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O primeiro navio-escola Sagres
O primeiro navio-escola Sagres
do outras vergas. Arribou então
à cidade do Cabo, na África do Ficha do navio
Sul, e aí foi sujeito às necessárias - Comprimento fora-a-fora 97,85 m
reparações para poder voltar a - Comprimento entre perpendiculares 79,25 m
navegar. A partir de então pas- - Boca 12,2 m
sou a armar em barca. - Pontal 7,9 m
Em 1912 foi vendido à - Gurupés 14,0 m
- Altura do traquete
48,0 m
casa Krabbenhöft, com sede - Altura do grande 49,2 m
em Hamburgo, e o seu novo - Altura da mezena 41,2 m
proprietário registou-o com o - Calado 5,70 m
nome Max. - Deslocamento 3.116 t
Foi basicamente utilizado, - Dois motores (potência nominal) 350 Hp
desde a sua construção, como
navio de transporte de carga de proa, o infante D. Henrique, encontra-se
entre a Europa e os portos da hoje no Museu de Marinha.
Ásia e Américas. As principais Em Setembro de 1961, poucos dias antes
matérias-primas transportadas de o governo português adquirir ao Brasil o
foram os cereais, o carvão, o Navio-Escola Guanabara, navegou pela últi-
arroz e os nitratos. ma vez com a bandeira portuguesa.
No dia 1 de Março de 1916, Na Portaria nº18997 de 30 de Janeiro de
aquando da declaração de 1962, em que a nova Sagres é aumentada ao
guerra da Alemanha a Portugal,
o navio encontrava -se atracado
no porto da Horta, nos Açores,
com um carregamento de ni-
A antiga Sagres a navegar à vela no Tejo.
tratos. Foi então apresado por
segundo navio da Marinha Portu- ordem do governo português. Recebeu o nome
guesa a receber o nome Sagres foi Flores quando foi registado com a bandeira de
O construído nos estaleiros da Rick- Portugal. No entanto, até 1920 foi utilizado pelo
mer C. Rickmers, em Geestmüende, na Ale- governo inglês, mantendo no entanto bandeira
manha, em 1896. e tripulação portuguesas.
Rickmer Rickmers foi o seu primeiro nome e A partir de 1920, integrado na frota dos Trans-
pertencia ao armador Rickmer Reismüehlen. portes Marítimos do Estado, serviu como navio
Com casco e aparelho em aço, possuía três mercante de transporte de mercadorias entre
mastros e armava em galera. O mastro grande Lisboa, Açores, África do Sul, Antilhas e portos
e o traquete eram prolongados com dois masta- europeus em França e Espanha.
réus, e a gata com apenas um. Nos dois primei- No dia 14 de Maio de 1924, depois de ter
ros cruzavam seis vergas. O navio possuía caste- sido entregue ao Ministério da Marinha, foi
lo e tombadilho e ainda duas superestruturas, a classificado como navio-escola e recebeu o
ré dos mastros grande e traquete. O seu interior nome Sagres. O Capitão-tenente Cisneiros e
encontrava-se dividido em três pavimentos. Faria, que viria a ser o seu primeiro Coman-
Em Agosto de 1896 iniciou a sua actividade dante, coordenou todas as operações relativas
na marinha mercante alemã com uma tripu- à sua adaptação para navio-escola. O Rickmer Rickmers actualmente em Hamburgo.
lação de apenas 22 homens. Efectuou, entre 1927 e 1931, três viagens de
Em 1904, quando se encontrava a navegar no instrução. Em 1931 foram instalados a bordo dois efectivo dos navios da Armada, este foi clas-
Atlântico Sul, foi apanhado por um violento tem- motores diesel e dois hélices de passo variável. sificado como navio-depósito, com o nome
poral tendo desarvorado o mastro da gata e perdi- Em 1958 venceu a regata organizada pela Santo André. Em 1975 foi abatido ao efectivo
Sail Training Association, dos navios da Armada.
entre Brest e Las Palmas. Através de um protocolo, assinado no dia
Comandantes do navio-escola Sagres
O troféu pode ser visto 28 de Abril de 1983, o navio foi entregue à
hoje a bordo do navio, fundação alemã Windjammer Für Hamburg.
CTEN António Alemão de Cisneiros e Faria 6/10/1926
em Hamburgo. Foi então rebocado até Hamburgo. Depois de
CTEN José Francisco Monteiro 10/10/1933
Como navio-esco- um período de fabricos, que incluiu a pintura
CFR António Alemão de Cisneiros e Faria 18/7/1935 la teve uma guarnição do casco com a cor verde original, foi aberto
de 181 homens mas ao público com o seu primeiro nome origi-
CTEN Gabriel Maurício Teixeira 3/3/1937
chegou a embarcar, nal: Rickmer Rickmers. Alberga actualmente
CTEN Eduardo Pereira Viana 30/9/1938
nalgumas viagens de um restaurante e um museu, que conta com
CTEN Marcos Vieira Garin 27/9/1940 instrução de cadetes e inúmeras peças cedidas, a título de emprésti-
CTEN Santiago da Silva Ponce 13/4/1942 de alunos marinheiros, mo, pelo Museu de Marinha.
mais de 400 militares. Z
CFR Luciano Sena Dentinho 18/2/1952 António Manuel Gonçalves
Neste período o na-
CTEN António Tengarrinha Pires 6/3/1958 vio navegou o equiva- Fotografias CTEN
CTEN Henrique Afonso da Silva Horta 26/6/1961 lente a dez voltas ao – Arquivo Museu de Marinha
mundo. A sua figura – Herbert Böhm (Hamburgo)
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