordo do navio,  fundação alemã Windjammer Für Hamburg.
          CTEN António Alemão de Cisneiros e Faria   6/10/1926
                                                            em Hamburgo.       Foi então rebocado até Hamburgo. Depois de
          CTEN José Francisco Monteiro           10/10/1933
                                                              Como navio-esco-  um período de fabricos, que incluiu a pintura
          CFR António Alemão de Cisneiros e Faria   18/7/1935  la teve uma guarnição  do casco com a cor verde original, foi aberto
                                                            de 181 homens mas  ao público com o seu primeiro nome origi-
          CTEN Gabriel Maurício Teixeira           3/3/1937
                                                            chegou a embarcar,  nal: Rickmer Rickmers. Alberga actualmente
          CTEN Eduardo Pereira Viana              30/9/1938
                                                            nalgumas viagens de  um restaurante e um museu, que conta com
          CTEN Marcos Vieira Garin                27/9/1940  instrução de cadetes e  inúmeras peças cedidas, a título de emprésti-
          CTEN Santiago da Silva Ponce            13/4/1942  de alunos marinheiros,  mo, pelo Museu de Marinha.
                                                            mais de 400 militares.                             Z
          CFR Luciano Sena Dentinho               18/2/1952                                António Manuel Gonçalves
                                                              Neste período o na-
          CTEN António Tengarrinha Pires           6/3/1958  vio navegou o equiva-  Fotografias              CTEN
          CTEN Henrique Afonso da Silva Horta     26/6/1961  lente a dez voltas ao   – Arquivo Museu de Marinha
                                                            mundo. A sua figura   – Herbert Böhm (Hamburgo)
                                                                                     REVISTA DA ARMADA U AGOSTO 2004  17
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