Page 48 - Revista da Armada
P. 48

.OVOS %SQUEMAS DE 3EPARAÎÍO
               .OVOS %SQUEMAS DE 3EPARAÎÍO


             DE 4RÈFEGO NA #OSTA 0ORTUGUESA
             DE 4RÈFEGO NA #OSTA 0ORTUGUESA




           /      / -                                                                        NA SIGLA INGLESA  n QUE EN
                                                                                             TRETANTO SUCEDEU Ì )-#/
           #OM O AUMENTO DAS                                                                 n NO SENTIDO DE CRIAR OU
         TROCAS COMERCIAIS POR VIA                                                           ALTERAR CORREDORES DE TRÉ
         MARÓTIMA E COM O NÞME                                                               FEGO  CONTINUANDO A )-/
         RO CRESCENTE DE USOS DA                                                             A SER  PRESENTEMENTE  A
         DOS AO MAR ENQUANTO VIA                                                             ENTIDADE RESPONSÉVEL PELA
         DE COMUNICA ÎO  LOCAL                                                               APROVA ÎO E IMPLEMEN
         DE EXPERIÐNCIAS  OU FONTE                                                           TA ÎO DE %34 E  TAMBÏM
         DE RECURSOS  DEU SE CONTA                                                           PELA DElNI ÎO DAS REGRAS
         DA NECESSIDADE DE ESTA                                                              PARA A SUA UTILIZA ÎO  QUE
         BELECER ALGUMAS NORMAS                                                              CONSTAM NO 2EGULAMENTO
         PARA REGULAR O AUMEN                                                                )NTERNACIONAL PARA %VITAR
         TO PROGRESSIVO DO TRÉFEGO                                                           !BALROAMENTOS NO -AR
         MARÓTIMO  0OR OUTRO LADO                                                            n       2)%!-      DE
         CONSTATOU SE QUE MUITOS                                                             SIGNADAMENTE NA SUA RE
         ACIDENTES QUE OCORRIAM                                                              GRA
         NO MAR PODERIAM SER EVI
         TADOS MEDIANTE A ADOP                                                                Ê,  , Ê£äÊ "Ê
          ÎO DE REGRAS SIMPLES QUE                                                           ,    ‡ÇÓ
         OBRIGASSEM A NAVEGA ÎO A
         SEGUIR DETERMINADAS ROTAS                                                             ! REGRA    DO 2)%!-
         PRÏ ESTABELECIDAS E CONHE                                                           INTITULA SE PRECISAMENTE
         CIDAS POR TODOS OS RESTAN                                                           h%SQUEMAS DE 3EPARA ÎO
         TES UTENTES DO MAR                                                                  DE 4RÉFEGOv E APLICA SE
           !S PRIMEIRAS MEDIDAS                                                              NÎO SØ NOS %SQUEMAS PRO
         COM ESTE OBJECTIVO TIVERAM                                                          PRIAMENTE DITOS  COMO NAS
         A SUA GÏNESE NOS TRABALHOS                                                          ZONAS DE TRÉFEGO COSTEIRO
         DO ENG Ž HIDRØGRAFO NORTE                                                            ZONA COMPREENDIDA EN
         AMERICANO -AURY QUE  NA                                                             TRE O LIMITE INTERIOR DE UM
         SEQUÐNCIA DA COLISÎO OCOR                                                           %34 E A LINHA DE COSTA   ³
         RIDA EM      ENTRE UM NA                                                            COM ALGUMA CURIOSIDADE
         VIO NORTE AMERICANO E UM                                                            QUE HOJE SE CONSTATA O FAC
         FRANCÐS  ESBO OU ALGUMAS                                                            TO DESTA REGRA SER DAS QUE
         ROTAS PREFERENCIAIS A SEREM                                                         MAIS ALTERA ÜES TÐM SOFRI
         SEGUIDAS PELOS NAVIOS QUE CRUZASSEM O !TLÊNTICO .ORTE  #ONTUDO  O VER   DO DESDE A APROVA ÎO DO 2EGULAMENTO EM       O QUE PROVA A IM
         DADEIRO DESPERTAR PARA ESTA NECESSIDADE SURGIU NA SEGUNDA METADE DO  PORTÊNCIA CRESCENTE DAS MEDIDAS PARA DISCIPLINAR O TRÉFEGO MARÓTIMO E
         SÏCULO 88 E TEVE ORIGEM NUM GRUPO DE TRABALHO CONSTITUÓDO EM       TAMBÏM A CONTROVÏRSIA QUE TAIS MEDIDAS TÐM SUSCITADO
         PELOS )NSTITUTOS DE .AVEGA ÎO DA 'RÎ "RETANHA  DA &RAN A E DA !LEMA   2ELATIVAMENTE AOS NAVIOS QUE UTILIZEM UM %34  AS REGRAS SÎO SIM
         NHA COM O OBJECTIVO DE ESTUDAR FORMAS DE REGULAR O TRÉFEGO MARÓTIMO EM  PLES  OBRIGANDO CADA NAVIO A hSEGUIR NO CORREDOR APROPRIADO  NA DI
         ÉREAS DE GRANDE CONVERGÐNCIA DE NAVIOS  COM PARTICULAR ACUIDADE NO  REC ÎO GERAL DO TRÉFEGO PARA ESSE CORREDORv  !LÏM DISSO  NÎO SE DEVE
         #ANAL DA -ANCHA  ONDE  JÉ NAQUELA DATA  HAVIA UM SIGNIlCATIVO TRÉFEGO  PENETRAR NA ZONA DE SEPARA ÎO OU CRUZAR A LINHA DE SEPARA ÎO EN
         DE NAVIOS  $O TRABALHO LEVADO A CABO POR ESTE GRUPO  CUJO RELATØRIO FOI  TRE DOIS CORREDORES EXCEPTO EM CASO DE EMERGÐNCIA OU PARA PESCAR
         PUBLICADO EM /UTUBRO DE       E NO SEGUIMENTO DA CONFERÐNCIA DE  NA ZONA DE SEPARA ÎO  2ELATIVAMENTE ÌS ZONAS DE TRÉFEGO COSTEIRO
         %ASTBOURNE SOBRE h3EGURAN A E #ONlAN A DOS 4RANSPORTES -ARÓTIMOS  AS REGRAS SÎO MENOS ØBVIAS E TÐM GERADO MUITA DISCUSSÎO E SUCESSI
         E !ÏREOSv  SURGIRAM AS PRIMEIRAS MEDIDAS COM VISTA A GARANTIREM UMA  VAS ALTERA ÜES  $E ACORDO COM O TEXTO ORIGINAL  AS ZONAS DE TRÉFEGO
         MAIOR SEGURAN A DOS NAVIOS NESTAS ZONAS MAIS CONGESTIONADAS  %SSAS  COSTEIRO NÎO DEVIAM SER UTILIZADAS PELOS NAVIOS QUE PUDESSEM NA
         MEDIDAS TRADUZIRAM SE NA IMPLEMENTA ÎO DE %SQUEMAS DE 3EPARA ÎO  VEGAR COM SEGURAN A NOS CORREDORES DE TRÉFEGO ADJACENTES  .A PRI
         DE 4RÉFEGO  %34  NO -AR "ÉLTICO  NO -AR DO .ORTE  NO #ANAL DA -ANCHA  MEIRA REVISÎO DA REGRA    EFECTUADA PELA )-/  EM       PASSOU A
         E NO %STREITO DE 'IBRALTAR  CUJA APROVA ÎO FOI APOIADA PELAS INDÞSTRIAS  PERMITIR SE A UTILIZA ÎO  hEM TODAS AS CIRCUNSTÊNCIASv  DAS ZONAS DE
         PETROLÓFERAS DE ENTÎO  $ESDE ESSA ALTURA  DIVERSOS OUTROS LOCAIS FORAM  TRÉFEGO COSTEIRO POR NAVIOS DE COMPRIMENTO INFERIOR A    METROS E
         OBJECTO DA IMPLEMENTA ÎO DE ESQUEMAS DESTE TIPO  DESIGNADAMENTE  POR NAVIOS Ì VELA  (AVIA  NESTA ALTURA  UMA GRANDE PRESSÎO DE ASSO
         APØS O ACIDENTE SOFRIDO PELO h!MOCO #ADIZv  EM    DE -AR O DE        CIA ÜES E INSTITUTOS DE NAVEGA ÎO PARA LIBERALIZAR MAIS O TRÉFEGO NAS
         .O SEGUIMENTO DESSE ACIDENTE  A &RAN A SOLICITOU Ì /RGANIZA ÎO -A   ZONAS DE TRÉFEGO COSTEIRO  .O ENTANTO  OS GOVERNOS DOS PAÓSES MAIS
         RÓTIMA #ONSULTIVA )NTER GOVERNAMENTAL   )NTER GOVERNMENTAL -ARITIME  PODEROSOS OPUSERAM SE SEMPRE Ì REDU ÎO DAS RESTRI ÜES AO TRÉFEGO
         #ONSULTATIVE /RGANIZATION  )-#/  NA SIGLA INGLESA  O AFASTAMENTO DO  NESSAS ZONAS  TENTANDO ASSIM EVITAR A OCORRÐNCIA DE ACIDENTES MA
         CORREDOR ASCENDENTE DO %34 DA "RETANHA SITUADO A OESTE DE /UESSANTI   RÓTIMOS EM ZONAS DE TRÉFEGO COSTEIRO  COMO O ENCALHE DO JÉ MEN
         FACTO QUE VIRIA A ACONTECER CERCA DE UM MÐS DEPOIS   CIONADO h!MOCO #ADIZv
           $ESDE ESSA ALTURA  MUITOS %STADOS TÐM RECORRIDO Ì /RGANIZA ÎO   .A EMENDA DE       CONSEGUIU SE ALARGAR A PERMISSÎO DE NAVE
         -ARÓTIMA )NTERNACIONAL   )NTERNATIONAL -ARITIME /RGANIZATION  )-/   GA ÎO NAS ZONAS DE TRÉFEGO COSTEIRO AOS NAVIOS EM FAINA DE PESCA E

         £äÊÊ  6 ,  ,"ÊÓääxÊUÊ2%6)34! $! !2-!$!
   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53