Page 48 - Revista da Armada
P. 48
.OVOS %SQUEMAS DE 3EPARAÎÍO
.OVOS %SQUEMAS DE 3EPARAÎÍO
DE 4RÈFEGO NA #OSTA 0ORTUGUESA
DE 4RÈFEGO NA #OSTA 0ORTUGUESA
/ / - NA SIGLA INGLESA n QUE EN
TRETANTO SUCEDEU Ì )-#/
#OM O AUMENTO DAS n NO SENTIDO DE CRIAR OU
TROCAS COMERCIAIS POR VIA ALTERAR CORREDORES DE TRÉ
MARÓTIMA E COM O NÞME FEGO CONTINUANDO A )-/
RO CRESCENTE DE USOS DA A SER PRESENTEMENTE A
DOS AO MAR ENQUANTO VIA ENTIDADE RESPONSÉVEL PELA
DE COMUNICA ÎO LOCAL APROVA ÎO E IMPLEMEN
DE EXPERIÐNCIAS OU FONTE TA ÎO DE %34 E TAMBÏM
DE RECURSOS DEU SE CONTA PELA DElNI ÎO DAS REGRAS
DA NECESSIDADE DE ESTA PARA A SUA UTILIZA ÎO QUE
BELECER ALGUMAS NORMAS CONSTAM NO 2EGULAMENTO
PARA REGULAR O AUMEN )NTERNACIONAL PARA %VITAR
TO PROGRESSIVO DO TRÉFEGO !BALROAMENTOS NO -AR
MARÓTIMO 0OR OUTRO LADO n 2)%!- DE
CONSTATOU SE QUE MUITOS SIGNADAMENTE NA SUA RE
ACIDENTES QUE OCORRIAM GRA
NO MAR PODERIAM SER EVI
TADOS MEDIANTE A ADOP Ê, , Ê£äÊ "Ê
ÎO DE REGRAS SIMPLES QUE , ÇÓ
OBRIGASSEM A NAVEGA ÎO A
SEGUIR DETERMINADAS ROTAS ! REGRA DO 2)%!-
PRÏ ESTABELECIDAS E CONHE INTITULA SE PRECISAMENTE
CIDAS POR TODOS OS RESTAN h%SQUEMAS DE 3EPARA ÎO
TES UTENTES DO MAR DE 4RÉFEGOv E APLICA SE
!S PRIMEIRAS MEDIDAS NÎO SØ NOS %SQUEMAS PRO
COM ESTE OBJECTIVO TIVERAM PRIAMENTE DITOS COMO NAS
A SUA GÏNESE NOS TRABALHOS ZONAS DE TRÉFEGO COSTEIRO
DO ENG HIDRØGRAFO NORTE ZONA COMPREENDIDA EN
AMERICANO -AURY QUE NA TRE O LIMITE INTERIOR DE UM
SEQUÐNCIA DA COLISÎO OCOR %34 E A LINHA DE COSTA ³
RIDA EM ENTRE UM NA COM ALGUMA CURIOSIDADE
VIO NORTE AMERICANO E UM QUE HOJE SE CONSTATA O FAC
FRANCÐS ESBO OU ALGUMAS TO DESTA REGRA SER DAS QUE
ROTAS PREFERENCIAIS A SEREM MAIS ALTERA ÜES TÐM SOFRI
SEGUIDAS PELOS NAVIOS QUE CRUZASSEM O !TLÊNTICO .ORTE #ONTUDO O VER DO DESDE A APROVA ÎO DO 2EGULAMENTO EM O QUE PROVA A IM
DADEIRO DESPERTAR PARA ESTA NECESSIDADE SURGIU NA SEGUNDA METADE DO PORTÊNCIA CRESCENTE DAS MEDIDAS PARA DISCIPLINAR O TRÉFEGO MARÓTIMO E
SÏCULO 88 E TEVE ORIGEM NUM GRUPO DE TRABALHO CONSTITUÓDO EM TAMBÏM A CONTROVÏRSIA QUE TAIS MEDIDAS TÐM SUSCITADO
PELOS )NSTITUTOS DE .AVEGA ÎO DA 'RÎ "RETANHA DA &RAN A E DA !LEMA 2ELATIVAMENTE AOS NAVIOS QUE UTILIZEM UM %34 AS REGRAS SÎO SIM
NHA COM O OBJECTIVO DE ESTUDAR FORMAS DE REGULAR O TRÉFEGO MARÓTIMO EM PLES OBRIGANDO CADA NAVIO A hSEGUIR NO CORREDOR APROPRIADO NA DI
ÉREAS DE GRANDE CONVERGÐNCIA DE NAVIOS COM PARTICULAR ACUIDADE NO REC ÎO GERAL DO TRÉFEGO PARA ESSE CORREDORv !LÏM DISSO NÎO SE DEVE
#ANAL DA -ANCHA ONDE JÉ NAQUELA DATA HAVIA UM SIGNIlCATIVO TRÉFEGO PENETRAR NA ZONA DE SEPARA ÎO OU CRUZAR A LINHA DE SEPARA ÎO EN
DE NAVIOS $O TRABALHO LEVADO A CABO POR ESTE GRUPO CUJO RELATØRIO FOI TRE DOIS CORREDORES EXCEPTO EM CASO DE EMERGÐNCIA OU PARA PESCAR
PUBLICADO EM /UTUBRO DE E NO SEGUIMENTO DA CONFERÐNCIA DE NA ZONA DE SEPARA ÎO 2ELATIVAMENTE ÌS ZONAS DE TRÉFEGO COSTEIRO
%ASTBOURNE SOBRE h3EGURAN A E #ONlAN A DOS 4RANSPORTES -ARÓTIMOS AS REGRAS SÎO MENOS ØBVIAS E TÐM GERADO MUITA DISCUSSÎO E SUCESSI
E !ÏREOSv SURGIRAM AS PRIMEIRAS MEDIDAS COM VISTA A GARANTIREM UMA VAS ALTERA ÜES $E ACORDO COM O TEXTO ORIGINAL AS ZONAS DE TRÉFEGO
MAIOR SEGURAN A DOS NAVIOS NESTAS ZONAS MAIS CONGESTIONADAS %SSAS COSTEIRO NÎO DEVIAM SER UTILIZADAS PELOS NAVIOS QUE PUDESSEM NA
MEDIDAS TRADUZIRAM SE NA IMPLEMENTA ÎO DE %SQUEMAS DE 3EPARA ÎO VEGAR COM SEGURAN A NOS CORREDORES DE TRÉFEGO ADJACENTES .A PRI
DE 4RÉFEGO %34 NO -AR "ÉLTICO NO -AR DO .ORTE NO #ANAL DA -ANCHA MEIRA REVISÎO DA REGRA EFECTUADA PELA )-/ EM PASSOU A
E NO %STREITO DE 'IBRALTAR CUJA APROVA ÎO FOI APOIADA PELAS INDÞSTRIAS PERMITIR SE A UTILIZA ÎO hEM TODAS AS CIRCUNSTÊNCIASv DAS ZONAS DE
PETROLÓFERAS DE ENTÎO $ESDE ESSA ALTURA DIVERSOS OUTROS LOCAIS FORAM TRÉFEGO COSTEIRO POR NAVIOS DE COMPRIMENTO INFERIOR A METROS E
OBJECTO DA IMPLEMENTA ÎO DE ESQUEMAS DESTE TIPO DESIGNADAMENTE POR NAVIOS Ì VELA (AVIA NESTA ALTURA UMA GRANDE PRESSÎO DE ASSO
APØS O ACIDENTE SOFRIDO PELO h!MOCO #ADIZv EM DE -AR O DE CIA ÜES E INSTITUTOS DE NAVEGA ÎO PARA LIBERALIZAR MAIS O TRÉFEGO NAS
.O SEGUIMENTO DESSE ACIDENTE A &RAN A SOLICITOU Ì /RGANIZA ÎO -A ZONAS DE TRÉFEGO COSTEIRO .O ENTANTO OS GOVERNOS DOS PAÓSES MAIS
RÓTIMA #ONSULTIVA )NTER GOVERNAMENTAL )NTER GOVERNMENTAL -ARITIME PODEROSOS OPUSERAM SE SEMPRE Ì REDU ÎO DAS RESTRI ÜES AO TRÉFEGO
#ONSULTATIVE /RGANIZATION )-#/ NA SIGLA INGLESA O AFASTAMENTO DO NESSAS ZONAS TENTANDO ASSIM EVITAR A OCORRÐNCIA DE ACIDENTES MA
CORREDOR ASCENDENTE DO %34 DA "RETANHA SITUADO A OESTE DE /UESSANTI RÓTIMOS EM ZONAS DE TRÉFEGO COSTEIRO COMO O ENCALHE DO JÉ MEN
FACTO QUE VIRIA A ACONTECER CERCA DE UM MÐS DEPOIS CIONADO h!MOCO #ADIZv
$ESDE ESSA ALTURA MUITOS %STADOS TÐM RECORRIDO Ì /RGANIZA ÎO .A EMENDA DE CONSEGUIU SE ALARGAR A PERMISSÎO DE NAVE
-ARÓTIMA )NTERNACIONAL )NTERNATIONAL -ARITIME /RGANIZATION )-/ GA ÎO NAS ZONAS DE TRÉFEGO COSTEIRO AOS NAVIOS EM FAINA DE PESCA E
£äÊÊ 6 , ,"ÊÓääxÊUÊ2%6)34! $! !2-!$!