Page 162 - Revista da Armada
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Fruto de uma con-                                                                     colhos, muitas vezes
         corrência feroz, tan-                                                                   com correntes fortes
         to dos navios-va-                                                                       e imprevisíveis.
         por como por parte   Arquivo Museu de Marinha                                            De forma a man-
         dos grandes veleiros                                                                    ter o navio rentável,
         com casco em fer-                                                                       a tripulação foi sen-
         ro, a Cutty Sark co-                                                                    do reduzida até aos
         meçou a ser utiliza-                                                                    19 homens. Ainda
         da no tramping (4),                                                                     assim, tantos quan-
         carregando juta em                                                                      tos uma barca de
         Manilla, transportan-                                                                   quatro mastros, com
         do açúcar para Nova                                                                     casco em ferro, mais
         Iorque, carvão para                                                                     versátil no transpor-
         a China, chá para a                                                                     te (carvão, trigo,
         Austrália, etc.                                                                         madeira, arroz, gua-
           Corria o ano de                                                                       no, etc.), e com ca-
         1880, quando os                                                                         pacidade para 5.000
         mastros foram dimi-                                                                     toneladas de carga.
         nuídos em cerca de                                                                      Por isso, a sua ven-
         3 metros, e as vergas                                                                   da, para desgosto
         dos papafigos em   A galera Ferreira entrando a barra de Lisboa.                        de muitos, tornou-
         2,30m, sendo as res-                                                                    se inevitável.
         tantes proporcionalmente ajustadas. Apesar  mem certo para os conduzir. Homens com   Em 22 de Julho de 1895, a Cutty Sark foi
         da consequente diminuição da área vélica,  nervos de aço, experientes, que desconhe-  adquirida pela empresa portuguesa Joaquim
         a Cutty Sark ainda chegou a percorrer 182  ciam o medo, capazes de levar o seu navio,  Antunes Ferreira & Cª, por 1.250 libras, tendo
         milhas em 12 horas! No dia 5 de Setembro,  permanentemente no limite, em quaisquer  sido registada, no mês seguinte, no Lloyd’s
         quando navegava entre Anjer e Yokohama, o  condições de tempo. Na derrota de regres-  Shipping Index, com o nome Ferreira. Dei-
         Captain Wallace suicidou-se.       so a Inglaterra, era-lhes exigida, sem descan-  xando Gravesend a 5 de Setembro, ainda fez
           Foi só em 1883 que John Willis decidiu atri-                        escala no Porto, antes de chegar a Lisboa no
         buir à Cutty Sark, uma regular participação na   Comandantes da “Cutty Sark”  dia 28 de Outubro. A partir de então o na-
         rota da lã, entre a Austrália e a Inglaterra. E                       vio começou a ser utilizado no transporte de
         coube ao Captain Woodget – que muitos afir-  - George Moodie   (1869-1872)  carga geral – açúcar, cacau, madeira, vinho,
         mam ter sido o melhor comandante do navio   - F. W. Moore   (1872-1873)  marfim, tabaco, carvão, etc. –, tanto para
         –, o privilégio, de, no decorrer dessas viagens,   - W. E. Tiptaft   (1873-1878)  portos estrangeiros, como para as colónias,
         ter conseguido alguns recordes notáveis. Re-  - J. S. Wallace   (1878-1880)  visitando, regularmente, os Açores, Luanda,
         duzindo a tripulação para um terço, contratou   - Bruce    (1880-1882)  Moçâmedes, Rio de Janeiro, Cape Town,
         rapazes, em vez de marinheiros experientes,   - E. Moore   (1882-1885)  Lourenço Marques, New Orleans, etc.
         tornando o navio rentável. A avaliar pelas suas   - Richard Woodget   (1885-1895)  Deste período, encontrámos testemunhos
         palavras, muitos destes miúdos, com idades                            de oficiais portugueses afirmando que, com
         compreendidas entre os 12 e os 16 anos, ti-  so, uma atenção total durante 24 horas, bem  bom vento, o navio ainda atingia os 16 nós.
         nham um desempenho claramente superior  como qualidades excepcionais, de navegado-  Em 1909, a galera Ferreira encalhou no
         ao dos marinheiros tarimbados.     res e marinheiros, para levar o navio, em segu-  Índico, depois de ter sido apanhada por
           Transportando carga geral, o navio nave-  rança, dia e noite, através de ilhas, baixos e es-  um ciclone. Quando colocada novamente
                                                                                 a flutuar, verificou-se que havia perdi-
         ca de um mês, carregava lã. Na viagem                                   do o leme.
         de regresso, feita pelo cabo Horn, a Cut-                                 No ano de 1912 desarvorou os mastros
         ty Sark foi, frequentemente, o navio mais                               grande e gata (5) pelo que, devido à escas-
         rápido, tendo, em 1885-86, cumprido a                                   sez de meios, foi decidido que, doravante,
         distância em apenas 67 dias! Depois dis-                                o navio passaria a armar em lugre-pata-
         so, nenhum outro veleiro conseguiu me-                                  cho (6), tendo sido registado como lugre
         lhorar esta marca.                                                      na capitania do porto de Lisboa, a 26 de
         gava até à Austrália, aonde, durante cer- Arquivo CTEN António Gonçalves
           Na tentativa de bater o recorde do Ther-                              Dezembro. No entanto esta informação
         mopylae, na viagem entre a China e a In-                                vai contra a opinião comum, de este ter
         glaterra, John Willis ainda enviou a Cutty                              armado em barca, pelo menos em deter-
         Sark a Xangai, no ano seguinte. Com o                                   minado período. Ainda assim, em todas as
         mercado do chá nas mãos dos navios-va-                                  fotografias que conhecemos do navio, não
         por, aguardou aí três meses para carregar.                              existe nenhuma com essa armação. Nalgu-
         Sem sucesso, suspendeu, tendo navegado                                  mas das existentes no arquivo do Museu de
         apenas em lastro até Sidney.                                            Marinha, em que o navio arma em galera
           Segundo os críticos da época, no perío-                               ou lugre-patacho, a legenda identifica-o
         do em que praticou a rota do chá, a Cutty                               como «barca Ferreira».
         Sark teve apenas bons comandantes. Mas,                                    Em reforço da nossa ideia, parecem
         aquele que, por muitos, era considerado                                 vir os documentos, bem como o termo
         o melhor navio, nunca teve o melhor co-                                 de abertura do Diário Náutico que con-
         mandante. Logo, a sua prestação nas cor-                                sultámos:
         ridas do chá foram boas, mas nunca sufi-                                   «Frederico Vieira de Sousa, Capitão do
         cientemente boas para o seu armador.                                    lugre “Ferreira” (ex-galera) matriculado
           Comparáveis a cavalos de corrida, tam-  O lugre-patacho Ferreira, pouco antes de ser vendido ao   na Capitania do Porto de Lisboa a 7 de
         bém os clippers do chá precisavam do ho-  Captain Wilfred Dowman.       Junho de 1915».

         16  MAIO 2005 U REVISTA DA ARMADA
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