Page 49 - Revista da Armada
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PERMITIR A SUA UTILIZA ÎO AOS NAVIOS QUE SIGAM OU PROVENHAM hDE UM SAS TEIMAM EM PERSISTIR EXEMPLO DO h%RIKAv E MAIS RECENTEMENTE
PORTO INSTALA ÎO OU ESTRUTURA OFF SHORE ESTA ÎO DE PILOTOS OU QUALQUER DO h0RESTIGEv OBRIGANDO A TOMAR MEDIDAS AINDA MAIS RESTRITIVAS PARA
OUTRO DESTINO LOCALIZADO DENTRO DA ZONA DE TRÉFEGO COSTEIROv E AINDA EVITAR ESTE TIPO DE CATÉSTROFES
AOS NAVIOS QUE NECESSITEM DE EVITAR UM PERIGO IMEDIATO #OM ESTA RE &OI JUSTAMENTE NO RESCALDO DO AFUNDAMENTO DO h0RESTIGEv OCORRIDO
DAC ÎO QUE AINDA SE MANTÏM EM VIGOR AS EMBARCA ÜES NAVIOS DE EM DE .OVEMBRO DE QUE A %SPANHA APRESENTOU Ì )-/ UMA
TRÉFEGO COSTEIRO COM MAIS DE METROS SÎO OBRIGADAS OS MESMO EM PROPOSTA DE DESDOBRAMENTO DO %34 DE &INISTERRA QUE JÉ TINHA ALIÉS
CURTOS TRAJECTOS COSTEIROS A ENTRAR E EVENTUALMENTE CRUZAR CORREDO SIDO AFASTADO EM PARA MILHAS DA COSTA %STA NOVA PROPOSTA
RES DE TRÉFEGO AUMENTANDO O RISCO DE OCORRÐNCIA DE ACIDENTES MARÓ ENTROU EM VIGOR NO PASSADO MÐS DE *UNHO E DESDOBROU CADA UMA DAS
TIMOS /U SEJA AS ACTUAIS RESTRI ÜES Ì UTILIZA ÎO DAS ZONAS DE TRÉFEGO DUAS VIAS DE TRÊNSITO EXISTENTES EM DUAS OUTRAS UMA PARA NAVIOS COM
COSTEIRO SÎO DE TAL FORMA APERTADAS QUE ATÏ PARECE DESAPROPRIADO DE CARGAS PERIGOSAS E OUTRA PARA OS RESTANTES NAVIOS
NOMINÉ LAS COMO TAL $ESSA FORMA CONSIDEROU SE OPORTUNO APROVEITAR ESTA FASE hTRAUMÉTI
CAv QUE VEM DECORRENDO DESDE O ACIDENTE COM O h0RESTIGEv PARA PRO
-+1 -Ê Ê- * , "Ê Ê/, "Ê POR O AFASTAMENTO DOS %34 NACIONAIS MESMO SEM O CUMPRIMENTO POR
Ê 1 -Ê*",/1 1 - - 0ORTUGAL DO REQUISITO FUNDAMENTAL EXIGIDO PELA )-/ .ORMALMENTE A
)-/ APENAS PERMITE O AFASTAMENTO DE COSTA DOS %34 EXISTENTES QUAN
!S PRIMEIRAS MEDIDAS PARA ORGANIZAR O TRÉFEGO QUE CRUZA OS ESPA DO OS %STADOS RIBEIRINHOS POSSUEM UM QUALQUER SISTEMA EFECTIVO PARA
OS MARÓTIMOS NACIONAIS FORAM TOMADAS COM A IMPLEMENTA ÎO DOS MONITORIZAR A NAVEGA ÎO COSTEIRA CUJO MELHOR EXEMPLO SÎO OS 3ERVI
%34 DO #ABO DA 2OCA E DO #ABO DE 3 6ICENTE APROVADOS PELA )-#/ OS DE 4RÉFEGO -ARÓTIMO 6ESSEL 4RAFlC 3ERVICES 643 NA SIGLA INGLE
EM .O ENTANTO Ï DE REAL AR QUE NESSA ALTURA 0ORTUGAL NÎO ERA SA .A PRÉTICA OS 643 SÎO COMPOSTOS POR RADARES COSTEIROS SISTEMAS
MEMBRO DA )-#/ SØ ADERIU EM PELO QUE OS %34 PORTUGUESES DE COMUNICA ÜES GERALMENTE EM 6(& ESTA ÜES RADIOGONIOMÏTRICAS
FORAM APROVADOS PELA )-#/ SEM A PRESEN A DE QUALQUER REPRESEN PARA TIRAR AZIMUTES A PARTIR DOS QUAIS SE CONSEGUE POR TRIANGULA ÎO
TANTE PORTUGUÐS .ATURALMENTE OS INTERESSES NACIONAIS FORAM NEGLIGEN LOCALIZAR EMBARCA ÜES E NAVIOS E MAIS RECENTEMENTE ESTA ÜES DE
CIADOS TENDO OS %34 PORTUGUESES lCADO MUITO JUNTO Ì COSTA VER TABELA PROCESSAMENTO DA INFORMA ÎO DIFUNDIDA PELOS TRANSPONDERS !UTOMA
NA PÉGINA SEGUINTE O QUE INTERFERIA COM A ACTIVIDADE PESQUEIRA UMA TIC )DENTIlCATION 3YSTEMS !)3
VEZ QUE SE ENCONTRAVAM EM ZONAS DE GRANDE INTERESSE PISCÓCOLA E NA %M 0ORTUGAL EMBORA JÉ EXISTAM 643 S PORTUÉRIOS NOS PORTOS MAIS IM
ALTURA O 2)%!- NÎO PERMITIA PESCAR NAS ZONAS DE TRÉFEGO COSTEIRO PORTANTES AINDA NÎO EXISTE UM 643 COSTEIRO QUE PERMITA GERIR E MONI
#URIOSAMENTE ESTES %34 NUNCA FORAM REPRESENTADOS NAS CARTAS NÉUTI TORIZAR O TRÉFEGO AO LONGO DA COSTA PELO QUE A PROPOSTA PORTUGUESA SE
CAS OlCIAIS EDITADAS PELO )NSTITUTO (IDROGRÉlCO ,OGO APØS A ADESÎO Ì SUSTENTOU APENAS NA EXISTÐNCIA DE UMA REDE DE ESTA ÜES DE '03 $I
)-#/ 0ORTUGAL TOMOU MEDIDAS PARA ULTRAPASSAR ESSA SITUA ÎO TENDO FERENCIAL $IFFERENTIAL '03 $'03 NA SIGLA INGLESA QUE PERMITE HOJE
SUPRIMIDO OS %34 A PARTIR DE DE -AR O DE .ESSA ALTURA JÉ O AOS NAVIOS UM POSICIONAMENTO RIGOROSO ATÏ CERCA DE MILHAS DA
)NSTITUTO (IDROGRÉlCO QUE NA ALTURA REPRESENTAVA O %STADO PORTUGUÐS COSTA %MBORA O $'03 SEJA UM SISTEMA TOTALMENTE DISTINTO DO 643 Ï
NA )-#/ TINHA PREPARADO UMA PROPOSTA BASTANTE BEM SUSTENTADA E UM CONTRIBUTO SIGNIlCATIVO NO ÊMBITO DA MELHORIA DA SEGURAN A MA
DOCUMENTADA PARA CRIAR NOVOS %34 NAS "ERLENGAS NO #ABO DA 2OCA RÓTIMA #OM A EXTRAORDINÉRIA EXACTIDÎO DE POSICIONAMENTO PROPOR
E NO #ABO DE 3 6ICENTE MAIS AFASTADOS DE COSTA %STES %34 VIRIAM A CIONADA PELAS ESTA ÜES $'03 PORTUGUESAS OS NAVIOS QUE SULCAM AS
SER ACEITES EM SESSÎO DA )-#/ REALIZADA EM 3ETEMBRO DE TENDO NOSSAS ÉGUAS PODEM FAZÐ LO EM PERFEITA SEGURAN A MAIS AO LARGO NÎO
ENTRADO EM VIGOR EM DE *ANEIRO DE .O DIREITO INTERNO A CRIA NECESSITANDO DE ESTAR PERTO DA COSTA PARA OBTER AZIMUTES VISUAIS OU
ÎO DESTES %34 lCOU CONSIGNADA NO $ ,EI N DE DE *ULHO DETERMINAR DISTÊNCIAS RADAR / SISTEMA $'03 SUBSTITUI ASSIM A GEONA
QUE CONTÏM AINDA O REGIME SANCIONATØRIO A UTILIZAR QUANDO A REGRA VEGA ÎO MÏTODO EM QUE A POSI ÎO DO NAVIO Ï DETERMINADA POR OB
DO 2)%!- FOR VIOLADA .O ENTANTO TEM SE VERIlCADO QUE A MAIORIA SERVA ÎO VISUAL OU RADAR DE CONHECEN AS EM TERRA PERMITINDO AOS
DOS INCIDENTES DE POLUI ÎO OCORRIDOS NOS ESPA OS MARÓTIMOS NACIONAIS NAVIOS NAVEGAR MAIS AFASTADOS DA COSTA E COM UMA MELHOR QUALIDADE
SE CONCENTRAM NOS %34 E NOS TRAJECTOS INTERMÏDIOS ALÏM DOS ACESSOS DE POSICIONAMENTO
AOS PRINCIPAIS PORTOS DO CONTINENTE VER DIAGRAMA ABAIXO
$ESSA FORMA FOI GANHANDO CORPO A NECESSIDADE DE AFASTAR AINDA MAIS *,"*"-/ Ê Ê -/ /"Ê ÊÓää{
OS %34 NACIONAIS PARTICULARMENTE O DE 3 6ICENTE EM CUJO CORREDOR AS
CENDENTE OS NAVIOS PASSAM A POUCO MAIS DE MILHAS MI DA COSTA !CTUALMENTE O REPRESENTANTE NACIONAL NA )-/ Ï O )NSTITUTO 0ORTUÉRIO
!LÏM DISSO OS ACIDENTES ENVOLVENDO O DERRAME PARA O OCEANO DE E DOS 4RANSPORTES -ARÓTIMOS n HOJE TUTELADO FUNCIONALMENTE PELO -I
GRANDES QUANTIDADES DE HIDROCARBONETOS E OUTRAS SUBSTÊNCIAS PERIGO NISTÏRIO DA $EFESA E DOS !SSUNTOS DO -AR O QUAL CONTACTOU O )NSTITUTO
(IDROGRÉlCO E A $IREC ÎO 'ERAL DA !UTORIDADE -ARÓTIMA NO SENTIDO
DE SE CHEGAR A UMA PROPOSTA CONSOLIDADA DE ALTERA ÎO DOS %34 NACIO
NAIS .O ÊMBITO DESTE GRUPO DE TRABALHO OPTOU SE POR HARMONIZAR OS
%34 DO #ABO DA 2OCA E DO #ABO DE 3 6ICENTE COM A NOVA CONlGURA
ÎO DO %34 DE &INISTERRA APROVADA RECENTEMENTE E OPTOU SE TAMBÏM
POR REVOGAR O %34 DAS "ERLENGAS UMA VEZ QUE NÎO NECESSÉRIO NA NOVA
CONlGURA ÎO PROPOSTA
!SSIM E Ì SEMELHAN A DE &INISTERRA DESDOBROU SE CADA UM DOS COR
REDORES O ASCENDENTE E O DESCENDENTE EM DOIS CRIANDO SE QUATRO
VIAS DE TRÊNSITO EM CADA SISTEMA DE ROTEAMENTO
%M CADA SENTIDO PASSAM A EXISTIR DOIS CORREDORES DE TRÉFEGO UM MAIS
AFASTADO EM QUE CIRCULARÎO OS NAVIOS QUE TRANSPORTEM CARGAS PERIGOSAS
PARA O MEIO MARINHO E OUTRO CORREDOR INTERIOR PARA OS RESTANTES NAVIOS
%STA PROPOSTA BASEOU SE NA NECESSIDADE DE PROTEGER OS RECURSOS COSTEI
ROS E A BIODIVERSIDADE DA INTERFACE LITORAL PERMITINDO POR OUTRO LADO
PERÓODOS DE RESPOSTA MAIORES NO CASO DE OCORRER UM ACIDENTE QUE EN
VOLVA O DERRAME DESTAS SUBSTÊNCIAS NOCIVAS PARA O MEIO MARINHO
!LÏM DISSO OPTOU SE POR ALINHAR OS CORREDORES DE TRÉFEGO DA 2OCA
COM OS NOVOS CORREDORES APROVADOS PARA &INISTERRA DE FORMA A PER
MITIR AOS NAVIOS PRATICAREM PROAS .ORTE OU 3UL ENTRE OS DOIS SISTEMAS
!CIDENTES OCORRIDOS NO MAR TERRITORIAL E :%% DO #ONTINENTE ENTRE E DE ROTEAMENTO O QUE FACILITA A CONDU ÎO DA NAVEGA ÎO JÉ QUE NÎO
&ONTE $'!- OBRIGA A QUALQUER GUINADA ENTRE OS DOIS %34
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