Page 50 - Revista da Armada
P. 50

5M DOS ARGUMENTOS QUE FOI USADO PARA SUSTENTAR A PROPOSTA
                                                              PORTUGUESA FOI O DO REDUZIDO ACRÏSCIMO DE DISTÊNCIA QUE OS NA
                                                              VIOS TERÎO DE PERCORRER COM ESTE AFASTAMENTO  .A VERDADE  COM OS
                                                              ANTIGOS %34 UM NAVIO PERCORRIA CERCA DE     MILHAS ENTRE 'IBRAL
                                                              TAR E O %34 DE &INISTERRA E CERCA DE     MILHAS NO TRAJECTO INVERSO
                                                               DESCENDENTE   #OM OS NOVOS %34 UM NAVIO SEM CARGAS PERIGOSAS
                                                              OU POLUENTES PASSA A SER OBRIGADO A PERCORRER     MILHAS ENTRE
                                                              'IBRALTAR E &INISTERRA  SENDO QUE O PERCURSO MAIS LONGO ENTRE ES
                                                              SES DOIS PONTOS CORRESPONDERÉ AO TRAJECTO DESCENDENTE PARA NAVIOS
                                                              COM CARGAS PERIGOSAS E SERÉ DE     MILHAS
                                                               ! PROPOSTA PORTUGUESA RECOLHEU A ACEITA ÎO DO 3UB #OMITÏ DE
                                                              3EGURAN A DA .AVEGA ÎO  O QUE LEVA A CRER QUE NÎO TERÉ DIlCULDA
                                                              DE EM SER APROVADA PELO #OMITÏ DE 3EGURAN A -ARÓTIMA  QUE Ï O
                                                              COMITÏ A QUEM COMPETE A ÞLTIMA PALAVRA  EM $EZEMBRO DE
                                                              !S ÞNICAS RESERVAS LEVANTADAS NO SEIO DO 3UB #OMITÏ DE 3EGURAN A
                                                              DA .AVEGA ÎO Ì PROPOSTA PORTUGUESA DEVERAM SE Ì FALTA DE UM SIS
                                                              TEMA EFECTIVO DE GESTÎO DA NAVEGA ÎO  I E  UM 643 COSTEIRO  0ARA UL
                                                              TRAPASSAR ESTA RESISTÐNCIA FOI DETERMINANTE A EXISTÐNCIA DA REDE $'03
                                                              PORTUGUESA  QUE PERMITE UMA EXACTIDÎO NA POSI ÎO NUNCA ANTES AL
                                                              CAN ADA NOS NOSSOS ESPA OS MARÓTIMOS  2ELEVE SE QUE A REDE $'03
                                                              PORTUGUESA FOI IMPLEMENTADA PELA -ARINHA  PARA BENEFÓCIO DE TODOS
                                                              OS NAVEGANTES  RETIRANDO  AGORA  O PAÓS DIVIDENDOS DA SUA IMPLEMEN
                                                              TA ÎO  AO CONSEGUIR O AFASTAMENTO DOS %34 NACIONAIS  .O TEXTO lNAL
                                                              DO 3UB #OMITÏ APENAS lCOU EXPRESSO QUE A EXISTÐNCIA  FUTURA  DO
                                                              643 VIRÉ FUNCIONAR COMO UMA GARANTIA DE SEGURAN A NA EVENTUALI
                                                              DADE DE OCORREREM FALHAS DE FUNCIONAMENTO DO SISTEMA $'03  3E
                                                              COMO PREVISTO  O TEXTO SAÓDO DO 3UB COMITÏ FOR APROVADO PELO #O
                                                              MITÏ DE 3EGURAN A -ARÓTIMA DA )-/ EM $EZEMBRO  ENTÎO OS %34
                                                              SERÎO AFASTADOS DA COSTA A PARTIR DE   DE *ULHO DE      E  NA MESMA
           .ESTA NOVA DISPOSI ÎO  A PARTE MAIS INTERIOR DO %34 DO #ABO DA  DATA  SERÉ IMPLEMENTADA A hÉREA A EVITARv DAS "ERLENGAS
         2OCA QUE SE ENCONTRAVA A CERCA DE   MILHAS DE COSTA PASSOU PARA      !LGUMAS DAS IMPLICA ÜES PARA A -ARINHA DA ENTRADA EM VIGOR DESTAS
         MILHAS ENQUANTO A PARTE MAIS AFASTADA PASSOU DE    PARA    MILHAS   MEDIDAS PRENDEM SE COM A NECESSIDADE DE ACTUALIZAR OS DOCUMENTOS
         2ELATIVAMENTE AO %34 DO #ABO DE 3  6ICENTE FOI DECIDIDO USAR COMO  NÉUTICOS PRODUZIDOS PELO )( E COM A MAIOR DISTÊNCIA DA COSTA A QUE
         CRITÏRIO A ADOP ÎO DE UMA DISTÊNCIA MÓNIMA A COSTA IGUAL Ì DA 2OCA   OS NAVIOS TERÎO DE SE DESLOCAR PARA PROCEDEREM Ì lSCALIZA ÎO DOS NO
         OU SEJA    MILHAS  ³ IMPORTANTE SUBLINHAR QUE O ANTERIOR %34 DISTAVA  VOS CORREDORES DE TRÉFEGO
         APENAS CERCA DE   MILHAS DA COSTA  O QUE REPRESENTA UM AFASTAMENTO
         PARA UMA DISTÊNCIA QUASE TRIPLA DA ANTERIOR  ! VIA MAIS AFASTADA PASSOU    "   1- "
         DE    PARA    MILHAS DE COSTA  TAL COMO NA 2OCA
           !LÏM DISSO  OS NOVOS %34 lCARÎO MAIS AFASTADOS DE ZONAS COM IM   .A SEQUÐNCIA DO DESASTRE DO h0RESTIGEv  TEM HAVIDO UMA MAIOR
         PORTÊNCIA PARA A ACTIVIDADE DA PESCA QUE EM BOA PARTE Ï EXERCIDA NESTA  ABERTURA NO SEIO DA )-/ PARA APOIAR MEDIDAS QUE PROMOVAM O AU
         FAIXA COSTEIRA ATÏ ALGUMAS MILHAS DA COSTA           MENTO DA PROTEC ÎO DAS ZONAS COSTEIRAS E QUE COLOQUEM MAIS AO
           *UNTAMENTE COM OS CORREDORES DE TRÉFEGO  FOI AINDA PROPOSTA A CRIA   LARGO AS ROTAS DOS NAVIOS COM CARGAS POTENCIALMENTE MAIS PERIGOSAS
          ÎO DE UMA hÉREA A EVITARv   h!REA 4O "E !VOIDEDv  !4"!  NA SIGLA IN   .ESSE ENQUADRAMENTO  0ORTUGAL APRESENTOU UMA PROPOSTA DE AFASTA
         GLESA  QUE OCUPARÉ A ANTERIOR ZONA DE TRÉFEGO COSTEIRO DAS "ERLENGAS  MENTO DOS SEUS %34 EM QUE O NÞMERO DE VIAS DE TRÊNSITO DUPLICARÉ
          VER ESQUEMA DO %34 DO #ABO DA 2OCA   %STA MEDIDA VIRÉ CONTRIBUIR  0ASSARÉ A HAVER EM CADA SENTIDO  ASCENDENTE E DESCENDENTE  UM COR
         PARA PRESERVAR UM VALIOSO PATRIMØNIO NATURAL DE QUE O PAÓS DISPÜE  REDOR EXTERIOR PARA NAVIOS QUE TRANSPORTEM CARGAS PERIGOSAS E OUTRO
         NUMA ZONA CONSIDERADA PELO )NSTITUTO DA #ONSERVA ÎO DA .ATUREZA  CORREDOR INTERIOR PARA OS RESTANTES NAVIOS  )STO PERMITE SEGREGAR OS
         COMO DE GRANDE SENSIBILIDADE AMBIENTAL  !S DISPOSI ÜES DESTA NOVA  NAVIOS POTENCIALMENTE MAIS PERIGOSOS DOS RESTANTES
         MEDIDA APLICAR SE ÎO A NAVIOS DE COMÏRCIO COM MAIS DE     TONS   !LÏM DISSO  VERIlCAR SE É UM AFASTAMENTO DOS %34 DO #ABO DA
         QUE NÎO DEVERÎO CRUZAR ESTA ÉREA A MENOS QUE SEJAM AUTORIZADOS A  2OCA  QUE PASSA DE   PARA    MILHAS DE DISTÊNCIA MÓNIMA Ì COSTA
         TAL PELO %STADO 0ORTUGUÐS                            E DO #ABO DE 3  6ICENTE  QUE PASSA DE   PARA    MILHAS DE DISTÊN
           %STA NOVA DISPOSI ÎO DOS SISTEMAS DE ROTEAMENTO MERECEU A CON   CIA MÓNIMA Ì COSTA
         CORDÊNCIA DO )NSTITUTO DA #ONSERVA ÎO DA .ATUREZA  DA $IREC ÎO 'E   2ELATIVAMENTE AO %34 DAS "ERLENGAS  ELE SERÉ REVOGADO SENDO CRIA
         RAL DE 4URISMO  DO #ENTRO )NTERNACIONAL DE ,UTA #ONTRA A 0OLUI ÎO DO  DA UMA ÉREA A EVITAR NA ANTIGA ZONA DE TRÉFEGO COSTEIRO
         !TLÊNTICO .ORDESTE  DA $IREC ÎO 'ERAL DE 0ESCAS E !QUICULTURA E DO   5MA VEZ QUE A PROPOSTA PORTUGUESA RECOLHEU A ACEITA ÎO DO 3UB
         )NSTITUTO DE )NVESTIGA ÎO !GRÉRIA E DAS 0ESCAS        #OMITÏ DE 3EGURAN A DA .AVEGA ÎO  Ï PREVISÓVEL QUE SEJA DElNI
           %STA PROPOSTA FOI DEPOIS APRESENTADA NO 3UB #OMITÏ DE 3EGURAN A  TIVAMENTE APROVADA PELO #OMITÏ DE 3EGURAN A -ARÓTIMA DA )-/
         DA .AVEGA ÎO POR REPRESENTANTES DO )NSTITUTO 0ORTUÉRIO E DOS 4RANS   EM $EZEMBRO DE       O QUE PERMITIRÉ IMPLEMENTAR OS NOVOS %34
         PORTES -ARÓTIMOS E DA $IREC ÎO 'ERAL DA !UTORIDADE -ARÓTIMA DE   A  NACIONAIS EM   DE *ULHO DE      E  NA MESMA DATA  IMPLEMENTAR
           DE *ULHO DE                                        TAMBÏM A hÉREA A EVITARv DAS "ERLENGAS
                                                               #OM ESTAS MEDIDAS IMPLEMENTADAS  SERÉ OPORTUNO REAVALIAR AS DISPO
                         3  6ICENTE    2OCA       "ERLENGAS   SI ÜES DO $ECRETO ,EI NŽ         DE    DE *ULHO  ACTUALIZANDO AS E COM
                                                              PATIBILIZANDO AS COM O NOVO QUADRO LEGISLATIVO ENQUADRADOR DAS MATÏ
                            MI           MI
                                                              RIAS RELACIONADAS COM A AUTORIDADE DO %STADO NO ESPA O MARÓTIMO
                                                  MI  "ERLENGAS                                                Z
                              MI         MI
                                                   MI #ARVOEIRO
                                                                                                 ,  3ARDINHA -ONTEIRO
                                                 %34 REVOGADO                                                #4%.
                             MI           MI
                                                 CRIADA !4"!                                        *  6ELHO 'OUVEIA
         $ISTºNCIA M¤NIMA A COSTA DE CADA %34 AO LONGO DOS TEMPOS                                            #4%.
         £ÓÊÊ  6 ,  ,"ÊÓääxÊUÊ2%6)34! $! !2-!$!
   45   46   47   48   49   50   51   52   53   54   55