Page 49 - Revista da Armada
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PERMITIR A SUA UTILIZA ÎO AOS NAVIOS QUE SIGAM OU PROVENHAM hDE UM  SAS TEIMAM EM PERSISTIR  EXEMPLO DO h%RIKAv E  MAIS RECENTEMENTE
         PORTO  INSTALA ÎO OU ESTRUTURA OFF SHORE  ESTA ÎO DE PILOTOS OU QUALQUER  DO h0RESTIGEv   OBRIGANDO A TOMAR MEDIDAS AINDA MAIS RESTRITIVAS PARA
         OUTRO DESTINO LOCALIZADO DENTRO DA ZONA DE TRÉFEGO COSTEIROv E AINDA  EVITAR ESTE TIPO DE CATÉSTROFES
         AOS NAVIOS QUE NECESSITEM DE EVITAR UM PERIGO IMEDIATO  #OM ESTA RE   &OI  JUSTAMENTE  NO RESCALDO DO AFUNDAMENTO DO h0RESTIGEv  OCORRIDO
         DAC ÎO  QUE AINDA SE MANTÏM EM VIGOR  AS EMBARCA ÜES   NAVIOS DE  EM    DE .OVEMBRO DE       QUE A %SPANHA APRESENTOU Ì )-/ UMA
         TRÉFEGO COSTEIRO COM MAIS DE    METROS SÎO OBRIGADAS OS   MESMO EM  PROPOSTA DE DESDOBRAMENTO DO %34 DE &INISTERRA  QUE JÉ TINHA  ALIÉS
         CURTOS TRAJECTOS COSTEIROS  A ENTRAR E  EVENTUALMENTE  CRUZAR CORREDO   SIDO AFASTADO EM       PARA    MILHAS DA COSTA  %STA NOVA PROPOSTA
         RES DE TRÉFEGO  AUMENTANDO O RISCO DE OCORRÐNCIA DE ACIDENTES MARÓ   ENTROU EM VIGOR NO PASSADO MÐS DE *UNHO E DESDOBROU CADA UMA DAS
         TIMOS  /U SEJA  AS ACTUAIS RESTRI ÜES Ì UTILIZA ÎO DAS ZONAS DE TRÉFEGO  DUAS VIAS DE TRÊNSITO EXISTENTES EM DUAS OUTRAS  UMA PARA NAVIOS COM
         COSTEIRO SÎO DE TAL FORMA APERTADAS QUE ATÏ PARECE DESAPROPRIADO DE   CARGAS PERIGOSAS E OUTRA PARA OS RESTANTES NAVIOS
         NOMINÉ LAS COMO TAL                                   $ESSA FORMA  CONSIDEROU SE OPORTUNO APROVEITAR ESTA FASE hTRAUMÉTI
                                                              CAv QUE VEM DECORRENDO DESDE O ACIDENTE COM O h0RESTIGEv PARA PRO
          -+1   -Ê  Ê- * ,   "Ê  Ê/,    "Ê                    POR O AFASTAMENTO DOS %34 NACIONAIS  MESMO SEM O CUMPRIMENTO POR
           Ê  1 -Ê*",/1 1 - -                                 0ORTUGAL DO REQUISITO FUNDAMENTAL EXIGIDO PELA )-/  .ORMALMENTE  A
                                                              )-/ APENAS PERMITE O AFASTAMENTO DE COSTA DOS %34 EXISTENTES QUAN
           !S PRIMEIRAS MEDIDAS PARA ORGANIZAR O TRÉFEGO QUE CRUZA OS ESPA   DO OS %STADOS RIBEIRINHOS POSSUEM UM QUALQUER SISTEMA EFECTIVO PARA
          OS MARÓTIMOS NACIONAIS FORAM TOMADAS COM A IMPLEMENTA ÎO DOS  MONITORIZAR A NAVEGA ÎO COSTEIRA  CUJO MELHOR EXEMPLO SÎO OS 3ERVI
         %34 DO #ABO DA 2OCA E DO #ABO DE 3  6ICENTE  APROVADOS PELA )-#/   OS DE 4RÉFEGO -ARÓTIMO   6ESSEL 4RAFlC 3ERVICES  643  NA SIGLA INGLE
         EM       .O ENTANTO  Ï DE REAL AR QUE  NESSA ALTURA  0ORTUGAL NÎO ERA  SA   .A PRÉTICA  OS 643 SÎO COMPOSTOS POR RADARES COSTEIROS  SISTEMAS
         MEMBRO DA )-#/  SØ ADERIU EM       PELO QUE OS %34 PORTUGUESES  DE COMUNICA ÜES  GERALMENTE EM 6(&   ESTA ÜES RADIOGONIOMÏTRICAS
         FORAM APROVADOS PELA )-#/  SEM A PRESEN A DE QUALQUER REPRESEN    PARA TIRAR AZIMUTES  A PARTIR DOS QUAIS SE CONSEGUE  POR TRIANGULA ÎO
         TANTE PORTUGUÐS  .ATURALMENTE  OS INTERESSES NACIONAIS FORAM NEGLIGEN   LOCALIZAR EMBARCA ÜES E NAVIOS  E  MAIS RECENTEMENTE  ESTA ÜES DE
         CIADOS  TENDO OS %34 PORTUGUESES lCADO MUITO JUNTO Ì COSTA  VER TABELA  PROCESSAMENTO DA INFORMA ÎO DIFUNDIDA PELOS TRANSPONDERS !UTOMA
         NA PÉGINA SEGUINTE   O QUE INTERFERIA COM A ACTIVIDADE PESQUEIRA  UMA  TIC )DENTIlCATION 3YSTEMS  !)3
         VEZ QUE SE ENCONTRAVAM EM ZONAS DE GRANDE INTERESSE PISCÓCOLA E  NA   %M 0ORTUGAL  EMBORA JÉ EXISTAM 643 S PORTUÉRIOS NOS PORTOS MAIS IM
         ALTURA  O 2)%!-    NÎO PERMITIA PESCAR NAS ZONAS DE TRÉFEGO COSTEIRO   PORTANTES  AINDA NÎO EXISTE UM 643 COSTEIRO QUE PERMITA GERIR E MONI
         #URIOSAMENTE  ESTES %34 NUNCA FORAM REPRESENTADOS NAS CARTAS NÉUTI   TORIZAR O TRÉFEGO AO LONGO DA COSTA  PELO QUE A PROPOSTA PORTUGUESA SE
         CAS OlCIAIS EDITADAS PELO )NSTITUTO (IDROGRÉlCO  ,OGO APØS A ADESÎO Ì  SUSTENTOU APENAS NA EXISTÐNCIA DE UMA REDE DE ESTA ÜES DE '03 $I
         )-#/  0ORTUGAL TOMOU MEDIDAS PARA ULTRAPASSAR ESSA SITUA ÎO  TENDO  FERENCIAL   $IFFERENTIAL '03  $'03  NA SIGLA INGLESA  QUE PERMITE HOJE
         SUPRIMIDO OS %34 A PARTIR DE    DE -AR O DE       .ESSA ALTURA  JÉ O  AOS NAVIOS UM POSICIONAMENTO RIGOROSO ATÏ CERCA DE     MILHAS DA
         )NSTITUTO (IDROGRÉlCO  QUE  NA ALTURA  REPRESENTAVA O %STADO PORTUGUÐS  COSTA  %MBORA O $'03 SEJA UM SISTEMA TOTALMENTE DISTINTO DO 643  Ï
         NA )-#/  TINHA PREPARADO UMA PROPOSTA BASTANTE BEM SUSTENTADA E  UM CONTRIBUTO SIGNIlCATIVO NO ÊMBITO DA MELHORIA DA SEGURAN A MA
         DOCUMENTADA PARA CRIAR NOVOS %34  NAS "ERLENGAS  NO #ABO DA 2OCA  RÓTIMA  #OM A EXTRAORDINÉRIA EXACTIDÎO DE POSICIONAMENTO PROPOR
         E NO #ABO DE 3  6ICENTE  MAIS AFASTADOS DE COSTA  %STES %34 VIRIAM A  CIONADA PELAS ESTA ÜES $'03 PORTUGUESAS  OS NAVIOS QUE SULCAM AS
         SER ACEITES EM SESSÎO DA )-#/ REALIZADA EM 3ETEMBRO DE       TENDO  NOSSAS ÉGUAS PODEM FAZÐ LO EM PERFEITA SEGURAN A MAIS AO LARGO  NÎO
         ENTRADO EM VIGOR EM   DE *ANEIRO DE       .O DIREITO INTERNO  A CRIA   NECESSITANDO DE ESTAR PERTO DA COSTA PARA OBTER AZIMUTES VISUAIS OU
          ÎO DESTES %34 lCOU CONSIGNADA NO $ ,EI NŽ         DE    DE *ULHO   DETERMINAR DISTÊNCIAS RADAR  / SISTEMA $'03 SUBSTITUI ASSIM A GEONA
         QUE CONTÏM AINDA O REGIME SANCIONATØRIO A UTILIZAR QUANDO A REGRA     VEGA ÎO  MÏTODO EM QUE A POSI ÎO DO NAVIO Ï DETERMINADA POR OB
         DO 2)%!-    FOR VIOLADA  .O ENTANTO  TEM SE VERIlCADO QUE A MAIORIA  SERVA ÎO  VISUAL OU RADAR  DE CONHECEN AS EM TERRA   PERMITINDO AOS
         DOS INCIDENTES DE POLUI ÎO OCORRIDOS NOS ESPA OS MARÓTIMOS NACIONAIS  NAVIOS NAVEGAR MAIS AFASTADOS DA COSTA E COM UMA MELHOR QUALIDADE
         SE CONCENTRAM NOS %34 E NOS TRAJECTOS INTERMÏDIOS  ALÏM DOS ACESSOS  DE POSICIONAMENTO
         AOS PRINCIPAIS PORTOS DO CONTINENTE  VER DIAGRAMA ABAIXO
           $ESSA FORMA FOI GANHANDO CORPO A NECESSIDADE DE AFASTAR AINDA MAIS   *,"*"-/ Ê  Ê   -/    /"Ê  ÊÓää{
         OS %34 NACIONAIS  PARTICULARMENTE O DE 3  6ICENTE  EM CUJO CORREDOR AS
         CENDENTE OS NAVIOS PASSAM A POUCO MAIS DE   MILHAS  MI  DA COSTA   !CTUALMENTE  O REPRESENTANTE NACIONAL NA )-/ Ï O )NSTITUTO 0ORTUÉRIO
           !LÏM DISSO  OS ACIDENTES ENVOLVENDO O DERRAME PARA O OCEANO DE  E DOS 4RANSPORTES -ARÓTIMOS n HOJE TUTELADO FUNCIONALMENTE PELO -I
         GRANDES QUANTIDADES DE HIDROCARBONETOS E OUTRAS SUBSTÊNCIAS PERIGO   NISTÏRIO DA $EFESA E DOS !SSUNTOS DO -AR   O QUAL CONTACTOU O )NSTITUTO
                                                              (IDROGRÉlCO E A $IREC ÎO 'ERAL DA !UTORIDADE -ARÓTIMA  NO SENTIDO
                                                              DE SE CHEGAR A UMA PROPOSTA CONSOLIDADA DE ALTERA ÎO DOS %34 NACIO
                                                              NAIS  .O ÊMBITO DESTE GRUPO DE TRABALHO  OPTOU SE POR HARMONIZAR OS
                                                              %34 DO #ABO DA 2OCA E DO #ABO DE 3  6ICENTE COM A NOVA CONlGURA
                                                               ÎO DO %34 DE &INISTERRA APROVADA RECENTEMENTE E OPTOU SE  TAMBÏM
                                                              POR REVOGAR O %34 DAS "ERLENGAS  UMA VEZ QUE NÎO NECESSÉRIO NA NOVA
                                                              CONlGURA ÎO PROPOSTA
                                                               !SSIM  E Ì SEMELHAN A DE &INISTERRA  DESDOBROU SE CADA UM DOS COR
                                                              REDORES  O ASCENDENTE E O DESCENDENTE   EM DOIS  CRIANDO SE QUATRO
                                                              VIAS DE TRÊNSITO EM CADA SISTEMA DE ROTEAMENTO
                                                               %M CADA SENTIDO PASSAM A EXISTIR DOIS CORREDORES DE TRÉFEGO  UM MAIS
                                                              AFASTADO EM QUE CIRCULARÎO OS NAVIOS QUE TRANSPORTEM CARGAS PERIGOSAS
                                                              PARA O MEIO MARINHO E OUTRO CORREDOR INTERIOR PARA OS RESTANTES NAVIOS
                                                              %STA PROPOSTA BASEOU SE NA NECESSIDADE DE PROTEGER OS RECURSOS COSTEI
                                                              ROS E A BIODIVERSIDADE DA INTERFACE LITORAL  PERMITINDO  POR OUTRO LADO
                                                              PERÓODOS DE RESPOSTA MAIORES NO CASO DE OCORRER UM ACIDENTE QUE EN
                                                              VOLVA O DERRAME DESTAS SUBSTÊNCIAS NOCIVAS PARA O MEIO MARINHO
                                                               !LÏM DISSO  OPTOU SE POR ALINHAR OS CORREDORES DE TRÉFEGO DA 2OCA
                                                              COM OS NOVOS CORREDORES APROVADOS PARA &INISTERRA  DE FORMA A PER
                                                              MITIR AOS NAVIOS PRATICAREM PROAS .ORTE OU 3UL ENTRE OS DOIS SISTEMAS
         !CIDENTES OCORRIDOS NO MAR TERRITORIAL E :%% DO #ONTINENTE ENTRE      E        DE ROTEAMENTO  O QUE FACILITA A CONDU ÎO DA NAVEGA ÎO  JÉ QUE NÎO
          &ONTE $'!-                                          OBRIGA A QUALQUER GUINADA ENTRE OS DOIS %34
                                                                                     2%6)34! $! !2-!$!ÊUÊ  6 ,  ,"ÊÓääxÊÊ££
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