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PROLIFERATION SECURITY INITIATIVE (PSI)*
           PROLIFERATION SECURITY INITIATIVE (PSI)*


                     Iniciativa de Segurança contra a Proliferação.

         O                                  San” veio demonstrar a necessidade de fa-  Polónia, Portugal e Reino Unido), e passa-
               ataque terrorista ao World Trade
                                              O incidente com o navio mercante “So  da América, França, Holanda Itália, Japão,
               Center em Nova Iorque veio aler-
               tar a América, em particular, e o  zer algo ao nível internacional para com-
         mundo Ocidental em geral, para a vulne-  bater a proliferação, limitando as oportu-  do algum tempo juntaram-se o Canadá, a
                                                                               Noruega, Singapura e a Turquia formando-
         rabilidade dos                                                                             se assim entre
         países ditos de-                                                                           estes 15 países,
         senvolvidos re-                                                                            o “Core Group”
         lativamente a                                                                              da PSI.
         ataques desen-                                                                               É no entan-
         cadiados por                                                                               to importante
         organizações                                                                               ressalvar que a
         terroristas inter-                                                                         PSI não é uma
         nacionais.                                                                                 organização, é
           O final da                                                                               sim uma acti-
         guerra-fria e o                                                                            vidade desen-
         subsequente                                                                                volvida por um
         desmembra-                                                                                 grupo alargado
         mento do bloco                                                                             de países com
         de Leste vieram                                                                            o objectivo de
         induzir factores   11 Setembro 2001 – Ataque ao World Trade Center de Nova Iorque.         evitar o fluxo de
         de instabilidade,                                                                          ADM (1), entre
         potencialmente geradores de novas ameaças,  nidades para os traficantes das  Armas de  Estados ou actores não-estatais, que estejam
         entre as quais se assumem com especial re-  Destruição Maciça (ADM), no âmbito das  referenciados como motivo de preocupa-
         levância, no actual ambiente de segurança  regras vigentes e do direito Internacional,  ção em termos de proliferação, através da
         internacional, a proliferação de armas de  sem negar nem criar limitações a quem  realização de acções de interdição ao seu
         destruição maciça, o terrorismo transnacio-  opera estes materiais para fins pacíficos ou  transporte, seus sistemas de emprego, mate-
         nal e o crime organizado, onde se incluiem  dentro da legalidade.     riais correlacionados, bem como materiais
         os tráficos de pessoas e o de droga.  Na sequência deste acontecimento, o  de duplo uso (2).
           Por outro lado, existem cada vez mais so-  Subsecretário de Estado (EUA) para o con-  A proliferação de ADM tem um carácter
         ciedades marginalizadas pela globalização,  trolo de armamento e segurança internacio-  global, uma vez que existem países com in-
         impedidas de aceder ao que esta comporta  nal foi designado para liderar uma resposta  teresses na posse, no comércio, em servi-
         de benéfico para o desenvolvimento e me-  global, que teve como resultado a PSI.  rem como intermediários, ou ainda no de-
         lhoria das condições de vida, constituindo   Nesse sentido, no âmbito das medidas de  senvolvimento da tecnologia conducente à
         um campo fértil de instrumentalização, tra-  contenção à proliferação de ADM, equipa-  produção deste tipo de armamento. Assim,
         duzida em reacções violentas contra as so-  mentos e materiais associados, foi proposta  os “proliferadores” podem ser Estados, in-
         ciedades de abundância e o modo de vida  em Cracóvia em 31 de Maio 2003, pelo Pre-  termediários, organizações terroristas ou
         dito “ocidental”, o que tem levado a reco-  sidente dos EUA, a “Proliferation Security  simplesmente  empresas dedicadas a estas
         nhecer, que uma das mais graves ameaças  Iniciative”. A este apelo responderam logo 8  actividades.
         aos Estados, é a proliferação de armas de  países entre os quais Portugal, tendo quase   Estando normalmente estas actividades
         destruição maciça e respectivos vectores de  de imediato passado a 11 países que cons-  encobertas em empresas cuidadosamente
         lançamento, capazes de comprometerem a  tituíram o “Core Group” da iniciativa (Ale-  legalizadas, torna-se muito difícil e por ve-
         segurança e a estabilidade mundial.  manha, Austrália, Espanha, Estados Unidos  zes sensível a investigação e a abordagem
                                                                                          inicial a algumas das situa-
                                                                                          ções, requerendo um cuida-
                                                                  Em 10 de Dezembro de 2002, For-  do e aturado esforço de troca
                                                                 ças Especiais espanholas a pedido
                                                                 dos EUA, conduziram uma acção   de informações pelos servi-
                                                                 de “boarding” não cooperativo ao   ços de informações dos paí-
                                                                 navio de carga “So San” no Oce-  ses da PSI, uma vez que a for-
                                                                 ano Índico. A equipa de aborda-  ma de actuar deverá respeitar
                                                                 gem encontrou 15 mísseis SCUD   os quadros legais dos países
                                                                 escondidos entre sacos de cimen-
                                                                 to. Embora tenha sido legal, parar e   envolvidos (3), bem como a
                                                                 inspeccionar o navio “So San” por   legislação internacionalmen-
                                                                 este não apresentar bandeira nem   te em vigor.
                                                                 qualquer identificação no casco,   Os Países participantes na
                                                                 tiveram que o deixar prosseguir,   PSI assumiram os compromis-
                                                                 atendendo a que o Yemen decla-
                                                                 rou que tinha comprado os mís-  sos vertidos na “Declaração
                                                                 seis, pelo que esta transacção não   dos Princípios de Interdição”
                                                                 era proibida, nem sequer estava li-  (4), tendente ao desenvolvi-
                                                                 mitada pelo regime MTCR – Missi-  mento de um conjunto de
                                                                 le Technology Control Regime. No   princípios para melhorar a
                                                                 final o Presidente Bush declarou-se
                                                                 a “very, very unhappy man”.  coordenação e tornar mais
                                                                                          eficaz os procedimentos a
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