Page 160 - Revista da Armada
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A Lenda e o Mito
                                 A Lenda e o Mito


                                                 2. Cutty Sark

              quando da construção do Thermo-
              pylae, cedo o Captain John Willis
         Apercebeu que este se iria tornar im-
         batível. Numa reacção rápida, contactou                                                                   Arquivo CTEN António Gonçalves
         Hercules Linton, um jovem desenhador de
         navios. Mostrou-lhe então as formas do seu
         melhor veleiro, o Tweed, que se encontrava
         em doca seca, com o objectivo de que Lin-
         ton, um dos mais promissores talentos do
         construtor Hall of Aberdeen, desenhasse um
         navio mais rápido que o Thermopylae.
           O contrato para a construção da Cutty
         Sark foi assinado com o estaleiro Scott &
         Linton, em Dumbarton, na Escócia, tendo
         como referência um preço de 16.150 libras,
         ou seja, 17 libras por tonelada. No entanto,
         se excedesse as 950 toneladas, como se veio
         a verificar, nem mais uma libra seria paga.
         Por cada dia de atraso, para além de 30 de
         Julho, altura em que o navio deveria ser lan-
         çado à água, o armador seria compensado
         em 5 libras. De forma a controlar todos os
         passos, a construção foi supervisionada pelo
         Captain George Moodie, que viria a ser o   A Cutty Sark navegando à vela.
         primeiro comandante da Cutty Sark.
           Não obstante o incumprimento dos pra-  vembro de 1969, pouco tempo depois de o   Contrariamente ao que acontecera com
         zos, o Captain John Willis manteve uma pres-  Thermopylae ter chegado, com o seu primei-  o Thermopylae, a primeira viagem da Cutty
         são constante sobre o estaleiro, no sentido  ro carregamento de chá, na posse de três re-  Sark não trouxe surpresas, tendo o trajecto
         de serem utilizados os melhores materiais  cordes impressionantes (Revista da Armada  até Inglaterra sido feito em 110 dias, e mui-
         na construção da Cutty Sark, ao ponto de  – Abril de 2005).           to tempo depois da chegada do primeiro na-
         a madeira mais nodosa ser rejeitada. Como   A 20 de Dezembro foi rebocado até Gre-  vio-vapor.
         consequência das exigentes cláusulas, o es-  enock, para, no estaleiro dos William Denny   Uma outra vantagem dos navios-vapor re-
         taleiro entrou em bancarrota.      Brothers, ser concluída a sua construção.  sidia na desejada regularidade das ligações.
           Com as águas vivas forradas com chapas   O aparelho e o plano vélico da Cutty Sark  De facto, enquanto um veleiro, por ano, fazia
         de cobre e o costado pintado de preto, o  foram concebidos por John Rennie, de forma  apenas uma viagem ao Oriente, os navios-va-
         navio foi lançado à água, no dia 22 de No-  a maximizar a velocidade. Assim, o gurupés  por faziam três, ou mesmo quatro.
                                                 e as vergas dos papafigos (1) eram em   Em 1872, a Cutty Sark e o Thermopylae
                                                 ferro, bem como os mastros reais. Em  encontravam-se fundeados em Xangai, com
                                                 cada um dos três mastros da galera, es-  a finalidade de efectuarem o respectivo car-
                                                 pigavam dois mastaréus em madeira.  regamento de chá. Não tardaram, por isso, a
                                                   Tratava-se também de um navio  surgir apostas fortes quanto ao vencedor da-
                                                 compósito, mas, enquanto o convés do  quela que ficaria conhecida como a «clipper
                                                 Thermopylae era em madeira de pinho,  race of the century». De acordo com os mais
                                                 na Cutty Sark foi utilizada teca.  bem informados, o Thermopylae possuía o
        Arquivo CTEN António Gonçalves
                                                   No dia 13 de Janeiro de 1870 ini-  melhor comandante, mas também bons ofi-
                                                 ciou o trânsito até Londres, onde com-  ciais e marinheiros, conhecedores do seu na-
                                                 pletou o seu primeiro carregamento,  vio. Por seu turno, para os sentimentais, não
                                                 nas East India Docks. A 16 de Feve-  existia nenhum veleiro que pudesse vencer
                                                 reiro a Cutty Sark largou para a sua  a Cutty Sark.
                                                 primeira viagem, directamente para   Ambos os navios suspenderam no dia
                                                 Xangai, onde chegou no dia 31 de  18 de Junho e deixaram Xangai, na mesma
                                                 Maio, ao fim de 104 dias.      maré, tendo sido apanhados pelo nevoeiro,
                                                   Uma vez que através do canal de  durante três dias. Só pelas duas horas da ma-
                                                 Suez os navios-vapor cumpriam a  nhã do dia 23, é que a monção do nordeste
                                                 viagem de regresso a Inglaterra em  começou a soprar forte, a ponto de rasgar
                                                 cerca de 60 dias, não havia qualquer  por completo o joanete de proa (2) da Cutty
                                                 hipótese de ser um veleiro o primei-  Sark. Até ao dia 26 os navios navegaram à
                                                 ro navio a chegar. Ainda assim, o  vista, começando a Cutty Sark a ganhar al-
                                                 vencedor colhia alguns benefícios,  guma vantagem. No dia 28, o vento rondou
                                                 uma vez que subsistia um nicho de  para sudoeste e surgiram aguaceiros, acom-
                                                 mercado para o chá transportado  panhados de um aumento da força do ven-
         A Cutty Sark fundeada em Sidney, Austrália.  nos veleiros.            to. Quando se avistaram de novo, o Thermo-
         14  MAIO 2005 U REVISTA DA ARMADA
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