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financiamento da Fundação para a Ciência APLICAÇÕES DO MULTIFEIXE áreas sondadas com multifeixe, sendo a in-
e a Tecnologia, de um sondador de grandes formação recolhida utilizada na actualização
fundos (SIMRAD EM 120), o qual foi insta- SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO das cartas náuticas oficiais:
lado no N.R.P. “D. Carlos I” encontrando-se Apesar dos levantamentos efectuados • Zonas portuárias: porto de Lisboa (pas-
operacional desde Janeiro de 2004. pelo IH com SMF poderem ter objectivos so barra sul, da Torre de Belém a S. Julião,
Na sequên- canais do Alfei-
cia da queda te e do Arsenal,
da ponte Hint- 1 3 BNL e uma área
ze Ribeiro, em envolvente a Ca-
Castelo de Pai- cilhas), barra e
va, em Março porto de Setúbal
de 2001 e, face à e porto de Sines;
inexistência em • Zonas cos-
Portugal de um teiras: canhão da
sistema sonda- Nazaré (até aos
dor de elevada 300 m), faixas
exactidão e re- costeiras até aos
solução que per- 50m de profundi-
mitisse a detec- dade das praias
ção das viaturas 2 4 do Norte, S. Tor-
sinistradas, foi pes e da Samou-
necessário alu- queira, áreas de
gar um sistema recifes artificiais
daquele género. na costa algarvia
Optou-se então e zona costeira
pelo sondador até aos 100 m da
multifeixe mo- área entre o Cabo
delo SIMRAD Girão e a Ponta
EM 3000, o qual do Pargo na Cos-
foi fundamental ta Sul da Ilha da
na detecção das Madeira.
viaturas. Face
aos resultados obtidos e por decisão go- diversos, eles são realizados de forma a DETECÇÃO DE OBJECTOS
vernamental, foi adquirido para o IH um cumprir as recomendações da Publicação O sucesso na detecção de objectos com
sondador igual, com integração de posi- Especial S-44 da Organização Hidrográfica sondadores multifeixe depende dos se-
cionamento GPS de elevada exactidão. Internacional (OHI), relativas à execução de guintes factores: dimensões e característi-
Este sistema, face à sua portabilidade, já levantamentos hidrográficos. Desta forma, a cas do objecto, profundidade a que ele se
foi utilizado na U.A.M. “Atlanta”, na em- informação recolhida permite a actualização encontra e as especificidades do equipa-
barcação de son- mento utiliza-
dagem do IH 5 7 do. Outro factor,
“Cagarra” e, na não menos im-
embarcação “S. portante, reside
Roque” do Go- nas condições
verno Regional ambientais, no-
da Madeira. meadamente no
Em Junho de estado do mar e
2004, o IH ce- nas característi-
lebrou um con- cas geomorfoló-
trato de manu- gicas da área a
tenção dos SMF sondar. Esta últi-
com a empresa ma característica
KONGSBERG é fundamental
Maritime AS, 6 8 quando se quer
fabricante dos seleccionar ob-
equipamentos jectos para iden-
e sistemas SIM- tificação com
RAD. O contra- outros meios.
to contempla os As caracterís-
diferentes siste- ticas do fundo,
mas multifeixe, predominante-
prevendo as ne- mente rochosas,
cessárias e im- inviabilizaram a
portantes acções detecção da ae-
de formação e ronave sinistra-
manutenção. da ao largo da
Neste âmbito, foi ainda adquirida uma cartográfica com informação hidrográfica de costa norte da Ilha da Madeira em 2003.
nova unidade de processamento SIMRAD elevada resolução necessária à segurança da No entanto, conforme constatado em Cas-
EM 3002 e um novo software de sonda- navegação, nomeadamente nos portos e suas telo de Paiva, o EM 3000 apresentou-se,
gem, em ambiente WINDOWS. aproximações. Actualmente, já são várias as em condições de fundos baixos, como um
REVISTA DA ARMADA U MAIO 2005 11