Page 163 - Revista da Armada
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Ficha do Cutty Sark
          - Comprimento fora-a-fora   90,9 metros                                                                Foto CFR Augusto Salgado
          - Boca                 11,7 metros
          - Pontal                7,3 metros
          - Altura do mastro grande   51 metros
          - Deslocamento          1.300 tons

           Pelo que antecede, admitimos, sem gran-
         des reservas, que a armação do navio terá
         passado de galera a lugre. E a ser assim, cai
         o mito da «barca Ferreira»…
           Ainda em 1915, mais precisamente a 19 de
         Junho, quatro dias depois do Ferreira largar de
         Lisboa para Angola, um violento temporal ar-
         rancou-lhe novamente o leme, pelo que foi
         necessário improvisar um outro a bordo. Este
         imprevisto obrigou o navio a permanecer fun-
         deado em Moçâmedes, durante quatro meses.
         Daí seguiu para Lourenço Marques, onde car-
         regou carvão. Na viagem de regresso, no dia
         23 de Abril de 1916, quando navegava ao lar-
         go do cabo da Boa Esperança, o mau tempo
         danificou o aparelho, a ponto de o coman-  A Cutty Sark em Greenwich, Londres.
         dante mandar cortar os mastaréus do traque-
         te e grande, na esperança de salvar o navio.   Demasiado pequeno para o comércio de  dale, como aprendiz, admirava este navio.
         No entanto a operação correu mal e o mastro  longa distância, e grande demais para as ro-  Não constitui por isso grande pasmo, que
         grande, ainda preso, varreu, descontrolada-  tas de cabotagem locais, era já impossível  tenha pago ao armador português 3.750 li-
         mente o convés, causando enormes estragos  pagar a sua própria manutenção. Por isso,  bras pela sua aquisição, muito mais do que
         e levando também à perda dos mastaréus da  em Junho de 1922, foi vendido a um outro  o seu valor real. Ao qual temos ainda que
         mezena. De tal forma, que, com todos os pa-  armador nacional, que o registou com o  somar os elevados custos, por si suporta-
         res de mãos no convés, estes não pareciam  nome Maria do Amparo. Mas, o seu destino  dos, decorrentes das reparações de que foi
         suficientes para cortar os ovéns e acabar de  estava traçado. Desde 1894, quando pela  alvo, antes de voltar a ostentar o nome que
         vez com o pesadelo… Quando o navio já se  primeira vez viu a Cutty Sark, que o Cap-  o celebrizou: Cutty Sark. Terminada a sua
         encontrava demasiado próximo da costa, foi  tain Dowman, então embarcado no Hawks-  recuperação em 1924, o Captain Richard
         socorrido pelo vapor Indraghiri, que o rebo-                          Woodget, último comandante da Cutty
         cou até Cape Town. Com o Ferreira segurado                            Sark, ainda teve oportunidade de efectuar
         em 1.800 libras, e uma estimativa de 2.500    CUTTY SARK              uma pequena viagem costeira, para testar
         libras para a reparação, foi com dificuldades                          o navio. Posto isto, manteve-se fundeado
         que o armador enfrentou estes fabricos, que   Cutty Sark significa, literalmente, pe-  em Falmouth.
         se prolongaram por dezoito meses.   quena camisa, ou camisola. O nome   Em 1938, dois anos após a morte do Cap-
           Finalmente, no dia 10 de Janeiro de 1918,   foi atribuído ao navio por Mrs. George   tain Wilfred Dowman, a sua mulher ofereceu
         o navio soltou rumo e foi carregar cacau em   Moodie, mulher do primeiro coman-  o navio ao Thames Nautical Training Colle-
         Accra, que transportou para o Havre. Não   dante. Tanto quanto sabemos, ter-se-á   ge. Fundeada em Greenhithe, no Tamisa,
         sem antes ter fundeado em Ponta Delgada,   inspirado no seu poema favorito, Tam   escapou ilesa aos bombardeamentos que
         onde permaneceu durante três meses, até o   O’Shanter, de Robert Burns, cuja figura   atingiram Londres, durante a guerra. No ano
         Comandante Frederico Vieira de Sousa recu-  central é a bruxa Nannie.  de 1954, foi colocada como museu, numa
         perar da doença súbita que o atingiu.                                 doca seca construída para o efeito, em Gre-
                                              «Whene’r to drink you are inclined  enwich, local onde pode ser visitada. No dia
                                              Or Cutty Sarks run in your mind
             Comandantes do “Ferreira”        Think: you may buy the joys ower dear,  25 de Junho de 1957 a Rainha de Inglaterra
          - ?                           ?     Remember Tam O’Shanter’s mare».  inaugurou, formalmente, a abertura da Cut-
                                                                               ty Sark ao público.
          - Carrilho do Canto    (1901-1904)                                     Pela nossa parte, apenas podemos la-
          - Horácio de Noronha Barros   (1904-    ?   )  Esta foi esculpida, de peito descober-  mentar o facto de o navio não se encontrar
          - Frederico Vieira de Sousa   (1914-1918)  to, por Robert Hellyer, e colocada como   em Lisboa…
          - ?                           ?    figura de proa do navio.                                           Z
                                                                                           António Manuel Gonçalves
           A 17 de Janeiro de 1919 foi vendido por   Arquivo CTEN António Gonçalves                         CTEN
         275 mil escudos e «registado como lugre a                             Notas
         favor do cidadão João Pires Correia […] con-                            (1) Primeiras velas e vergas, a contar de baixo, num
         tinuando sem motor a ser “véla” e a deno-                             navio de pano redondo, nos respectivos mastros.
                                                                                 (2) Quarta vela, a contar de baixo, no mastro do
         minar-se “Ferreira”».                                                 traquete.
           Quando em Junho desse ano chegou a                                    (3) Nome pelo qual era conhecido o Equador.
         Londres, a recepção foi apoteótica. O mesmo                             (4) Transporte baseado em ligações não regulares,
         aconteceu em 1922, quando o Ferreira visitou                          pago ao frete.
         novamente a capital inglesa. Devido ao mau                              (5) Mastro mais a ré, num navio que arma em ga-
         tempo, na viagem de regresso a Lisboa foi obri-                       lera.
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         gado a arribar a Falmouth, onde o Captain Wil-                        no de vante (traquete), e pano latino nos outros dois
         fred Dowman o observou emocionado.                                    (grande e mezena).
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