Page 315 - Revista da Armada
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Não restam actualmente quaisquer dúvidas
de que este movimento, de pessoas e bens, para
além de uma propulsão modesta proporciona-
da pelos remos, contou essencialmente com a Foto Luc Cuyvers (Bélgica)
força do vento, em barcos onde hoje, nalguns
deles, ninguém, no seu perfeito juízo, ousaria
tão-pouco atravessar em latitude, no Verão, o
Mar Mediterrâneo. No entanto foram percorri-
das distâncias de centenas, e mesmo milhares
de milhas, permitindo aos polinésios colonizar
quase todos os palmos de terra que se encon-
tram dentro do triângulo que tem como vértices
a Nova Zelândia, a ilha de Páscoa e o Hawai,
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em pleno hemisfério de água . Recordamos
que este enorme oceano, não obstante a sua
designação ter sido atribuída pelo experiente
navegador Fernão Magalhães, é tudo menos pa-
cífico. Acresce ainda o facto de grande parte da Navios polinésios.
navegação feita para Leste nesta região registar
como óbices vento e corrente contrários. 3 Cabos existentes nas velas redondas, cuja função é 18 Provável origem etimológica da palavra inglesa steer.
Sabemos hoje que alguns dos navios poli- levar a respectiva esteira até à verga, quando se pretende 19 Starboard (inglês), tribord (francês), steuerbord (ale-
nésios, para além de em termos vélicos dispo- carregar a vela. mão), stuurboord (holandês), estribord (castelhano).
Babord (francês), backbord (alemão), bakboord (ho-
Acto que tem como objectivo retirar a vela da ac-
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rem de boas capacidades para bolinar , a sua ção do vento. landês), babor (castelhano).
construção assentava num duplo casco, do tipo 5 Chegar junto, encostar. 21 É, grosso modo, aquilo que hoje designamos por
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catamaran , o que lhes conferia uma margem 6 Aumentar a intensidade do vento. spinnaker, ou abreviadamente pau de spi, embora com
7 No fim de contas a forma como este processo foi mais uma aplicação um pouco diversa. A origem do termo
de estabilidade acrescida.
Chegado o momento de concluir o perío do tarde simplificado, passou pela divisão da vela por várias actual radica no nome do veleiro inglês Sphinx (1866),
que dadas as grandes dimensões da vela de proa, só atra-
vergas na medida em que veio permitir jogar melhor com a
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que denominámos de Tempo Antigo , cum- respectiva área, em função da intensidade do vento. vés de uma verga conseguia disparar o respectivo punho
pre realçar o facto de a primeira vela redon- 8 A nossa referência aos Gregos reveste-se aqui, como da escota de barlavento. Como se pode constatar, este
da, desenvolvida ao que tudo indica pelos facilmente se depreende, de um carácter muito mais lato expediente muito utilizado com particular interesse na
Egípcios, pelo menos nesta região do globo, onde incluímos os povos oriundos do Peloponeso, Mar vela de competição, foi introduzido pelos Vikings há
Egeu, ilha de Creta, etc.
mais de mil anos.
ter sido utilizada, ainda que com pequenas 9 Povo germânico que habitava na região que compre- 22 Ponto onde se faz fixo um cabo.
adaptações, durante mais de 4.000 anos, sem endia parte da actual Dinamarca (península da Jutlândia) e 23 Cabo cujos chicotes se encontram presos na poa da
que neste longo intervalo de tempo tenham o território entre o Mar do Norte e o rio Weser, na Holanda testa e na bolina da vela, permitindo que se possa alar a
surgido, tanto quanto se sabe, outros progres- (Frísia) e Alemanha (Baixa Saxónia). barlavento a respectiva testa, evitando desta forma que o
10 Nos livros de banda desenhada do Astérix, de René vento possa ter acção por ante-a-vante. Se tal sucedesse o
sos importantes. Goscinny e Albert Uderzo, ainda que de uma forma diver- navio seria obrigado a arribar, perdendo barlavento.
A famosa vela latina, que muito provavel- tida, são retratadas as relações conflituosas entre estes dois 24 Vento mais próximo da proa.
mente deve a sua designação ao facto de na povos. No entanto, o rigor histórico está sempre presente. 25 Disposição das velas do navio, levando em linha de
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Europa os povos latinos, ou mediterrânicos , 11 Neste tipo de construção, o costado é fechado através conta o rumo a seguir e a marcação do vento, com o ob-
terem tido a primazia no seu desenvolvimento de tabuado sobreposto, desde a sólida quilha até à borda. jectivo de maximizar a velocidade.
Diferentemente do que acontece na demais construção,
Os vértices do mencionado triângulo encontram-se
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e utilização, terá aparecido nos primeiros sécu- onde o tabuado de encontra apenas junto, topo a topo, afastados, entre si, pelas seguintes distâncias, a saber: Nova
los da nossa Era, ou seja, já no final do perío- exigindo, por isso, que o espaço intermédio seja preen- Zelândia / ilha de Páscoa (3.600 milhas); ilha de Páscoa /
do por nós abordado. Embora a sua afirmação chido por calafeto, para evitar a entrada de água. As ba- Hawai (3.900 milhas); Hawai / Nova Zelândia (3.800 mi-
tenha sido algo lenta, coexistindo a partir de leeiras que se encontram no navio-escola Sagres, içadas lhas). A ilha de Jarvis, a mais próxima do Hawai, situa-se
então com a vetusta vela redonda. Como ve- em turcos no tombadilho, são provavelmente os últimos a quase 1.200 milhas, encontrando-se em caminho, e um
exemplos de embarcações de costado trincado, existen-
pouco menos distante, o atol Palmyra a 850 milhas. Já a
remos mais tarde ambas possuem vantagens e tes na Marinha. ilha Henderson, a mais próxima a oeste da ilha de Páscoa,
inconvenientes, pelo que, ponderadas as con- 12 Tudo aponta para que a palavra inglesa sail (vela), te- dista 950 milhas.
dicionantes que a escolha impõe, são ampla- nha derivado do vocábulo sinónimo nórdico, sigla. 27 Navegação efectuada, por definição, com uma mar-
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A colónia na costa da Gronelândia foi estabelecida
mente utilizadas. em 985 por Erik, o vermelho. O nome atribuído (Terra Ver- cação do vento relativo inferior a 90 graus, ou seja, oito
quartas. De acordo com alguns estudos, terá sido precoce
Z de) caracterizava a paisagem local, nessa época bem mais a utilização da vela latina nos navios polinésios.
António Manuel Gonçalves verdejante, fruto de condições climatéricas distintas das 28 Construção a partir de dois cascos simétricos e para-
CTEN que actualmente se verificam. lelos, ligados por uma ponte.
am.sailing@hotmail.com 14 Grande parte da iconografia e dos achados arque- 29 Não coincidindo as três grandes fases em que dividi-
ológicos dão-nos conta de que os navios do Mediterrâ- mos o nosso artigo, acerca dos avanços técnicos da nave-
neo dispunham de um leme em cada bordo, por vezes gação à vela, com as convencionais e sempre discutíveis
Bibliografia sumária:
CASSON, Lionel, Ships and Seamanship in the Ancient mesmo mais do que um, como forma de ultrapassar as «Idades Históricas» temporais, decidimos, como tal, atri-
World, Nova Jersey, 1973. limitações provocadas pelo adornamento quando se na- buir-lhes outras denominações, que nos pareceram desde
CHRISTENSEN, A. E., Boats of the North, Oslo, 1968. vegava à vela. logo mais elegantes, e, acima de tudo, libertas de quaisquer
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JOHNSTONE, Paul, The Seacraft of Prehistory, Lon- Nos navios mediterrânicos este remo encontrava-se conotações passíveis de poder eventualmente induzir em
disparado, fazendo com o casco um ângulo na ordem dos erro os leitores da Revista da Armada. Sentimos, por isso,
dres, 1980. 30 graus. A manobra era feita aproximando ou afastando o que esta explicação lhes era devida.
remo em relação ao costado do navio, como que gingando, 30 Recordamos que toda a orla do Mar Mediterrâneo se
Notas: quase sem movimento de rotação, contrariamente ao que encontrava, até ao século III, sob domínio dos Romanos,
1 Do latim punicu, que significa vermelho, ou púrpura, se verifica nos actuais lemes de cadaste. Daí a sua menor e que no longo e lento processo de romanização das co-
corante extraído a partir de um determinado tipo de con- eficácia. A adopção de um leme no Mediterrâneo com as munidades autóctones, estas foram lentamente adoptan-
chas. Os Romanos, grandes consumidores, utilizavam-no características do existente nos navios vikings, só se tornou do o latim como língua franca, um pouco a exemplo do
para tingir peças de vestuário em lã e seda (os laticlaves realidade a partir do século X, quando estes encetaram as que nos nossos dias sucede com o inglês. Os reflexos des-
dos senadores, as paludamenta dos generais e as togas dos suas incursões para sul. te sincretismo cultural levaram ao aparecimento de uma
senadores e imperadores), embora os Fenícios fossem os 16 Relembramos que o efeito do leme depende, essen- cultura dita mediterrânica, tendo nós portugueses, actual-
maiores produtores e comerciantes. cialmente, da velocidade da água sobre a porta do leme, mente, como consequência dessa «globalização» outrora
2 Por definição o pontal é a altura entre o topo superior e do respectivo ângulo em relação à quilha, num limite existente no Mediterrâneo, grande facilidade em entender
da quilha e o bordo superior do convés, à borda, medi- máximo na ordem dos 30 graus. os povos cuja língua tem raiz latina: castelhanos, franceses,
da na vertical. 17 Termos nórdicos entre parêntesis. italianos, romenos, etc.
REVISTA DA ARMADA U SETEMBRO/OUTUBRO 2005 25