Page 157 - Revista da Armada
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financiamento da Fundação para a Ciência  APLICAÇÕES DO MULTIFEIXE     áreas sondadas com multifeixe, sendo a in-
         e a Tecnologia, de um sondador de grandes                             formação recolhida utilizada na actualização
         fundos (SIMRAD EM 120), o qual foi insta-  SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO     das cartas náuticas oficiais:
         lado no N.R.P. “D. Carlos I” encontrando-se   Apesar dos levantamentos efectuados   • Zonas portuárias: porto de Lisboa (pas-
         operacional desde Janeiro de 2004.  pelo IH com SMF poderem ter objectivos  so barra sul, da Torre de Belém a S. Julião,
           Na sequên-                                                                              canais do Alfei-
         cia da queda                                                                              te e do Arsenal,
         da ponte Hint-  1                                    3                                    BNL e uma área
         ze Ribeiro, em                                                                            envolvente a Ca-
         Castelo de Pai-                                                                           cilhas), barra e
         va, em Março                                                                              porto de Setúbal
         de 2001 e, face à                                                                         e porto de Sines;
         inexistência em                                                                             • Zonas cos-
         Portugal de um                                                                            teiras: canhão da
         sistema sonda-                                                                            Nazaré (até aos
         dor de elevada                                                                            300 m), faixas
         exactidão e re-                                                                           costeiras até aos
         solução que per-                                                                          50m de profundi-
         mitisse a detec-                                                                          dade das praias
         ção das viaturas   2                                 4                                    do Norte, S. Tor-
         sinistradas, foi                                                                          pes e da Samou-
         necessário alu-                                                                           queira, áreas de
         gar um sistema                                                                            recifes artificiais
         daquele género.                                                                           na costa algarvia
         Optou-se então                                                                            e zona costeira
         pelo sondador                                                                             até aos 100 m da
         multifeixe mo-                                                                            área entre o Cabo
         delo SIMRAD                                                                               Girão e a Ponta
         EM 3000, o qual                                                                           do Pargo na Cos-
         foi fundamental                                                                           ta Sul da Ilha da
         na detecção das                                                                           Madeira.
         viaturas. Face
         aos resultados obtidos e por decisão go-  diversos, eles são realizados de forma a  DETECÇÃO DE OBJECTOS
         vernamental, foi adquirido para o IH um  cumprir as recomendações da Publicação   O sucesso na detecção de objectos com
         sondador igual, com integração de posi-  Especial S-44 da Organização Hidrográfica  sondadores multifeixe depende dos se-
         cionamento GPS de elevada exactidão.  Internacional (OHI), relativas à execução de  guintes factores: dimensões e característi-
         Este sistema, face à sua portabilidade, já  levantamentos hidrográficos. Desta forma, a  cas do objecto, profundidade a que ele se
         foi utilizado na U.A.M. “Atlanta”, na em-  informação recolhida permite a actualização  encontra e as especificidades do equipa-
         barcação de son-                                                                          mento utiliza-
         dagem do IH     5                                    7                                    do. Outro factor,
         “Cagarra” e, na                                                                           não menos im-
         embarcação “S.                                                                            portante, reside
         Roque” do Go-                                                                             nas condições
         verno Regional                                                                            ambientais, no-
         da Madeira.                                                                               meadamente no
           Em Junho de                                                                             estado do mar e
         2004, o IH ce-                                                                            nas característi-
         lebrou um con-                                                                            cas geomorfoló-
         trato de manu-                                                                            gicas da área a
         tenção dos SMF                                                                            sondar. Esta últi-
         com a empresa                                                                             ma característica
         KONGSBERG                                                                                 é fundamental
         Maritime AS,    6                                    8                                    quando se quer
         fabricante dos                                                                            seleccionar ob-
         equipamentos                                                                              jectos para iden-
         e sistemas SIM-                                                                           tificação com
         RAD. O contra-                                                                            outros meios.
         to contempla os                                                                           As caracterís-
         diferentes siste-                                                                         ticas do fundo,
         mas multifeixe,                                                                           predominante-
         prevendo as ne-                                                                           mente rochosas,
         cessárias e im-                                                                           inviabilizaram a
         portantes acções                                                                          detecção da ae-
         de formação e                                                                             ronave sinistra-
         manutenção.                                                                               da ao largo da
           Neste âmbito, foi ainda adquirida uma  cartográfica com informação hidrográfica de  costa norte da Ilha da Madeira em 2003.
         nova unidade de processamento SIMRAD  elevada resolução necessária à segurança da  No entanto, conforme constatado em Cas-
         EM 3002 e um novo software de sonda-  navegação, nomeadamente nos portos e suas  telo de Paiva, o EM 3000 apresentou-se,
         gem, em ambiente WINDOWS.          aproximações. Actualmente, já são várias as  em condições de fundos baixos, como um
                                                                                       REVISTA DA ARMADA U MAIO 2005  11
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